Вы находитесь на странице: 1из 4

Ol mais uma vez!

Hoje vamos aprender a recortar imagem atravs de um Shapefile, ou seja, faremos todo o processamento desde a importao do vetor.shp at o produto final o recorte. Ento 1 vamos abrir a imagem que ser recortada.

De posse da mesma, importaremos um vetor (*.shp) j criado em outro software, que pode ser o ArcGIS. Para isso, na barra ENVI 4.2 v at Vector > Open Vector File, ser aberta uma caixa para seleo do vetor. Perceba que no tipo de vetor a ser importado esta setado *.evf, mude a seleo para *.shp e selecione o vetor de seu trabalho.

Ser aberta uma nova caixa com as informaes do vetor. Se tudo estiver correto, que geralmente est, d OK. Aparecer ento uma outra caixa de avaliao do vetor. Selecione-o e clique em Load Selected. Ento novamente aparecer outra caixa. Seleciona clique OK. o Display #1 e

Aps esse processo seu vetor j aparecer na tela do Scroll em branco e uma nova tela ser aberta com os parmetros do seu vetor. Aqui voc poder configurar seu vetor da melhor forma para seu trabalho. nela tambm onde faremos a converso do formato *.shp para um *.evf ou ROI (Regio de Interesse) para o recorte. Para isso v nessa tela em File > Export Active Layer to RIs... Surgir uma caixa perguntando o mtodo de converso, ento marque o primeiro (Convert all records of na EVF layer to one ROI...).

D OK. O processo de converso estar terminado. Agora volte barra principal e selecione o menu Basic Tools > Subset Data via RIs, ento ser apresentada a caixa para arquivos de entrada, selecione a imagem e d OK.

Nessa caixa selecione a informao de sada, na pergunta sobre a mascara troque para Yes, deixando o Background em 0 e escolha um lugar para guardar sua nova imagem (Recorte). Pronto agora s dar OK e aguardar o processamento. Sua imagem entrar como um arquivo ROI Mask. Crie um novo Display e mande rodar a nova imagem (Recorte). Salve a imagem na exteno de sua preferncia e pronto!

Espero que tudo tenha dado certo, qualquer duvida entre luissadeck_w@yahoo.com.br ou http://sadeckgeo.wordpress.com/

em

contato,

Mensagem: Se voc quer transformar o mundo, experimente primeiro promover o seu aperfeioamento pessoal e realizar inovaes no seu prprio interior. Estas atitudes se refletiro em mudanas positivas no seu ambiente familiar. Deste ponto em diante, as mudanas se expandiro em propores cada vez maiores.(Dalai Lama).

Вам также может понравиться