Вы находитесь на странице: 1из 17

Instituto Tcnico Educacional Madre Teresa

Educao Profissional Sustentvel: Aqui voc encontra

Elaborao e Apresentao do Trabalho de Concluso Professora:


De acordo com Diva e Menezes (2001, p.91) um trabalho cientifico um texto escrito para apresentar os resultados de uma pesquisa. Quanto a estrutura fsica desta produo o aluno do curso de Segurana do Trabalho do Servio Nacional de Aprendizagem Industrial adotar o modelo abaixo que est baseado na Norma Brasileira - NBR14724/2002. De acordo com a NBR14724/2001 os trabalhos acadmicos ou similares (trabalho de concluso de curso - TCC, trabalho de graduao interdisciplinar TGI, trabalho de concluso de curso de especializao e/ou aperfeioamento e outros) so documentos que representam o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que deve ser obrigatoriamente emanada da disciplina, mdulo, estudo independente, curso, programa e outros ministrados. Deve ser feito sob a coordenao de um orientador. Esta norma especifica os princpios gerais para a elaborao de trabalhos acadmicos, visando sua apresentao instituio. A estrutura da produo cientifica dividida em trs partes, ou seja: elementos pr-textuais, elementos textuais, e elementos ps-textuais. Conforme demonstrado na tabela 1. Quadro 1. Disposio dos elementos na construo da estrutura da produo cientifica.
Estrutura Elemento Capa Folha de Rosto Folha de Aprovao Dedicatrias Agradecimentos Epgrafe Resumo na lngua verncula (Obrigatrio) Autorizao Introduo Desenvolvimento Consideraes Finais ou Concluso Referncias Apndice Anexos Fonte: Adaptado da ABNT NBR 14624:2005 Condio Obrigatrio Obrigatrio Obrigatrio Opcional Opcional Opcional Obrigatrio Obrigatrio Obrigatrio Obrigatrio Opcional Opcional

Pr-Textuais

Textuais

Ps-Textuais

REGRAS GERAIS DE APRESENTAO Formato Os textos devem ser apresentados em papel branco, formato A4 (21,0 cm x 29,7 cm), digitados ou datilografados na cor preta, com exceto das ilustraes, no anverso da folha, exceto a folha de rosto. O projeto grfico de responsabilidade do autor do trabalho. Recomenda-se, para digitao, a utilizao de fonte tamanho 12 para o texto e tamanho menor para citaes de mais de trs linhas, notas de rodap, paginao e legendas das ilustraes e tabelas. No caso de textos datilografados, para citaes de mais de trs linhas, deve-se observar apenas o recuo de 4 cm da margem esquerda. Margem As folhas devem apresentar margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2,0 cm. Espacejamento Todo texto deve ser digitado ou datilografado, com espao duplo. As citaes de mais de trs linhas longas, as notas, as referncias, as legendas das ilustraes e tabelas, a ficha catalogrfica, a natureza do trabalho, o objetivo, o nome da instituio a que submetida e a rea de concentrao devem ser digitados ou datilografados em espao simples. Os ttulos das sees devem ser separados do texto que os precede ou que os sucede por dois espaos duplos. Na folha de rosto e na folha de apresentao, a natureza do trabalho, o objetivo, o nome da instituio a que submetida e a rea de concentrao devem ser alinhados do meio da mancha para a margem direita. Notas de rodap As notas devem ser digitadas ou datilografadas dentro das margens, ficando separadas do texto por um espao simples de entrelinhas e por filete de 3 cm, a partir da margem esquerda. Indicativos de seo O indicativo numrico de uma seo precede seu ttulo, alinhado esquerda, separado por um espao de caractere. Ttulos sem indicativo numrico Nos ttulos, sem indicativo numrico, errata, agradecimentos, lista de ilustraes, lista de abreviaturas e siglas, lista de smbolos, resumo, sumrio, referncias, glossrio, apndice(s), anexo(s) e ndice(s) devem ser centralizados, conforme a NBR 6024. Paginao Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas seqencialmente, mas no numeradas. A numerao colocada, a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arbicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o ltimo algarismo a 2 cm da borda direita da folha. No caso de o trabalho ser constitudo de mais de um volume, deve ser mantida uma nica seqncia numerao das folhas, do primeiro ao ltimo volume. Havendo apndice e anexo, as suas folhas devem ser numeradas de maneira contnua e sua paginao deve dar seguimento do texto principal.

