Вы находитесь на странице: 1из 9

Daniela Renata Lacerda Teixeira RGM: 11101403741 Priscila Barbosa da Silva RGM: 990930 Vitor Jos da Silveira RGM:

72228

LEITURA E ESCRITA NO CONTEXTO PSICOPEDAGGICO Prof. Dra. Maria Anglica Batista

Universidade Mogi das Cruzes 2011

Daniela Renata Lacerda Teixeira RGM: 11101403741 Priscila Barbosa da Silva RGM: 990930 Vitor Jos da Silveira RGM: 72228

CONCEITUALIZAO DE LETRAMENTO Pesquisa bibliogrfica e entrevistas

Trabalho para fins de obtenco de crditos na disciplina de Leitura e Escrita no Contexto Psicopedaggico do curso de psgraduao em Psicopedagogia da Universidade Mogi das Cruzes.

Prof. Dra. Maria Anglica Batista

Letramento

Etimologia

A palavra letramento surge no Brasil, com o significado que possui hoje, na segunda metade dos anos 80. Esta palavra constava apenas num dicionrio de Caldas Aulete que teve sua primeira edio em 1881 em Lisboa. Mesmo neste dicionrio, j era considerada uma terminologia antiga que significa escrita. A partir da necessidade da atual sociedade, onde no basta mais o sujeito saber ler e escrever, mas tambm saber fazer uso do ler e do escrever e saber responder s exigncias de leitura e de escrita que a sociedade impe continuamente, surge o termo letramento. Do ingls literacy que traduzido como alfabetizao, porm que vem do latim littera que significa letra e cy que significa qualidade, condio, estado ou fato de ser, podemos entender, ao p da letra, como letramento (letra + mento resultado de uma ao) e utilizando o adjetivo atribudo ao substantivo: the condition of being literate, ou seja, a condio de ser educado, especialmente, capaz de ler e escrever, ou letrado.

Letramento em Lngua Portuguesa

Considera-se um indivduo letrado aquele que apropriou-se da leitura e da escrita, ou seja, faz uso competente e frequente destas habilidades. Ao alfabetizar-se, o indivduo sofre consequncias que alteram seu estado ou condio em aspectos sociais, psquicos, culturais, polticos, cognitivos, lingusticos e at econmicos. Esse estado ou condio que o indivduo passa a ter denominado letramento. Segundo Magda Soares, ser letrado :

escrita;

Viver em estado ou condio de quem sabe ler e escrever; Incorporar os usos da escrita; Apropriar-se plenamente das prticas sociais de leitura e de

Compreender, interpretar e extrair informaes de diferentes tipos de material escrito. A escola, alm de alfabetizar, precisar das as condies necessrias para o letramento alfabetizar letrando. Isso possvel quando se ensina a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e faam parte da vida do aluno. Quanto maior a variedade de gneros de textos escritos forem apresentados e assimilados pelo indivduo ao longo de seu desenvolvimento, maior seu nvel de letramento.

Letramento Matemtico

Em 2003, a OECD Organizao Econmica de Cooperao e Desenvolvimento, criou o PISA Programa Internacional de Avaliao de Estudantes. Neste ano, o PISA, avaliou cerca de 250.000 alunos de 15 anos de 40 pases, nas seguintes reas matemticas: Espao e Forma; Transformaes e relaes; Quantidade; Incerteza.

Foram 85 questes baseadas em tipos de problemas que poderiam ser encontrados na vida real. Para essa pesquisa, elaborou-se uma pontuao de acordo com o desempenho do aluno e a dificuldade de cada questo, e, a partir dessa pontuao, chegou-se a 6 nveis de proeficincia, conforme o quadro a seguir.

Segundo essa pesquisa, considera-se um indivduo letrado em matemtica se ele atingiu o nvel 5 ou 6 de proeficincia. Podemos entender, a partir da leitura das descries desses nveis, que um indivduo necessita ser capaz de perceber como a matemtica pode ser usada no mundo real. Apesar de alguns estudiosos matemticos utilizarem termos diferenciados como numeramento funcional, numeramento, alfabetismo matemtico, Maria da Conceio Ferreira Reis Fonseca, Mestre em Educao Matemtica pela UNESP, prefere o termo letramento matemtico em funo da concepo de habilidades matemticas como constituintes das estratgias de leitura que precisam ser implementadas para uma compreenso da diversidade de textos que a vida social nos apresenta com frequncia e diversificao cada vez maiores. Segundo Ubiratan DAmbrsio, a formao do aluno deve ser para este lidar com sua rotina diria, e isto inclui uma infinidade de possibilidades, como por exemplo: televiso; Interpretao do momento social atravs de novelas, filmes, telenovelas, programas de auditrio; Capacidade de se localizar com crescente preciso (rua, nmero, bairro, CEP, telefone, distncias da casa escola, tempo de percurso, avaliao do tempo gasto em transporte num dia, num ms, num ano, numa vida) e leituras de mapas e sinopses internacionais; Gesto da economia pessoal (custos, moeda, oramento familiar, do estado); Compreenso de questes demogrficas (populao, distribuio de populao, ndices de qualidade de vida) e ambientais (padres de temperatura, de precipitao, reas florestais, cultivadas, recursos hdricos); Tratamento de dados sobre o corpo (altura, peso); Organizao e interpretao de tabelas, iniciando, assim, a percepo do que so estatsticas e probabilidades. Leitura e interpretao crtica de noticirios de jornais e

