Вы находитесь на странице: 1из 2

A DESCOBERTA DO FOGO

O fogo a rpida oxidao de um material combustvel liberando calor, luz e produtos de reao, tais como o dixido de carbono e a gua. O fogo uma mistura de gases a altas temperaturas, formada em reao exotrmica de oxidao, que emite radiao eletromagntica nas faixas do infravermelho e visvel. Desse modo, o fogo pode ser entendido como uma entidade gasosa emissora de radiao e decorrente da combusto. Se bastante quente, os gases podem se tornar ionizados para produzir plasma. Dependendo das substncias presentes e de quaisquer impurezas, a cor da chama e a intensidade do fogo podem variar. O fogo em sua forma mais comum pode resultar em incndio, que tem o potencial de causar dano fsico atravs da queima.

Influncia histrica

Animao de um indgena acendendo fogo. O fogo foi a maior conquista do ser humano na pr-histria. A partir desta conquista o homem aprendeu a utilizar a fora do fogo em seu proveito, extraindo a energia dos materiais da natureza ou moldando a natureza em seu benefcio. O fogo serviu como proteo aos primeiros homindeos, afastando os predadores. Depois, o fogo comeou a ser empregado na caa, usando tochas rudimentares para assustar a presa, encurralando-a. Foram inventados vrios tipos de tochas, utilizando diversas madeiras e vrios leos vegetais e animais. No inverno e em pocas glidas, o fogo protegeu o ser humano do frio mortal. O ser humano pr-histrico tambm aprendeu a cozinhar os alimentos em fogueiras, tornando-os mais saborosos e saudveis, pois o calor matava as muitas bactrias existentes na carne.

O fogo tambm foi o maior responsvel pela sobrevivncia do ser humano e pelo grau de desenvolvimento da humanidade, apesar de que, durante muitos perodos da

histria, o fogo foi usado no desenvolvimento e criao de armas e como fora destrutiva.

Na antiguidade o fogo era visto como uma das partes fundamentais que formariam a matria. Na Idade Mdia, os alquimistas acreditavam que o fogo tinha propriedades de transformao da matria alterando determinadas propriedades qumicas das substncias, como a transformao de um minrio sem valor em ouro.

Fundamentos qumico e fsico

Chamamos de fogo o resultado de um processo termoqumico muito exotrmico de oxidao. Geralmente, um composto qumico orgnico como o papel, a madeira, os plsticos, os gases de hidrocarbonetos, gasolina e outros, susceptveis a oxidao, em contato com uma substncia reduo|oxidante (oxignio da atmosfera , por exemplo) necessitam de uma energia de ativao, tambm conhecida como temperatura de ignio. Esta energia para inflamar o combustvel pode ser fornecida atravs de uma faisca ou de uma chama. Iniciada a reao de oxidao, tambm denominada de combusto ou queima, o calor desprendido pela reao mantm o processo em marcha.

Os produtos da combusto (principalmente vapor de gua e dixido de carbono), em altas temperaturas pelo calor desprendido pela reao qumica, emitem luz visvel. O resultado uma mistura de gases incandescentes emitindo energia, denominado chama ou fogo.

Вам также может понравиться