Вы находитесь на странице: 1из 14

APRENDENDO A PROJETAR 1 PARTE

PRIMEIRA ETAPA Com o equipamento de desenho a mo, faa um rascunho do que ser o projeto num papel qualquer. Lembre-se de prender o papel na prancheta conforme exemplo, antes de iniciar o desenho. Estando o rascunho pronto, inicie o projeto usando lpis ou lapiseira para desenho. Desenhe primeiro a fachada do mvel conforme exemplo 1 abaixo. Use o Escalimetro para definir as medidas. Use sempre a rgua da prancheta para apoiar os esquadros conforme exemplo 4. A fachada deve conter os seguintes itens : - Topo ou borda das laterais. - Topo ou borda do tampo. - Topo ou borda do rodap. - Topo ou borda das prateleiras. PERSPECTIVA Dando continuidade ao projeto, use os esquadros para criar uma perspectiva do objeto em questo, conforme exemplo 2. Observe a posio dos esquadros no exemplo 5. Acrescente todas as medidas possveis ao desenho conforme exemplo 3. Voc pode criar sombreamentos para melhorar o seu projeto exemplo 6 Anote todos os detalhes contidos no projeto em um papel separado.

Exemplo

Exemplo 1

Exemplo 2

Exemplo 3

Exemplo 4

Exemplo 5

Exemplo 6

Na pagina Projetando 1 parte, tivemos um resumo rpido sobre projeto de mveis. Agora veremos um pouco sobre alguns equipamentos usados em desenho de projeto.
APRENDENDO A PROJETAR 2 PARTE

O Escalimetro ou rgua tridimensional, uma das ferramentas mais importantes no desenvolvimento de um desenho de projeto. Com ele ns podemos criar desenhos de projetos em uma escala menor ou maior, dentro das medidas e das

propores necessrias. No Escalimetro podemos observar seis tipos de escala diferentes, porm, existem vrios tipos de escalimetros, com vrios tipos de escalas diferentes. No Escalimetro mais comumente usado, pode-se observar as seguintes escalas:

1:20 - Um por vinte 1:25 - Um por vinte e cinco 1:50 - Um por cinqenta 1:75 - Um por setenta e cinco 1:100 - Um por cem 1:125 - Um por cento e vinte e cinco

Observe tambm, que podemos aumentar ou diminuir a escala conforme necessrio. Ex: 1:100 pode ser usado como 1:1 ou ainda 1:1000, dependendo do caso. No Escalimetro podemos reduzir ou aumentar o desenho do objeto conforme se torne necessrio. Podemos trabalhar com escala natural, escala de reduo ou escala de ampliao. Tudo isso num nico instrumento de medio de escalas. Para saber mais sobre o Escalimetro, clique no link "Trabalhando com Escalimetro".

PAGINAS RELACIONADAS: Projetando Trabalhando com Esquadros Trabalhando com Escalimetro Trabalhando com a Rgua T

Veja abaixo alguns equipamentos para que voc possa comear a aprender executar projetos simples.
EXEMPLOS DE EQUIPAMENTOS DE DESENHO

JOGO DE ESQUADROS EM ACRLICO : Quanto mais tipos de formatos e ngulos diferentes, melhor.

JOGO De JOGO

DE COMPASSOS: preferncia com todos os assessrios DE RGUAS EM ACRLICO: ESCALIMETRO/RGUA TRIDIMENSIONAL

RGUA "T"

PRANCHETA PARA

DESENHO

JOGO DE LPIS DE DESENHO E LAPISEIRA CANETAS 0.2, 0.4 e 0.6 NANQUIM : - Caso voc queira desenhar em papel vegetal

BORRACHA PARA APAGAR GRAFITE

TRANSFERIDOR

NORMGRAFO ( na imagem aparece a aranha do Normgrafo ).

Sero necessrios outros equipamentos tais como calculadora, blocos de papel rascunho (para os esboos) e luminria de mesa (para evitar que a sombra da rgua atrapalhe a viso).
PROJETANDO

Com um pouco de prtica e habilidade, podemos realizar desenhos de qualidade e com preciso de esquadro e perspectiva. Veja abaixo alguns equipamentos para que voc possa comear a aprender executar projetos simples.
TRABALHANDO COM ESQUADROS

Sempre use um apoio para os esquadros, como por exemplo rgua T , rgua paralela, etc. Use no mnimo dois esquadros de ngulos diferente para realizar os desenhos. Se for preciso, faa uso do transferidor para ajudar no clculo dos ngulos. Tenha o cuidado de manter os esquadros limpos para no sujar o desenho. Vamos comear vendo algumas posies de manuseio dos esquadros durante a realizao de um desenho.

