Вы находитесь на странице: 1из 3

Axiologia

Axiologia (do grego "valor" + "estudo, tratado") o ramo da filosofia que estuda os valores, etimologicamente significa "Teoria do valor", "estudo do valor" ou "cincia do valor". As definies mais comuns de axiologia so as seguintes:

ramo da filosofia que estuda os valores; cincia dos valores; padro dominante de valores em determinada sociedade.

Raros so aqueles que definem axiologia como "cincia dos valores". Tal definio descartada por socilogos e filsofos, como Nildo Viana, sendo o termo considerado insustentvel, j que tal cincia no existe concretamente e nem foi sistematizada intelectualmente. A definio mais comum de axiologia que ela um ramo da Filosofia que tem por objeto o estudo dos valores. Esta definio tambm descartada por Viana, pois para este pensador, a tica j o ramo da filosofia que se dedica ao estudo dos valores. Uma outra definio fornecida por Nildo Viana, segundo a qual axiologia seria o padro dominante de valores em determinada sociedade. Neste sentido, ele cria o termo antagnico de axionomia que expressa os valores autnticos dos seres humanos, ou seja, compatveis com a natureza humana. Diversos socilogos dedicaramse ao estudo dos valores, mas geralmente no utilizaram o termo axiologia, a no ser no sentido de ser sinnimo de "valorativo".

Dualismo
Dualismo uma concepo filosfica ou teolgica do mundo baseada na presena de dois princpios ou duas substncias ou duas realidades opostas e inconciliveis, irredutveis entre si e incapazes de uma sntese final ou de recproca subordinao. dualista por excelncia qualquer explicao metafsica do universo que suponha a existncia de dois princpios ou realidades no subordinveis e irredutveis entre si. Em filosofia, o dualismo ope-se s vrias formas de monismo, dentre as quais o fisicalismo e o fenomenismo. Refere-se relao matria-esprito, fundada sobre a afirmao de que os fenmenos mentais so exteriores ao mundo fsico.[1]

Ecletismo
Ecletismo ou Ecleticismo um mtodo cientfico ou filosfico que busca a conciliao de teorias distintas. Na poltica e nas artes, ecletismo pode ser simplesmente a liberdade de escolha sobre aquilo que se julga melhor, sem se a apegao a uma determinada marca, estilo ou preconceito. Pode ser considerado tambm uma reunio de elementos doutrinrios de origens diversas que no chegam a se articular em uma unidade sistemtica consistente. Abordagem filosfica que consiste na apropriao das melhores teses ou elementos dos diversos sistemas quando so conciliveis, em vez de edificar um sistema novo. Significado particular: Escola de Victor Cousin (1792-1867): o objectivo desta filosofia , segundo o seu autor, "discernir entre o verdadeiro e o falso nas diversas doutrinas e, aps um processo de depurao e separao atravs da anlise e da dialctica, reunilas num todo legtimo, com vista obteno de uma doutrina melhor e mais vasta."

Вам также может понравиться