Вы находитесь на странице: 1из 4

Primeiro Reinado: curto e agitado

O processo que culminou com o 7 de Setembro deu inicio a um novo perodo da historia do Brasil. Os laos coloniais se romperam e a antiga colnia ganhou status de nao soberana. Tornava-se urgente organizar um estado capaz de manter a unidade territorial e contemplar os anseios da populao. Entretanto, no comando do novo pas estava o herdeiro do trono portugus. Uma das consequncias disso foi a permanncia de quase todas as estruturas politicas e sociais anteriores a independncia, desde a escravido at a forma monrquica do governo. A consolidao da independncia Conquistada a emancipao, dom Pedro I tinha agora a misso de consolid-la, mas enfrentava serias dificuldade para isso, como contestaes a sua autoridade em algumas provncia e divergncias em torno do contedo da primeiro constituio. Todas as tarefas exigiam do governo equilbrio, discernimento e aprovao popular. - Conflitos internos Antes do 7 de Setembro, umas das medidas tomadas pela Cortes para enfraquecer a autoridade do ento prncipe regente e fora-lo a voltar a Portugal tinha sido colocar as Juntas de Lisboa. Como resultado, ao ser proclamada a independncia o governo e as foras militares de algumas provncias permaneceram fieis a Coroa portuguesa. No se submeteram a autoridade de dom Pedro I. As resistncias mais fortes se verificaram na Bahia, no Piau, no Maranho, no Par e na provncia Cisplatina. Para lutar contra essa reao interna, dom Pedro contratou oficiais estrangeiros, entre eles o almirante ingls lorde Cochrane, que j havia combatido pela independncia do Chile. Vencida tambm a resistncia na Cisplatina em outubro de 1823. Mas a populao da antiga Banda Oriental, de origem espanhola, jamais aceitou a condio de provncia do Brasil. Brasil e Argentina entraram ento em guerra, os dois pases renunciaram a posse da Cisplatina e lhe concederam a independncia, com o nome de republica Oriental do Uruguai. - O reconhecimento internacional Ao mesmo tempo em que lutava para se impor internamente, dom Pedro I envidara esforos para obter o reconhecimento internacional do novo estado. Quanto aos ingleses, interessados em manter seus privilgios comerciais no Brasil e em no se afastar do governo portugus, assumiram uma posio mediadora entre os dois pases. Depois de algum tempo de negociao, em 29 de agosto de 1825 representantes do Brasil e de Portugal assinaram o Tratado de Paz e Amizade. Tendo conseguido impor sua autoridade sobre Cortes, dom Joo VI alimentava a esperana de voltar a reunir os dois pases sob seu certo.

A Assembleia Constituinte A primeira assembleis constituinte do Brasil convocada por dom Pedro antes mesmo da independncia, em junho de 1822, mas s tomou posse em maio de 1823. Havia entre eles bacharis, padres, magistrados, grandes proprietrios rurais funcionrio pblicos. A maior parte defendia ideias liberais. Logo se criou um clima de desconfiana entre a maioria dos constituintes e o imperador, pois este dava sinais de desejar um poder absoluto. Na instalao da assembleia, dom Pedro pediu uma constituio digna dele e do pas. Formaram-se, ento, dois blocos opostos. Entre esses grupos, existiam duas grandes divergncias. A primeira era quando a autoridade do imperador em relao ao constituinte; a segunda dizia respeito cidadania dos portugueses, tema que despertava o sentimento nativista de muitos deputados. Para os liberais, o imperados deveria acatar previamente a constituio a ser a provada. Apenas queriam que a autoridade do imperador se enquadrasse em princpios legais aprovados pela constituinte. No polo oposto, os conservadores afirmavam que o imperador deveria estar acima de tudo e de todos; cabia-lhe, portanto, a ultima palavra sobre a futura constituio. Com a formao de duas correntes de opinies distintas, conhecidas como partido portugus e partido brasileiro. Na verdade, no se tratava de partido no sentido escrito do termo. O grupo portugus defendia um governo centralizado e forte. A tenso aumentou a quando os jornais liberais Tamoio e Sentinela publicaram artigos exaltados contra oficiais portugueses. Outros portugueses influentes exigiram providncias do imperador contra os jornais. No dia 11 de novembro de 1823, dom Pedro I enviou mensagem constituinte, exigindo satisfaes tropa e aos oficiais portugueses. No dia seguinte, o imperador dissolveu a assembleia. Entre estes, estava Jos Bonifcio, que havia se afastado do ministrio e passado para a oposio. - Uma Constituio autoritria Apesar do que prometia no decreto de dissoluo, dom Pedro I no convocou nova constituintes. Em vez disso, nomeou um concelho de estado com dez integrantes sob sua previdncia e encarregou-o de elaborar a carta constitucional. Em 25 de maro de 1824, sem consultar o restante da nao, o imperador outorgou a primeira constituio brasileira. A carta outorgada concentrava quase todos os poderes nas mos do imperador. Eram este os rgos do estado: Poder Legislativo - Composto por um senado vitalcio, cujos integrantes eram escolhidos pelo imperador, e uma cmara dos deputados formada por representantes eleitos para quatro anos de mandato. Poder Executivo - Exercido pelo imperador auxiliado pelos ministros.