Nessa figura, perceba que o esquadro fica apoiado numa rgua fixa ou no caso da prancheta de desenho, na rgua paralela.

Agora iniciamos o desenho. Desenhando primeiro as verticais laterais, dimensionando o objeto a ser projetado linhas

O prximo passo o de fechar a parte superior. Isso pode ser feito com uma rgua simples, com os esquadros apoiados ou com a rgua paralela.

Nesse exemplo, desenhamos primeiro as linhas verticais. Observe, portanto, que podemos tambm comear pelas linhas horizontais dependendo do caso.

As linhas horizontais podem ser desenhadas com os esquadros apoiados ou com a rgua paralela, dependendo apenas da vontade do desenhista.

Para se conseguir o efeito de perspectiva tcnica, observe que usamos o esquadro para no termos que ficar horas fazendo clculos para essa tarefa.

Esta mais uma tima ferramenta para desenho. Sua versatilidade possibilita uma grande variedade de trabalhos em desenho de projeto. Mesmo para quem no possui uma prancheta de desenho, a rgua T muito til para se trabalhar com desenhos.
SOBRE A RGUA T

Quando se quer realizar desenho de projeto e no quer perder tempo, pode-se usar a rgua T para ajudar no manuseio de esquadros e outros equipamentos de medida, alm de conseguir vrios ngulos com rgua T regulvel . Mesmo se voc no tiver uma prancheta de desenho, poder fazer uso desse equipamento em uma mesa de linhas retas. MANUSEANDO A RGUA "T" Caso tenha uma prancheta simples, sem rgua paralela, pode improvisar usando a rgua T como rgua paralela apoiando-a nas bordas da prancheta ou de uma mesa de linhas retas (quadrada ou retangular). J nas pranchetas modernas, o uso da rgua T foi substitudo por um brao mecnico denominado Tencngrafo. No entraremos no assunto do Tencngrafo. Este equipamento muito caro e complexo, por isso deixemo-no para os profissionais da rea de projeto. Para se aprender a trabalhar com o Escalimetro, basta aprender um pouco sobre as escalas e suas aplicaes. Vejamos a seguir algumas noes de escala.
ONHECENDO O ESCALIMETRO

SOBRE AS ESCALAS Escala a relao que existe entre o tamanho do desenho de um projeto e o seu tamanho real. Seria impossvel desenharmos certos objetos tais como, casas, carros, mveis, etc. em seu tamanho real. O recurso, ento, ser reduzir ou ampliar o desenho do objeto em questo, conservando suas propores. Fazendo isso, estaremos empregando o recurso das escalas. ATENO: Qualquer que seja a escala aplicada, a medida real do objeto deve ser escrita normalmente, do tamanho que ele vai ser construdo. O que varia o tamanho do seu desenho no papel. Como exemplo poderamos citar o desenho arquitetnico de plantas de construo civil. ESCALA NATURAL: Escala natural aquela utilizada quando o tamanho do desenho do objeto igual ao tamanho real do mesmo. representada da seguinte forma: Escala 1:1 ( l-se, escala um por um). Resumindo: Do mesmo tamanho que o objeto for construdo, ser tambm feito o seu desenho. ESCALA DE REDUO: Escala de reduo aquela que utilizada quando o tamanho do desenho do objeto menor que o tamanho real do mesmo. representada da seguinte forma: Escala 1:2, 1:3,1:4, 1:5, 1:10, 1:20, 1:30, 1:40, 1:50, 1:100, etc... Resumindo: Para a aplicao da escala de reduo, basta dividir o valor da medida indicada no desenho do objeto, pelo valor numrico da escala. ESCALA DE AMPLIAO: Escala de ampliao aquela que utilizada quando o tamanho do desenho do objeto maior que o seu tamanho real e representada da seguinte forma: - Escala 2:1 (l-se, escala dois por um). As escalas de ampliao mais utilizadas so: 2:1, 3:1, 4:1, 5:1, 10:1, 20:1, etc.. Resumindo: Para se trabalhar com esta escala, basta multiplicar o valor da medida indicada no desenho do objeto, pelo valor numrico da escala. OBSERVAES: O valor numrico da medida do objeto permanece invarivel em qualquer escala. Os valores numricos das medidas angulares no se alteram em nenhuma das escalas. A escala do desenho do objeto deve ser indicada ao lado do mesmo. Existe um instrumento, ao qual j nos referimos antes, que o "escalimetro" que o instrumento recomendado para desenhos em escalas.
ARTIGOS

