Вы находитесь на странице: 1из 7

Rem Koolhaas publica Generic City in S, M, L, XL

http://www.cronologiadourbanismo.ufba.br/apresentacao.php?idVerbe...

Rem Koolhaas publica Generic City in S, M, L, XL


Citado por: MAU, Bruce; KOOLHAAS, Rem; SIGLER, Jennifer. Small, medium, large, extra-large: Office for Metropolitan Architecture, Rem Koolhaas, and Bruce Mau. New York: Monacelli Press, 1995. 1344 p.

1995
Estados Unidos
Publicao Idiomas disponveis Portugus Colaborador Carla Pereira Rocha

S, M, L, XL tem uma autoria hbrida. O livro a sequncia de escritos de Rem Koolhaas e projetos do Office for Metropolitan Architecture - OMA - dado forma por Bruce Mau e seu escritrio - BMD.

S, M, L, XL organiza um material arquitetnico de acordo com tamanho, no h tecido conectivo. Escritos embutem-se entre os projetos, no como cimento, mas como episdios autnomos. As contradies no so evitadas. O livro pode ser lido de qualquer forma.

Para restabelecer um tipo de honestidade e clareza para a relao entre o arquiteto e pblico, S, M, L, XL uma amlgama que faz revelaes sobre as condies em que a arquitetura atualmente produzida. Sua pica escala tanto arrogante e hesitante. Tenta desinflar e inflar a arquitetura - para destruir e reconstruir. Com base nos dados contemporneos, tenta encontrar uma nova realidade sobre o que a arquitetura e o que ela pode fazer. Introduo S, M, L, XL.

Este livro um enorme romance sobre arquitetura. Concebido por Rem Koolhaas - autor de Nova York delirante - e Bruce Mau criador da Zone - como uma queda-livre no espao da imaginao tipogrfica, o ttulo do livro, Pequena, Mdia, Grande, ExtraGrande, tambm o seu quadro: projetos e redaes so organizadas de acordo com a escala. O livro rene ensaios, manifestos, dirios, contos de fadas, relatos de viagens, um ciclo de meditaes sobre a cidade contempornea, com trabalhos produzidos pelo escritrio de Koolhaas - OMA (Office for Metropolitan Architecture) ao longo dos ltimos vinte anos. Esta acumulao de palavras e imagens ilumina a condio da arquitetura hoje - o seu esplendor e misrias - explorando e revelando o corrosivo impacto da poltica, o contexto, a economia, a globalizao - o mundo.

Imagem 1

Resumo capa do livro.

Na composio deste livro, um texto a ser destacado o The Generic City, ltimo texto constante na escala Extra-Large, com posterior publicao em 1997 na Revista Domus e traduo para espanhol em 2007 pelo Editorial Gustavo Gili.

Em The Generic City, Koolhaas descreve, analisa e critica as cidades contemporneas questionando sua semelhana com os aeroportos contemporneos, todos iguais. Realiza a construo-descrio do que entende ser a cidade contempornea, uma cidade genrica. Tal descrio pode ser observada com seguintes partes do texto:

Imagem 2

1. Introduo

Estas so as cidades contemporneas, como os aeroportos contemporneos, ou seja, "todos iguais"? possvel teorizar esta convergncia? E em caso afirmativo, qual configurao finalmente aspirar? A convergncia possvel apenas com o custo de desfazer-se da identidade. Isto geralmente visto como uma perda. Mas a escala que ocorre, deve significar algo. Quais so as desvantagens da identidade e, inversamente, quais so as vantagens de vazio? E se essa homogeneizao acidental - e habitualmente deplorada - fosse um processo intencional, um movimento consciente de distanciamento da diferena e aproximao com a semelhana? E se estamos sendo testemunhas de um movimento libertao global: "abaixo o carter!"? O que resta se se remove a identidade? O genrico?
Imagem 3

2. Estatstica

A cidade genrica tem aumentado espetacularmente nas ltimas dcadas. No s tem aumentado o seu tamanho, o seu nmero tambm tem feito. No incio dos anos 1970 era habitada por uma mdia de 2,5 milhes residentes oficiais (mais de 500.000 extraoficiais);nINSERT INTO `apresentacao_trans` (`id_apresentacao_trans`, `id_apresentacao`, `id_idioma`, `apresentacao`, `fonte`) VALUES agora chega a 15 milhes.

s vezes, uma cidade antiga e nica, como Barcelona, ao simplificar excessivamente sua identidade, se torna Genrica. Torna-se transparente, como um logotipo. O contrrio no acontece nunca... pelo menos at agora.
Imagem 4

3. Geral

O genrico da cidade fractal, uma interminvel repetio do mesmo mdulo estrutural simples; possvel reconstruir-la a partir da menor pea como por exemplo, um computador, ou talvez at mesmo um disquete. Sua principal atrao a anomia.

