Вы находитесь на странице: 1из 10

Acidente do trabalho.

Empregador que no emite a CAT deve indenizar trabalhador pelos prejuzos


Desligar o modo marca-texto

Elaborado em 06.2004.

Luiz Salvador advogado trabalhista no Paran, diretor para assuntos legislativos da ABRAT, integrante do corpo tcnico do DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) A jurisprudncia trabalhista atravs de diversos julgados foi sedimentando um entendimento conservador e prejudicial ao trabalhador por considerar infrao meramente administrativa os descumprimentos das normas de segurana e proteo sade do trabalhador, bem como dos desrespeitos ao art. 168 da CLT, que traa critrios objetivos para se considerar vlido um ato de resciso contratual, no geral desrespeitado por muitos empregadores. Esse entendimento equivocado acabou por contribuir para que o Brasil persista em figurar no rol dos paises considerados com o maior numero de acidentes e doenas do trabalho e a um custo social insuportvel na casa dos 20 bilhes de reais ano, em prejuzo do trabalhador, da prpria empresa, do governo e da prpria sociedade. Mas esse quadro comea a mudar. O prprio TST est revendo o seu entendimento, passando a julgar de modo diferente, como se constata por alguns de seus ltimos julgados, onde passou a condenar o empregador omisso a indenizar o trabalhador pelos prejuzos sofridos e em observncia legislao brasileira que incorporou a infortunstica do trabalho. A preocupao de nossas autoridades com a quantidade imensurvel de acidentados muitos como vtimas fatais em acidente do trabalho levou o legislador constituinte a alar a nvel constitucional as normas de sade, higiene e segurana do trabalho, j prevista na legislao ordinria, de h muito, pela Consolidao das Leis do Trabalho, CLT, nos artigos 154 e seguintes, Captulo V, da Segurana e da Medicina do Trabalho. Nesse sentido tambm de se destacar o disposto na Lei n. 8.080 ao dispor sobre as condies para a promoo, proteo e recuperao da sade, a organizao e o

funcionamento dos servios correspondentes s respectivas garantias legais:


"Art. 2 - A sade um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condies indispensveis ao seu pleno exerccio. 1 - O dever do Estado de garantir a sade consiste na formulao e execuo de polticas econmicas e sociais que visem reduo de riscos de doenas e de outros agravos e no estabelecimento de condies que assegurem acesso universal e igualitrio s aes e aos servios para a sua promoo, proteo e recuperao. 2 - O dever do Estado no exclui o das pessoas, da famlia, das empresas e da sociedade. Art. 3 - A sade tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentao, a moradia, o saneamento bsico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educao, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e servios essenciais; os nveis de sade da populao expressam a organizao social e econmica do Pas. Pargrafo nico. Dizem respeito tambm sade as aes que, por fora do disposto no artigo anterior, se destinam a garantir s pessoas e coletividade condies de bem-estar fsico, mental e social" (Lei 8080, publicada no DOU de 20.09.1990).

Com a Carta Cidad de 1988, este direito basilar do ser humano, como norma de ordem pblica o do direito vida e sade, como tambm o direito dignidade do cidado a trabalhar em um ambiente equilibrado, salutfero, onde encontre dignidade e no a morte foi, tambm, alado garantia constitucional: a)- direito sade:
"A sade direito de todos e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio as aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao" (CF, ART. 196).

b)- direito ao meio ambiente equilibrado:


"Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes" (CF, art. 225, caput).

Ainda a legislao nacional protetora da vida, da sade do cidado e em especial do trabalhador, instituiu ao empregador a obrigao a encargo do empregador, o seguro protetivo estatal LDRAT (antigo SAT), para financiar o benefcio de aposentadoria especial ou daqueles concedidos em razo do grau de incidncia de incapacidade laborativa decorrente dos riscos ambientais do trabalho, a par da obrigao das medidas tendentes reduo dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de sade, higiene e segurana, sem excluir a indenizao a que est obrigado, quando incorrer em dolo ou culpa (CF, art. 7, incisos XXII e XXVIII).

