Вы находитесь на странице: 1из 2

01.

(PUC-RS) Qual das alternativas abaixo apresenta a informao que nos permite afirmar que a replicao do DNA semiconservativa? a) Durante a diviso da molcula original somente uma das fitas copiada; a outra permanece inativa. b) No incio do processo replicativo, forma-se um total de seis fitas de DNA. c) As duas fitas de DNA parental so copiadas, originando molculas filhas com somente uma das fitas. d) As enzimas que participam dos processos de replicao so somente de origem materna. e) No fim da replicao, cada uma das molculas resultantes apresenta a metade do nmero de pontes de hidrognio.

02. (Uespi-PI) Em um experimento, foi observado que, no DNA de um determinado organismo, o contedo de citosina era de 30%. Assinale na tabela abaixo a alternativa que indica corretamente os percentuais de guanina, adenina e timina. Guanina 15% 20% 30% 10% 35% Adenina 35% 25% 20% 10% 25% Timina 35% 25% 20% 10% 10%

a) b) c) d) e)

03. (Fuvest-SP) A hiptese de que os cloroplastos e as mitocndrias tenham surgido atravs de uma associao simbitica de um eucarioto primitivo com, respectivamente, bactrias fotossintetizantes e bactrias aerbicas reforada pelo fato de aquelas organelas celulares: a) serem estruturas equivalentes, com grande superfcie interna. b) apresentarem DNA prprio. c) estarem envolvidas, respectivamente, na produo e consumo de oxignio. d) apresentarem tilacides e cristas como as bactrias. e) serem encontradas tanto em organismos superiores como inferiores.

04. (Fuvest-SP) No DNA de um organismo, 18% das bases nitrogenadas so constitudas por citosina. Quais as porcentagens das outras bases desse DNA? Justifique sua resposta.

05. (Fuvest-SP) Organelas citoplasmticas que contm DNA: a) mitocndria e ribossomo b) mitocndria e cloroplasto. c) nuclolo e cloroplasto. d) lisossomo e ribossomo. e) ribossomo e cromossomo.

06. (Fuvest-SP) Bactrias foram cultivadas em um meio nutritivo contendo timina radioativa, por centenas de geraes. Dessa cultura, foram isoladas 100 bactrias e transferidas para um meio sem substncias radioativas. Essas bactrias sofreram trs divises no novo meio,

produzindo 800 bactrias. A anlise dos cidos nuclicos mostrou que dessas 800 bactrias: a) 100 apresentavam o DNA marcado, mas no o RNA. b) 200 apresentavam o DNA marcado, mas no o RNA. c) 400 apresentavam o DNA marcado, mas no o RNA. d) 200 apresentavam o DNA e o RNA marcados. e) todas apresentavam o DNA e o RNA marcados.

07. (UEL-PR) Em 2003 comemorou-se os 50 anos do modelo DNA, elaborado e proposto por Watson e Crick. Na poca, esses cientistas se basearam, principalmente, nas relaes entre as quantidades de bases nitrogenadas e o conseqente emparelhamento especfico entre elas, estabelecendo o modelo de dupla hlice para o DNA. Analisando a molcula de DNA de uma clula animal, constatou-se que 30% de suas bases nitrogenadas eram constitudas por citosina. Relacionando esse valor com o emparelhamento especfico das bases, assinale a alternativa que apresenta os valores encontrados para as demais bases nitrogenadas. a) 20% de adenina, 40% de timina e 10% de guanina. b) 20% de adenina, 20% de timina e 30% de guanina. c) 30% de adenina, 20% de timina e 20% de guanina. d) 30% de adenina, 10% de timina e 30% de guanina. e) 40% de adenina, 10% de timina e 20% de guanina.

08. (UFSCar-SP) O segmento de DNA humano que contm informao para a sntese da enzima pepsina um: a) caritipo. b) cromossomo. c) cdon. d) genoma. e) gene.

09. (FGV-SP) Considerando-se o total de bases nitrogenadas do DNA de uma espcie qualquer igual a 100, se nela existirem 15% de timina, qual ser a porcentagem das demais bases nitrogenadas?

10. (UFSCar-SP) Em nosso intestino delgado, as molculas de DNA (cido desoxirribonuclico) presentes no alimento so digeridas e originam: a) apenas aminocidos. b) fosfato, glicdio e bases nitrogenadas. c) glicdio, bases nitrogenadas e aminocidos. d) RNA transportador, RNA mensageiro e RNA ribossmico. e) tomos livres, de carbono, nitrognio, oxignio, hidrognio e fsforo.

GABARITO: 1234C C B T=32%; A=32%; C=18%; G=18% Pois T = A e C = G. 5- B 6789B B E

T=15%; A=15%; C=35%; G=35%. 10- B

Вам также может понравиться