Вы находитесь на странице: 1из 22

1

Apresentao
Eletrnica Bsica

Introduo: Para obter uma leitura mais agradvel diretamente pelo computador este tutorial foi formatado no estilo lmina, pressione Ctrl+L para tela inteira e use as setas do teclado para avanar ou recuar as pginas. Baixe nossas publicaes e demais softwares relacionados diretamente pelo site da comunidade http://tecnociencia.jor.br , mas lembre-se de efetuar login para obter acesso a todos os servios. Neste primeiro arquivo em PDF vamos apresentar resumidamente alguns tpicos que iremos estudar durante o treinamento bsico de eletrnica.

www.tecnociencia.jor.br

O principal objetivo deste material, facilitar ao aluno a compreenso dos assuntos abordados nos cursos que envolvem conhecimentos de eletrnica, possibilitando um melhor aproveitamento deste tema. O Treinamento em eletrnica bsica um curso destinado ao aperfeioamento tcnico para todas as pessoas que desejam possuir um contato maior com a manuteno de equipamentos eletrnicos.

Para podermos entender como funciona a eletricidade e seus condutores, ser importante lembrar de alguns conceitos l do primeiro e segundo grau do ensino mdio. So eles: MATRIA tudo o que ocupa lugar no espao e pode ser encontrado em trs estados: Slido, Liquido e Gasoso. A menor parte de uma matria a molcula. Toda a molcula constituda de tomos. Podemos afirmar que a molcula um grupo de tomos que quando unidos, no podem ser separados sem afetar as propriedades da matria. O tomo composto por prtons, nutrons e eltrons. Os prtons e os nutrons ficam agrupados no ncleo, e girando em sua volta ficam os eltrons. Quanto mais prximo do ncleo estiver o eltron maior ser fora de atrao sobre ele. Assim sendo, uma das foras que mantm o tomo unido a atrao que existe entre o prton do ncleo e os eltrons que o circulam. Chamamos de eltrons livres aqueles que ficam na camada mais externa da rbita, pois so eles que se separam mais facilmente do tomo. Os eltrons possuem carga negativa e os prtons carga positiva. Fig.1 Veja a figura1 ao lado:
Eltrons Prtons Neutrons

www.tecnociencia.jor.br

O tomo que possui o mesmo nmero de prtons e de eltrons, considerado neutro. O tomo que possui maior nmeros de prtons que eltrons e considerado positivo. O tomo que possui maior nmeros de eltrons que de prtons considerado negativo. - on Negativo o nome que se emprega para o tomo que ganhou eltrons. - on Positivo o nome que se emprega para o tomo que perdeu eltrons. - Ionizao o processo pelo qual o tomo ganha ou perde eltrons. - Prtons = eltrons (carga neutra) - Prtons > eltrons (carga positiva) - Prtons< eltrons (carga negativa) A palavra eletrnica e eletricidade so derivadas da palavra eltron. Observe que toda a matria composta de molculas que so compostas de tomos que possuem em sua rbita eltrons, estes podem ser livres ou fixos. CONDUTORES: So as matrias com grande quantidade de eltrons livres. ISOLANTES: So as matrias que possuem pouca quantidade de eltrons livres. O cobre um metal muito usado na confeco de condutores de eletricidade (fios eltricos) barato, de fcil aquisio e possui muitos eltrons livres. A borracha tambm muito usada como isolador de corrente eltrica por possuir poucos eltrons livres. Os eltrons no so criados nem podem ser destrudos, estes apenas existem no universo. o movimento do eltron que gera a eletricidade.

www.tecnociencia.jor.br

Quando esfregamos dois materiais diferentes como l e vidro o atrito faz com que os eltrons livres passem de um material para outro, ao separar os objetos teremos um com maior quantidade de eltrons e outro com maior quantidade de prtons. A carga que cada objeto ganhou o que chamamos de eletricidade esttica. O corpo humano tambm produz esttica que o acmulo de eltrons. Se tocarmos em algum material que esteja carregado por prtons, os eltrons que se encontram no corpo passaro para o material tocado. No momento que isso ocorre, existe a liberao de energia eltrica que dependendo da sensibilidade do material, pode causar danos ao mesmo como no caso de alguns componentes eletrnicos. por esse motivo que sempre que um tcnico toca em algum hardware como a memria, processador e demais peas aconselhvel usar pulseira antiesttica ou tocar em alguma base metlica para equilibrar (descarregar) os eltrons evitando um choque prejudicial ao hardware. Observe que estamos trocando eltrons com outros materiais diariamente, no sentimos porque a carga muito baixa e no nos afeta, mas em alguns componentes eletrnicos basta milsimos de tenso para danificar os mesmos.