Neste sentido, j decidiu o TRT da Terceira Regio:


"RISCOS AMBIENTAIS. A preocupao com a sade e segurana do trabalhador no Brasil, talvez motivada pela expectao diuturna de imenso nmero de vtimas fatais em acidente do trabalho, motivou o legislador constituinte a alar a nvel constitucional as normas de sade, higiene e segurana do trabalho, obrigando o patro a adotar medidas tendentes a garantir a integridade fsica do trabalhador. Dessa forma, cabe ao empregador, mormente aquele que explora atividade que oferece risco sade e segurana do empregado, como no caso da reclamada, informar seus empregados dos riscos a que esto expostos e sobre as formas de preveno, oferecendo-lhe o treinamento adequado para o desenvolvimento de seus misteres dentro da empresa. Alis, o direito informao dos empregados sobre os riscos da operao que realizam e de sua participao nos mecanismos de proteo contra acidentes foi objeto de vrias Convenes da OIT ratificadas pelo Brasil, dentre elas as de n. 148, 155 e 161, encontrando, tambm, previso na NR 9, da Portaria n. 3.214/78 do MTb. E demonstrando que o assunto deveras preocupante, foi institudo, em 1992, o Mapa de Riscos Ambientais, em que a CIPA, em colaborao com o SESMT, aps ouvir os trabalhadores de todos os setores, elabora o referido mapa de riscos, identificando os existentes em cada local de trabalho, o qual deve ser afixado de forma visvel e de fcil acesso para o trabalhadores, onde devero ser descritos os riscos, fsicos, qumicos, biolgicos, ergonmicos e de acidente, tendo sido institudo, em 1994, o Programa de Preveno de Riscos Ambientais, tudo com objetivo de resguardar a sade e a integridade fsica dos trabalhadores. Inobstante a existncia de todas essas normas, o que se verifica dos autos que a reclamada no est muito afinada com os avanos na rea de segurana do trabalho e, muito menos, com a obrigao que a constituio e a lei lhe atriburam no particular. Explorando a empresa-r atividade de risco sade do trabalhador, tanto que culminou com a morte prematura do autor (19 anos de idade), a ela incumbia implementar meios de reduzir os riscos de acidente do trabalho, propiciando a seus empregados trabalharem em condies dignas, saudveis e seguras. No entanto, a prova dos autos revela justamente o contrrio, pois, no local onde foi encontrada morta a vtima, no havia qualquer sinalizao sobre o perigo de asfixiamento por flocos de espuma moda, demonstrando ainda a prova oral que, no local onde ocorreu o acidente, havia espuma na altura de trs metros, tornando a operao arriscada, mesmo porque no possua o compartimento janelas ou portas, mas pequenas aberturas, o que, sem dvida, dificultou o salvamento do de cujus ou mesmo o pedido de socorro. Nesse contexto, nota-se que a reclamada agiu com culpa no infortnio sofrido pelo autor e ainda que se argumente sua ocorrncia em grau leve, sua responsabilizao impe-se, considerando que at a culpa levsssima gera responsabilizao civil. Confira-se, a propsito, a lio do ilustre magistrado Sebastio Geraldo de Oliveira

em sua brilhante obra Proteo Jurdica Sade do Trabalhador, 3 edio, LTr, pp. 228/229: Como se v, foi ampliado consideravelmente o entendimento da Smula n. 229/STF, que s deferia indenizao no caso de dolo ou culpa grave. Agora, havendo culpa do empregador ou de outrem, de qualquer grau, mesmo na culpa levssima, o acidentado faz jus reparao. ACIDENTE DO TRABALHO - RISCOS AMBIENTAIS - DIREITO DE INFORMAO - OMISSO DO EMPREGADOR - RESPONSABILIDADE CIVIL" (TRT-RO8666/00 - 2 T. - Rel. Juza Maristela ris da Silva Malheiros - Publ. MG. 23.05.01) "RESPONSABILIDADE CONTRATUAL E LEGAL DO EMPREGADOR Incorre em culpa o empregador que altera o contrato de trabalho de empregado (desvio de funo) para desloc-lo para exercer a funo de vigia em canteiro de obras, sem observar a exigncia de prvia qualificao para o exerccio desta atividade. Sobrevindo a morte do empregado (homicdio) no exerccio da funo, deve o empregador indeniz-lo, nos termos do inciso XXVIII do art. 7/CF. Apelo provido para condenar o recorrido a pagar recorrente danos morais e materiais, tudo sem prejuzo da constituio de um capital, que deve ser depositado em conta judicial com correo monetria e disposio do juzo, para garantir o pagamento da penso mensal alimentcia decretada neste juzo, na eventualidade de inadimplncia. DANOS PROVENIENTES DE ACIDENTE DO TRABALHO - INCISO XXVIII DO ART. 7/CF - MORTE - HOMICDIO CONSUMADO POR TERCEIRO DURANTE A JORNADA LABORAL - RESPONSABILIDADE CONTRATUAL E LEGAL DO EMPREGADOR PERANTE O INFORTNIO - INDENIZAO POR DANOS MORAIS E MATERIAIS". (TRT-RO-6106/00 - 4 T. - Rel. Juiz Antnio lvares da Silva - Publ. MG. 07.10.00)

