Вы находитесь на странице: 1из 4

Cadnorma Professional 1.2 1.

Apresentao
Prezado Usurio, obrigado por adquirir o Cadnorma Pocket 1.2. O Cadnorma Pocket 1.2 que voc est recebendo em Pen-Drive o Cadnorma Professional (completo) com as ltimas atualizaes do programa. Esta verso permite que voc utilize o Cadnorma tanto no Pen-Drive quanto em um computador fixo. Assim, voc poder carregar seu Cadnorma "no bolso" a ainda ter um Cadnorma fixo em um computador da sua rede, que pode ser compartilhado com outros usurios. Isto torna voc independente do Pen-Drive para rodar o programa e permite que voc, ao mesmo tempo, tenha a mobilidade de lev-lo sem que seu escritrio tenha que suspender sua utilizao. Adicionalmente, voc poder sincronizar as bibliotecas do seu escritrio com o Pen-Drive e viceversa, mantendo seu mtodo de trabalho uniforme, bem como as bibliotecas de blocos, itens para levantamento de quantitativo e notas gerais. O Cadnorma Professional no Pen-Drive j vem ativado e voc poder simplesmente copi-lo para um computador e solicitar sua ativao, conforme ser explicado adiante, para us-lo de modo fixo. O Cadnorma Professional 1.2 no possui registro no Windows, nem programas executveis (.exe) ou DLLs e, portanto, pode ser usado individualmente em cada computador, mesmo em redes protegidas de corporaes ou escritrios de projetos. Para usar o Cadnorma Professional em diversos computadores em rede, no entanto, ser necessrio ter privilgios de administrador da rede, para efetuar compartilhamento e mapeamento de unidades. Manual: Voc encontrar no Pen-Drive o manual do programa em arquivo do Word (.doc). Este manual ainda no foi totalmente revisado para a nova verso. Porm, os fundamentos e metodologias de desenho descritas, que so o foco principal do manual, so idnticos para todas as verses e muito importante l-lo na ntegra, para tirar o melhor proveito possvel do softeare que voc adquiriu. No deixe de assistir aos vdeos que so freqentemente publicados no site do Cadnorma, pois eles so a maneira mais rpida de aprender a usar o programa. Opcionalmente, voc pode baixar os vdeos para assistir quando quiser e ser fonte de consulta e treinemento.

2. Cuidados com o seu Pen-Drive


Os Pen-Drives utilizados para instalao do Cadnorma so sempre de marcas conhecidas no mercado e de alta confiabilidade. No entanto, para uma melhor conservao do mesmo, observe atentamente os cuidados abaixo: No deixe seu Cadnorma Professional ao sol ou prximo a fontes de calor (dentro de porta-luvas, por exemplo).

Como a gravao de dados magntica, no deixe o seu Pen-Drive prximo a celulares (dentro da bolsa, por exemplo), caixas de som ou outros dispositivos magnticos. o mesmo cuidado que devemos ter com nossos cartes de crdito. Mantenha-o sempre longe de poeira. Principalmente, no retire o Pen-Drive do computador sem antes desabilit-lo no Windows (Remover Hardware com Segurana). Com este procedimento o computador desliga a energia da USB utilizada, impedindo que entre corrente para os contatos de dados, danificando-o. Este procedimento, alis, recomendvel para todo dispositivo USB. Evite utilizar o Pen-Drive do Cadnorma como unidade de trabalho, embora voc possa manter seus arquivos de dentro dele. No entanto, tome o cuidado para no lotar o PenDrive de Arquivos e acabar no tendo espao para acrescentar blocos na sua biblioteca do usurio. Alm disso, claro, o uso freqente do dispositivo ir reduzir sua vida til. Em hiptese alguma, apague ou edite arquivos do Cadnorma e de suas pastas.. Isto poder causar colapso no programa, impedindo-o de funcionar!

Se voc tiver qualquer problema, seja de software ou de hardware, entre em contato sempre pelo e-mail cadnorma@cadnorma.com.br ou ligue (21) 8841-1969.

