Вы находитесь на странице: 1из 2

Recapitulao ETM 05 de setembro a 31 de outubro de 2011

1: Por que nos apegar s advertncias de


Jeov? (Salmo 119:60, 61). w00 1/12 pg. 14 prr. 3. Voc ama extraordinariamente as advertncias de Jeov?
As advertncias de Deus eram prezadas para o salmista que cantou: Apressei-me e no me demorei para guardar os teus mandamentos. Cercaram-me as prprias cordas dos inquos. No me esqueci da tua lei. (Salmo 119:60, 61) As advertncias de Jeov nos ajudam a suportar perseguio, porque confiamos que nosso Pai celestial seja capaz de cortar as cordas de restries com que os inimigos nos prendem. No tempo devido, ele nos livra desses obstculos, para podermos realizar a pregao do Reino. Marcos 13:10.
3

4: Contra que tipo de dificuldades Jeov sustentar


ou erguer seus servos? ( Sal. 145:14) w04 15/1 pg. 17 prr. 11. Jeov, exemplo superlativo de amor leal.
Muitas provaes e calamidades sobrevm aos que so leais a Jeov Deus, por causa da sua prpria imperfeio e por viverem num mundo que est no poder de Satans, o inquo. (1 Joo 5:19; Salmo 34:19) Os cristos so perseguidos. Alguns sofrem devido a uma doena crnica ou a perda de um ente querido. s vezes, os erros cometidos pelos servos leais de Jeov podem faz-los sentirse desanimados ou encurvados. No entanto, no importa que provaes lhes sobrevenham, Jeov est sempre pronto para dar consolo e fora espiritual a cada um deles. O Rei Jesus Cristo tem o mesmo interesse amoroso por seus sditos leais. Salmo 72:1214.
11

Apegue-se s advertncias de Jeov.

2: Que lio podemos aprender do Salmo 133:1-3?


w06 1/9 pg. 16 prr. 3. Destaques do livro quinto dos Salmos.
131:1-3 De que maneira Davi acalmou e aquietou a sua alma, como uma criana recm-desmamada sobre a me? Davi aprendeu a confortar e a acalmar sua alma da mesma
forma que uma criana desmamada aprende a encontrar conforto e satisfao nos braos da me. Como? Por no ter um corao soberbo nem olhos altaneiros e por no ir atrs de coisas grandes demais para ele. Em vez de procurar destaque, Davi geralmente reconhecia suas limitaes e demonstrava humildade. Somos sensatos por imitar sua atitude, em especial quando procuramos alcanar privilgios na congregao.

5: Que comportamento fez com que o homem


mencionado Provrbios 6:12-14, fosse considerado imprestvel? w00 15/9 pg. 26 prr. 5 - Proteja seu nome.
Seja honesto
Descrevendo ainda outro tipo de comportamento que arruna a reputao da pessoa na comunidade e seu relacionamento com Deus, Salomo prossegue: O homem imprestvel, o homem daquilo que prejudicial est andando com perverso de fala, piscando o olho, fazendo sinais com o p, dando indicaes com os dedos. H perversidade no seu corao. Todo o tempo projeta algo mau. Continua enviando meramente contendas. Provrbios 6:12-14. Esta a descrio dum enganador. O mentiroso costuma tentar ocultar sua inveracidade. Como? No apenas com perverso de fala, mas tambm com linguagem corporal. Um erudito salienta: Gestos, o tom da voz e at mesmo expresses faciais so mtodos calculados para enganar; por detrs duma fachada de sinceridade h uma mente pervertida e um esprito de discrdia. Tal homem imprestvel est tramando o mal e sempre causa contendas. Qual ser o resultado disso para ele?