Exsurge diante desses preceitos legais que dever do empregador a emisso da CAT, Comunicao de Acidente do Trabalho at o 1 (primeiro) dia til seguinte ao da ocorrncia e, em caso de morte, de imediato, autoridade competente, sob pena de multa varivel entre o limite mnimo e o limite mximo do salrio-de-contribuio, sucessivamente aumentada nas reincidncias, aplicada e cobrada pela Previdncia Social "(Lei 8.213/91, art. 22, caput). De se ponderar que a obrigao da emisso ocorre igualmente, mesmo em caso de dvida:
"A CAT deve ser emitida mesmo nos casos em que no acarrete incapacidade laborativa para fins de registro e no necessariamente para o afastamento do trabalho. Segundo o artigo 336 do Decreto n 3.048/99, "para fins estatsticos e epidemiolgicos, a empresa dever comunicar o acidente de que tratam os artigos 19, 20, 21 e 23 da Lei n 8.213, de 1991". Dentre esses acidentes, se encontram includas as doenas do trabalho nas quais se enquadram as LER/DORT" (IN N 98 INSS/DC, DE 05 DE DEZEMBRO DE 2003 DOU DE 10/12/2003).

Muitos empregadores para justificar sua omisso na sua obrigao principal de emitir a

CAT tm sustentado a ilegalidade de sua exigncia por normas regulamentadoras ao argumento de que protegidos estariam pelo disposto no art. 5 da Constituio Federal, inciso II ao dispor genericamente: "ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei". Esse dispositivo utilizado no tem aplicao no caso de omisso patronal em emitir a CAT, porque: a)- a sua exigncia decorre de texto expresso de lei, dispondo que ser obrigatria a notificao das doenas profissionais e das produzidas em virtude de condies especiais de trabalho, comprovadas ou objeto de suspeita, de conformidade com as instrues expedidas pelo Ministrio do Trabalho" (CLT, art. 169). b)- a norma regulamentadora que tambm exige a sua emisso pelo empregador, como responsabilidade principal, mesmo a novel Instruo Normativa 98/2003 tem fora de lei, ao fundamento do que dispe a prpria CLT nos artigos 154 e seguintes, sujeitando as empresas ao cumprimento de outras disposies previstas em regulamentos e ou normas de segurana e sade, sendo que o prprio art. 155 j por si prprio, dentre os demais dispositivos seguintes, j por si prprio incumbe o Ministrio do Trabalho a estabelecer normas sobre a aplicao dos preceitos deste Captulo, especialmente os referidos no art. 200:
"Cabe ao Ministrio do Trabalho estabelecer disposies complementares s normas de que trata este Captulo, tendo em vista as peculiaridades de cada atividade ou setor de trabalho, especialmente sobre: (Redao do "caput" dada pela Lei n. 6.514, de 22.12.1977 - DOU de 23.12.1977). I - medidas de preveno de acidentes e os equipamentos de proteo individual em obras de construo, demolio ou reparos" (CLT, art. 200).