3. Backup!
Na medida que voc for acrescentando blocos na biblioteca do usurio, incluindo itens no banco de dados de quantificao ou acrescentando suas Notas Gerais, alm claro de definir os seus padres de desenho (customizao do usurio), muito importante fazer um backup do seu Cadnorma Professional. Para isto, basta copiar toda a pasta Cadnorma para um dispositivo qualquer. Esta ser sua cpia de segurana, pois, em caso de problemas de hardware (o que provavelmente um dia acontecer, pois tudo tem uma vida til), voc poder recuperar seus dados.

4. Como usar o Cadnorma Professional em um computador, a partir do PenDrive?


Para usar o Cadnorma Professional em um computador qualquer, siga os passos abaixo:

1. Plugue o Pen-Drive no computador onde deseja utilizar o Cadnorma Pocket e identifique


o Drive Criado (ex. D:\).

2. No AutoCAD, digite appload (sem aspas) e tecle ENTER. 3. Navegue at a pasta Cadnorma dentro do Pen-Drive e selecione o arquivo
cnp_autocad.vlx. 4. Clique Load 5. Clique Close Com esse procedimento, o menu do Cadnorma ser compilado e o Cadnorma Professional j ser carregado dentro do seu AutoCAD. Observaes.: Para descarregar o Cadnorma do seu AutoCAD, clique no menu Cadnorma_P, selecione a opo Cadnorma Professional e depois Descarregar Cadnorma Professional. Se voc abrir o AutoCAD novamente e o Pen-Drive j estiver conectado, com a mesma letra (ex. D:\), o menu do Cadnorma j estar carregado e, caso voc tenha optado pelo seu carregamento automtico (comando PRF), as funes do Cadnorma j sero carregadas automaticamente. Se voc tiver carregado o Cadnorma Pocket em um computador e abrir o AutoCAD sem que o Pen-Drive esteja conectado,, aparecer uma mensagem dizendo que no encontrou o Cadnorma. Clique em ok e carregue o programa novamente, pelos procedimentos acima.

Se, ao conectar o Pen-Drive, ele for instalado em um novo dispositivo (ex. E:\), voc dever carregar o menu novamente, com os procedimentos descritos acima.

4. Instalar o Cadnorma Professional em um computador fixo?


Para usar o Cadnorma Professional em um computador fixo, basta copiar a pasta Cadnorma para a raiz de um dos drives do computador (ex.: C:\ ou D:\), de modo que o usurio veja a pasta C:\Cadnorma ou D:\Cadnorma, por exemplo. Esta instalao precisar ser ativada. Siga os procedimentos de carregamento descritos no item 4, usando o comando appload, s que carregando o arquivo cnp_autocad.vlx no computador local..

5. Como utilizar o Cadnorma Pocket em rede?


Para utilizar a funo Multipoint do Cadnorma Pocket em uma rede necessrio ter privilgios de administrador. Alm disso, todos os computadores devero estar operando com a mesma verso do AutoCAD. Para utilizar diversas verses do AutoCAD, ser necessrio adquirir o Cadnorma em Rede. A instalao desta funo bem simples, e feita basicamente por compartilhamento de rede, como descrito a seguir: 5.1. A partir do Pen-Drive:

1. Plugue o Pen-Drive em um dos computadores da rede onde deseja utilizar o Cadnorma e


identifique o Drive Criado (ex. D:\).

2. Compartilhe este drive na rede. Para isso, no Windows Explorer, clique com o boto
direito do Mouse sobre o drive criado e selecione Compartilhamento e Segurana. Se necessrio, solicite ajuda do administrador de rede. 5.1. A partir do Pen-Drive: Se voc copiou a pasta Cadnorma do Pen-Drive para o drive C:\, dever compartilh-lo da rede com os demais usurios. A mesma coisa se copiou para outro drive qualquer ex.: D:\). Este compartilhamento deve ser total (leitura e escrita). OBS:. Ao carregar o menu no AutoCAD a partir do Pen-Drive ou de outro computador, como dito anteriormente, o menu compilado, o que significa gravar arquivos no Pen-Drive. Para que isto seja possvel, necessrio que o compartilhamento da unidade de Pen-Drive na rede seja total para todos os usurios, ou seja, todos os usurios devero ter permisso para leitura e escrita. Isto significa que todos os usurios tero permisso par alterar a Biblioteca do Usurio, os itens do Banco de Dados para levantamento de quantitativos e tambm as Notas Gerais. Portanto, verifique a confiabilidade dos usurios antes de dar permisso. Na verso em rede do Cadnorma Professional possvel determinar quais usurios tem tais permisses para cada tarefa.