Citaes As citaes devem ser apresentadas conforme a NBR 10520. Siglas Quando aparece pela primeira vez no texto, a forma completa do nome precede a sigla, colocada entre parnteses. Exemplo: Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT)

Instituto Tcnico Educacional Madre Teresa


Educao Profissional Sustentvel: Aqui voc encontra
NOME DA INSTITUIO (CAPA/ obrigatrio)

TEMA

AUTOR

Taguatinga-DF Julho-2011

FOLHA DE ROSTO (obrigatrio)

TTULO DO TRABALHO

Trabalho apresentado ao curso Tcnico de Segurana do Trabalho, como requisito para obteno do ttulo de Tcnico em Segurana do Trabalho.

Orientador: Prof _____________________________

Braslia DF

2011 TERMO DE APROVAO (Obrigatrio) TTULO DO TRABALHO

Trabalho de autoria de ____________________________________, intitulado _________________________________________, requisito especial para obteno do ttulo de Tcnico em Segurana do Trabalho, defendida e aprovada, em (data da aprovao) pela banca examinadora constituda por:

________________________________ Professora

Braslia 2011

AUTORIZAO (obrigatrio)

TTULO DA PESQUISA Nome do aluno

O autor da pesquisa autoriza o Instituto Tcnico Educacional Madre Teresa, por intermdio da Coordenao do Curso de Segurana do Trabalho, a produo de cpias, emprestar ou mesmo submeter pesquisa a congressos, revista ou qualquer outro meio de comunicao cientfica. Tambm fica autorizado que a pesquisa, a critrio do Curso de Segurana do Trabalho, seja submetida anlise e contribuio de outra (s) pessoa (s) e que essa (s) figure (m) como autores da mesma. No sendo, portanto, necessrio qualquer autorizao prvia por parte do autor para a execuo dos atos de gesto a serem tomados pelo Instituto Tcnico Educacional Madre Teresa.

Taguatinga DF; ____de __________de 2011.

DEDICATRIA (Folha opcional em que o autor presta homenagem ou dedica a produo cientifica a algum)

A minha famlia pelo apoio e incentivo em todas as horas.

AGRADECIMENTO (Folha Opcional em que o autor agradece o apoio recebido na elaborao da pesquisa)

Agradeo a Deus por tudo que foi confiando e permitido. Aos amigos e professores incentivadores e mestres sempre atentos e aplicados na minha formao profissional. Ao professor Jos da Silva, pela orientao e pacincia com que sempre me atendeu.

EPGRAFE (Folha opcional em que o autor apresenta uma citao, seguida de autoria, relacionada com a pesquisa).

No podemos banhar-nos duas vezes no mesmo rio, porque as guas nunca so as mesmas e ns nunca somos os mesmos. Herclito

SUMRIO

INTRODUO

Dicas para construo da Introduo: A introduo mostra o propsito e o alcance da pesquisa. De acordo com Silva e Menezes (2001, p.93) indica as razes da escolha do tema. Apresenta o problema e as hipteses que conduziram a sua realizao. Lista os objetivos do trabalho. Nesta pgina comea a aparecer a numerao das pginas da produo cientfica.