Tambm de forma supletiva, no caso de recusa do empregador em cumprir com sua obrigao principal, negando-se a emitir a CAT, esta pode tambm poder ser preenchida o prprio acidentado, seus dependentes, a entidade sindical competente, o mdico que o assistiu ou qualquer autoridade pblica, no prevalecendo nestes casos o prazo previsto no caput do artigo (Lei 8.213/91, art. 22, 2 ). Apesar disso, de todos consabido que se a CAT for emitida pelo empregador o INSS concede o benefcio "auxlio-doena acidentrio" (B91). Mas se a CAT for formalizada pelo prprio acidentado e ou pelas demais pessoas e ou entidades autorizadas, o benefcio que poder ser e ou no concedido pelo rgo previdencirio apenas o auxlio-doena (B32). E passados, 90 dias, no mximo, como regra geral, o benefcio suspenso, o trabalhador liberado para retornar ao emprego, caso ainda no tenha sido despedido, o que tem permitido que as empresas j possam dispensar o empregado, mesmo que esteja doente e lesionado, como tem ocorrido, trocando o empregado infortunado por outro empregado ainda gozando de boa sade e de menor custo operacional. Essa prtica j costumeira, mesmo nas empresas transnacionais, cria um quadro

desolador no pas. Milhares de trabalhadores, mesmo doentes e lesionados, so despejados no mercado de trabalho, sem possibilidade de se conseguir nova ocupao, porque a doena contrada em servio, no emprego anterior, facilmente demonstrada nos exames admissionais a que se submetem os trabalhadores, o que no ocorre com o mesmo rigor nas despedidas, em que os exames demissionais so, no geral, superficiais, sem atendimento sequer das exigncias e condies estabelecidas pelo art. 168 da CLT, bem como da Norma Regulamentadora n 7 Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional (Portaria n 8, de de 08.05.1996), para que o ato resilitrio pudesse ser considerado vlido. Infelizmente, colaboram para que essas irregularidades sejam praticadas os prprios mdicos, sendo que muitos deles trabalham, ou subordinados ao comando do empregador dentro da prpria empresa, e ou mesmo fora em convnios, mas negando-se a cumprir o juramento que prestaram (hipcrates), sujeitando-se, grande parte desses profissionais da sade, em favor dos interesses financeiros das empresas que no cumprem com sua responsabilidade social, onde entra em conflito as necessidades de observao das normas legais de segurana e medicina do trabalho com a prevalncia na perseguio desenfreada pelo lucro, na busca da desenfreada pelo atingimento dos objetivos a serem alcanados: maior produtividade, maximizao dos lucros e ao menor custo operacional possvel. E as razes das recusas de no emisso da CAT pelos empregadores so conhecidas e dentre outras, citamos: a)- obrigao de continuar depositando o FGTS enquanto o empregado estiver com o contrato suspenso; b)- garantia de emprego at um ano aps a suspenso do benefcio acidentrio do art. 118 da Lei 8.213/91; c)- elevao dos custos operacionais por incidncia de uma alquota maior, em razo do reconhecimento dos riscos existentes na empresa de infortnios, institudos pela Lei 8.212/91, que pelo art. 22, obrigada a recolher sobre a folha de pagamento de 1,0%, 2,0% e 3% (trs por cento) para as empresas em cuja atividade preponderante esse risco seja considerado grave. Tais contribuies se referem ao antigo SAT e atualmente LDRAT e destinadas ao financiamento dos benefcios concedidos em razo do grau de incidncia de incapacidade laborativa decorrente dos riscos ambientais do trabalho. Cabe ressaltar que diante dos abusos j consabidos dessas subnotificaes, o governo preocupado com a tragdia dessas despedidas de trabalhadores doentes e lesionados, sem emisso da CAT, onerando a previdncia e a prpria sociedade, alterou os critrios para o recolhimento das referidas alquotas, que doravante podero ser menores e ou maiores, como se extrai do exame da Lei n 10.666, DE 08 DE MAIO DE 2003 (DOU de 09/05/2003) que permite uma reduo no pagamento das alquotas institudas em at 50% e ou num acrscimo em at 100%, em razo do desempenho da empresa em relao respectiva atividade econmica, apurado em conformidade com os resultados obtidos a

