Вы находитесь на странице: 1из 4

Cartografia

Cartografia (do grego chartis = mapa e graphein = escrita) a cincia que trata da concepo, produo, difuso, utilizao e estudo dos mapas. O vocbulo foi pela primeira vez proposto pelo historiador portugus Manuel Francisco Carvalhosa, 2. Visconde de Santarm, numa carta datada de 8 de Dezembro de 1839, de Paris, e endereada ao historiador brasileiro Francisco Adolfo de Varnhagen, vindo a ser internacionalmente consagrado pelo uso. Das muitas definies usadas na literatura, colocamos aqui a atualmente adaptada pela Associao Cartogrfica Internacional (ACI): Conjunto dos estudos e operaes cientficas, tcnicas e artsticas que intervm na elaborao dos mapas a partir dos resultados das observaes directas ou da explorao da documentao, bem como da sua utilizao A cartografia encontra-se no curso de uma longa e profunda revoluo, iniciada em meados do sculo passado, e certamente a mais importante depois do seu renascimento, que ocorreu nos sculos XV e XVI. A introduo da fotografia area e da deteco remota, o avano tecnolgico nos mtodos de gravao e impresso e, mais recentemente, o aparecimento e vulgarizao dos computadores, vieram alterar profundamente a forma como os dados geogrficos so adquiridos, processados e representados, bem como o modo como os interpretamos e exploramos.

Cartografia matemtica o ramo da cartografia que trata dos aspectos matemticos ligados concepo e construo dos mapas, isto , das projeces cartogrficas. Foi desenvolvida a partir do final sculo XVII, aps a inveno do clculo matemtico, sobretudo por Johann Heinrich Lambert e Joseph Louis Lagrange. Foram especialmente relevantes, durante o sculo XIX, os contributos dos matemticos Carl Friedrich Gauss e Nicolas Auguste Tissot. Cartometria o ramo da cartografia que trata das medies efetuadas sobre mapas, designadamente a medio de ngulos e direes, distncias, reas, volumes e contagem de nmero de objetos.

ndice
[esconder]

1 Os primeiros mapas 2 A Cartografia medieval 3 A Cartografia da Idade Moderna 4 Os mapas atuais 5 A cartografia histrica no Brasil 6 A cartografia temtica 7 Bibliografia 8 Ver tambm 9 Ligaes externas

[editar] Os primeiros mapas


A funo dos mapas prover a visualizao de dados espaciais e a sua confeco praticada desde tempos pr-histricos, antes mesmo da inveno da escrita. Com esta, dispomos de mapas em placas de argila sumrias e papiros egpcios. Na Grcia antiga, Aristteles e Hiparco produziram mapas com latitudes e longitudes. Em Roma, Ptolomeu representou a Terra dentro de um crculo.

[editar] A Cartografia medieval


Embora durante a Idade Mdia o conhecimento geogrfico tenha conhecido uma relativa estagnao na Europa ocidental, confinado ao domnio eclesistico, foram produzidos os mapas OT (orbis terrarum): um T composto pelas guas (Mar Mediterrneo, Mar Negro e rio Nilo), separando as terras (Europa, sia ocidental e Norte de frica), dentro de um O (o mundo). No mundo rabe, ao contrrio, desde 827 o califa Al Mamum havia determinado traduzir do grego a obra de Ptolomeu. Desse modo, atravs do Imprio Bizantino, os rabes resgataram os conhecimentos greco-romanos, aperfeioando-os.

[editar] A Cartografia da Idade Moderna


Com a reabertura comercial do Mar Mediterrneo, especialmente a partir do sculo XI, os mapas ganharam mais importncia, particularmente entre os rabes, que prosseguiram com o seu desenvolvimento. Em poucos sculos, os mapas de navegao martima, que passaram a ser grandemente valorizados na regio mediterrnica, associados aos progressos tcnicos representados pela bssola, pelo astrolbio e pela caravela, permitiram o processo das grandes navegaes, marcando a passagem para a Idade Moderna. Os portulanos introduziram a rosa-dos-ventos e motivos temticos passaram a ilustrar as lacunas do conhecimento geogrfico. A cartografia moderna conhece um progresso imenso com os Descobrimentos portugueses, de que so exemplo os primeiros mapas a escala mundial, de Pedro Reinel, Joo de Lisboa, Lopo Homem, entre outros conhecidos cartgrafos do incio do Sculo XVI. A compilao Portugaliae Monumenta Cartographica contm mais de 600 mapas desde 1485 at 1700. Essa capacidade foi progressivamente exportada para outros pases, nomeadamente Itlia, Frana ou Holanda, de que nos chegaram muito mais cpias. Mercator introduz uma projeo no cilndrica, que ir influenciar a cartografia seguinte.

[editar] Os mapas atuais

Moderno mapa ilustrado. Os mapas, antiga e tradicionalmente feitos usando material de escrita, a partir do aparecimento dos computadores e dos satlites conheceram uma verdadeira revoluo. Atualmente so confeccionados utilizando-se softwares prprios (Sistemas de Informao Geogrfica) (SIGs, CAD ou softwares especializados em ilustrao para mapas). Os dados assim obtidos ou processados so mantidos em base de dados. A tendncia atual neste campo um afastamento dos mtodos analgicos de produo e um progressivo uso de mapas interativo de formato digital. O departamento de cartografia da Organizao das Naes Unidas o responsvel pela manuteno do mapa mundial oficial em escala 1/1.000.000 e todos os pases enviam seus dados mais recentes para este departamento.

