Вы находитесь на странице: 1из 1

little portugal

46 Opinio

5
COLUNA
Paulo Anunciao EM LONDRES
twitter @PMNSAnunciacao

Joel Neto neto.joel@gmail.com

Metade da vida
a
A nova 5 Coluna
Ao longo da vida, fui e deixei de ser uma srie de coisas. Fui socialista e tornei-me fundamentalmente liberal. Gostei de uma certa ideia de ps-modernismo e passei a merecer inteiramente o epteto de conservador. Acreditei em Deus (talvez tenha acreditado em Deus) e virei ateu. Senti o apelo da cultura erudita e apaixonei-me pela cu lt u ra p op ul ar. V ivi nas ilhas, mudei-me para Lisboa e regressei s ilhas para tentar viver l ao menos uma par te do m eu ano. O que nunca deixei de ser, durante essa deriva, foi um homem dos jornais, do futebol e da object ividade. Inclusive quando fui sobretudo um homem do Sporting: procurei sempre continuar a ser jornalista, no deixar de gostar do jogo apesar dos persistentes fracassos do meu clube, olhar com clareza o mundo todo mesmo quando era amplamente mais confortvel olh-lo apenas com paixo. Uma coluna diria nO JOGO, agora que chego a metade da vida, parece-me de repente justificar todo esse percurso. honra da dita coluna, com e o a exerc -l a hoje, aqui, neste espao que passo a ocupar de segunda a sexta-feira. At que me mandem fazer de outra maneira, escreverei segundo as normas da antiga ortografia (j sou um homem antigo). O resto do caminho se far andando. Conto convosco.

BRIGA ENTRE MOURINHO E CASILLAS PASSA PARA O CAMPO DA PUBLICIDADE


>> Treinador e guarda-redes do Real Madrid do a cara em campanhas publicitrias

concorrentes. Para ambos o adeus barba de trs dias


o guerra de trincheiras entre Iker Casillas e Jos Mourinho real ou imaginria, mas sempre muito alimentada pela Imprensa catal, apesar dos desmentidos de ambos vai conhecer uma nova etapa. No final de Setembro, o treinador portugus foi apresentado como embaixador global da marca alem de mquinas de barbear Braun. Em Setembro de 2010, o

Para a campanha ter credibilidade, Mourinho ter de passar a apresentar-se sempre impecavelmente barbeado
guarda-redes do Real Madrid e da seleco espanhola assinou pela Philips para dar a cara pela campanha das novas mquinas de barbear SensoTouch 3D. Casillas continua a fazer publicidade marca holandesa. Tal como o guardio, Mourinho ter de deixar de usar a barba de trs ou quatro dias que sempre foi uma das suas imagens de marca: De forma a dar credibilidade campanha, ele [Mourinho] ter de passar a apresentar-se impecavelmente barbeado em todos os actos pblicos, diz o economista Esteve Calzada, especialista em marketing desportivo e antigo director comercial do FC Barcelona (2002-2007). No incio do ano, Mourinho ainda surgiu na campanha de publicidade do Millennium BCP (O nosso trabalho, a nossa paixo) com a habitual barba por fazer. Na nova campanha do ban-

M 1/Ano
Valor do contrato publicitrio entre Mourinho e Millennium BCP
co, com as fitas do orgulho em ser portugus estreada no intervalo publicitrio do recente FC

Porto-Benfica , curiosamente, o treinador portugus j aparece de cara lavada. No so conhecidos os detalhes financeiros dos contratos publicitrios mais recentes de Jos Mourinho (Millennium BCP, Braun, relgios deLaCour). De acordo com a revista Meios & Publicidade, no entanto, o contrato com o banco portugus envolver uma verba prxima de um milho de euros por ano.

Um apoio pop
a Eleies na FPF
O apoio de Jos Mourinho a Fernando Gomes, no que corrida FPF diz respeito, traz uma im portante dimenso pop a um a c andidatu ra j cheia de dimenso instituciona l . P e r g u n t o -m e ap e na s quanto ter cobrado o Real Madrid pelos correspondentes direitos de imagem. Se cobrou bem, o apoio tem grande significado. Se no cobrou de todo, tem um significado maior ainda. Ou estaremos todos esquecidos de que, quando o golfe pediu o apoio de Mourinho Ryder Cup de 2018, o Real facturou, sozinho, 150 mil euros?

I FEIRA DO LIVRO
Dominik Diamond Celtic & Me: Confessions from the Jungle
BLACK AND WHITE PUBLISHING, 20

J se escreveram mil e uma coisas sobre este jogo [Celtic-FC Porto, 21/5/2003] e no h muito que eu possa acrescentar para alm do facto de que a equipa do FC Porto foi o maior grupo de meninas que eu alguma vez testemunhei num jogo de futebol. Nunca odiei tanto um futebolista quanto odiei Deco e Derlei naquela noite. Ao mnimo toque de um jogador do Celtic eles atiravam-se para o cho como se tivessem sido atingidos pelo tipo que disparou sobre o presidente Kennedy. Metia nojo. Esta uma das coisas que mais me surpreendem no futebol: nunca se v um mau jogador a fazer batota. So sempre os bons jogadores, os Decos, os Eduardos, os Ronaldos e os Henrys deste mundo.

Вам также может понравиться