www.tecnociencia.jor.br

Sempre que ligamos um aparelho eletrnico ocorre a movimentao de eltrons e os resultados deste movimento chamado de corrente eltrica. Existem dois tipos de corrente eltrica, uma chamada CA (corrente alternada) e a outra denominada de CC (corrente continua). Neste treinamento trabalharemos sempre com a CC corrente continua. CA encontrada nas tomadas de residncias em dois valores 110 e 220 volts. CC a corrente encontrada nas pilhas e nos conversores chamados de fontes. Para que ocorra o fenmeno da energia eltrica necessrio que existam dois materiais condutores diferentes: um com maior carga de eltrons e outro, com maior carga de prtons. Quando temos essa ocorrncia a chamamos de diferena de potencial. O fenmeno da energia eltrica ocorre quando os eltrons se movimentam de um lugar para outro, atravs de um material condutor, em um ambiente que possua diferena de potencial.

www.tecnociencia.jor.br

Observando a fig. 02 podemos notar a representao da diferena de potencial atravs do smbolo "+", que representa o plo positivo e o smbolo "-" que representa o plo negativo. Quando a chave interruptora est ativa, o fio condutor coloca em contato as diferenas, obrigando os eltrons a se moverem. Estes quando passam pela lmpada, encontram uma resistncia no interior da mesma, que transforma o movimento dos eltrons em calor. Como o calor muito intenso e no interior da lmpada no existe ar, o filamento aquece a uma temperatura suficiente para emitir luz. Nas lmpadas que usam essa tcnica de emisso de luz, o consumo de energia muito alto, pois somente 10% da energia empregada transformada em luz, os outros 90% so transformados em calor. Nos dias de hoje, existem outras lmpadas que usam um sistema qumico para emisso de luz, onde a relao CONSUMO DE ENERGIA x LUZ acaba sendo mais satisfatrias (econmica).

www.tecnociencia.jor.br

Geradores de Tenso: Para obtermos energia constante, provocamos o movimento dos eltrons artificialmente atravs de sistemas denominados geradores. Os geradores permitem o fluxo constante de energia por longos perodos, entre eles podemos citar os cata-ventos, painel solar, hidroeltricas, pilhas e outros. Calor: Sempre que pensamos em movimento, seja ele de eltrons ou de qualquer coisa no universo, estamos indiretamente ligados ao diferencial de temperatura "calor. Isso porque todo o movimento resulta em algum tipo de atrito, no caso dos eltrons, estes se movimentam em zig-zag chocando-se com os eltrons fixos e entre si. Veja Figura 3. Fig. 3 + --+++ - - + + + + ++ - -Observe que em qualquer equipamento, quando este estiver desligado, teremos uma temperatura menor que a temperatura adquirida com o equipamento ligado. Como por exemplo o fio do telefone, que se aplicado um termmetro supersensvel, notaremos um certo aquecimento quando h passagem da energia eltrica.

www.tecnociencia.jor.br

O problema que o aquecimento de qualquer condutor proporcional a perda de conduo ou diminuio do desempenho, aquecimento este, normalmente provocado pelo movimento natural dos eltrons e pelo ambiente. Tem sido muito comum encontrarmos clientes que compram seus mveis com espao reservado para a colocao do gabinete, onde as paredes so fechadas juntamente com a parte traseira do mvel e o espao entre as paredes do gabinete e o mvel fica a menos de cinco cm de distncia. O fator de dissipao onde uma determinada temperatura, necessita proporcionalmente de espao para passagem de ar frio com o intuito de refrigerar. Observe que um processador trabalhando em uma temperatura elevada ter seu desempenho diminudo. Assim como qualquer condutor, ou hardware no nosso caso. Muitos dos problemas eletrnicos surgem no passar do tempo, devido falta de ateno por parte do usurio ou at mesmo do tcnico nesta questo. Outro problema que est surgindo o espao interno de alguns gabinetes, que parecem no atenderem as necessidades de dissipao necessrias, principalmente no caso de disco rgido e memria. O importante o tcnico ter em mente que tudo que auxilia no acmulo de calor prejudicial ao desempenho da mquina e que dissipao no sinnimo de circulao de ar. Um gabinete pode possuir mais de um circulador de ar interno, mas se o ar que est circulando for quente no ocorrer dissipao.