1. Para utilizar o Cadnorma Pocket no prprio computador onde o Pen-Drive foi plugado,
basta seguir o procedimento anterior.

2. Feito o compartilhamento, para utilizar o Cadnorma Pocket em outros computadores da


rede, necessrio Mapear uma Unidade de Rede. Para isso, no Windows Explorer do outro computador, clique no menu Ferramentas e selecione a opo Mapear Unidade de Rede.

3. Escolha uma Letra para direcionar para o Pen-Drive (A:, B:, E:, etc...) e, em seguida,
procura o compartilhamento feito no item 2 acima. Direcione o drive criado para a raiz do Pen-Drive (e no para a pasta Cadnorma, ok). 4. Por ltimo, basta abrir o AutoCAD e carregar o Cadnorma conforme a primeira explicao. Observaes:

Todas as observaes feitas para o uso em um computador so vlidas para a verso Pocket. Voc poder, a qualquer momento, alterar o computador onde o Pen-Drive est localizado, bastando mudar o compartilhamento e o direcionamento do drive de instalao. Como os arquivos de configurao so compartilhados, alguns padres instantneos de utilizao podero mudar. Por exemplo, se um usurio utilizar um determinado tipo de porta, quando um outro usurio for utilizar o programa de portas, a porta default, ou seja, a porta oferecida inicialmente ser a mesma que o ltimo usurio acessou (estou trabalhando para contornar este item, que dever sair na prxima atualizao). Este sistema projetado (por enquanto) para um pequeno nmero de usurios na rede (at 10, aproximadamente) e o funcionamento do Cadnorma em cada computador depender do funcionamento da rede. Continua disponvel o Cadnorma em Rede, onde cada computador tem seu prprio Cadnorma Instalado independentemente. Como o menu do Cadnorma "compilado" quando carregado em cada computador e o processo de "compiao" diferente para cada verso do AutoCAD, todos os computadores devero ter a mesma verso do AutoCAD.

6. Como atualizar o Cadnorma Pocket com os dados da rede?


Para atualizar o seu Pen-Drive com os dados armazenados no computador fixo, copie as pastas Blocos, Notas, Quant e Slides do Cadnorma mais atualizado para o mais antigo, sobrepondo os arquivos existentes. Tomo muito cuidado neste processo! Tenha a certeza de atualizar apenas uma mdia de cada vez, evitando perda de dados. E no se esquea de fazer backups peridicos.

7. Finalizando
O Cadnorma tem aplicao extremamente prtica e sempre foi desenvolvido com a colaborao dos usurios, enviando crticas, sugestes de funes ou bibliotecas, dentro de sua filosofia principal: "Para voc pensar mais em o seu projeto e menos no AutoCAD". Voc poder anunciar gratuitamente seus servios ou de sua empresa no site do Cadnorma, na pgina ClassifiCAD e, se quiser deixar sua opinio sobre o programa, acesse nosso Livro de Visitas. Agradeo imensamente por acreditar no meu trabalho e espero que o Cadnorma lhe seja til em todos os seus projetos, como tem sido para os mais de 11.000 usurios em mais de 500 cidades no Brasil e em outros pases de lngua portuguesa. Da minha parte, estarei sempre trabalhando no desenvolvimento de solues que atendam cada vez melhor as necessidades dos usurios. Atenciosamente, Denio Guimares Niteri, RJ www.cadnorma.com.br cadnorma@cadnorma.com.br (21) 8841-1969

Вам также может понравиться