Esta matria nos conta um pouco sobre a histria das tcnicas de envergar madeira criadas por Michel Thonet, marceneiro alemo do sculo XIX.
ENVERGANDO MADEIRA

O INVENTOR DO PROCESSO DE ENVERGAR MADEIRA. O processo de vergar a madeira foi inventado pelo marceneiro alemo Michel Thonet, no incio do sculo XIX. Ele descobriu diversas maneiras de curvar a madeira atravs da gua, da cola quente e, mais

tarde, do vapor. Em poucos anos, sua inveno, aplicada na fabricao de mveis, j havia conquistado admiradores no mundo inteiro. Em 1908, Joo Gerdau trouxe esta arte para o Brasil, quando nasceu a Thonart, indstria de mveis vergados que combina o processo original e artesanal criado por Thonet com avanadas tecnologias. A fbrica , ainda hoje, a nica deste gnero nas Amricas. Uma das particularidades do processo de envergamento da madeira est no fato de que as toras das rvores de aoita ficam de molho em gua fluvial de 6 a 8 meses para amolecerem as fibras (curtas) - apropriadas para a envergamento; durante esse processo a madeira perde toda a sua seiva e como os cupins se alimentam dela, um mvel fabricado com esta madeira nunca ser atacado por esses insetos to temidos. Quem poderia imaginar, no sculo passado, que os mveis Thonet ainda seriam um clssico 150 anos depois? Talvez o prprio Michael Thonet pudesse. Esse marceneiro alemo j era famoso na corte vienense quando desenvolveu, em 1842, um mecanismo a vapor capaz de curvar e moldar a madeira. Flexvel, ela ganhava contornos que, por volta de 1859, se materializaram na clebre Cadeira 14 (ao lado). De encosto curvo e assento de palhinha, ela se transformou em uma das cadeiras mais vendidas do mundo e na marca registrada de seu autor. To hbil para antecipar o futuro quanto para forjar a madeira, Thonet produziu mveis leves, baratos e elegantes em escala industrial. O arquiteto Le Corbusier (1887-1965), que utilizava essas peas para equipar seus edifcios, assim se referia s cadeiras Thonet: "Pela elegncia da concepo, pureza da execuo e eficcia da utilizao, nada melhor foi feito at hoje". A CRIATIVIDADE E O GNIO DE UM DOS MAIORES DESIGN DO SCULO - MICHAEL THONET A cadeira n 14, mundialmente conhecida por ser o maior sucesso no que se refere produo em massa, foi tambm a maior colaboradora na formao da reputao internacional da Thonet (o senhor de barba branca, no centro da foto acima), sendo conhecida de canto a canto como a tpica cadeira vienense das cafeterias espalhadas pela Europa. Em 1930, mais de 50 milhes de cadeiras j haviam sido vendidas (!!!). Nessa mesma poca o preo era correspondente a US$ 42, tendo o melhor preo dentre os outros modelos da Thonet. Michael Thonet comeou em 1830 a fazer experimentaes em curvar lminas de compensado; fervia tiras de madeira em cola dissolvida e as curvava em moldes de ao, ficando assim conhecido como o precursor do processo de industrializao da arte de curvar madeira, e lanando a primeira cadeira - produto dessa tcnica - em 1936. Mtodos eficientes de manufatura - devido reduo de "partes individuais" de uma cadeira - e o desenvolvimento de sua prpria rede de distribuio nas principais cidades do globo, fizeram com que a Thonet se tornasse rapidamente uma empresa internacional. Mveis de madeira laminada e moldada, vendidos em pases subtropicais com alto nvel de umidade, comearam a ser motivo de reclamao a partir do momento que a cola comeava a se dissolver. Devido a essa presso, Michael Thonet desenvolveu um procedimento de curvatura da madeira no vapor dagua no qual, como em uma sauna, submergia a madeira a uma presso de vapor constante. A modelo n 14 foi a primeira cadeira a utilizar essa tcnica de curvatura, e depois de 1865 toda a produo estava sendo feita assim. Escritrio alemo na frica. Graas a uma juno parafusada, agora era possvel expedir via navio as cadeiras desmontadas, efetuando a montagem s quando chegassem ao seu destino. Trinta e seis cadeiras n 14 podiam estar dentro de um caixote de apenas 1 metro cbico, forma que era extremamente prtica e que economizava muito espao, sendo um mtodo de embalagem revolucionrio para o sculo 18. A partir do momento que as junes puderam ser re-apertadas, essa

"versatilidade" ficou conhecida como sendo mais um benefcio desta surpreendente cadeira.

