Вы находитесь на странице: 1из 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO PEDAGOGIA RIKA SILVA SANTOS

ACONTECIMENTOS QUE POSSIBILITARAM O DESENVOLVIMENTO DO MODO DE PRODUO CAPITALISTA E A SOCIOLOGIA COMO CINCIA
RELAO ENTRE A LEITURA QUE MILE DURKHEIM REALIZA DA
SOCIEDADE E O PAPEL DA ESCOLA

Curvelo 2010

RIKA SILVA SANTOS

ACONTECIMENTOS QUE POSSIBILITARAM O DESENVOLVIMENTO DO MODO DE PRODUO CAPITALISTA E A SOCIOLOGIA COMO CINCIA
RELAO ENTRE A LEITURA QUE MILE DURKHEIM REALIZA DA
SOCIEDADE E O PAPEL DA ESCOLA

Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paran, para a disciplina Sociologia da Educao. Prof. Okana Battini.

Curvelo 2010

INTRODUO

Varios acontecimentos histricos tiveram papel decisivo no processo de desenvolvimento da sociedade e do conhecimento. Durante a Idade Mdia, a razo foi auxiliar da f: a Igreja Catlica a utilizava para manter o poder e divulgar a f, tudo aquilo que a igreja dizia era considerado verdade pura e absoluta. Veio ento o Renascimento, e com ele a redescoberta do homem, que passou a expressar o seu desejo de investigar o mundo e descobrir suas maneiras de organizao. O homem comeou a reconhecer, mediante diversos escritos renascentistas, que vivia em sociedade e que deveria responder a inmeras questes. Em consequncia dos acontecimentos e de aprimoramentos verificados no Renascimento, desencandeou-se uma preoculpao quanto s regras da organizao da vida social, com regras observveis, possveis de medir, de serem comprovadas. Vendo todo esse turbilho de mudanas e acontecimentos, a Sociologia comeou a ser pensada, ainda no formatada como cincia, mas como uma possibilidade de explicar fatos, acontecimentos e de dar sentido vida humana em sociedade. Quando borbulharam as mudanas e eclodiram as novas formas de vida, apareceram tambm alguns tericos, importantes no surgimento da Sociologia como cincia e no seu fortalecimento. Dentre eles, mile Durkheim, que deu uma grande contribuio para a consolidao da Sociologia como uma cincia que se apia exclusivamente na experincia e no somente em teoria. Durkheim tambm contribuiu fortemente para que a Sociologia se tornasse uma disciplina acadmica e foi o primeiro professor universitrio de Sociologia.

A influncia do periodo renascentista Vrias mudanas ocorreram a partir do sculo XV at o sculo XVII na Europa, que comeou sua abertura e expanso martima e comercial. O que de fato provocou tudo isso foi o Renascimento. Vivia-se em um mundo em transformao. Tudo se passava num clima de fim de mundo para alguns e profunda transio para outros. Mas o fato que todos viviam um momento de insegurana e instabilidade, era o renascimento para novas formas de viver, de se organizar em sociedade, trazidas pelas possibilidades do pensar. Era uma nova postura do homem diante da natureza e do conhecimento. O mundo agora livre do pensamento catlico e da tutela da Igreja, depara-se com um homem tambem livre para analisar a realidade em si mesmo e no fora de si. Desse modo, os acontecimentos pasam a ser responsabilidade do prprio homem, que comea a assumir suas aes na sociedade. A influncia do Iluminismo No caminhar da histria, precisamente ao adentrar o sculo XVIII, os pensadores passaram a conceber o conhecimento como utilidade pblica, mas somente como exaltao da vida. Surgiu ento o movimento chamado Iluminismo, que concebeu novas idias e passou ao entendimento da coletividade como organismo prprio. Ou seja, a sociedade passou a ter vida prpria, e seu funcionamento dependia de uma espcie de gerenciamento , j que as pessoas comeavam a ter acesso ao conhecimento. Assim, os iluministas concebiam os indivduos de razo, destinados liberdade e igualdade social, devendo ser liberados de todos os laos sociais tradicionais da Idade Mdia. As Revolues Burguesas As revolues Industrial e Francesa, compem o contexto do surgimento da Sociologia como cincia que daria respostas sociedade, que naquele momento passava por muitas mudanas.