3: De que maneira Jeov esquadrinhou


Davi e mediu suas andanas e seu deitar ao comprido? ( Sal. 139:1,3). w06 1/9 pg. 16 prr. 6. Destaques do livro quinto dos Salmos.
139:1-6, 15, 16. Jeov conhece nossas atividades, nossos
pensamentos e nossas palavras, mesmo antes de as falarmos. Ele nos conhece desde quando nosso embrio foi formado, antes de cada parte do corpo ficar definida. O conhecimento que Deus tem de ns como indivduos maravilhoso demais para compreendermos. muito consolador saber que Jeov no s v a situao provadora que estamos enfrentando, mas tambm entende o efeito que ela tem em ns.

w00 15/9 pg. 27 prr. 1. Proteja seu nome.


por isso que chegar repentinamente o seu desastre, responde o rei de Israel. Num instante ser quebrantado, e no haver cura. (Provrbios 6:15) Quando o mentiroso exposto, sua reputao logo arruinada. Quem que confiaria nele outra vez? Seu fim deveras desastroso, pois todos os mentirosos esto alistados entre os que tero a morte eterna. (Revelao [Apocalipse] 21:8) De todos os modos, devemos comportar-nos honestamente em todas as coisas. Hebreus 13:18.

w93 1/10 pg. 11 prr. 6. Ser que Deus realmente o conhece?


Aquele que v todos os nossos caminhos
Todas as atividades de Davi estavam expostas vista de Jeov, e Davi sabia disso. Tu mesmo chegaste a conhecer meu assentar e meu levantar, escreveu o salmista. De longe consideraste meu pensamento. Mediste minhas andanas e meu deitar ao comprido, e familiarizaste-te at mesmo com todos os meus caminhos. (Salmo 139:2, 3) O fato de que Jeov est nos cus, bem distante da Terra, no evitava que soubesse o que Davi fazia ou o que ele pensava. Ele mediu, ou examinou meticulosamente, as atividades de Davi, tanto de dia como de noite, para saber de que natureza eram.
6

6: Por que a pessoa sbia aceita mandamentos?


( Pro. 10:8) w01 15/7 pg. 26 prr. 1. Os justos so abenoados.
O ntegro andar em segurana Contrastando o sbio do tolo, Salomo declara: O sbio no corao aceitar mandamentos, mas o que tolo com os seus lbios ser pisoteado. (Provrbios 10:8) A pessoa sbia se d conta de que no do homem que anda o dirigir o seu passo. (Jeremias 10:23) Ela reconhece a necessidade de buscar a direo de Jeov e aceitar prontamente os Seus mandamentos. A pessoa de lbios tolos, por sua vez, no entende esse fato bsico. Seu falatrio insensato a leva runa.
1

Recapitulao ETM 05 de setembro a 31 de outubro de 2011


7: Quando so insultados ou criticados injustamente,
como os sbios reagem de maneira diferente dos tolos? ( Pro. 12:16) w03 15/3 pg. 27 prrs. 3, 4. Os lbios da verdade duraro para todo o sempre.
Como os sbios e os tolos reagem a insultos ou a crticas injustas? Salomo responde: o tolo que d a conhecer seu vexame no mesmo dia, mas o argucioso encobre a desonra. Provrbios 12:16. O tolo, quando desrespeitado, d rapidamente uma resposta irada no mesmo dia. Mas quem prudente ora pedindo o esprito de Deus para poder exercer autodomnio. A pessoa tira tempo para meditar sobre o conselho da Palavra de Deus e reflete com apreo nas palavras de Jesus: A quem te esbofetear a face direita, oferece-lhe tambm a outra. (Mateus 5:39) A pessoa perspicaz, no querendo retribuir a ningum mal por mal, refreia os lbios de falar irrefletidamente. (Romanos 12:17) Quando ns, de modo similar, desconsideramos qualquer desonra que possamos sofrer, evitamos fomentar disputas.

it-1 pp. 556 - Corao


Em contraste com algum falto de corao, os provrbios tambm falam daquele que adquire corao. Conforme diz Provrbios 19:8: Quem adquire corao ama a sua prpria alma. Quem guarda o discernimento vai achar o bem. algum que d sria considerao ao que ele realmente bem no ntimo. Usa a mente para obter conhecimento exato de Deus e dos caminhos dele; medita nessas coisas e procura aplic-las. Amolda cuidadosamente seus desejos, suas afeies, suas emoes e seus objetivos na vida em harmonia com aquilo de que se d conta que ser aprovado por Deus. Por fazer isso, beneficia-se a si mesmo, demonstrando que ama a sua prpria alma. Edificando assim a pessoa interior, guarda o discernimento, porque fortifica de modo sadio os fatores que fortemente influenciam sua prpria capacidade de pensar claramente e agir sabiamente.

10: Como o discernimento pode beneficiar famlia?