partir dos ndices de freqncia, gravidade e custo, calculados segundo metodologia aprovada pelo Conselho Nacional de Previdncia Social" (art. 10 da Lei n 10.666/03). As respectivas alquotas dessa contribuio previdenciria relativa ao LDRAT (antigo SAT) integram a contribuio previdenciria devida pelo empregador. Neste sentido, j decidiu o Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais:
"AGRAVO DE PETIO CONTRIBUIO PREVIDNCIRIA ALQUOTA SAT A alquota a ser observada relativamente ao sat (seguro contra acidente do trabalho), parcela que integra a contribuio previdenciria devida pelo empregador, aquela correspondente ao enquadramento da empresa poca em que o reclamante lhe prestava servios, nos termos do anexo V do regulamento da previdncia social (decreto 3048/99), no importando se posteriormente houve alterao nas atividades empresariais que pudessem modificar o grau de risco de acidentes". (TRT 3 R. AP 1173/03 1 T. Rel. Juiz Marcus Moura Ferreira DJMG 16.05.2003 p. 04).

Felizmente, nossa jurisprudncia est comeando a avanar, no sentido do reconhecimento do contrato realidade, ajustando-se o entendimento da lei necessidade do Estado a pr cobro nessa tragdia nacional, em que trabalhadores doentes e lesionados, encontram-se sem proteo, gozando quando muito de um mero auxliodoena, que logo suspenso, at para no onerar mais ainda os cofres da previdncia diante do rombo previdencirio que se anuncia como o vilo a consumir os recursos necessrios ao cumprimento pelo seu dever legal, o da garantia a todos os nacionais do direito aposentadoria (CF, art. 7, incisoXXIV). Neste sentido, louvamos como alvissareira, a mudana de entendimento, contida na deciso recente do Tribunal Superior do Trabalho que reconheceu direito de trabalhadores que tiveram seus direitos sonegados e com base na legislao civil, mas de competncia para julgar pela Justia do Trabalho a teor do disposto no art. 114 da CF:
"EMENTA: RECURSO DE REVISTA. ESTABILIDADE ACIDENTRIA. REQUISITOS. ARTIGO 118 DA LEI N. 8.213/1991. AUSNCIA DE COMUNICAO DO ACIDENTE PELA EMPRESA. O afastamento do servio por perodo superior a 15 dias e a conseqente percepo do auxlio-doena acidentrio constituem pressupostos para a aquisio do direito estabilidade provisria prevista no artigo 118 da Lei n. 8.213/1991. No entanto, se tais exigncias no foram atendidas pelo trabalhador por culpa exclusiva do empregador, que deixa de cumprir a obrigao de comunicar o acidente de trabalho Previdncia Social (art. 22, caput, da Lei N 8.213/1991), lcito consider-las implementadas, luz da regra contida no artigo 129 do CC/2002. Recurso de revista no conhecido.Vistos, relatados e discutidos estes autos de Recurso de Revista n. TST-RR-512.927/1998.6, sendo Recorrente MINERAES BRASILEIRAS REUNIDAS S.A. e Recorrido MARCOS PEREZ ARAZO.O Tribunal do Trabalho da Terceira Regio, por meio dos acrdos de fls. 189/191 e 198/199, negou provimento ao recurso da reclamada, mantendo o