[editar] A cartografia histrica no Brasil


Os estudos de cartografia histrica, no Brasil, esto ligados ao processo histrico de confeco de mapas descritivos do seu territrio. Entre as instituies que se destacam neste segmento de estudo apontam-se:

Servio Geogrfico do Exrcito (DSG) Diretoria de Hidrografia e Navegao (Marinha do Brasil) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) Instituto Geogrfico e Cartogrfico (IGC)

[editar] A cartografia temtica


Na cartografia temtica temos convenes e smbolos cartogrficos que so smbolos e cores utilizados para representar os elementos desejados. Existe uma padronizao internacional de smbolos e cores para facilitar a leitura e interpretao dos mapas, em qualquer parte do mundo.

[editar] Bibliografia

ROBINSON, A. H.. Elements of Cartography (6th. ed.). New York: John Wiley & Sons, Inc., 1995.

DREYER-EIMBCKE, O. O descobrimento da Terra: histria e histrias da aventura cartogrfica. So Paulo: Ed. Melhoramentos EDUSP. 1992. HARLEY, J. B. A nova histria da cartografia. O Correio da Unesco, 19 (8): 49, 1991. LIBAULT, C. O. A. Geocartografia. So Paulo: Ed. Nacional/EDUSP. 1975. LOCH, R.E.N. Cartografia: representao, comunicao e visualizao de dados espaciais. Florianpolis: Editora da UFSC. 2006. MARTINELLI, M. Mapas da Geografia e Cartografia Temtica. So Paulo: Contexto. 2003. 112p. OLIVEIRA, C. Curso de cartografia moderna. Rio de Janeiro: Ed. IBGE. 1988. OLIVEIRA, C. Dicionrio Cartogrfico. Rio de Janeiro: IBGE. 1983. QUEIROZ FILHO, A. P. A escala nos trabalhos de campo e laboratrio. In: VENTURI, L.A.B. Praticando Geografia. So Paulo: Oficina de Texto. 2005, p.55-67. RAISZ, Erwin - Cartografia geral. Rio de Janeiro: Ed. Cientfica. 1969. ROBINSON, A.H,; MORRISON, J.L.; MUEHRCKE, P.C.; KIMERLING. A.J.; GUPTILL, S.C. Elements of Cartography. 6 edio. New York: John Wiley & Sons, 1995. HARLEY, J. B. A nova histria da cartografia. O Correio da Unesco, 19 (8): 49, 1991. LIBAULT, C. O. A. Geocartografia. So Paulo: Ed. Nacional/EDUSP. 1975. LOCH, R.E.N. Cartografia: representao, comunicao e visualizao de dados espaciais. Florianpolis: Editora da UFSC. 2006. MARTINELLI, M. Mapas da Geografia e Cartografia Temtica. So Paulo: Contexto. 2003. 112p. OLIVEIRA, C. Curso de cartografia moderna. Rio de Janeiro: Ed. IBGE. 1988. OLIVEIRA, C. Dicionrio Cartogrfico. Rio de Janeiro: IBGE. 1983. QUEIROZ FILHO, A. P. A escala nos trabalhos de campo e laboratrio. In: VENTURI, L.A.B. Praticando Geografia. So Paulo: Oficina de Texto. 2005, p.55-67. RAISZ, Erwin - Cartografia geral. Rio de Janeiro: Ed. Cientfica. 1969. DREYER-EIMBCKE, O. O descobrimento da Terra: histria e histrias da aventura cartogrfica. So Paulo: Ed. Melhoramentos EDUSP. 1992. HARLEY, J. B. A nova histria da cartografia. O Correio da Unesco, 19 (8): 49, 1991. LIBAULT, C. O. A. Geocartografia. So Paulo: Ed. Nacional/EDUSP. 1975. LOCH, R.E.N. Cartografia: representao, comunicao e visualizao de dados espaciais. Florianpolis: Editora da UFSC. 2006. MARTINELLI, M. Mapas da Geografia e Cartografia Temtica. So Paulo: Contexto. 2003. 112p. OLIVEIRA, C. Curso de cartografia moderna. Rio de Janeiro: Ed. IBGE. 1988. OLIVEIRA, C. Dicionrio Cartogrfico. Rio de Janeiro: IBGE. 1983. QUEIROZ FILHO, A. P. A escala nos trabalhos de campo e laboratrio. In: VENTURI, L.A.B. Praticando Geografia. So Paulo: Oficina de Texto. 2005, p.55-67. RAISZ, Erwin - Cartografia geral. Rio de Janeiro: Ed. Cientfica. 1969. ROBINSON, A.H,; MORRISON, J.L.; MUEHRCKE, P.C.; KIMERLING. A.J.; GUPTILL, S.C. Elements of Cartography. 6 edio. New York: John Wiley & Sons, 1995.

Вам также может понравиться