( Pro. 24:3) w06 15/9 pg. 27 prr. 11. Alegra-te com a esposa da tua mocidade.
11

8: Como uma atitude positiva torna possvel ternos


constantemente um banquete? ( Pro. 15:15) w06 1/7 pg. 16 prr. 6. Quem considera a repreenso argucioso.
O prximo provrbio declara um timo benefcio de se encarar as coisas de modo positivo. O rei de Israel diz: Todos os dias do atribulado so maus; mas aquele que bom de corao tem constantemente um banquete. (Provrbios 15:15) A vida tem momentos bons e ruins, alegrias e tristezas. Se nos concentrarmos apenas nas coisas negativas, a tristeza tomar conta de nossos pensamentos, e todos os nossos dias sero sombrios. Mas se permitirmos que as bnos que temos e a esperana que Deus nos deu dominem nossos pensamentos, os aspectos aflitivos da vida se tornaro insignificantes e teremos alegria no ntimo. Encarar as coisas de modo positivo torna possvel termos constantemente um banquete.

Para fortalecer o vnculo conjugal, no deve ser despercebido o valor do conhecimento, da sabedoria e do discernimento. Provrbios 24:3, 4 diz: Os da casa sero edificados pela sabedoria, e sero firmemente estabelecidos pelo discernimento. E pelo conhecimento se enchero os quartos interiores com todas as coisas preciosas e agradveis de valor. Entre as coisas preciosas bem presentes num lar feliz esto qualidades como amor, lealdade, temor a Deus e f. Para adquirir tais qualidades preciso ter conhecimento sobre Deus. Os casais, portanto, devem ser bons estudantes da Bblia. E que importncia tm a sabedoria e o discernimento? Resolver bem os problemas do dia-a-dia exige sabedoria, a habilidade de aplicar o conhecimento bblico. Quem tem discernimento entende os pensamentos e os sentimentos do cnjuge. (Provrbios 20:5) Filho meu, presta ateno minha sabedoria, diz Jeov, por meio de Salomo. Inclina teus ouvidos ao meu discernimento. Provrbios 5:1.

be pg. 31 prr. 6. - Vale a pena estudar!


Como o discernimento pode beneficiar sua famlia? Discernimento a capacidade de enxergar alm do bvio. Pode-se dizer perfeitamente que o estudo familiar eficaz comea por uma anlise detalhada da prpria famlia. Como anda o progresso espiritual dos membros de sua famlia? Ao conversar com eles, escute com ateno. Existe um ambiente de queixa ou mgoa? Percebe se do prioridade s coisas materiais? Quando vai ao servio de campo com seus filhos, nota se eles se sentem vontade para identificarse como Testemunhas de Jeov quando encontram colegas? Gostam do programa de estudo e leitura da Bblia em famlia? Esto realmente vivendo de acordo com as orientaes de Jeov? Se for observador poder ver o que precisa fazer, como chefe da famlia, para edificar qualidades espirituais em cada um de seus membros.

9: O que est envolvido em adquirir corao,


e em que sentido quem faz isso ama a sua prpria alma? ( Pro. 19:8) w99 1/7 pg. 18 prr. 4. - Famlias, louvem a Deus como parte da congregao dele.
O que nota Jeov quando examina o corao dos nossos filhos? A maioria desses diria que ama a Deus, e isso elogivel. No entanto, algum que jovem ou que h pouco est aprendendo algo sobre Jeov tem pouca experincia sobre o caminho de Jeov. Por no ter experincia, pode ser falto de corao, como o expressa a Bblia. Talvez nem todos os motivos dele sejam maus, mas leva tempo para condicionar o corao para agradar a Deus. Isto envolve harmonizar os pensamentos, os desejos, os afetos, as emoes e os objetivos que se tem na vida com o que Deus aprova, tanto quanto isso possvel a humanos imperfeitos. Quando algum amolda assim o seu ntimo de modo piedoso, ele adquire corao. Provrbios 9:4; 19:8.
4

Todasasinformaesforam retiradosda:

WatchtowerLibrary2010
ProcureandarnoscaminhosqueJeovDeusns ensinaaandar,homensfalhamevoltamafalhar.... Oobjetivoprincipaldestequeinvestiguemais. Ecomissoobteremosummaiorconhecimento.
2

Вам также может понравиться