1 de 7

31/12/2010 10:15

Rem Koolhaas publica Generic City in S, M, L, XL

http://www.cronologiadourbanismo.ufba.br/apresentacao.php?idVerbe...

4. Aeroporto

Na devida altura, a derradeira expresso da neutralidade, os aeroportos esto entre os elementos mais originais e caractersticos da cidade genrica, so seu mais poderoso veculo de diferenciao. Tem de ser, porque isso tudo que uma pessoa tende a experincia de uma cidade em particular...

Enquanto ao completo de seus servios, so como bairros da Cidade Genrica, s vezes so at sua razo de ser (seu centro?) com a atrao adicionada de ser sistemas hermticos dos que no tem escapatria, seno ir para outro aeroporto.

Imagem 5

5. Populao

A cidade genrica rigorosamente multirracial, metade dos 8% negros, 12% brancos, 27% hispnicos, 37% chineses / asiticos, 6% indeterminado e 10% outros. E no s multirracial, mas tambm multicultural. por isso que no surpreendente ver templos entre os blocos, drages sobre as avenidas principais ou Buda no CBD (Central Business District ou "Distrito Central de Negcios").

6. Urbanismo

A grande originalidade desta cidade gerada simplesmente abandonar o que no funciona - que j sobreviveu a sua utilizao em quebrar o asfalto-idealismo com martelos neumticos realismo e aceitar qualquer coisa que cresce no lugar. Nesse sentido, a cidade gerada abriga tanto o primitivo e o futurista: na verdade, apenas estas duas coisas. A cidade genrica tudo o que resta do que a cidade costumava ser. A cidade genrica a ps-cidade a ser desenvolvida no local do ex-cidade.

Imagem 6

A cidade genrica est passando da horizontalidade para a verticalidade.

A densidade isolada o ideal.

A cidade genrica apresenta a morte definitiva do planejamento.


Imagem 7

A aspirao da cidade gerada tropicalidade supe automaticamente a rejeio de qualquer referncia prolongada cidade fortaleza, como cidade; aberta e acolhedora como um manguezal.

7. Poltica

A cidade genrica tem relaes (por vezes, distantes);nINSERT INTO `apresentacao_trans` (`id_apresentacao_trans`, `id_apresentacao`, `id_idioma`, `apresentacao`, `fonte`) VALUES com um regime mais ou menos autoritrio, local ou nacional. O habitual que os comparsas do "dirigente" - quem quer que seja - decidiram promover um pedao de "centro urbano" na periferia, ou mesmo iniciar uma cidade no meio do nada e, portanto, desencadear a prosperidade que coloque a cidade no mapa.

Imagem 8

8. Sociologia

A Cidade Genrica sociologia, eventos. Cada cidade genrica como uma placa de Petri, ou um quadro infinitamente paciente em que praticamente qualquer hiptese pode ser "demonstrada" e em seguida apagada, de forma a no ressoar nunca na mente dos seus autores ou do pblico.

9. Bairros

H sempre um bairro chamado Lipservice, que mantm uma frao Imagem 9 o passado: geralmente h um velho trem / bonde ou nibus de dois andares a passar por ela e fazendo soar ominosos sinos: domesticadas verses do Copyright 2007 : Cronologia do Pensamento navio fantasma O holands errante. As cabinas telefnicas ou bem so vermelhas e foram transplantados de Londres, ou bem esto Urbanstico equipadas com teto chins. Lipservice - tambm chamado Afterthoughts, Waterfront, Too Late, 42nd Street, simplesmente Village, ou http://www.cronologiadourbanismo.ufba.br Expand Underground - uma elaborada operao mtica: exalta o passado como s posso fazer o recm-concebido. uma mquina.
next previous Close Previous

2 de 7

31/12/2010 10:15

Rem Koolhaas publica Generic City in S, M, L, XL

http://www.cronologiadourbanismo.ufba.br/apresentacao.php?idVerbe...