www.tecnociencia.jor.br

Outro fator que deve ser lembrado, que o ar quente mais leve que o ar frio e quando falamos de resfriamento, importante salientar que este comea sempre pela parte mais baixa do equipamento. Aterramento: O movimento dos eltrons motivados por uma diferena de potencial produz energia eltrica, quando este fenmeno ocorre naturalmente conhecido como esttica. importante lembrar que o prprio ar uma matria gasosa e por isso, sua composio baseada em tomos. Dependendo da umidade atmosfrica, o ar fica mais carregado de eltrons e ao chocar-se com a parte metlica do gabinete pode IONIZAR o mesmo, neste momento, o aterramento entra em ao direcionando para a terra o excesso de carga permitindo que o computador trabalhe normalmente.

www.tecnociencia.jor.br

Quando o aterramento ineficiente o computador pode apresentar defeitos "fantasmas", onde o diagnstico fica difcil de efetuar, pois o problema surge e desaparece sozinho. Em outros casos, ocorre a queima do hardware por excesso de tenso (sobrecarga) no componente eletrnico. importante lembrar que sem o aterramento o computador pode perder parte de seu desempenho quando estiver IONIZADO.

Eletromagnetismo: Outro fenmeno importante que ocorre com o movimento dos eltrons o eletromagnetismo. Este ocorre quando o eltron efetua o movimento entorno de si mesmo. Observe que os movimentos dos eltrons so semelhantes ao da terra em redor do sol "rotao" e em torno de si mesmo "translao. Ao rodar em torno de si, o eltron da camada mais externa produz um campo magntico mnimo, mas dentro do orbital, o outro eltron do par gira tambm, em sentido oposto, cancelando este campo, em alguns materiais.

www.tecnociencia.jor.br

Porm nos materiais imantados alguns dos pares de eltrons giram no mesmo sentido e um campo magntico resultante deste movimento, ocorre em volta do material que passa a ficar magnetizado. Sempre que as molculas estiverem dispostas de forma uniforme, teremos o efeito magntico. Caso as molculas assumam posies desordenadas, o efeito magntico neutralizado, no ocorre. Observe que sempre que ligamos um aparelho eletrnico, em quanto a corrente estiver passando pelo condutor, ira ocorrer uma minscula fora magntica em torno do fio.

Oscilador: Os osciladores esto diretamente relacionados produo sonora. Para produzirmos sons eletronicamente usamos um oscilador, cuja funo variar a freqncia do som. Em eletrnica a faixa de udio vai de zero a 100.000 Hz, acima deste valor esto as ondas de rdio freqncia. Observe a tabela abaixo: 0 at 15 Hz .................Infra-sons. 15 at 15.000 Hz .Audvel pelo homem. 15.000 at 100.000 Hz.......Ultra-sons. Basicamente o oscilador um amplificador usado em udio freqncia e rdio freqncia. Freqncia: O termo freqncia relacionado quantidade de emisso de sinal em um determinado tempo, esta emisso gerada pelo oscilador. Em computao, determinamos a velocidade do computador pela freqncia do processador. Quando usamos um osciloscpio, encontramos dois tipos de freqncia denominadas de analgica e digital.

www.tecnociencia.jor.br

Filtros: Um dos sistemas que proporcionam qualidade nos sinais eletrnicos e tambm na corrente eltrica, so os filtros. Estes so circuitos compostos por bobinas e capacitores que impedem a interferncia de sinais semelhantes, um exemplo destas interferncias pode ser observado, ligando-se um rdio porttil e sintonizando na faixa de AM prximo aos caixas eletrnicos "terminais 24 Horas". Para evitar tais interferncias, seria necessrio instalar um filtro de rdio freqncia. Circuitos: Os circuitos so gerados com a colocao (soldagem) de componentes eletrnicos de forma ordenada, com o objetivo de obter determinado resultado. A placa me de um computador um grande circuito eletrnico com o objetivo de processar dados. Projetar um circuito como montar um quebra cabeas, onde as peas so os componentes eletrnicos e o resultado final pode ser um aparelho de som, computador ou uma televiso.

