Вы находитесь на странице: 1из 4

Sucesso legtima A sucesso legtima a deferida por lei, de acordo com a ordem de vocao hereditria, que o rol das

as pessoas que podem ser chamadas a ser sucessores, de acordo com a preferncia da lei. Art. 1829 A sucesso legtima quando, na falta de testamento, defere-se o patrimnio do morto a seus herdeiros necessrios e facultativos, convocados conforme relao preferencial da lei. Ordem de vocao hereditria um rol taxativo e preferencial. Os primeiros afastam os demais. O novo Cdigo alterou a ordem: I Descendentes: filhos, netos, bisnetos, etc., no tem limite, os mais prximos excluindo os mais remotos;; II Ascendentes: pais, avs, bisavs, sem limite, os mais prximos excluindo os mais remotos;; III Cnjuge sobrevivente: elevado pelo cdigo de 2002 condio de herdeiro necessrio, sendo chamado a suceder junto com os filhos; IV Colaterais at o quarto grau. A Fazenda Pblica no est mais na ordem de vocao. Recebe os bens, na ausncia de herdeiros, mas no herdeira. Quem recebe a Fazenda Municipal, do domiclio do autor da herana ou de onde estiverem os seus bens. Modos da sucesso legtima: Direito Prprio: sucede-se por direito prprio quando se herdeiro da classe chamada, ento o filho herda do pai por direito prprio. Direito de Representao: sucede-se por direito de representao quando se toma o lugar de herdeiro pr-morto (1.851) ou indigno da classe chamada (1.816); O dir. de representao tem origem no Direito Cannico e se justifica para proteger a famlia, trazendo herana o filho do herdeiro prmorto ou indigno, equilibrando o patrimnio entre os descendentes (1.855). No justo que um neto no herde do av apenas porque seu pai morreu primeiro (1.854). O filho do herdeiro renunciante no pode representar o pai (1.811). A representao exclusiva da sucesso legtima (o art. 1.851 usa a expresso a lei), pois na sucesso testamentria se o herdeiro morre, o legado ou herana no vai para seus filhos, mas sim volta ao esplio para beneficiar os herdeiros legtimos. S h representao na linha descendente em qualquer grau (1.852) ou na linha colateral at o terceiro grau (1.853, ex: Joo morre sem mulher, descendentes e ascendentes, ento sua herana vai para seus irmos; se um dos irmos j tiver morrido, seus filhos, sobrinhos de Joo, herdaro por direito de representao, 1.840) Direito de Transmisso: esse modo interessa Fazenda Estadual para fins tributrios, assim sucede-se por direito de transmisso quando se substitui o herdeiro pertencente classe chamada, depois da abertura da sucesso e ainda antes da concluso do inventrio (1.796); ex: Joo morre e durante o inventrio seu filho morre tambm, ento os netos viro suceder o pai e o av Joo, pagando dois impostos de transmisso (=bi-tributao), pois pelo princpio da saisine o patrimnio de Joo chegou a pertencer a seu filho antes de ir para os netos. Sucesso do descendente A sucesso dos descendentes se d de forma eqitativa. Pouco importa a origem da descendncia. A partilha realizada em partes iguais.

Filhos no sero discriminados independente de serem adotados, legitimados, legitimo ou ilegtimo Os descendentes podem suceder: Por cabea: Por direito prprio. d-se em partes iguais entre herdeiros da mesma classe, ex: Joo morre e seus trs filhos vo herdar por direito prprio e por cabea 33% do patrimnio de Joo, por serem seus parentes mais prximos. Por estirpe: Por representao, nos casos de indignidade, deserdao ou pr-morte. herda-se por estirpe para os que sucedem em graus diversos por direito de representao, ex: Joo morre e tem um filho pr-morto que deixou dois netos, ento seus dois filhos vivos vo herdar por direito prprio e por cabea 33% do patrimnio de Joo, enquanto cada um de seus netos vai herdar por direito de representao e por estirpe 16,5% desse patrimnio (1.835). Aqueles que descendem por estirpe esto representando algum. Sucesso do ascendente Na ausncia de descendente de qualquer grau, so os ascendentes chamados a suceder. Dos avs em diante, so separados por linhas de ascendncia. por linhas: a partilha por linhas s ocorre quando so chamados os ascendentes, ex: Joo morre sem descendentes e cnjuge, seus pais igualmente j morreram, mas a av paterna est viva, e o av e a av materna tambm. Ento caber metade av paterna e metade aos outros dois avs maternos ( 1 e 2 do 1.836). Sucesso do cnjuge sobrevivente Meao no herana, mas direito prprio decorrente de condomnio. Meao DIFERE de herana, o cnjuge tem direito a meao no regime da comunho parcial e universal. O cnjuge sobrevivente herda, independentemente da existncia de ascendentes e descendentes. herdeiro necessrio e permanente, desde que no esteja separado judicialmente, ou de fato, h mais de dois anos. Pode concorrer com os ascendentes ou com os descendentes. No caso de concorrer com os descendentes, observa-se a forma do art. 1832, combinado com o 1829, I. No h concorrncia se o cnjuge for casado com o falecido no regime de comunho universal, ou separao obrigatria, ou, se no regime de comunho parcial, no deixar bens particulares. Em havendo, sua quota ser igual de cada um dos descendentes, no podendo ser menor que a quarta parte da herana. No caso de concorrer com ascendentes, no h vedao de regime. Deve observar, apenas, o disposto no art. 1837. Se concorrer com ascendentes de primeiro grau, cabe-lhe 1/3 da herana. Caber a metade, se apenas um desses ascendentes for vivo. De igual forma, cabe a metade, se concorrer com ascendentes de grau maior. Alm disso, o direito real de habitao, qualquer que seja o regime de bens, relativamente ao imvel que tenha servido de residncia da famlia, ser vitalcio (art. 1831). 1) Regime da Separao Obrigatria: Art 1641 do CC . Casos. No vai haver meao nem vai haver herana para o cnjuge sobrevivente, porque a lei obrigatoriamente imps o regime da separao obrigatria de bens. 2) Regime da separao convencional de bens: O casal resolveu\decidiu optar por esse regime, os bens no se comunicam, no formam um condomnio. No tem meao, mas vai ter herana.