reconhecimento do direito do reclamante estabilidade acidentria. A reclamada, no se conformando, interps recurso de revista buscando acolhimento quanto ao tema Art. 118 da Lei n. 8.213/91 Estabilidade acidentria Requisitos (fls. 201/205). Admitido o recurso (fl. 208), foram apresentadas contra-razes s fls. 209/211. Processo no submetido a parecer do Ministrio Pblico do Trabalho (RITST, art. 82). o relatrio. V O T O. CONHECIMENTO. Satisfeitos os pressupostos comuns de admissibilidade, examino os especficos do recurso de revista. ESTABILIDADE ACIDENTRIA. REQUISITOS. ARTIGO 118 DA LEI N. 8.213/1991 O Tribunal a quo confirmou a sentena, que reconhecera o direito do reclamante estabilidade provisria decorrente de acidente de trabalho, tendo convertido a determinao de reintegrao no emprego em indenizao substitutiva, por ter se esgotado o perodo da garantia, assim fundamentando a deciso: Na esteira da deciso a quo tem-se que a doena profissional, caracteriza-se como acidente de trabalho, por equiparao legal. Assim, afasta-se o vcio da ausncia de acidente, data, informao, etc., porque a reclamada no emitiu o CAT, j que no admitiu a existncia do acidente. Por outro lado, o laudo pericial produzido, seguido de sucessivos esclarecimentos, deixou evidente que, ao longo do pacto laboral, o autor sofreu perda auditiva, o que imps limitao em sua capacidade de trabalho. (fl.190). No julgamento dos embargos de declarao interpostos ao acrdo, acrescentou os seguintes fundamentos: A estabilidade provisria do autor vai at 11 de novembro de 1996, por isso que, desde a data da sentena, j se antecipava que a reintegrao determinada converter-se-ia em indenizao, em face da impossibilidade temporal de ser mantida a reintegrao. De conseqncia, a aposentadoria por tempo de servio do empregado fato desinfluente na soluo da lide, pois em nada afetar o resultado prtico da demanda, que ser a inexorvel converso da reintegrao na indenizao. Assim, a aposentadoria por tempo de servio se verificou, mas no altera a soluo da lide j que a reintegrao converter-se- em indenizao, limitada ao perodo da estabilidade at 11 de novembro de 1996. (fls. 198/199). Contrapondo-se, a reclamada sustenta ser incabvel a condenao, ao argumento de que no foram cumpridos os requisitos exigidos pelo artigo 118 da Lei n. 8.213/1991, uma vez que o reclamante no ficou afastado do servio por perodo superior a quinze dias, nem recebeu auxlio-doena acidentrio. De todo modo, considera que a circunstncia dele ter se aposentado por tempo de servio em 10 de junho de 1996, aliado ao fato de no ter alegado que sofreu acidente de trabalho e que foi concedida a comunicao do acidente de trabalho (CAT), leva inpcia da petio inicial, nos termos do artigo 295, pargrafo nico, inciso II, do Cdigo de Processo Civil (CPC). Diante dessa afirmao, entende que a deciso regional negou vigncia ao artigo 132, pargrafo 1, do Decreto n. 2.172/1997. Ampara sua pretenso recursal em violao das referidas normas legais e em divergncia jurisprudencial. Impende salientar, inicialmente, que o argumento de que a petio inepta no foi enfrentado pela Tribunal

Regional. Como, neste aspecto particular, a reclamada no instou o rgo julgador a se pronunciar sobre o tema, a questo carece de prequestionamento, atraindo a incidncia da diretriz traada no Enunciado n. 297 da smula de jurisprudncia uniforme deste Tribunal. Sob esse prisma, a tese de aplicao do artigo 295, pargrafo nico, inciso II, do CPC tambm no est prequestionada, j que o acrdo no emitiu juzo a respeito, nem solucionou a controvrsia luz do que dispe essa norma, nos termos da Orientao Jurisprudencial n. 118 da colenda Subseo 1 Especializada em Dissdios Individuais desta Corte (SBDI-1/TST). No foi diferente em relao ao artigo 132, pargrafo 1, do Decreto n. 2.172/1997. A violao de decreto, alis, nem mesmo serve como fundamento para habilitar o conhecimento do recurso de revista, de acordo com a alnea c do artigo 896 da Consolidao das Leis do Trabalho (CLT). Por outro lado, no procede a alegao de que no foram atendidas as exigncias do artigo 118 da Lei n. 8.213/1991, porquanto o Tribunal recorrido assinalou no acrdo que o laudo pericial evidenciou ter sido o reclamante acometido de doena profissional perda auditiva que implicou limitao da capacidade laboral, bem como que a reclamada deixou de emitir o CAT por no ter admitido a ocorrncia do acidente de trabalho. Portanto, se o reclamante no ficou afastado por mais de 15 dias do servio, nem percebeu o benefcio do auxlio-doena acidentrio, condies imprescindveis para aquisio da estabilidade provisria no emprego, foi por culpa exclusiva da reclamada, que descumpriu a obrigao de comunicar o acidente de trabalho Previdncia Social, imposta pelo caput do artigo 22 da Lei n. 8.212/1991. Nesse sentido converge a jurisprudncia deste Tribunal, conforme demonstram as ementas a seguir reproduzidas: ESTABILIDADE ACIDENTRIA. LEI N 8.213/91. NO-EMISSO DA CAT PELA EMPRESA. certo que a jurisprudncia desta Corte, consubstanciada na Orientao Jurisprudencial n 230 da SBDI-1, de que o afastamento do trabalho por prazo superior a 15 dias e a conseqente percepo do auxlio-doena-acidentrio constituem pressupostos para o direito estabilidade prevista no art. 118 da Lei n 8213/1991, assegurada por perodo de 12 meses, aps a cessao do auxlio-doena. Ocorre que o afastamento da incidncia do precedente em apreo deve-se ao fato de o Regional ter consignado que a empresa, no obstante tivesse plena cincia do acidente de trabalho, obstou ao empregado o direito de adquirir o afastamento formal pelo INSS com a percepo do auxlio-doena acidentrio, requisito previsto no art. 118 da Lei n 8.214/91, e com o conseqente reflexo na aquisio da estabilidade provisria, quando furtou-se entregar a CAT na poca prpria, apesar das vrias licenas mdicas oriundas do acidente, encontrando-se subjacente deciso recorrida a aplicao do art. 9 da CLT. No compartilho, ainda, com a tese de que a no-comunicao pelo empregado entidade sindical do acidente ocorrido implicaria o afastamento do direito indenizao relativa ao perodo estabilitrio, uma vez que a ilao que se extrai do art. 22, 2, da Lei n 8.213/91 de que a obrigao de comunicar o acidente da