www.tecnociencia.jor.br

Componentes eletrnicos: Entender um pouco sobre os principais componentes eletrnicos e suas funes, auxilia o tcnico na hora do diagnstico. Bobinas: As bobinas so encontradas em quase todos os aparelhos eletrnicos, sendo basicamente voltas de fios em torno de um ncleo ou na forma espiral. As bobinas so empregadas como redutores e amplificadores de tenso, filtros, geradores de eletrom, captao e produo de som e na parte principal dos motores eltricos.

www.tecnociencia.jor.br

Os computadores usam bobinas na placa me como filtro. Nos alto-falantes as bobinas so responsveis pela vibrao geradora do som, na fonte ela que reduz a tenso para os nveis da placa me, no monitor filtra os sinais que vo para o tubo de imagem. Nos drivers de Cd e disquete, a bobina aplicada no motor que permite a movimentao das cabeas de leitura. Na cabea da agulha dos Hds, encontramos micro-bobinas que efetuam a leitura e gravao dos dados.

Capacitores: Os capacitores so componentes eletrnicos encontrados na maioria dos circuitos e desempenham funes variadas, podem ser empregados em filtros, estabilizadores de tenso entre outras. Existem vrios tipos de capacitores definidos conforme o material isolante que possuem, por exemplo, os isoladores de mica, polister e cermica formam os capacitores com os respectivos nomes: - Capacitor de Mica; - Capacitor de Polister; - Capacitor de Cermica;

www.tecnociencia.jor.br

O capacitor de maior destaque o ELETROLITICO, este possui uma caracterstica bastante usada em eletrnica, funciona como uma espcie de pilha, acumulando por um breve perodo uma determinada carga. Os capacitores eletrolticos assim como as pilhas, tambm so polarizados, possuem um plo positivo e outro negativo.

Resistores: Os resistores como o prprio nome sugere,impe resistncia corrente eltrica produzindo assim a diminuio da mesma. No computador, entramos com uma tenso alternada de 110 ou 220 Volts e atravs da fonte de alimentao, transformamos essa teno em 12 e 5 Volts de corrente continua. Observe que alm do transformador, encontramos tambm resistores que posicionados corretamente, diminuem a tenso at o desejado. Potencimetros: Os potencimetros so resistores variveis em sua resistncia, um bom exemplo o boto de controle do volume dos aparelhos sonoros, como a caixa de som do micro. Observe que ao variar a resistncia da corrente que foi convertida em som, estamos aumentando ou diminuindo o volume do som. Este efeito ocorre quando movimentamos o boto do som que um resistor varivel e, na medida em que aumentamos a resistncia o som diminui, assim como o inverso verdadeiro.

www.tecnociencia.jor.br

Transistores: Os transistores marcaram a historia da eletrnica, pois permitiram um salto tecnolgico com o seu surgimento. Os computadores esto intimamente ligados a esse componente eletrnico. O transistor uma evoluo do diodo assim como o processador uma evoluo do transistor. O transistor composto por trs junes onde cada juno se comporta como um diodo. Simplificando bastante, podemos comparar o funcionamento do transistor com os rels, permitindo a passagem controlada de tenso conforme sua posio no circuito.

www.tecnociencia.jor.br

Existem vrios tipos de transistores, entre eles esto: Transistor de uso Geral; Transistor de Potncia; Transistor de Rdio Freqncia; Os transistores existem por tipo e caracterstica, sendo hoje, mais de um milho e meio de caractersticas diferentes entre os tipos de transistores existentes.

Diodos: Os diodos trabalham conduzindo a corrente eltrica em apenas um sentido impedindo desta forma o curto circuito. Se ligarmos um aparelho e invertermos a polaridade do mesmo em sua fonte ele queimar, porm atravs do diodo, possvel montar um sistema de segurana capaz de impedir o funcionamento, caso a polaridade esteja invertida. Estudaremos os diodos mais adiante, no momento, devemos apenas gravar sua principal propriedade. Impedir o curto circuito. Os diodos, os transistores e os processadores sero abordados mais adiante detalhadamente.

www.tecnociencia.jor.br

Rels: Os rels so componentes eletrnicos cuja funo permitir ou interromper a passagem de tenso, semelhante ao interruptor de luz. Quando se aplica uma determinada tenso, o rel aciona seus contatos que permitem a passagem de tenso. A diferena do interruptor de luz para o rel; esta no fato deste ser acionado eletronicamente.

