Вы находитесь на странице: 1из 2

Solues Professora: Jaqueline Santos

Frente: 2
Introduo

Aula 1

Contedo Programtico

Qumica
3. Quanto proporo entre o soluto e o solvente: Dependendo da quantidade de soluto que uma soluo contm, podemos classifica - l em insaturada, saturada e supersaturada. Existe um limite para a quantidade de soluto que pode ser dissolvido a um determinado volume de solvente, chamamos esse limite de coeficiente de solubilidade.

Definio: Solues so misturas homogneas entre duas ou mais substncias, ou seja, possuem uma fase distinta, ao contrario das misturas heterogneas que possuem duas ou mais fases distintas. Uma soluo dividida em soluto e solvente, estes podem ser chamados tambm de disperso e dispersante respectivamente. Geralmente o soluto a substncia encontrada em menor quantidade e o solvente a substncia encontrada em maior quantidade. As solues tem dimetro mdio das partculas dispersas entre 0 e 1nm de dimetro. No sendo possvel ver as partculas dissolvidas nem com microscpico eletrnico. Ex: gua e sal de cozinha Nota.: A gua chamada de solvente universal. Isso ocorre porque ela dissolve a maioria das substncias . CLASSIFICAO 1. Quanto ao estado fsico: O estado fsico da soluo determinado pelo estado fsico do solvente. SOLU Solvente Soluto exemplo O slido Liga metlica Slida slido Cu Ni lquido Ouro + Mercrio Paldio + gasoso Gs Hidrognio slido gua + sal Lquida lquido lquido gua + lcool gua + Gs gasoso Carbnico (CO2) Gs Oxignio + Gasosa gasoso gasoso Gs Nitrognio 2. Quanto condutibilidade eltrica: a) no-eletrolticas ou moleculares: So solues formadas por solutos moleculares e no conduzem corrente eltrica, sendo classificadas como solues no-eletrolticas. Exemplo: ar atmosfrico; acar em gua. b) eletrolticas ou inicas: Formadas por solutos que possuem carga (ons, ons frmulas); so capazes de conduzir corrente eltrica, formando solues eletrolticas. Exemplo: cidos; bases; sais. Observao: Apesar de os cidos serem compostos moleculares, ionizam-se (reao qumica), em meio aquoso, formando ons. As solues assim formadas so classificadas como inicas.

Soluo insaturada: solues nas quais a quantidade de soluto dissolvida menor que a quantidade mxima que o solvente consegue dissolver, ou seja, a quantidade de soluto inferior ao coeficiente de solubilidade. Considerando-se constante a temperatura. Soluo saturada: solues nas quais a quantidade de soluto dissolvida igual quantidade mxima que o solvente consegue dissolver, ou seja, a quantidade de soluto igual ao coeficiente de solubilidade. Considerandose constante a temperatura. Soluo supersaturada: solues nas quais a quantidade de soluto dissolvida maior que a quantidade mxima que o solvente consegue dissolver, ou seja, a quantidade de soluto superior ao coeficiente de solubilidade. Considerando-se constante a temperatura. Coeficiente de solubilidade (C.S.)

Exemplo: 7,2g de KClO3/100g de H2O/20C. Leitura do coeficiente: 7,2g de clorato de potssio (KClO3). o mximo que 100g de gua consegue dissolver temperatura de 20C. Colide (ou disperso coloidal): So misturas heterogneas (apesar de parecer s vezes uma mistura homognea). Na disperso coloidal as partculas dispersas tm dimetro mdio entre 1nm e 100nm de dimetro. Por se tratar de uma mistura heterognea utilizamos o termo disperso para a substncia presente em menor quantidade, e o termo dispergente para a substncia presente em maior quantidade. Ex: leite, maionese, creme chantilly, rubi, neblina, fumaa, queijo, safira, pedra-pomes, espuma de sabo, gelias, gelatina pronta, cremes hidratantes, entre outros. Os colides apresentam dois tipos de fases: Sol: Disperso slido e dispergente lquido, adquirindo aspecto de soluo na forma lquida. Ex: Cola. Gel: Disperso slido e dispergente lquido, adquirindo aspecto slido. Ex: Gelia de frutas.
Disperses Coloidais Aerossol Gel Emulso Disperso Slido Lquido Lquido Dispergente Gasoso Slido Lquido Exemplos Fumaa (cinzas em ar) Gelatina (gua em protena) Maionese (azeite,vinagre e ovos)

www2.UEPA.br/PortalEducativo

Aerossol Lquido Espuma Slida Espuma Lquida

Lquido Gasoso Gasoso

Gasoso Slido Lquido

Neblina (gua em r.: 01 + 04 + 32 = 37 ar) Pedra-pomes (ar em 2. A curva de solubilidade do KNO3 em funo da slica) Creme chantily (ar em creme)

Observao: Toda disperso coloidal que possui a gua como dispergente denominada hidrossol. Suspenso: So misturas heterogneas onde as partculas dispersas tm mais de 100nm de dimetro. Sendo possvel ver essas partculas a olho nu. Ex: gua e areia.

temperatura dada a seguir. Se a 20C misturarmos 50g de KNO3 com 100g de gua, quando for atingido o equilbrio teremos:

Exerccios
1. Sabendo-se que a solubilidade da sacarose : 204 g de sacarose/ 100 g de H2O (20 C) 220 g de sacarose/ 100 g de H2O (30 C) 250 g de sacarose so adicionados a 100 g de gua a 20 C. Depois de agitar o sistema suficientemente, mantida a temperatura constante, podemos afirmar que: (a) Toda a sacarose dissolve-se e a soluo obtida insaturada. (b) Toda a sacarose dissolve-se e a soluo obtida saturada. (c) 46 g de sacarose no se dissolvem, constituindo corpo de cho e a soluo sobrenadante saturada. (d) 46 g de sacarose no se dissolvem, constituindo corpo de cho e a soluo sobrenadante insaturada. 2. (UFBA) Na questo a seguir escreva nos parnteses a soma dos itens corretos. A tabela a seguir fornece os valores de solubilidade do cloreto de sdio e do hidrxido de sdio, em gua, a diferentes temperaturas. a) b) c) d) e) um sistema homogneo um sistema heterogneo apenas uma soluo insaturada apenas uma soluo saturada uma soluo supersaturada

3.

A 10C a solubilidade do nitrato de potssio de 20,0g/100g H2O. Caso seja adicionado 100g de gua 40g de nitrato de potssio a soluo ser classificada como: a) b) c) d) e) Diluda Supersaturada Saturada Concentrada Insaturada

solues permitem concluir: (01) Solues so misturas homogneas. (02) Soluo saturada uma mistura heterognea. (04) O hidrxido de sdio mais solvel em gua que o cloreto de sdio. (08) Solues concentradas so solues saturadas. (16) Quando se separa o soluto do solvente, obtm-se substncias diferentes daquelas que foram inicialmente misturadas. (32) Adicionando-se 145g de hidrxido de sdio a 100g de gua, a 20C, obtm-se um sistema bifsico, que, aps aquecido a temperaturas acima de 50C, apresenta-se monofsico. Soma ( )

www2.UEPA.br/PortalEducativo

Вам также может понравиться