Вы находитесь на странице: 1из 2

SOS Portugus

Este espao destina-se a professores e alunos do ensino secundrio da disciplina de Portugus do CMB. A inteno proporcionar um espao de interaco e uma outra estratgia para apoiar os alunos.

A Estrutura da Obra - Mensagem

A Mensagem encontra-se dividida em trs partes, cada uma delas subdividida noutras. Esta tripartio simblica e tem como base o facto de as profecias se realizarem trs vezes, ainda que de modo diferente e tempos diferentes. Corresponde evoluo do Imprio Portugus que, tal como o ciclo da vida, passa pelo nascimento, realizao e morte. Todavia, esta morte no poder ser entendida como um fim definitivo, visto que a morte pressupe uma ressurreio. Esta ressurreio culmina com o aparecimento de um novo imprio, desta vez no terreno, mas sim espiritual e cultural, a fim de atingir a paz universal ("E a nossa grande Raa partir em busca de uma ndia nova, que no existe no espao, em naus que so construdas daquilo de que os sonhos so feitos" - Fernando Pessoa).

Fernando Pessoa, que desejava ser um criador de mitos, apela ao mito sebastianista, vinda de um messias que viria cumprir Portugal. Assim, o Encoberto (D. Sebastio) foi o escolhido para realizar o sonho do Quinto Imprio. Esta tarefa s seria cumprida com muita determinao, loucura e sonho que to bem caracterizam D. Sebastio ("Louco, sim, louco, porque quis grandeza", em D. Sebastio, Rei de Portugal).

Cada uma das partes da Mensagem comea com uma expresso latina, adequada parte simblica a que pertence. Fernando Pessoa inicia a obra com a expresso latina Benedictus Dominus Deus noster que dedit nobis signum ("Bendito o Senhor

Nosso Deus que nos deu o sinal") que nos remete para o carcter simblico e messinico da Mensagem.

A 1 parte - Braso - faz desfilar os heris lendrios ou histricos, desde Ulisses a D. Sebastio, ora invocados pelo poeta, ora definindo-se a si prprios. O poeta comea por fazer a localizao de Portugal na Europa e em relao ao Mundo, salientando a sua magnitude; apresenta a definio de mito (de modo paradoxal, "O mito o nada que tudo"), realando o seu valor na construo da realidade; apresenta ainda o povo portugus como o construtor do imprio martimo, assim como revela os predestinados, responsveis pela construo do pas.

A 2 parte - Mar Portugus - apresenta poesias inspiradas na nsia do Desconhecido e no esforo herico da luta com o Mar. nesta parte que o poeta salienta a grandeza do sonho convertido em aco, unificando o acto humano e o Destino traado por Deus. Surge cabea desta parte o poema "O Infante", para vincar a relao entre o poder de Deus na criao, o Homem como agente intermedirio e a obra como resultado de toda esta relao lgica ("Deus quer, o homem sonha, a obra nasce"). Os outros poemas evocam as glrias e as tormentas passadas ao concretizar-se o sonho dos Descobrimentos.

A 3 parte - O Encoberto - apresenta o actual Imprio moribundo, Portugal bao "a entristecer", pois "Tudo incerto e derradeiro. / Tudo disperso, nada inteiro." (Nevoeiro). Face a esta constatao, o poeta considera que chegou a hora de despertarmos para a nossa misso: a constituio de um Quinto Imprio, um reino de liberdade de esprito e de redeno ( Portugal, hoje s nevoeiro... / a Hora! ", em "Nevoeiro"). A Mensagem termina com a expresso latina Valete Fratres ("Felicidades, irmos"), um grito de felicidade e um apelo para que todos lutem por um novo Portugal

Вам также может понравиться