COMO USAR LIXAS

MDF Inicie o lixamento a partir da grana 150 em lixas de papel ou pano. A grana final depende do acabamento desejado, mas normalmente de 280. Aglomerado e compensado: Em desbastes pesados e em lixadeiras de cinta larga, recomendada a utilizao de costado de pano e abrasivo carbureto de silcio ou zirconado, nos gros 40 a 80. Nas operaes de acabamento, utilize lixas de papel, e de preferncia, xido de alumnio cermico. escolha granas de 80 a 180, e no acabamento, de 180 a 320. Os gros 60 e 120 combinados so os mais comuns no processo de lixamento de compensados. Aplicao de lacas: Prepare a superfcie antes de aplicar a laca com a seguinte seqncia: 120, 180 e 220. o acabamento, pois os pros ficam mais fechados. Aps efetuar a aplicao do fundo ou primer, aguarde a secagem do produto e efetue o lixamento das peas. Para a aplicao de lacas, o ideal que o fundo esteja bem seco. Ento, utilize a sequncia: 220, 280, 360. Para um melhor acabamento e menor retrabalho, utilize em linhas U.V. com lixadeiras de cinta larga com patins setorizados, cintas com estearato de zinco e costado mais flexvel, nas granas 320, 400 ou 600. Madeira Macia: A lixa mais indicada a de xido de alumnio zirconado. Lminas de madeira: Calibre os painis no mximo uma hora antes da aplicao da cola e colagem das lminas. "vazamento" de cola na lmina, pois isso aumenta o empastamento, prejudicando o acabamento da pea, e reduz a vida til da lixa. Utilize a seguinte seqncia de lixas: 120, 180, 220 ou 280. Diferena entre gros de lixas: O nmero pelo qual a lixa identificada indica a sua granulometria. a granulometria que determina a capacidade de desbaste. o, menor o nmero da lixa. Em trabalhos com madeira geralmente se usam lixas de gro 36 a 400. Mais grosso: 36 - 40 - 50 Mais fino: 320 - 360 - 400 Fique atento para a seqncia de uso de cada nmero de lixa. A grana seguinte no pode exceder mais que 50% do gro usado anteriormente. Se voc iniciou o trabalho usando grana 80, a prxima lixa dever ter 50% a mais de 80, isto , 120. condio adequada para o gro mais fino remover o risco deixado pelo gro mais grosso. Exemplo: Gro inicial 80 Gro da prxima lixa 120 Cuidados especiais com lixas Cuidados com o Processo: Faa movimentos sempre no sentido do veio da madeira, para no provocar ranhuras na superfcie.

Retire toda a poeira depois do lixamento, para que a superfcie possa receber bem a etapa seguinte. Cuidados com a Presso: Trabalhe com lixas em bom estado de abrasividade e com uma presso moderada, para permitir que as fibras sejam cortadas uniformes. Lixas grossas e presso excessiva no lixamento ocasionam rugosidades e manchas de queimaduras no tratamento seguinte da superfcie. Em lixadeiras de cinta larga faa a remoo como indicado abaixo, com maior remoo nas granas mais grossas e remoes menores nas mais finas que garantem melhor acabamento e aumentam a vida til da lixa e da lixadeira. Cuidados com a Umidade: No deixe passar um dia entre o lixamento e a aplicao de fundos, em caso de peas montadas como cadeiras e mesas. A umidade do ambiente penetra na madeira fazendo com que sua superfcie fique rugosa, prejudicando a qualidade da pintura. pinus, caixeta, freij, entre outras. Problemas mais comuns: Um grande problema no lixamento de madeira o empastamento pelo p gerado durante a operao. Para aumentar o tempo de vida til da lixa e dos equipamentos, melhorar o acabamento, diminuir o p no ambiente de trabalho e garantir maior limpeza das peas lixadas, siga as seguintes regras:

1. Utilize lixas com efeito antiesttico que evitam o "efeito tampo" ou empastamento
2. 3. Observe se as peas com cola ou com massa esto realmente secas, evitando o empastamento prematuro Use um sistema adequado de exausto e aterramento para melhor eficincia da operao Utilize lixas com gro zirconado para operaes de calibrao, e de xido de alumnio cermico para as operaes de acabamento.