DESENVOLVIMENTO Referencial Terico Dicas para construo do Referencial Terico: As figuras, os quadros e as tabelas devem aparecer no texto, segundo a NBR 14724/2005, de forma padronizada. Figuras so grficos, diagramas, desenhos, fotografias, mapas e etc que complementam visualmente o texto. Tabelas apresentam informaes tratadas estatisticamente. Quadros contm informaes textuais agrupadas em colunas. As tabelas e quadros tm numerao independente e consecutiva. O ttulo colocado na parte superior precedido da palavra tabela ou quadro. Metodologia Dicas para construo da Metodologia: Quanto metodologia, a monografia pode ser conceitual e terica, calada em pesquisa bibliogrfica, ou envolver coleta de dados. Vale lembrar que esta uma oportunidade do aluno associar os conhecimentos desenvolvidos ao longo do curso com o tipo de realidade que encontrar em sua vida profissional. Na metodologia fundamental declarar quais informaes e dados sero necessrios pesquisa, onde/como sero obtidos e o modo como sero tratados. Deve-se, ainda, declarar se o trabalho ter um carter preponderantemente quantitativo ou qualitativo. A anlise quantitativa traz a objetividade dos dados numricos, reduzindo as distores interpretativas e abrindo possibilidades para a generalizao (aduo), teste de hipteses, colaborao e teorias por meio das ferramentas oferecidas pela estatstica e econometria. J a anlise qualitativa busca captar as dimenses subjetivas da ao humana (CORTES, 2002, p. 235). Vale reafirmar que as tcnicas quantitativas e qualitativas no so mutuamente excludentes. Desse modo, uma mesma pesquisa pode agregar mtodos diversos de procedimento, entre os quais destacam-se os mtodos: histrico, comparativo, estudo de caso. Lakatos e Marconi (2000, p. 91-97) traam um panorama do referidos mtodos, cujas caractersticas so resumidas abaixo: Mtodo histrico - investigao dos acontecimentos, processos e instituies do passado, para verificar sua atual influncia. Mtodo comparativo - realiza comparaes a fim de verificar semelhanas e explicar divergncias entre os fenmenos. Estudo de Caso consiste na observao de determinados indivduos, profisses, condies, instituies, grupos ou comunidades, a fim de se obterem generalizaes. Respeita a totalidade solidria dos grupos, evitando a dissociao prematura de seus elementos.

Portanto, necessrio esclarecer os caminhos percorridos durante a pesquisa para chegar aos objetivos propostos; Indicar como foi selecionada a amostra e o percentual em relao populao estudada; Apontar os instrumentos de pesquisa utilizados, tais como questionrios, entrevistas, observao entre outros. Mostrar como os dados foram tratados e como foram analisados. Pesquisa Apresentao da pesquisa Dicas para construo da apresentao da pesquisa. descrever analiticamente as informaes levantadas. Esta descrio poder ser apoiada em ferramentas estatstica, tabelas e/ou grficos. Anlise e discusso dos dados da pesquisa Dicas para construo da apresentao da Anlise dos dados. Nesta fase ser estabelecida uma relao entre os dados obtidos e analisados, o problema da pesquisa e o referencial terico. Os resultados, segundo Silva e Menezes (2001) podem estar divididos por tpicos. CONCLUSO Dicas para construo da apresentao das Consideraes Finais. Neste tpico ser mostrado se os objetivos foram atingidos e se as hipteses foram confirmadas ou rejeitadas. Faa uma anlise dos resultados obtidos pela pesquisa. Nestes comentrios seja breve, exato e convincente.

REFERNCIAS Dicas para construo da apresentao das referncias. Suporte legal NBR 6023 Lembre-se que toda pesquisa cientfica fundamentada em pesquisa bibliogrfica, haja vista a necessidade de apresentar o estado da arte. Todas as publicaes, que deram, suporte as citaes, no decorrer da pesquisa devero ser listadas. Uma vez que as citaes no texto (autor/data) a referncia deve ser apresentada em ordem alfabtica.

APNDICE

Dicas para construo da apresentao do Apndice.. Suporte Tcnico NBR 14724 / 2005 Aparece no final da apresentao da produo cientifica. Consiste em apresentar documentos elaborados pelo prprio autor no desenvolvimento de sua pesquisa, a fim de complementar sua argumentao. Os apndices so identificados por letras maisculas consecutivas, travesso e pelos respectivos ttulos. Ex: APNDICE A Desenvolvimento Matemtico do Risco Operacional APNDICE B Avaliao Estatstica da Srie Temporal do Preo da Ao -

ANEXO Dicas para construo da apresentao do Anexo. Suporte Tcnico NBR 14724 / 2005 Aparece no final da apresentao da produo cientifica. Consiste em apresentar documentos no elaborados pelo prprio autor no desenvolvimento de sua pesquisa. Serve de fundamentao, comprovao e ilustrao. Os anexos so identificados por letras maisculas consecutivas, travesso e pelos respectivos ttulos. Ex: ANEXO A Representao grfica do Risco Operacional da PETROBRAS ANEXO B Mapa da curva de nvel da cidade de Taguatinga-DF.

Вам также может понравиться