Вы находитесь на странице: 1из 5

DISCIPLINA: HISTRIA PROFESSOR(A): RODOLFO

DATA:

/09

(2 ANO) ENSINO MDIO

ALUNO: ___________________________________ CDIGO:___________

TAREFO DE FRIAS
1. (Fuvest) "A sede insacivel do ouro estimulou a tantos a deixarem suas terras e a meterem-se por caminhos to speros como so os das minas, que dificultosamente se poder dar conta do nmero das pessoas que atualmente l esto. " (Andr Joo Antonil, CULTURA E OPULNCIA DO BRASIL POR SUAS DROGAS E MINAS) Que conseqncias teve a corrida do ouro do final do sculo XVII e incio do XVIII descrita no texto? 2. (Fuvest) Discorra sobre o impacto provocado pela descoberta do ouro das Minas Gerais na organizao interna da colnia. 3. (Fuvest-gv) No Nordeste brasileiro colonial, compare as reas aucareira e pastoril no que se refere economia e sociedade. 4. (Ufpr) "O engenho de acar era uma verdadeira empresa capitalista, mas era ao mesmo tempo uma comunidade patriarcal que, para suas necessidades mais vitais, vivia em regime de economia fechada." (MAURO, Frdric. HISTRIA DO BRASIL. So Paulo, DIFEL, 1974.) A lavoura canavieira desempenhou papel fundamental na economia do Brasil colonial, exercendo forte influncia nas condies de vida e na organizao social. Quais os componentes que caracterizam a sociedade colonial brasileira durante o predomnio da economia canavieira? 5. (Ufpr) O Brasil Colnia teve como base uma economia e uma sociedade centradas no trabalho escravo e na grande lavoura para exportao. Comente essa afirmao.

Ensino forte que prepara para vida.

ALUNO (A): ______________________________________________ CDIGO: ___________________ 6. (Ufrj) "(...) Vila Rica - a rica vila! Capital da provncia de Minas Gerais e sede do governo, lugar durante muitos anos considerado o mais rico do Brasil, visto que para a se levava todo o ouro encontrado no vasto distrito em derredor. (..) A cidade de extenso considervel, mas menos povoada que no tempo das minas ricas." (MAWE, Jonh. "Viagens ao interior do Brasil (1807)" in BARROS, E.L. OS SONHADORES DE VILA RICA: A INCONFIDNCIA MINEIRA DE 1789. S.P., Editora Atual, 1989, pp. 19-20) O desenvolvimento da atividade mineradora no Brasil, ao longo do sculo XVIII, provocou transformaes econmicas, sociais e poltico-administrativas na vida da Colnia. A minerao exerceu tambm influncia nas relaes de Portugal com as demais potncias, no contexto das grandes transformaes no quadro poltico europeu. a) b) Cite duas transformaes scio-polticas ocorridas na Colnia a partir do desenvolvimento da atividade mineradora no sculo XVIII. Explique uma conseqncia, para a economia portuguesa, do grande afluxo de metais preciosos provenientes de sua colnia brasileira. 7. (Ufv) Leia atentamente o trecho a seguir e responda questo abaixo. "O rpido desenvolvimento da indstria aucareira, malgrado as enormes dificuldades decorrentes do meio fsico, da hostilidade do silvcola e do custo dos transportes, indica claramente o esforo do governo portugus em se concentrar nesse setor. O privilgio, outorgado ao donatrio, de s ele fabricar moenda e engenho de gua, denota ser a lavoura do acar a que se tinha especialmente em mira de introduzir. Favores especiais foram concedidos subseqentemente queles que instalassem engenhos: isenes de tributos, garantia contra a penhora dos instrumentos de produo, honrarias e ttulos, etc. As dificuldades maiores, encontradas na etapa inicial, advieram da escassez de mo-de-obra. O aproveitamento do escravo indgena, em que aparentemente se baseavam todos os planos iniciais, resultou invivel na escala requerida pelas empresas agrcolas de grande envergadura que eram os engenhos de acar." (FURTADO, C., Formao Econmica do Brasil, 1980) O trecho acima sintetiza o esforo portugus em instalar um empreendimento comercial duradouro e rentvel em terras brasileiras. Identifique e explique os trs principais elementos que caracterizam o empreendimento colonial conhecido como a Grande Lavoura. 8. (Ufv) "O ouro brasileiro deixou buracos no Brasil, templos em Portugal e fbricas na Inglaterra." (EDUARDO GALEANO) Explique de que forma os fatos contidos na frase anterior esto relacionados historicamente.