4.

Fonte: www.akzonobel-ti.com.br

CHAPA DURA

As chapas duras ou chapas de fibra, so painis de alta densidade produzidos por processo mido utilizando-se calor e presso sem a adio de resina. Dentre os painis de madeira reconstituda o menos consumido mundialmente e sua tecnologia de fabricao considerada poluente e obsoleta. So painis utilizados pelas indstrias moveleiras, de construo civil e automobilstica. No Brasil a madeira utilizada para a fabricao desse painel o eucalipto, proveniente de florestas plantadas. O processo produtivo das chapas de fibra envolve um elevado volume de gua que adicionado fibra de madeira de eucalipto e, depois, retirado com a ao de calor e presso, fazendo com que as fibras do eucalipto fiquem consolidadas em chapas de madeira. um processo termomecnico, sem a adio de resinas que no a lignina, resina natural do eucalipto. As chapas de fibra fabricadas tm espessura que varia de 2,0 a 6,0 mm, e o processo produtivo pode ser esquematizado como segue: 1. Produo de cavacos - a matria prima, toras de eucalipto, transformada em cavacos; 2. Produo de polpa - os cavacos so transformados em polpa atravs de um processo termodinmico de desfibrao, sendo que a polpa misturada gua, por ser um processo mido de fabricao; 3. Processo de colcho de fibras - a polpa forma colches de fibra, que so produzidos em um equipamento denominado mquina formadora.

Durante a formao dos colches de fibra, pequena parte das fraes finas da polpa retirada do sistema de gua fervida, sendo que o conjunto formado pela gua e pelos fragmentos de fibra enviado ao decantador, de onde volta ao processo produtivo; 4. Pesagem - o colcho de fibras transformado em chapas duras por meio da expulso mecnica da gua do colcho, seguida da evaporao da gua residual pela ao do calor at a secagem; 5. Tratamento trmico, resfriamento e umidificao - aps a prensagem, as chapas so submetidas ao processo de tratamento trmico, resfriamento e umidificao. Nestas condies ocorre a consolidao da chapa de fibra no que se refere resistncia mecnica, gua e estabilidade dimensional; 6. Refilo - consiste na operao de refilagem das chapas, necessrias em funo das irregularidades e danos verificados nas bordas das mesmas; 7. Acabamento - operao de corte, calibrao e beneficiamento das chapas de fibra O Brasil posiciona-se como o 3 produtor e o 4 consumidor mundial. A produo nacional de chapa de fibra manteve-se praticamente estvel no perodo 1997/2001. Os pequenos acrscimos de demanda - 2,3% ao ano - foram atendidos pela reduo das quantidades exportadas. Acredita-se que parte da demanda brasileira por esse tipo de painel venha sendo atendida por aglomerado e MDF. So dois os fabricantes brasileiros: Duratex e Eucatex com capacidades, respectivamente, de 360 mil m ao ano e 250 mil m ao ano, ambos com fbricas localizadas no Estado de So Paulo. FONTE: BNDES

COMO SURGIU O COMPENSADO

A HISTRIA DA ORIGEM DO COMPENSADO LAMINAO: DA MADEIRA DOS SARCFAGOS A INDSTRIA MODERNA Atualmente, as lminas de madeira so amplamente utilizadas, principalmente na produo de compensados e revestimentos. Este produto, entretanto, no surgiu nos atuais tempos modernos, e sim em tempos remotos da civilizao. Com base nos recentes conhecimentos histricos, possvel afirmar que a primeira lmina de madeira foi produzida no Antigo Egito, aproximadamente em 3000 a.C. Eram pequenas peas, obtidas de valiosas e selecionadas madeiras, que se destinavam a confeco de luxuosas peas de mobilirio pertencentes aos reis e prncipes. As recentes descobertas arqueolgicas revelam a existncia de peas em madeira que so verdadeiras obras de arte, tais como: O trono encontrado na tumba de Tutancmon, que reinou de 1361 a 1352 a.C., confeccionado em cedro revestido com finas lminas de marfim e bano; uma cama feita em laburno, que apresenta algumas caractersticas essenciais do moderno painel de compensado em sua cabeceira. Os estudos dessas valiosas peas de madeira, relacionados as TCNICAS de produo das lminas e aos tipos de adesivos empregados, ainda provocam especulaes. Acredita-se que as lminas eram obtidas a partir de serras manuais, e o alisamento da superfcie destas atravs de material abrasivo, provavelmente a pedra-pome. Quanto aos adesivos empregados, aceita a hiptese de que fossem base de albumina. As civilizaes Assrias , Babilnicas e Romanas, posteriores Egpcia, tambm promoveram avanos no uso de laminados e, certamente, com grande influncia desta ltima. Perodo Obscuro: A Idade Mdia conhecida como o perodo obscuro, por causa da opresso poltica e eclesistica ao pensamento criativo, interesses culturais e atividades artsticas, e isto ocasionou uma longa estagnao na evoluo. Esta s ressurgiu no perodo da Renascena ( Europa nos sculos XIV, XV e XVI ), principalmente durante o reinado de Luiz XV, quando os trabalhos artsticos em madeira e a laminao reviveram. Em 1650 as lminas ainda eram obtidas por meio de serras verticais, mas um forte impulso surgiu a partir da

