Вы находитесь на странице: 1из 5

CBES

TRABALHO SOBRE DOENAS RELACIONADAS AO TRABALHO NA INDSTRIA

Curitiba 2011

CBES

TRABALHO SOBRE DOENAS RELACIONADAS AO TRABALHO NA INDSTRIA

Trabalho realizado pelo aluno, Rafael do Couto, , referente a matria do professor Geraldo, sobre mquinas e equipamentos.

Saturnismo

Saturnismo, ou plumbismo o nome dado intoxicao pelo chumbo. Ela afeta milhes de pessoas em todo o mundo como resultado da poluio ambiental, alm de outras espcies, como as aves aquticas. Em humanos, as principais fontes de intoxicao so as tintas que contm chumbo, baterias de automveis, pilhas, soldas, e emisses industriais. Em outras espcies, somam-se o chumbo usado em projteis para caada (que tambm so uma causa de saturnismo em humanos com projteis alojados) e como peso para linhas de pesca, que so ingeridos por peixes, por sua vez ingeridos pelas aves. Em humanos, a intoxicao pode levar a quadro clnico evidente ou a alteraes bioqumicas mais sutis. Os sintomas mais comuns so dores abdominais severas, lceras orais, constipao, parestesias de mos e ps e a sensao de gosto metlico. O exame fsico pode demonstrar a presena de uma linha de depsito de chumbo na gengiva e neuropatia perifrica. Outras alteraes incluem anemia (por porfiria secundria e inibio da medula ssea), disfuno renal, hepatite e encefalopatia (com alteraes de comportamento, reduo no QI).

Siderose

O termo siderose utilizado para caracterizar a deposio de ferro nos tecidos vivos. Habitualmente, diz respeito patologia que acomete os pulmes, resultante da inalao de partculas de ferro. Foi descrita primeiramente por Doig e McLaughlin, no ano de 1936, em um soldador de arco eltrico. Esta patologia comumente acomete trabalhadores expostos a atividades extrativas de minrio de ferro, produo de pigmentos naturais que contem xidos de ferro em pisos e tintas, metalrgicas, entre outras atividades similares. Em certas atividades, existe a risco da inalao de outro agente lesivo alm do ferro que, quando inalados em associao, resulta em uma leso pulmonar mista, como o caso da minerao de ferro, responsvel por liberar xido de ferro e slica, causando a denominada siderossilicose. Esta patologia normalmente no causa sintomas, sendo conhecida como pneumoconiose benigna, ou seja, uma doena pulmonar causada pela inalao de partculas de poeira que no resulta em muitos problemas para os seus portadores. Embora no se trata de uma patologia incomum, pouco descrita na literatura brasileira.

O diagnstico alcanado por meio de uma detalhada investigao do histrico do paciente, juntamente com a presena de um infiltrado micronodular difuso bilateral em associao com pneumonia lobar. A siderose pode ser evitada, mas habitualmente no tratada. Como grande parte dos portadores de siderose no apresentando sintomas, o indivduo continua exposto inalao de poeira de xido de ferro e nenhuma medida tomada. Todavia, quando houver a presena de outras afeces pulmonares , como o caso da silicose, pode ser necessria a realizao de tratamento. Nos casos em que o indivduo acometido por ambas as afeces concomitantemente, o paciente necessita fazer lavagem pulmonar, utilizando juntamente corticosterides ou outros medicamentos que auxiliam o paciente a respirar melhor.

Hidrargirismo O hidrargirismo ou mercurialismo metlico crnico ocupacional (MMCO) manifesta-se de forma aguda ou crnica aps exposio intensa ou prolongada a vapores de Hg no processo de trabalho (29). Apesar de menos pronunciada do que as alteraes causadas pelo chumbo, alteraes significativas no ABR tm sido observadas em casos de exposio ocupacional ao mercrio (18). Na dcada de 50, uma grave desordem neurolgica foi primeiramente reconhecida entre pessoas que viviam nas vizinhanas de Minamata, Japo. Na ocasio, mercrio em sua forma orgnica (metilmercrio) foi lanado ao mar por uma indstria qumica japonesa. A contaminao da fauna da baa de Minamata foi a causa direta da intoxicao humana, j que as comunidades vizinhas tinham como principal dieta, peixes e frutos do mar. Os habitantes contaminados desenvolveram um distrbio neurolgico que se tornou conhecido como doena de Minamata. Mais de 80% dos pacientes portadores de Doena de Minamata apresentavam perda auditiva (31). Estudos em animais revelaram perda de clulas ciliadas externas na espira mdia da cclea. Em humanos, em estgios iniciais e mdios da intoxicao pelo mercrio pode haver leso coclear comprometendo a regio apical da cclea, enquanto em estgios mais avanados a perda auditiva provavelmente resulta de leso neurolgica (5). Em casos srios de intoxicao pelo mercrio, a perda auditiva pode ser profunda (18). SHLOMO et al (32) avaliaram trabalhadores assintomticos expostos a mercrio e compostos organoclorados como tricloroetileno, percloroetileno e tricloroetano, expostos a nveis de exposio considerados seguros, com tempo de exposio mdia de 15 anos. Foram avaliados atravs da pesquisa dos potenciais evocados auditivos de tronco enceflico (ABR). Verificaram prolongamento anormal do intervalo interpicos I-III, sugerindo

comprometimento das vias auditivas centrais. O objetivo era verificar a utilidade do ABR em detectar efeitos subclnicos do mercrio e de organoclorados no sistema nervoso central de trabalhadores assintomticos, expostos a nveis seguros, ou seja, abaixo dos limites de exposio permitidos. Foram descritos 3 casos clnicos de trabalhadores expostos ao mercrio e os autores concluem que a leso auditiva e vestibular j se encontrava instalada, mesmo que os nveis biolgicos do metal no tivessem atingido valores significativos de intoxicao. Nestes casos, o exame clnico neurolgico encontrava-se normal, com ausncia dos sintomas e sinais clssicos do hidrargirismo, tais como tremores. Concluram que o comprometimento da audio e equilbrio aconteceria de forma precoce, numa fase subcl nica, na qual os parmetros biolgicos no so considerados crticos (33).

Вам также может понравиться