0/0 Cada cidade genrica tem uma margem, no necessariamente com gua, - tambm pode ser um deserto, por exemplo -, mas ao menos uma borda onde se encontra com outra situao, como se uma posio prxima fuga foi a melhor garantia para sua diverso. Nesta Next borda os turistas se congregam em torno de um punhado de barracas. Uma multido de vendedores ambulantes tenta vender aspectos "nicos" da cidade. As partes nicas de todas as cidades em conjunto criaram uma memria universal, uma juno cientfica entre a Torre Eiffel, o Sacr-Coeur e a Esttua da Liberdade: um prdio alto (geralmente entre 200 e 300 metros) submergidos em uma pequena bola de gua com neve, ou se esto prximos ao Equador, com flocos de ouro; tampas de dirios de couro picadas de varola, sandlias hippies, mesmo os verdadeiros hippies so repatriados rapidamente. Os turistas os acariciam -ningum jamais presenciou a uma venda - e, em seguida, sentam-se em exticos refeitrios ao longo da costa. Ali provam toda a gama de pratos do dia: picantes, inicialmente e, em ltima instncia, pode ser o indicador mais fivel da estar em outro lugar; hambrgueres, de carne sinttica; as comidas cruas, hbito atvico que ser muito popular no terceiro milnio.

10. Programa

Os escritrios ainda continuam existindo, em nmeros crescentes, na verdade. As pessoas dizem que j no so necessrios. Em um perodo entre cinco e dez anos de trabalharemos em casa. Mas precisamos de mais casas, grandes o suficiente para utilizar-las para as reunies. Os escritrios tero que ser convertidos em casas.

A nica atividade ir s compras... Mas por que no considerar que ir de compras algo temporrio, provisrio? Espera melhores tempos. nossa culpa: nunca pensamos em algo melhor para fazer. As mesmas reas inundadas com outros programas (bibliotecas, casas de banho, universidades) seriam timo, seramos esmagados pela sua grandeza.

Os hotis esto a se tornando o alojamento genrico da Cidade Genrica, no seu elemento edificatrio mais comum. Antes costumavam ser os escritrios, o que pelo menos implica um ir e vir, e supunham a presena de outros tipos de alojamentos importantes em outros locais. Os hotis so agora contineres que, na expanso e da universalidade dos seus servios, fazem com que quase todos os outros edifcios so redundantes.

O hotel implica agora um encarceramento, uma priso domiciliar voluntria, no resta outro lugar para ir para competir com ele, chegamos e ficamos.

11. Arquitetura

Feche os olhos e imaginar uma exploso de cor bege. No seu epicentro chapinha a cor das pregas vaginais (sem excitar);nINSERT INTO `apresentacao_trans` (`id_apresentacao_trans`, `id_apresentacao`, `id_idioma`, `apresentacao`, `fonte`) VALUES a berinjela metlica mate, o tabaco, o caqui, o cinza abbora, abordando todos os carros se aproximam ao branco nupcial...

Existem edifcios interessantes e entediantes na cidade genrica, como em todas as cidades.

A substncia aparentemente slida da Cidade Genrica enganosa. 51% do seu volume consiste em um trio. O trio um recurso diablico por sua capacidade dar substncia ao no substancial. Seu nome romano uma garantia de eterna de classe arquitetnica: as suas origens tornam o assunto inesgotvel. Para acomodar habitante das cavernas na sua incessante oferta de convenincia metropolitana.

O trio o espao vazio: os vazios so partes essenciais dos edifcios da Cidade Genrica. Paradoxalmente, a sua vacuidade garanta a sua natureza fsica, sendo a exagerao do volume o nico pretexto para a sua manifestao fsica. Quanto mais completos e repetitivos so seus interiores e menos se observa a repetio essencial.

O estilo escolhido como ps-moderno, e sempre permanecer assim. O movimento ps-moderno o nico que conseguiu conectar o exerccio da arquitetura o exerccio de pnico.

12. Geografia

Na cidade genrica as pessoas no so apenas mais bonitas do que seus contemporneos, tambm tm fama de ser mais equilibrados, preocupando-se menos sobre o trabalho, de ser menos hostil, mais agradvel: prova, em outras palavras, que h uma ligao entre arquitetura e comportamento, de que a cidade pode fazer melhor s pessoas usando mtodos ainda no identificados.

Uma das caractersticas com maior potencial da cidade genrica a estabilidade de tempo - sem estaes, previso ensolarada atmosfera - mas todos os prognsticos se apresentam com. uma iminente mudana e a deteriorao futura: nuvens em Karachi. Do tico e religioso, o tema da fatalidade passou a estar no mbito inevitvel do meteorolgico. O clima quase a nica preocupao existente na Cidade Genrica.

13. Identidade

H uma redundncia calculada (?) na iconografia que a Cidade Genrica adota. Se linda como a gua, os smbolos inspirados nela se espalham por todo o seu territrio. Se tem uma montanha cada folheto menu, bilhete ou cartaz insistir em uma colina, como se o nico que convencesse fosse uma tautologia ininterrupta. Sua identidade como um mantra.

3 de 7

31/12/2010 10:15

Rem Koolhaas publica Generic City in S, M, L, XL

http://www.cronologiadourbanismo.ufba.br/apresentacao.php?idVerbe...