patente da serra circular, em 1777, por Samuel Miller, embora j existissem desde a idade mdia, e da serra de fita em 1808, por William Newberry. A partir da introduo da serra circular na indstria inglesa em 1805, houve um grande avano na laminao de madeira, principalmente com o advento da primeira patente de uma serra circular especfica para laminao, concedida a um mecnico francs em 1812, e deu seu emprego pela indstria a partir de 1825. estas serras, geravam uma grande quantidade de resduos, o que levou ao surgimento da primeira mquina laminadora por faqueamento, patenteada por charles Picot em 1834 na Frana, embora cerca de 30 anos tenham sido necessrios para que um modelo suficientemente eficaz e seguro surgisse. A base do surgimento da indstria de compensados foi o grande progresso na manufatura de lminas de madeira, principalmente com o surgimento do torno desfolhador , que possibilitou uma produo econmica em massa de lminas de madeira. A primeira mquina a produzir lminas contnuas, por faqueamento de toras em torno desfolhador , surgiu em 1818; entretanto, nos E.U.A., existe uma patente de torno laminador de 1840 concedida a Dresser e, na Frana, outra, concedida a Garand, em 1844, neste processo, as toras possuam, normalmente, 2m de comprimento e a velocidade de laminao situava-se na faixa de 4 a 5 m/min. Essas mquinas possuam um ajuste vertical da lmina de corte, e a barra de presso j se encontrava em uso. Pioneirismo: As primeiras indstrias a produzirem lminas de madeira surgiram na Alemanha em meados do sculo XIX e, um rpido desenvolvimento e aperfeioamento nos tornos laminadores contribuiu para a evoluo da indstria de compensados. O emprego das lminas de madeira torna-se mais significativo a partir dos sculos XVIII e XIX,. quando importantes peas de mobilirio foram confeccionadas, tais como o "Bureau de Campagne" de Napoleo, folheada com jacarand da Bahia, e a introduo do compensado na feitura de pianos de cauda, realizada por Steinway, um renomado fabricante americano de pianos, em 1860. Com o advento da Primeira Guerra Mundial, alm do surgimento de novos adesivos, houve uma acentuada evoluo na produo de lminas e compensados, devido a utilizao destes produtos na rea militar. A construo dos primeiros avies tambm utilizou compensado e lminas de madeira, e alguns deles foram bem famosos como o Fokker D. VII, um Biplano de combate da Primeira Guerra Mundial. Com o fim da guerra, aps 1918, os maiores consumidores de compensados foram a indstria moveleira e os estaleiros, estes ltimos voltados para a reconstruo da frota mercante, o que ocasionou um grande crescimento na indstria de laminao. O derradeiro impulso se deu com o advento da Segunda Grande Guerra Mundial, com o desenvolvimento e automao dos sistemas de produo contnua, proporcionando uma gama crescente de produtos de qualidade superior e menores custos. Durante o Conflito da Segunda Guerra, a indstria aeronutica desenvolveu importantes projetos, sendo um dos mais destacados o De Havilland 98 Mosquito, aeronave de ataque inglesa, que possua a caracterstica de ter sua estrutura inteiramente confeccionada em madeira, e seu forro formado por um sistema semelhante a um compensado, com ncleo de madeira macia, que proporcionava um conjunto muito estvel, dispensando reforos adicionais. Estas caractersticas tornavam a aeronave menos vulnervel aos danos de combate, sendo seus painis facilmente substituveis quando necessrio. De 1941 a 1945 foram produzidas 6.711 unidades, sendo que uma verso atingia velocidade mxima de 670 km/h. Diversificao: A presente utilizao dos produtos de laminao se encontra bem diversificada, por exemplo, nas peas componentes de uma moderna casa de madeira ( pisos, forros, paredes internas e externas, telhados...), na confeco de embarcaes, na produo de embalagens especiais resistentes a exposio ao tempo, na fabricao de instrumentos musicais e esportivos, assim como na construo civil, que muito emprega o compensado, alm de outras possveis e provveis aplicaes. Na atualidade, ocorre a tendncia da globalizao da economia mundial, ocasionando uma nova revoluo industrial, compreendendo reestruturaes e rpidas modernizaes nas indstrias, a fim que estas se tornem