Poder Judicirio Formado pelos juzes e tribunais. Os membros do supremo tribunal seriam escolhidos pelo imperador. Poder Moderador exercido tambm pelo imperador. Permitia a ele interferir em todas outras esferas do poder.

Os podres do imperador se estendiam as provncias, governadas por um presidente e por um conselho geral. Essa estrutura possibilitava ao imperador controle absoluto de todas as decises, pois ele preenchia os cargos mais importantes e exercia o papel juiz em caso de conflito entre os poderes. Alm disso, as constituio estabelecia limites estreitos para a participao politica da populao. Por ela, s poderiam votar homens de mais de 25 anos que tivessem uma renda mnima d 100 mil-ris por ano. A confederao do equador Em Pernambuco, onde ainda era forte a lembrana da insurreio de 1817, a reao a dissoluo da constituinte foi de revolta. Assim e 25 de dezembro de 1823, o jornal Typhis Pernambucano, dirigido pelo frade Joaquim do Amor dividido Rabelo, Frei Caneca, um participante da insurreio de 1817, proclamava: Acorda Pernambuco do letargo em jazes! Atenta aos verdadeiros interesses, v o perigo, olha o medonho nevoeiro que se levanta do Sul e que vai se desfechar em desastrosa tempestade. Em 1821, assumiu o governo da provncia Gervsio Pires Ferreira, um participante da insurreio de 1817 anistiado pelas cortes de Lisboa. Os donos de terras de Pernambuco reagiram a medida, destituindo o governador no ano seguinte. Formou-se ento um governo conservador que prendeu o lder das milcias populares, um certo Pedro Pedroso. Em dezembro de 1823, o governo foi entregue a Manuel de Carvalho Paes Andrade, homem da insurreio de 1817 que gozava da confiana dos senhores de terra. Em 2 de junho, com o apoio das cmaras de Recife e Olinda, proclamou a republica com o nome de confederao do Equador. A formao da confederao foi o sinal para a ecloso de revoltas em diversos estados do Nordeste. O governo imperial reagiu com rapidez e violncia. Don Pedro I contratou mercenrio ingleses e mobilizou suas tropas; proprietrio rurais contrrios ao movimento organizaram milcias armadas. Em setembro de 1824, depois de um ms de bloqueio naval, a capital pernambucana foi reconquistada pelas foras leais ao imperador. Paes de Andrade conseguiu fugir para a Inglaterra. Mas outros lideres foram presos e mais de uma dezena deles condenados a morte.

Abdicao de dom Pedro I Um fato contribuiu para agravar a impopularidade do imperador. Com a morte do rei de Portugal, dom Joo VI, em 1826, dom Pedro foi proclamado seu sucessor. Entretanto, renunciou em favor da filha, Maria Gloria, menor de idade. Esta deveria casar-se com um tio, dom Miguel, irmo de Dom Pedro. Em 1828, porem, dom Miguel fez-se proclamar rei de Portugal e mandou a sobrinha de volta ao brasil. Esse fato levou dom Pedro a se envolver cada vez mais nos assuntos de Portugal, despertando nos brasileiros a desconfiana de que pretendia unir as duas Coroa. Em 1830, a queda do rei Carlos X da Frana, provocada por uma revoluo liberal, estimulou a realizao de manifestaes estudantis em So Paulo. O jornal paulistano O Observador Constitucional deu inicio a uma campanha por sua libertao. A crise atingiu o auge na noite de 11 de maro de 1831, quando comerciantes portugueses organizaram, no Rio de Janeiro, uma recepo festiva para dom Pedro, que voltava de Minas. Em resposta , grupos de brasileiros saram as ruas. O choque tornou-se inevitvel. Durante quatro dias, brasileiros e portugueses enfrentaram-se em verdadeiras batalhas de rua. O episodio, conhecido como noite das garrafadas, marcou o fim do primeiro Reinado. Em 20 de maro, dom Pedro nomeou um ministrio s de brasileiros. No Rio de Janeiro, mais de 2 mil pessoas se concentraram no Campo de Santana para exigir a volta do ministrio de 20 de maro. Intransigente, dom Pedro no aceitou a exigncia. Seu isolamento era agora indisfarvel. Na madrugada de 7 de abril de 1831, abdicou do trono em favor de seu filho, o futuro imperador dom Pedro II, de apenas cinco anos. Nesse dia, partiu para a Europa numa embarcao inglesa.

Вам также может понравиться