Вы находитесь на странице: 1из 3

Maior fornecedor do JBS investe em alta tecnologia e gesto

Fabola Gomes

Nova Crixs - Principal fornecedor do JBS e um dos trs maiores confinadores do pas, a Fazenda Conforto aposta em alta tecnologia e tcnicas de gesto empresarial para elevar produtividade e garantir margens em meio ao aumento dos custos de produo e preos mais baixos da arroba do boi neste ano, apontou executivo do grupo durante visita da equipe do Rally da Pecuria. A expedio tcnica esteve em Nova Crixs, oeste de Gois, onde visitou a Fazenda Conforto e encontrou uma propriedade rural que trabalha com alto nvel de tecnologia no manejo das pastagens, que so adubadas e irrigadas para garantir vigor nutricional, e no processo de confinamento dos animais, que aps a engorda seguem para o abate. "O custo est alto e a receita est abaixando. um funilzinho o que o pecuarista brasileiro est passando hoje. O mercado (futuro) est colocando menos de 90 reais por arroba, abaixo de nossa expectativa", disse Vicente de Paula, coordenador de gesto da Fazenda Conforto. Tal situao fez a fazenda elevar a meta de abate neste ano em cerca de 3 mil cabeas, para 75 mil animais, na tentativa de garantir margens melhores neste ano. O grupo adota

um modelo de gesto semelhante ao de grandes empresas, com metas de produtividade e reduo de custos. "Isto mudou a cara da fazenda... Melhorou muito a qualidade dos controles", acrescentou o coordenador da Fazenda Conforto, que faz parte da holding Conforto, do empresrio Alexandre Negro. A fazenda funciona como uma empresa, sendo dividida em segmentos, como a cria e confinamento entre outros, cujos gestores renem-se mensalmente para avaliar o desenvolvimento do sistema produtivo e adaptar os sistemas produtivos de forma a atender a meta de abate, cumprida majoritariamente pelos animais mantidos em confinamento, tanto na prpria fazenda como em reas arrendadas. No sistema produtivo, o grupo utiliza tecnologia de preciso agrcola, com mapeamento e diagnstico e adubao do solo. E com o sistema de irrigao, os pastos da fazenda seguem verdes a despeito da estiagem tpica desta poca do ano. O grupo tem seu prprio sistema para produzir rao e conta com 100 por cento de sua produo rastreada, atendendo aos rgidos controles do mercado europeu.

Diferenas De fato, o segundo dia do Rally da Pecuria, expedio que a Reuters acompanha pelo oeste de Gois, representa uma amostra do que as equipes devem encontrar durante a viagem que percorrer nove Estados brasileiros. "Visitamos pastos em condies muito boas ao longo deste trajeto, mas tambm passamos por outros mais degradados. O que percebemos que o range (a diferena) entre o pecuarista tecnificado e o no-tecnificado muito maior que na agricultura, da soja, por exemplo", disse o analista Andr Debastiani, da Agroconsult, uma das consultorias que realiza o Rally da Pecuria. Na primeira visita realizada no dia, a equipe do Rally esteve em uma fazenda em Cocalinho, em Mato Grosso, na divisa com Gois. Ali o cenrio bem diferente daquele observado na Fazenda Conforto. Na fazenda em Cocalinho, o sistema de produo calcado sobretudo nas pastagens. At 2004, a propriedade era voltada para a produo de soja em cerca de 5 mil hectares. Contudo, com uma severa quebra de safra naquele perodo e o endividamento subsequente, as lavouras foram trocadas por pastagens e receberam um plantel inicial de 4 mil vacas. Atualmente, a rea comporta cerca de 10 mil animais, em quase 8 mil hectares. "A lotao de mais de um animal por hectare (da fazenda em Cocalinho) boa, j que a mdia nacional de 0,8. um indicativo de que houve bom manejo do pasto, mas um cenrio bem diferente se comparado ao da Fazenda Conforto, que comporta at mais de quatro animais", ponderou Alan Malinski, analista da Agroconsult que tambm faz parte da expedio.

Nesta quarta-feira, a equipe 1 do Rally da Pecuria deixa o Estado de Gois e segue para o municpio Peixe, no Estado de Tocantins.

Uma pesquisa realizada pela Rally da Pecuria em Nova Crixs, municpio do estado de Gois, revela uma grande inovao realizada pela Fazenda Conforto atravs de comportamentos empreendedores e empresarias de grande porte. Como maior fornecedora da JBS, a fazenda investe em alta tecnologia e tcnicas de gesto empresarial para elevar a produtividade e garantir margens em meio ao aumento dos custos de produo e preos mais baixos da arroba do boi no ano de 2011. O maior motivador para a inovao a situao vigente em que as empresas pecurias se encontram diante o mercado. Atravs de uma percepo de ndices de custo elevado e baixa receita, a Fazenda Conforto se imps ao desafio de elevar a meta de abate neste ano de 3 mil cabeas para 75 mil animais, o que mudaria a vertente da situao e melhoraria a qualidade dos controles. O risco assumido foi justamente investir em tecnologias de alto custo e em uma gesto de excelncia em pleno cenrio de aumento dos custos de produo e preos mais baixos da arroba do boi. O grupo adota um modelo de gesto semelhante ao de grandes empresas, com metas de produtividade e reduo de custos. Sendo assim, a fazenda dividida em segmentos de modo a garantir a meta de abate. Alm de uma completa estrutura organizacional, a Fazenda Conforto investe em tecnologia de preciso agrcola, com mapeamento e diagnstico e adubao do solo, garantindo pastos irrigados inclusive em pocas de estiagem. E ainda possui seu prprio sistema para produzir rao, tendo 100% da sua produo rastreada, a qual atende aos rgidos controles europeus.

Вам также может понравиться