Вы находитесь на странице: 1из 24

Universidade Federal Rural do Semi-rido - UFERSA

Ondas Sonoras
Subnia Karine de Medeiros
Mossor, Outubro de 2009

SOM
O som uma onda mecnica, longitudinal e , g tridimensional que se propaga em um meio (no se propaga no vcuo). Uma onda sonora est relacionada com a densidade das partculas do meio atravs do qual o som se propaga.

Ondas Sonoras como Flutuaes de Presso Fl t d P

y1 = y(x,t)

y2 = y(x + x,t)

x x x+ x

Amplitude de A lit d d presso:

A y>0 y<0 -A

y>0: as partculas so deslocadas para a direita. y<0: as partculas so deslocadas para a esquerda.

Expanso p Compresso Pmx

-Pmx

Caractersticas do Som
Os sons caracterizam-se atravs de 3 parmetros: caracterizam se INTENSIDADE: Se considerarmos sons da mesma frequncia, ento vemos que a intensidade de um som est relacionada com a amplitude de vibrao da onda sonora. Quanto maior a amplitude, mais intenso o som.

ALTURA: simplesmente a frequncia da onda ALTURA: onda.

TIMBRE: Caracteriza sons mais complexos, constitudos p , por vrios harmnicos. a caracterstica que nos permite identificar os diferentes instrumentos produtores de sons.
Diapaso Flauta

Violino Voz (letra a)

Clarineta

A Frequncia do Som q
Ultra-sons: Sons com frequncias muito elevadas, superiores a 20000 Hz, que o ouvido humano no consegue ouvir. Sons audveis: Para os seres humanos - sons de frequncia compreendida entre os 20 Hz e os 20 000 Hz. Infra-sons - sons de frequncia de 0 a 20 Hz (no audveis) Estes audveis). sons provocam nuseas e perturbaes intestinais.

Velocidade do Som
As ondas sonoras propagam-se em meios slidos, lquidos e p p g , q gasosos, com velocidades que dependem das diferentes caractersticas dos materiais. De um modo geral, as velocidades maiores ocorrem nos slidos e as menores, nos gases. A 20C, o som propaga-se no ferro slido a 5100 m/s, na gua lquida a 1450 m/s e no ar a 343 m/s. g q

vSl . > vLq . > vGas .

Velocidade do Som em um fluido: Velocidade


B Mdulo de compresso -D Densidade d fl id id d do fluido

Velocidade do Som em um slido:


Y Md l d Y Mdulo de Young

Velocidade do Som em um gs ideal:


Razo das capacidades calorficas R Constante do gs T Temperatura M Massa molar

Intensidade do Som
A intensidade do som definida como a energia que a onda sonora transporta por unidade de tempo por unidade de rea.

Intensidade e amplitude de deslocamento:

Intensidade e amplitude da presso:

A escala Decibel
O intervalo de intensidade a que o ser humano sensvel muito elevada, por este motivo, se adota uma escala logartmica para as intensidades do som.

Onde representa o nvel de intensidade sonora. I0 uma intensidade de referncia, perto do limiar de audio humana 1000 H h Hz.

Ondas Estacionrias e Instrumentos d Sopro I t t de S


Semelhante a reflexo de ondas transversais: Uma onda sonora tambm sofre reflexo, causa esta que origina as ondas estacionrias.

Tubo Aberto
2 /2 L 1 /2 L 2 /2 L 3 /2

3 /2

3 /2 /

2 2 L 1 = 1

L = 1

L = 2

2 2 L 2 = 2

L = 3

2 2 L 3 = 3

Tubo Fechado
3 /4 5 /4 5 /4 L 1 /4 L 3 /4 L 5 /4 5 /4 3 /4 5 /4

4 4 L 1 = 1

L = 1

L = 3

4 4 L 3 = 3

L = 5

4 4 L 5 = 5

Frequncias Naturais e Ressonncia i


Batendo-se numa das hastes do diapaso, as duas vibram com determinada frequncia (normalmente, 440Hz). 440Hz) Essa a freqncia natural (ou prpria) do diapaso.
diapaso

Todos os corpos possuem uma freqncia prpria p p q p p (prdio, ponte, copo, etc.).

Exemplo de Ressonncia

A ponte de Tacoma Narrows entrou em ressonncia, provocada pela vibrao dos cabos metlicos existentes em sua estrutura. Suas amplitudes de oscilao aumentaram a ponto de provocar sua runa.

Batimentos

Efeito Doppler
O efeito D f it Doppler, para ondas sonoras, constitui o f l d tit i fenmeno pelo qual um observador percebe uma frequncia diferente daquela emitida por uma fonte devido ao movimento fonte, relativo entre eles (observador e fonte). o que acontece quando uma ambulncia, com sua sirene ligada, passa por um observador (parado ou no). g , p p (p ) Enquanto a ambulncia se aproxima, a frequncia por ele percebida maior que a real (mais aguda); mas, medida que ela se afasta, a f l f t frequncia percebida menor ( i i bid (mais grave).

Observador em Repouso e fonte em movimento


Fonte aproxima-se do observador O1: haver um encurtamento aparente do comprimento de onda 1, em relao ao normal. A frequncia percebida pelo observador ser maior que a frequncia real da fonte fonte. Fonte afasta-se do observador O2, haver um alongamento aparente do comprimento de onda 2, em relao ao normal. A frequncia percebida pelo observador ser menor que a frequncia real da fonte.

O2

O1

Observador em Repouso e fonte em movimento


Para o observador O1, que se aproxima de F, haver um maior nmero d encontros com as f t d onda, d que se estivesse de t frentes de d do ti parado. A frequncia por ele percebida ser maior que a normal. Para o observador O2, que se afasta de F, haver um menor nmero de encontros com as frentes de onda, do que se estivesse parado. A frequncia por ele percebida ser menor que a normal.

V F O1 V= V 0

O2

Efeito Doppler - Concluso


Movimento de aproximao entre fonte e observador:

f RECEBIDA > f EMITIDA f RECEBIDA < f EMITIDA

Movimento de afastamento entre fonte e observador:

Efeito Doppler Geral (vD Velocidade do detetor, vS velocidade da fonte e v velocidade do Som): )

Вам также может понравиться