Ensino forte que prepara para vida.

ALUNO (A): ______________________________________________ CDIGO: ___________________ 9. (Unesp) A pecuria, alm de contribuir para a interiorizao da colonizao, complementava as atividades econmicas aucareira do litoral nordestino e a aurfera das Minas Gerais. Indique o fator natural que contribuiu para a multiplicao do rebanho bovino no extremo sul da Colnia e esclarea a razo de seu relacionamento com as Minas Gerais. 10. (Unicamp) O francs Saint-Hilaire, ao visitar no sculo XIX a regio do Distrito dos Diamantes (Minas Gerais), explicou da seguinte maneira como ela fora criada no sculo XVIII: "Tendo o governo reconhecido que a extrao de diamantes por arrendadores era freqentemente acompanhada por fraudes e abusos, resolveu explorar por sua prpria conta as terras diamantinas (...). O Distrito dos Diamantes ficou como que isolado do resto do Universo; situado em um pas governado por um poder absoluto, esse distrito foi submetido a um despotismo ainda mais absoluto." (Auguste de Saint-Hilaire, VIAGEM PELO DISTRITO DOS DIAMANTES E LITORAL DO BRASIL, Belo Horizonte, Ed. Itatiaia/So Paulo, Editora Universidade So Paulo, 1974, vol. 5, p. 14.) a) b) 11. Quais as razes pelas quais era importante para a Coroa Portuguesa que o Distrito Diamantino ficasse "como que isolado do resto do Universo"? Como se dava a explorao das minas por parte da Coroa Portuguesa?

(Fuvest) "Quando na mesma pessoa, ou no mesmo corpo de magistrados, o poder legislativo se junta ao executivo, desaparece a liberdade... No h liberdade se o poder judicirio no est separado do legislativo e do executivo... Se o judicirio se unisse com o executivo, o juiz poderia ter a fora de um opressor. E tudo estaria perdido se a mesma pessoa ou o mesmo corpo de nobres, de notveis, ou de populares, exercesse os trs poderes: o de fazer as leis, o de ordenar a execuo das resolues pblicas e o de julgar os crimes e os conflitos dos cidados". (Montesquieu, DO ESPRITO DAS LEIS, 1748) a) Qual o tema do texto? b) Explique o contexto histrico em que foi produzido.

12.

(Unesp) Na segunda metade do sculo XVIII alguns monarcas da Europa empreenderam reformas sem abandonar o antigo sistema poltico. Como foram denominados esses monarcas? Esclarea o carter de conciliao das medidas que tomaram.

13.

(Unicamp) O pensamento iluminista do sculo XVIII tem na ENCICLOPDIA, dirigida por Diderot e d'Alembert, uma obra de 35 volumes, editada entre 1751 e 1780, que rene a totalidade dos conhecimentos da poca. Por usarem os princpios da razo para questionar os fundamentos da sociedade em que viviam, os enciclopedistas foram considerados defensores de um pensamento revolucionrio. a) b) c) Qual a caracterstica principal do pensamento das luzes? O que significa afirmar que esses pensadores usavam em suas crticas sociais os princpios da razo? Contra quais valores da poca se dirigiam as crticas dos pensadores iluministas?

Ensino forte que prepara para vida.