Percebe-se, a partir do exposto por DAmbrsio, que nossa realidade atual exige uma formao mais crtica que possibilite dominar de maneira eficaz e ampla as prticas sociais de uso da matemtica presentes em nossa sociedade. DAmbrsio tambm nos traz suas contribuies sobre o porqu do ensino da Matemtica: raciocnio; Sua universalidade; Sua beleza intrnseca como construo lgica, formal. Utilidade como instrumentadora para a vida; Utilidade como instrumento para o trabalho; Parte integrante de nossas razes culturais; Ajuda o pensamento com clareza e a melhoria no

Cade ao educador estabelecer uma ponte entre os contedos escolares e formais da Matemtica e o cotidiano do aluno. Segundo a definio da OECD/PISA 2000, letramento matemtico a capacidade dos alunos para analisar, julgar e comunicar ideias efetivamente propondo, formulando e resolvendo problemas matemticos em diversas situaes. identificar e entender o papel que a matemtica representa no mundo. fazer julgamentos matemticos bem fundamentados. empregar a matemtica de formas que satisfaam as necessidades gerais do indivduo e de sua vida futura como um cidado construtivo, preocupado e reflexivo. perceber que a matemtica, como um ato poltico, capaz de influenciar positiva ou negativamente a compreenso das informaes veiculadas na sociedade. transcender da compreenso de conceitos matemticos para uma esfera social e poltica.

Opinio e reflexo sobre a pesquisa

A pesquisa bibliogrfica acerca dos conceitos de letramentos foram especiamente enriquecedoras, pois ampliaram nossa viso do que realmente o letramento e o quanto ele carregado de influncias sociais, culturais, polticas, econmicas, entre outras. s vezes, ouvimos uma terminologia nova, como letramento matemtico, e nos assustamos um pouco, mas com as leituras pudemos perceber que j fazem parte de nossa prtica, o que nos deixa orgulhosos, porm ainda dispostos a aprender cada vez mais. Percebemos, com as entrevistas e mesmo com nossa vivncia nas escolas, o quanto a formao de professores deveria ser o foco das polticas pblicas, pois esse profissional que ser capaz de promover quaisquer transformaes, sejam estas boas, quando bem formados, sejam estas ruins, quando mal formados. Um fato que chamou bastante a ateno do grupo, foi que em vrios dos textos e livro pesquisados, pudemos constatar a unanimidade entre os pesquisadores em dizer que no bastam as polticas pblicas centrarem sua ateno e exigncias somente no planejamento das aulas dos profissionais da educao. H unanimidade em dizer que, deixou-se de lado, como se fosse menos importante, a questo da metodologia, o que influencia drasticamente os resultados obtidos no desempenho dos alunos. No se ensina sem mtodo. Tanto em Lngua Portuguesa como em Matemtica e em qualquer outra rea do conhecimento, a metodologia adequada essencial e mais uma falha presente nas formaes de professores. Encerramos esta reflexo, satisfeitos com os resultados obtidos, com o aprendizado adquirido e ansiosos por mais conhecimento.

Bibliografia
1 Do Significado da Escrita da Matemtica na Prtica de Ensinar e no Processo de Aprendizagem a Partir do Discurso de Professores - Tese de Doutorado em Educao Matemtica - Antnio Pdua Machado - Orientadora: Profa. Dra. Maria Aparecida Viggiani Bicudo. 2 Desenvolvendo competncias matemticas de Marineusa Gazzetta - http://www.ime.unicamp.br/erpm2005/anais/m_cur/mc07_p1.pdf. 3 O conceito de letramento matemtico: algumas aproximaes de Heitor Antnio Gonalves UFSJ
http://educar.sec.ba.gov.br/todospelaescola/wpcontent/uploads/2011/06/Letramento_matematico.pdf.

4 Prticas escolares de letramento matemtico: uma perspectiva etnogrfica de Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo, Fernando Camargos da Fonseca e Milene Cardoso Milani http://www.ufsj.edu.br/portal-repositorio/File/Vertentes/Socorro%20e%20outros.pdf.

5 O que letramento? Magda Becker Soares Dirio do Grande ABC de 29/08/2003. 6 Letramento - http://pt.wikipedia.org/wiki/Letramento. 7 Letramento em verbete: o que letramento? de Magda Soares Livro: Letramento: um tema em trs gneros SP Autntica 1999. 8 Livro Letramento e Alfabetizao Leda Verdiani Tfouni Coleo Questes da nossa poca 47 2 edio Cortez Editora SP 1997.

Anexos

Вам также может понравиться