Ex.: A e B se casam, ela, rica e ele, pobre, A morrendo, B herda juntamente com os filhos. Isso acontece para manter o padro de vida. Se h divrcio, B no recebe nada. Art. 1687 do CC Regime da separao convencional. 3) Regime da Comunho parcial : o regime mais comum. Existe meao apenas dos bens adquiridos onerosamente na constituio/durao do casamento e herana dos bens anteriores ao casamento (bens particulares), ou dos bens adquiridos gratuitamente (doao, herana do pai sogro(a) do sobrevivente) durante o casamento. Por exemplo: A e B juntaram patrimnio de 10, mas A antes de casar tinha um patrimnio particular de 50, e de herana 50 do pai dele, sogro de B. Esses so bens particulares de A, somando: 100. Se A morre, B recebe 5 de meao (direito prprio) e herda com os filhos (direito sucessrio) os 100 equivalentes aos bens particulares de A. Atravs de testamento, no se pode excluir o cnjuge, que herdeiro necessrio, mas pode-se diminuir o que ele vai receber, no tocante aos bens particulares. Art. 1658 e 1659 do CC. Assim, se o casamento est desgastado mas A no quer se divorciar, deve testar em favor dos filhos para diminuir o quinho que B vai receber. 4) Regime da Comunho Universal : Temos a meao de tudo, no precisa herdar nada, porque os bens particulares j integram o patrimnio do casal. Art. 1667 do CC. - casal sem descendentes: Se o casal no tem filhos, o cnjuge sobrevivente herda sempre concorrendo com ascendentes, independentemente do regime de bens, isto porque a lei no faz ressalva. Sucesso do companheiro sobrevivente Observa o disposto no art. 1790. Art. 1.790. A companheira ou o companheiro participar da sucesso do outro, quanto aos bens adquiridos onerosamente na vigncia da unio estvel, nas condies seguintes: I - se concorrer com filhos comuns, ter direito a uma quota equivalente que por lei for atribuda ao filho; II - se concorrer com descendentes s do autor da herana, tocar-lhe- a metade do que couber a cada um daqueles; III - se concorrer com outros parentes sucessveis, ter direito a um tero da herana; IV - no havendo parentes sucessveis, ter direito totalidade da herana. Alm da meao, oriunda da presuno legal do regime de comunho parcial, o companheiro herdar, dentre os mesmos bens que entram na meao (bis in idem), de forma proporcional existncia de descendentes, ascendentes ou colaterais. Concorrendo com filhos comuns, o companheiro ter direito a uma quota equivalente Concorrendo com descendentes s do autor da herana, ter direito metade do que couber a cada um daqueles. Concorrendo com outros parentes sucessveis, ter direito a 1/3 da herana. No havendo parentes sucessveis, ter direito totalidade da herana. O direito real de habitao vai at a morte, ou a constituio de nova entidade familiar Sucesso dos colaterais

A sucesso dos colaterais vai at o quarto grau. O colateral mais prximo afasta o mais remoto. Essa regra no conflita com o direito de representao. Concorrendo irmos bilaterais e unilaterais, aqueles herdam o dobro destes. Isto no inconstitucional, pois no uma regra que discrimine filhos legtimos de ilegtimos. No se pode igualar os desiguais, irmos unilaterais nunca sero como os bilaterais ou germanos Se concorrerem, na mesma herana, filhos de irmos bilaterais, com filhos de irmos unilaterais, cabe queles o dobro do que couber a estes.

Вам также может понравиться