ALUNO (A): ______________________________________________ CDIGO: ___________________ 14. (Unicamp) Em 1770, um advogado chamado Sguier comentava, a propsito de um movimento do sculo XVIII: "Os filsofos se erigiram como preceptores do gnero humano. Liberdade de pensar, eis seu brado, e esse brado se propagou de uma extremidade outra do mundo. Com uma das mos tentaram abalar o trono; com a outra, quiseram derrubar os altares." a) Identifique o movimento ao qual Sguier se refere. b) Que caractersticas desse movimento podem ser retiradas do texto acima? Vocabulrio: erigir = instituir, considerar; preceptores = mestres, mentores. 15. (Unicamp) "Todo o poder vem de Deus. Os governantes, pois, agem como ministros de Deus e seus representantes na terra. Conseqentemente, o trono real no o trono de um homem, mas o trono do prprio Deus". (Jacques Bossuet, POLTICA TIRADA DAS PALAVRAS DA SAGRADA ESCRITURA, 1709) "(...) que seja prefixada Constituio uma declarao de que todo o poder originalmente concedido ao povo e, conseqentemente, emanou do povo". (Emenda Constitucional proposta por Madison em 8 de junho de 1789) a) Explique a concepo de Estado em cada um dos textos. b) Qual a relao entre indivduo e Estado em cada um dos textos? 16. (Fuvest) J se observou uma vez que todo aluno mediano em Histria sabe que houve uma Revoluo Industrial, e que todo aluno estudioso sabe que no houve. Como bom estudante que voc , justifique a tese de, que ocorreu uma EVOLUO e no uma REVOLUO industrial.

Ensino forte que prepara para vida.

ALUNO (A): ______________________________________________ CDIGO: ___________________ 17. (Ufrj) "Povo:... Que trabalho voc executa na sociedade? Classe Privilegiada: Nenhum: no fomos feitos para trabalhar. Povo: Como ento vocs adquiriram sua riqueza? Classe Privilegiada: Assumindo a tarefa de governar vocs. Povo: Governar a ns!... Ns nos esgotamos e vocs se divertem; ns produzimos e vocs dissipam; a riqueza flui de ns e vocs a absorvem. Homens privilegiados, classe distinta do povo, formem uma nao parte e governem-se a si mesmos." (Volney. Runas. sc. XVIII. Citado por THOMPSON, E.P. "A formao da classe operria inglesa". Vol. I, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987). A Revoluo Industrial no se limitou a um conjunto de transformaes tcnicas e tecnolgicas aplicadas ao processo de produo de mercadorias. H uma outra dimenso, de carter social, que proporcionou, entre outras coisas, a formao da classe operria em sua relao com a classe proprietria dos meios de produo, a burguesia. a) Cite dois fatores que possibilitaram a Revoluo Industrial na Inglaterra no sculo XVIII. b) Explique de que maneira a Revoluo Industrial contribuiu para a consolidao da diviso entre capital e trabalho. 18. (Unesp) "O juiz do condado de Broughton, presidindo uma reunio na Prefeitura de Nottingham, declarou que naquela parte da populao, empregada nas fbricas de renda da cidade, reinavam sofrimentos e privaes em grau desconhecido no resto do mundo... s duas, trs ou quatro horas da manh, as crianas de 9 a 10 anos so arrancadas de camas imundas e obrigadas a trabalhar at s 10, 11 ou 12 horas da noite, para ganhar o indispensvel mera subsistncia." [DAILY TELEGRAPH, Londres, 17 de janeiro de 1860.] Identifique, situando no espao e no tempo, o contexto histrico que gerou o problema social expresso parcialmente no texto acima. Procure relacionar as condies adversas mais significativas que acabaram motivando a resistncia dos trabalhadores, o avano dos movimentos operrios e o desenvolvimento dos postulados socialistas no Sculo XIX. 19. (Unicamp) "De p ficaremos todos E com firmeza juramos Quebrar tesouras e vlvulas E pr fogo s fbricas daninhas." (Cano dos quebradores de mquinas do sculo XIX, citada por Leo Huberman, HISTRIA DA RIQUEZA DO HOMEM, 1979) a) A partir do texto, caracterize o tipo de ao dos quebradores de mquinas. b) Explique os motivos desse movimento.

Ensino forte que prepara para vida.

Вам также может понравиться