aptas a produzir produtos com qualidade superior, menores custos e competitividade no mercado internacional ISO9000 e, logo ser intensificada pela Norma ISO 14000. A indstria de laminao acompanha esta tendncia modernizando seus equipamentos e suas TCNICAS, introduzindo modernas mquinas desenroladoras, capaz de processar toras de at 2 metros de dimetros com velocidade de 600 giros por minuto, controle computadorizado, carregamento automtico e centradores eletrnicos de toras, alm do desenvolvimento de sistemas de medio tica de toras, assim como modernas guilhotinas e de secadores entre outras tantas inovaes. Fonte: Revista da Madeira, ano 5 - n 29 por Carlos Eduardo Camargo de Albuquerque, Eng. Florestal.

COMO SURGIU O COMPENSADO

A HISTRIA DA ORIGEM DO COMPENSADO LAMINAO: DA MADEIRA DOS SARCFAGOS A INDSTRIA MODERNA Atualmente, as lminas de madeira so amplamente utilizadas, principalmente na produo de compensados e revestimentos. Este produto, entretanto, no surgiu nos atuais tempos modernos, e sim em tempos remotos da civilizao. Com base nos recentes conhecimentos histricos, possvel afirmar que a primeira lmina de madeira foi produzida no Antigo Egito, aproximadamente em 3000 a.C. Eram pequenas peas, obtidas de valiosas e selecionadas madeiras, que se destinavam a confeco de luxuosas peas de mobilirio pertencentes aos reis e prncipes. As recentes descobertas arqueolgicas revelam a existncia de peas em madeira que so verdadeiras obras de arte, tais como: O trono encontrado na tumba de Tutancmon, que reinou de 1361 a 1352 a.C., confeccionado em cedro revestido com finas lminas de marfim e bano; uma cama feita em laburno, que apresenta algumas caractersticas essenciais do moderno painel de compensado em sua cabeceira. Os estudos dessas valiosas peas de madeira, relacionados as TCNICAS de produo das lminas e aos tipos de adesivos empregados, ainda provocam especulaes. Acredita-se que as lminas eram obtidas a partir de serras manuais, e o alisamento da superfcie destas atravs de material abrasivo, provavelmente a pedra-pome. Quanto aos adesivos empregados, aceita a hiptese de que fossem base de albumina. As civilizaes Assrias , Babilnicas e Romanas, posteriores Egpcia, tambm promoveram avanos no uso de laminados e, certamente, com grande influncia desta ltima. Perodo Obscuro: A Idade Mdia conhecida como o perodo obscuro, por causa da opresso poltica e eclesistica ao pensamento criativo, interesses culturais e atividades artsticas, e isto ocasionou uma longa estagnao na evoluo. Esta s ressurgiu no perodo da Renascena ( Europa nos sculos XIV, XV e XVI ), principalmente durante o reinado de Luiz XV, quando os trabalhos artsticos em madeira e a laminao reviveram. Em 1650 as lminas ainda eram obtidas por meio de serras verticais, mas um forte impulso surgiu a partir da patente da serra circular, em 1777, por Samuel Miller, embora j existissem desde a idade mdia, e da serra de fita em 1808, por William Newberry. A partir da introduo da serra circular na indstria inglesa em 1805, houve um grande avano na laminao de madeira, principalmente com o advento da primeira patente de uma serra circular especfica para laminao, concedida a um mecnico francs em 1812, e deu seu emprego pela indstria a partir de 1825. estas serras, geravam uma grande quantidade de resduos, o que levou ao surgimento da primeira mquina laminadora por faqueamento, patenteada por charles Picot em 1834 na Frana, embora cerca de 30 anos tenham sido necessrios para que um modelo suficientemente eficaz e seguro surgisse. A base do surgimento da indstria de compensados foi o grande progresso na manufatura de lminas de madeira, principalmente com o surgimento do torno desfolhador , que possibilitou uma produo econmica em massa de lminas de madeira. A primeira mquina a produzir lminas contnuas, por faqueamento de toras em torno desfolhador , surgiu em 1818; entretanto, nos E.U.A., existe uma patente de torno laminador de 1840 concedida a Dresser e, na