empresa, tendo o legislador atribudo ao trabalhador apenas a faculdade de faz-lo. Recurso conhecido e desprovido. (RR787.253/2001, Rel. Min. Barros Levenhagen, DJ 16/4/2004); REINTEGRAO NO EMPREGO. DOENA PROFISSIONAL. O afastamento do trabalho, por prazo superior a 15 dias, e a percepo do auxlio-doena constituem condio sine qua mon para que o empregado adquira direito estabilidade prevista no art. 118 da Lei n 8.213/91, porm tal condio no se aplica a este caso. Verifico da deciso do Regional, soberano na apreciao de provas e fatos, que a reclamada somente enviou a CAT (Comunicao de Acidente de Trabalho) ao INSS em 25/04/97, na mesma data da demisso do reclamante. Sendo assim, deixou de receber o auxlio-doena acidentrio por culpa da reclamada, que somente enviou a CAT ao INSS quando do desligamento do reclamante da empresa, impedindo assim, que o empregado se beneficiasse da lei. Revista conhecida e desprovida. (RR-574911/1999, Rel. Juiz Convocado Marcus Pina Mugnaini, DJ 9/5/2003). Tem-se, assim, que a recorrente, ao deixar de cumprir a obrigao legal de emitir a CAT respectiva, obstou maliciosamente o implemento das referidas condies, pelo que, lcito concluir que foram efetivamente implementadas, luz da regra contida no artigo 120 do Cdigo Civil de 1916 (CC/1916), renovada no artigo 129 do Cdigo Civil de 2002 (CC/2002). Nesse passo, imperioso reconhecer que nenhuma violao sofreu o disposto no artigo 118 da Lei n. 8.213/1991. Nessa mesma linha de raciocnio, conclui-se que o recurso de revista tambm no se credencia por divergncia jurisprudencial, porque os arestos reproduzidos nas razes recursais (fls. 203/204) so inespecficos, haja vista que as decises neles retratadas esto assentadas em premissa factual diversa da verificada neste processo, qual seja, de que no houve acidente de trabalho e gozo do auxlio-doena. Incide, aqui, o bice constante do verbete sumular n. 296 desta Corte. Por essas razes, no conheo do recurso de revista. ISTO POSTO. ACORDAM os Ministros da Primeira Turma do Tribunal Superior do Trabalho, unanimemente, no conhecer do recurso de revista interposto pela reclamada, nos termos da fundamentao.Braslia, 02 de junho de 2004" (TST- RR 512927/1998 512927/1998 .6, 1 Turma, Rel. JUIZ CONVOCADO ALTINO PEDROZO DOS SANTOS, deciso publicada no DJU em data de 25/06/2004).

Вам также может понравиться