O Iluminismo foi um movimento que consoliou as bases necessrias para que houvesse estas duas revolues. Essas revolues foram marcos importantes para a histria do pensamento ocidental e apresentaram problemas inditos para a humanidade, que passou a experimentar mudanas econmicas, polticas e culturais que ocorriam no ocidente uropeu, constituindo a instalao definitiva do capitalismo. Trata-se de dois lados da instalao definitiva do modo de produo capitalista: a Revoluo Francesa, por meio de seus princpios de Igualdade, Fratyernidade e Liberdade, em busca da transformao de velhas formas de conhecimento, baseadas na tradio e na autoridade, e a Revoluo Industrial, pelo avano na forma de produzir. A Revoluo Industrial foi o triunfo da indstria cpitalista, com ela teve incio a produo em larga escala (graas a existncia das mquinas), os homens deixaram de ser nmades (isso provocou um vertiginoso crescimento demogrfico), o autocontrole que havia, na antiga forma de produo, cedeu lugar superviso e ao controle externo dos empresrios (capitalistas), criando-se assim papeis sociais distintos: o empresrio (dono dos meios de produo) e o operrio (dono da fora de trabalho). A Sociologia surge entre a desagregao da sociedade feudal e a consolidao da sociedade capitalista, o avano industrial e capitalista trouxe consigo mudanas culturais e a introduo de novas formas de organizao da vida social. A Sociologia seia uma tentativa de responder s novas situaes ocorridas nesse tempo. A leitura que mile Durkheim faz da sociedade e o papel da escola mile Durkheim (1858-1917), caracterizava a sociedade como que submersa em um estado de anomia, isto , a ausncia de regras claramente estabelecidas que pudessem reger e controlar a conduta dos indivduos. A partir da, em uma de suas teses sustentava que o estado de anomia incidia diretamente no crescente nmero de suicdios.

Durkheim no concordava com as teorias socialistas que davam enfoque especial aos fatos econmicos como se eles fossem a raiz da crise. Ele sustentava a idia de que os problemas no se resumiam naturaza econmica, mas sim fragilidade da moral vigente. Uma soluo adotada por ele, seria restabelecer a disciplina, criando novas idias morais a fim de resgatar a concincia do dever, possibilitar relaes estveis entre os homens e, por conseguinte, neutralizar a crise econmica. Durkheim afirmava que os fatos sociais so coercitivos e exteriores s concincias individuais. Por exemplo, devido ao carter impositivo desses fatos, os indivduos, segundo ele, so levados a se comportar de acordo com as regras preestabelecidas pelas geraes anteriores. Por isso, ele negava a existncia da criatividade humana no processo histrico. Com base nas teorias de Durkheim, papel fundamental da escola, ensinar as regras da sociedade, estabelecendo limites para uma convivncia harmoniosa, porm dando condio para que o educando possa discernir entre o que foi aprendido e as suas voltades prprias transformando-se assim em um indivduo com concincia crtica capaz de tomar as rdias de sua vida sem prejudicar seu convvio social. CONCLUSO As mudanas em nossa sociedade repercutem em nossas crenas e tambm em nossas limitaes e instituies a sculos, isso no diferente em relao ao sistema educacional. Para entrarmos na sociedade do conhecimento de forma efetiva e que beneficie a maioria da populao, no podemos pensar somente em uma forma de aprendizado capaz e motivada, tambm devemos pensar nos valores humanos, de forma que venha a desempenhar um papel fundamental na passagem para a sociedade do conhecimento.

BIBLIOGRAFIA DURKHEIM, Emile A viso do trabalho social Paris: Tradutor Felix Alcan, 1926 LISBOA, Roseane de Aguiar Sociologia- Ed. FEAD, 2009 BATTINI, Okana & FERREIRA, Adriana de Ftima Cultura e Sociedadeed. Pearson Education, 2009 WIKIPDIA,Pesquisas no- mile Durkheim- Internet,2010.

Вам также может понравиться