14. Histria

A histria presente obstrui o aproveitamento do seu valor terico como ausncia. A cidade genrica - como um esboo do tipo do que nunca - no melhora, mas que se abandona. A idia de estratificao, a intensificao e trmino lhe so estranhas: no tem camadas. Sua prxima camada tem lugar em outro local, seja ao seu lado - isso pode ser do tamanho de um pas - ou at mesmo em outro lugar completamente diferente. O Arquelogo (= arqueologia com mais interpretao) do sculo XX, necessita de um nmero ilimitado de passagens de avio, e no uma p.

15. Infraestrutura As infra-estruturas, que se reforavam e se complementavam mutuamente, esto se tornando cada vez mais competitivas e locais; j no se destinam a criar conjuntos que funcionem, mas agora tecem entidades funcionais. Em vez de redes e organismos, as novas infra-estruturas criam enclaves e pontos mortos: no mais traados grandiosos, mas giros parasitas (a cidade de BangKok aprovou planos para trs sistemas rivais de metr elevado para ir de A para B: talvez ganhe o mais forte).

A infra-estrutura j no mais uma resposta retardada a uma necessidade mais ou menos urgente, mas uma arma estratgica, uma previso.

16. Cultura

A cidade genrica como uma agncia matrimonial: encaixa com eficcia a oferta e a procura. Orgasmos vez de agonia: aqui o progresso. O mais obsceno se anuncia com a tipografia mais limpa: a Helvtica tornou-se pornogrfica.

17. Fim

"Imaginemos um filme Hollywoodiano sobre a Bblia. Uma cidade em algum lugar da Terra Sagrada. Cena de um mercado: da esquerda direita, figurantes com farrapos coloridos, e robes de seda caminham em direo ao enquadramento gritando, gesticulando, movendo seus olhos, comeando brigas, rindo, coando suas barbas, pedaos de cabelo engordurados com cola, invadindo o centro da imagem acenando cajados, com os punhos, virando barracas, pisoteando animais... Pessoas gritam. Vendendo bugigangas? Proclamando futuros? Invocando deuses? Carteiras so arrebatadas, criminosos so perseguidos (ou ajudados?) pela multido. Padres rezam pela calma. Crianas correm agachadas entre pernas e robes. Animais latem. Esttuas desmoronam. Mulheres gritam agudamente - amedrontadas? Extasiadas? A massa agitada torna-se ocenica. Ondas quebram. Agora o som desligado - silncio, um alvio bem vindo - e o filme se vira ao reverso. Os homens e mulheres agora mudos mais ainda visivelmente agitados, tropeam para trs; o observador no v s homens, mas comea notar espao entre eles. O centro esvazia; as ultimas sombras evacuam do retngulo da tela, provavelmente reclamando, mas felizmente no os ouvimos. O silncio agora reforado pelo vazio: a imagem mostra barracas vazias, alguns escombros que estavam pisoteados. Alvio...est acabado. Esta a histria da cidade. A cidade no mais. Agora podemos sair do filme..."

Imagem 1 - Rem Koolhaas Fonte:http://2.bp.blogspot.com/_1YDL3MWvhvw/SSvVnyWNHsI/AAAAAAAAAsw/aoVJB8Vqq9M/s1600h/00_RemKoolhaas_2.jpg Acesso em 30/07/2009. Imagem 2 - Capa do livro verso ingls Imagem 3 - Figura retirado do livro S, M, L, XL Imagem 4 - Figura retirado do livro S, M, L, XL Imagem 5 - Figura retirado do livro S, M, L, XL Imagem 6 - Figura retirado do livro S, M, L, XL Imagem 7 - Figura retirado do livro S, M, L, XL Imagem 8 - Figura retirado do livro S, M, L, XL Imagem 9 - Figura retirado do livro S, M, L, XL Fonte(s): MAU, Bruce; KOOLHAAS, Rem; SIGLER, Jennifer. Small, medium, large, extra-large: Office for Metropolitan Architecture, Rem Koolhaas, and Bruce Mau. New York: Monacelli Press, 1995. 1344 p.

4 de 7

31/12/2010 10:15

Rem Koolhaas publica Generic City in S, M, L, XL

http://www.cronologiadourbanismo.ufba.br/apresentacao.php?idVerbe...

5 de 7

31/12/2010 10:15

Rem Koolhaas publica Generic City in S, M, L, XL

http://www.cronologiadourbanismo.ufba.br/apresentacao.php?idVerbe...

6 de 7

31/12/2010 10:15

Rem Koolhaas publica Generic City in S, M, L, XL

http://www.cronologiadourbanismo.ufba.br/apresentacao.php?idVerbe...

7 de 7

31/12/2010 10:15

Вам также может понравиться