Frana, outra, concedida a Garand, em 1844, neste processo, as toras possuam, normalmente, 2m de comprimento e a velocidade de laminao situava-se na faixa de 4 a 5 m/min. Essas mquinas possuam um ajuste vertical da lmina de corte, e a barra de presso j se encontrava em uso. Pioneirismo: As primeiras indstrias a produzirem lminas de madeira surgiram na Alemanha em meados do sculo XIX e, um rpido desenvolvimento e aperfeioamento nos tornos laminadores contribuiu para a evoluo da indstria de compensados. O emprego das lminas de madeira torna-se mais significativo a partir dos sculos XVIII e XIX,. quando importantes peas de mobilirio foram confeccionadas, tais como o "Bureau de Campagne" de Napoleo, folheada com jacarand da Bahia, e a introduo do compensado na feitura de pianos de cauda, realizada por Steinway, um renomado fabricante americano de pianos, em 1860. Com o advento da Primeira Guerra Mundial, alm do surgimento de novos adesivos, houve uma acentuada evoluo na produo de lminas e compensados, devido a utilizao destes produtos na rea militar. A construo dos primeiros avies tambm utilizou compensado e lminas de madeira, e alguns deles foram bem famosos como o Fokker D. VII, um Biplano de combate da Primeira Guerra Mundial. Com o fim da guerra, aps 1918, os maiores consumidores de compensados foram a indstria moveleira e os estaleiros, estes ltimos voltados para a reconstruo da frota mercante, o que ocasionou um grande crescimento na indstria de laminao. O derradeiro impulso se deu com o advento da Segunda Grande Guerra Mundial, com o desenvolvimento e automao dos sistemas de produo contnua, proporcionando uma gama crescente de produtos de qualidade superior e menores custos. Durante o Conflito da Segunda Guerra, a indstria aeronutica desenvolveu importantes projetos, sendo um dos mais destacados o De Havilland 98 Mosquito, aeronave de ataque inglesa, que possua a caracterstica de ter sua estrutura inteiramente confeccionada em madeira, e seu forro formado por um sistema semelhante a um compensado, com ncleo de madeira macia, que proporcionava um conjunto muito estvel, dispensando reforos adicionais. Estas caractersticas tornavam a aeronave menos vulnervel aos danos de combate, sendo seus painis facilmente substituveis quando necessrio. De 1941 a 1945 foram produzidas 6.711 unidades, sendo que uma verso atingia velocidade mxima de 670 km/h. Diversificao: A presente utilizao dos produtos de laminao se encontra bem diversificada, por exemplo, nas peas componentes de uma moderna casa de madeira ( pisos, forros, paredes internas e externas, telhados...), na confeco de embarcaes, na produo de embalagens especiais resistentes a exposio ao tempo, na fabricao de instrumentos musicais e esportivos, assim como na construo civil, que muito emprega o compensado, alm de outras possveis e provveis aplicaes. Na atualidade, ocorre a tendncia da globalizao da economia mundial, ocasionando uma nova revoluo industrial, compreendendo reestruturaes e rpidas modernizaes nas indstrias, a fim que estas se tornem aptas a produzir produtos com qualidade superior, menores custos e competitividade no mercado internacional ISO9000 e, logo ser intensificada pela Norma ISO 14000. A indstria de laminao acompanha esta tendncia modernizando seus equipamentos e suas TCNICAS, introduzindo modernas mquinas desenroladoras, capaz de processar toras de at 2 metros de dimetros com velocidade de 600 giros por minuto, controle computadorizado, carregamento automtico e centradores eletrnicos de toras, alm do desenvolvimento de sistemas de medio tica de toras, assim como modernas guilhotinas e de secadores entre outras tantas inovaes. Fonte: Revista da Madeira, ano 5 - n 29 por Carlos Eduardo Camargo de Albuquerque, Eng. Florestal.

Вам также может понравиться