Вы находитесь на странице: 1из 4

Fsica Aplicada a Arquitetura ARQ 308 Prof. Ms.

Anderson Luiz Ellwanger

Leis de conservao
Trabalho mecnico. Quando aplicamos uma fora e est faz deslocar um corpo, ento dizemos que houve um trabalho mecnico. Na figura abaixo podemos observar isto.

Do ponto de vista operacional, o trabalho no depende do tempo, mas se desejarmos esta dependncia, basta calcularmos a potncia que ser calculada usando a expresso:
Alm do watt, usa-se com frequncia as unidades: 1kW (1 quilowatt) = 1000W 1MW (1 megawatt) = 1000000W = 1000kW 1cv (1 cavalo-vapor) = 735W 1HP (1 horse-power) = 746W

Obs.: Trabalho igual a Variao de energia. Exemplos. 1) Uma fora de intensidade 30N aplicada a um bloco formando um ngulo de 60 com o vetor deslocamento, que tem valor absoluto igual a 3m. Qual o trabalho realizado por esta fora? 2) Qual a potncia mdia que um corpo desenvolve quando aplicada a ele uma fora horizontal com intensidade igual a 12N, por um percurso de 30m, sendo que o tempo gasto para percorr-lo foi 10s? 3) Uma empilhadeira eltrica transporta do cho at uma prateleira, a uma altura de 6,0m do cho, um pacote de 120kg. O grfico ilustra a altura do pacote em funo do tempo. A potncia aplicada ao corpo pela empilhadeira : Dado: g = 10m/s2

Impulso
a grandeza fsica que relaciona a fora que atua sobre um corpo e o intervalo de tempo que ela atua sobre o mesmo. Imagine a situao ilustrada abaixo,onde se tem a atuao de uma fora constante durante um determinado intervalo de tempo, t = tf ti, sobre um bloco de massa m.
Fora sobre um bloco de massa m

O produto dessa fora constante pelo intervalo de tempo de aplicao da mesma chamado de Impulso, e representado pela letra I. O impulso uma grandeza vetorial, possui mdulo, direo e sentido. Em mdulo, a equao que determina o impulso pode ser escrita da seguinte forma:

I = F t
No Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade do impulso o newton vezes segundo N.s.

Quantidade de Movimento Momento linear.


Imagine um corpo de massa m, que num determinado instante t possua velocidade V, por definio a quantidade de movimento o produto entre essas duas grandezas, massa e velocidade. Como a velocidade uma grandeza vetorial, por consequncia a quantidade de movimento tambm , e em mdulo ela pode ser vista da seguinte forma:

Q=mv
A unidade de quantidade de movimento no Sistema Internacional de Unidades o kg. m/s.

Teorema Impulso
O teorema do impulso diz que: o impulso da resultante das foras que atuam sobre um corpo, num determinado intervalo de tempo, igual variao da quantidade de movimento do corpo no mesmo intervalo de tempo, matematicamente fica:

I = Qf - Qi

Onde Qf a quantidade de movimento final e Qi a quantidade de movimento inicial.


Extrado de: http://www.brasilescola.com/fisica/impulso-e-quantidade-de-movimento.htm

Conservao da quantidade de movimento.


Exemplo: Considere um carro pequeno com massa 500 kg com velocidade de 20 m/s e um caminho com massa 3000 kg com velocidade tambm de 20 m/s, que esto se movimentando em sentidos contrrios (10.3). Em um determinado instante, eles colidem frontalmente. Perguntas: o carro exerce fora maior sobre o caminho ou vice-versa? Se os dois ficarem acoplados aps a coliso, qual ser a velocidade do conjunto ?

Carro e caminho se movimentando em sentidos contrrios, mesma direo e com velocidades iguais

Outras aplicaes. Fogos de artifcio.

Extrada de: http://futurelab.com.br/site/laboratorio-inovacao/fogos-de-artificios-com-deteccao-de-click/

Disparo de arma de fogo:

Extrada de : http://vozdabarra.com.br/site/adolescente-dispara-contra-lavrador-no-bairro-colina-em-barra-de-sao-francisco/

Exerccios: 1. Um jovem escorrega por um tobog aqutico, com uma rampa retilnea, de comprimento L, como na figura, sem impulso, ele chega ao final da rampa com uma velocidade de cerca de 6 m/s. Responda: a) Se o sistema for conservativo, qual a altura da rampa ? b) Se o angulo de inclinao for de 45 graus, qual o comprimento do tobog ? c) Se o sistema for no conservativo e dissipe 40 % da energia e usando a altura calculada na letra a qual a velocidade que o jovem atinge a base do tobog ? d) Para que essa velocidade passe a ser de 12 m/s, mantendo-se a inclinao da rampa, e considerando o sistema como ideal, ou seja, sem dissipar energia, ser necessrio que o comprimento dessa rampa passe a ser aproximadamente quanto?

2. Uma bola de tnis, de massa m=200g e velocidade v1=10 m/s, rebatida por um jogador, adquirindo uma velocidade v2 de mesmo valor e direo que v1, mas de sentido contrrio. a) Qual foi a variao da quantidade de movimento da bola? b) Supondo que o tempo de contato da bola com a raquete foi de 0,01 s, qual o valor da fora que a raquete exerceu sobre a bola (admitindo que esta fora seja constante)?

Вам также может понравиться