A aplicao do rel encontrada em grande escala na maioria dos modems para a abertura da linha telefnica. Quando o usurio solicita ao discador a conexo, este aplica uma tenso na base do rel que abre a linha para conexo. O rel largamente usado nos aparelhos telefnicos alm de uma infinidade de outros aparelhos. Motores: Os motores so encontrados nos drivers de leitura e gravao de dados como o disco rgido, driver A, Cd-rom, zipdrive e vrios outros. Nos drivers os motores movimentam as cabeas de leitura e gravao, no disco rgido o motor gira os discos revestidos com pelculas de ferro onde so gravados os dados. Existem vrios tipos de motores, sendo cada tipo indicado para uma funo especifica.

www.tecnociencia.jor.br

Componentes SMD: A maioria dos componentes usados nos circuitos so ultra-miniaturizados, o que reduz bastante o tamanho do circuito. A partir disto, surgiram placas e controladoras menores. Basta lembrar dos primeiros drivers e placas me, e comparar seu tamanho com os de hoje. Podemos entender o significado do uso de micro componentes ou componentes SMD. Na linha de montagem do circuito, os micros componentes so fixados nos seus respectivos lugares por uma cola especial e depois a placa me so banhadas em solda, esta s ir aderir nos terminais e na regio da placa exposta, permitindo assim uma soldagem uniforme, segura e de boa qualidade.

Sensores: Os sensores esto em toda parte, seu objetivo assumir uma determinada atividade conforme sua implantao no circuito. Nas impressoras, drivers, monitores e na maioria dos equipamentos eletrnicos existem sensores. Eles so muitos e de diversas formas e modelos, do mais complexo ao mais simples seu objetivo principal, "sentir" uma determinada mudana no meio em que inserido. Os sensores funcionam basicamente como um rel, porem so automticos, quando a mudana pela qual eles foram gerados para sentir ocorre, o mesmo assume uma posio de acionar ou interromper a corrente eltrica. Os principais tipos de sensores so:

www.tecnociencia.jor.br

Sensores pticos: Seu funcionamento baseia-se na deteco de luminosidade no ambiente. Um bom exemplo so os sensores que acionam as lmpadas nas ruas e praas. Observe que ao cair noite ou em tempos chuvosos, quando a luz do dia diminui consideravelmente, as lmpadas so acionadas automaticamente. O que ocorre que um foto sensor ou sensor ptico, ao detectar a diminuio da luz solar, aciona um rel que permite a passagem de energia eltrica para as lmpadas ligando-as. Podemos encontrar outro exemplo no mouse. Este possui duas engrenagens dentadas de plstico que ficam posicionadas no meio de sensores pticos e, sempre que a engrenagem se movimenta, bloqueia a luz em dado momento e no outro permite sua passagem, gerando pulsos luminosos que so capitados pelos sensores e revertidos em movimento na tela do computador.

Sensores Trmicos: Os sensores trmicos so acionados quando existe uma determinada temperatura. Podemos citar como exemplo, a luz de alerta de aquecimento do leo nos carros. Sempre que a temperatura ultrapassa os limites de segurana, uma luz vermelha no painel do veiculo comea a piscar. No computador, este tipo de sensor verifica a temperatura do processador, reinicializando a maquina quando esta ultrapassa os limites de segurana. Sensores Magnticos: Os sensores magnticos so acionados quando "sentem" uma determinada diferena magntica, um exemplo bastante conhecido, as portas giratrias dos bancos. Nelas so aplicados sensores em conjunto com um gerador magntico e, quando o fluxo magntico alterado por algum metal, o sensor bloqueia a porta. No computador a agulha de leitura magntica uma espcie de sensor que transforma os pulsos magnticos em sinais binrios.

www.tecnociencia.jor.br

Sensores sonoros: Os sensores sonoros so largamente usados hoje em dia nos radares, sonares e em alguns alarmes residenciais e de carro. Aparelhos como a trena eletrnica que, semelhante ao morcego, emite o ultra-som temporizando o seu retorno e calculando a distancia. Existem vrios tipos de sensores, citamos apenas os mais comuns, no devemos esquecer os sensores qumicos e gasosos entre outros. Na aula trs iniciaremos nosso treinamento estudando detalhadamente os RESISTORES e a lei de ohms. Diodo

www.tecnociencia.jor.br

Capacitor Cermico Transistor

Capacitor Eltrolitico

Rel

Вам также может понравиться