Вы находитесь на странице: 1из 5

Trabalho De MQAA

Raphaell A. Diniz n: 34 Carlos Henrique n: 08 Vinicius Struts n: 39

Inflao
Inflao um conceito econmico que representa o aumento de preos dos produtos num determinado pas ou regio, durante um perodo. Num processo inflacionrio o poder de compra da moeda cai. Exemplo: num pas com inflao de 10% ao ms, um trabalhador compra cinco quilos de arroz num ms e paga R$ 10,00. No ms seguinte, para comprar a mesma quantidade de arroz, ele necessitar de R$ 11,00. Como o salrio deste trabalhador no reajustado mensalmente, o poder de compra vai diminuindo. Aps um ano, o salrio deste trabalhador perdeu 120% do valor de compra. A inflao muito ruim para a economia de um pas. Quem geralmente perde mais so os trabalhadores mais pobres que no conseguem investir o dinheiro em aplicaes que lhe garantam a correo inflacionria.

Causas da inflao: Podemos citar as seguintes causas da inflao: - Emisso exagerada e descontrolada de dinheiro por parte do governo; - Demanda por produtos (aumento no consumo) maior do que a capacidade de produo do pas; - Aumento nos custos de produo (mquinas, matria-prima, mo-de-obra) dos produtos. ndices que medem a inflao: No Brasil, existem vrios ndices que medem a inflao. Os principais so: IGP ou ndice Geral de Preos (calculado pela Fundao Getlio Vargas), IPC ou ndice de Preos Ao Consumidor (medido pela FIPE - Fundao Instituto de Pesquisas Econmicas), INPC ou ndice Nacional de Preos ao Consumidor (medido pelo IBGE) e IPCA ou ndice de Preos ao Consumidor Amplo (tambm calculado pelo IBGE).

No ano de 2010, a inflao brasileira foi de 5,91 % (IPCA).

Inflao acumulada
A inflao um desequilbrio da economia caracterizado por uma alta geral dos preos. Vrios fatores podem causar inflao: excesso de poder aquisitivo da massa de consumidores em relao ao volume de bens e servios disponveis no mercado; excesso da emisso de moeda; deficincia na produo etc. A inflao acumulada em determinado perodo um simples clculo de porcentagem .Por exemplo, supondo que em janeiro, fevereiro e maro a inflao foi de 10%, 8% e 5%, respectivamente, a inflao acumulada nesse trimestre obtida pela expresso: 1,1 .1,08 . 1,05 1 cujo resultado 0,2474 = 24,74%. Para entender esse clculo, considere que o preo de um produto fosse p no dia 1o de janeiro . A variao do preo desse produto no trimestre mostrada na tabela: Data 10 de janeiro 1o de fevereiro 1o de maro Preo p p + 0,1p = 1,1p 1,1p + 0,8. 1,1p= =1,1p (1 + 0,08) =1,1 1,08p 1o abril 1,1 1,08p + 0,05. 1,1 1,08p = =1,1. 1,08p (1 + 0,05)= =1,1 1,08. 1,05p Como o preo do produto no final do trimestre era 1,1. 1,08. 1,05p = 1,2474p conclumos que seu aumento foi de 0,2474p, ou seja, 24,74%.

Inflao acumulada em 12 meses ultrapassa a meta do governo: A meta da inflao para 2011 de 4,5%. Com uma tolerncia de dois pontos percentuais para cima, chega a 6,5%. Mas o acumulado ficou em 6,51%. O ministro da Fazenda disse que o pior j passo

Artigo
Inflao assusta mais emergentes que crise dos EUA, diz 'WSJ'
A inflao representa uma ameaa maior do que os efeitos da crise americana para os pases emergentes, segundo afirma uma reportagem publicada na edio desta quinta-feira doWall Street Journal. "Por causa dos a vrios anos de forte crescimento econmico, os O BC brasileiro aumentou a mercados emergentes domaram taxa Selic pela 1 vez em 3 muitos dos seus velhos demnios. anos Agora, um antigo inimigo volta para assustar esses pases: a inflao", diz o texto. O dirio americano cita os esforos dos bancos centrais do Brasil e da ndia para tentar conter a inflao. Entre as medidas, o WSJ cita o primeiro aumento em trs anos da taxa bsica de juros, a Selic, anunciado na semana passada pelo Banco Central brasileiro, e o aumento na proporo dos depsitos que os bancos indianos podero manter em reserva. "A inflao um desafio especialmente para os pases em desenvolvimento, porque grande parte da populao sensvel s mudanas nos preos. Mudanas no custo da alimentao, em particular, so questes que colocam dinamite na poltica", afirma o WSJ. Segundo o jornal, a China e o Vietn esto tentando combater a alta dos preos h mais de dez anos e ndia, frica do Sul, Rssia e grande parte da Amrica Latina tambm estariam enfrentando uma ameaa crescente de alta de preos.

Bibliografia:

http://www.suapesquisa.com/o_que_e/inflacao.htm

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/04/080424_pressinflacaoemergen tes_np.shtml

http://calculu.sites.uol.com.br/Textos/inflacaoacumulada.htm

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/05/inflacao-acumulada-em-12-mesesultrapassa-meta-do-governo.html

Вам также может понравиться