Вы находитесь на странице: 1из 21

Benjamin Martins de Assuno Filho Sebastio Nolasco Ribeiro

AES PBLICAS PREVENTIVAS A ENCHENTES NAS MARGENS URBANAS DO RIO VERMELHO CIDADE DE GOIS
Artigo cientfico elaborado no Curso de Especializao em Gerenciamento de Segurana Pblica, coordenado pelo Convnio Universidade do Estado de Gois / Secretaria de Segurana Publica e Justia, sob orientao do Professor Mestre Durval Barbosa de Arajo, para avaliao final do curso.

Goinia GO Junho/2006

AES PBLICAS PREVENTIVAS A ENCHENTES NAS MARGENS URBANAS DO RIO VERMELHO CIDADE DE GOIS

Benjamin Martins Assuno Filho1 Sebastio Nolasco Ribeiro2

RESUMO
Esta pesquisa teve como objetivo principal conhecer as aes pblicas preventivas a enchentes nas margens urbanas do Rio Vermelho na cidade de Gois, primeira capital dos goianos, localizada na regio centro-oeste do estado, a 155604 de latitude e 505225 de longitude, a qual conta com uma arquitetura peculiar, fruto da colonizao portuguesa, tem uma rotina tpica das cidades histricas brasileiras, com vocao para o turismo, sendo cortada por um pequeno rio, por nome de Vermelho. Ocorre que ao longo dos anos, tem se mostrado um cenrio propcio para ocorrncias de grandes enchentes, com histrico de repeties, causando significativos prejuzos ao municpio. Conhecer as medidas adotadas pelo poder pblico, nas trs esferas de poder, principalmente aps o ltimo evento, ocorrido em 2001, ocasio em que os vilaboenses3 experimentaram os maiores danos resultantes de eventos dessa natureza, logo aps a cidade ter sido reconhecida pela UNESCO4 como Patrimnio da Humanidade, o objetivo aqui proposto.

Palavras-chave: Rio Vermelho; aes pblicas; preveno; enchentes; Defesa Civil5.

Benjamim Martins de Assuno Filho Capito QOC/BM, Bacharel em Teologia / Faculdade Hokemh, MA. 2 Sebastio Nolasco Ribeiro Capito QOC/BM, Bacharel em Direito / Universidade Federal, GO. 3 Vilaboense Diz-se daquele que nasce na cidade de Gois. 4 UNESCO Organizao das Naes Unidas para a Educao, a Cincia e a Cultura. 5 Defesa Civil - Conjunto de aes preventivas, de socorros, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres, preservar o moral da populao e restabelecer a normalidade social.

INTRODUO
A Cidade de Gois, primeira Capital do Estado, localiza-se em uma depresso, entre as serras de So Francisco e a Dourada, margeadas pelo Rio Vermelho, que nasce a poucos quilmetros de seu centro urbano e corta a Serra de So Francisco chegando com o canal estrangulado, se abrindo na entrada do stio urbano, o que torna sua condio geogrfica bastante facilitadora para a ocorrncia de enchentes, com registros histricos desde o sculo XVII. A possibilidade de novas enchentes na Cidade de Gois e a capacidade do poder pblico municipal e da comunidade ribeirinha ao Rio Vermelho, para o enfrentamento de tal sinistro, so objetos desse artigo, considerando os significativos danos causados ao municpio ao longo de sua existncia, pela repetio de eventos de mesma natureza. Conhecer o histrico de enchentes na antiga capital dos goianos, a dinmica de sua formao e de repetio de ocorrncias e em particular a ltima, ocorrida em dezembro de 2001 e, acima de tudo, saber se dentre as medidas estruturais que foram contempladas na obra de recuperao no municpio, no primeiro semestre de 2002, efetivamente adotou-se medidas de controle de enchentes que possam evitar ou minimizar seus danos ou meramente aes recuperativas. Segundo Siqueira6 (JORNAL OPO, 2002), questionado por Patrcia Moraes7, se foram tomadas medidas preventivas para o caso de uma nova enchente? Responde:
Esse o nosso drama. De fato, no houve investimento na preveno de um possvel novo transbordamento do Rio Vermelho. Hoje, h tecnologia disponvel que pode auxiliar na preveno desse tipo de coisa. No entanto, nada disso foi feito.

Os estragos das inundaes so vinculados no s pela fragilidade da rea atingida, em funo do tipo de ocupao e uso do solo, da rea da bacia e da infra-estrutura de saneamento bsico, como tambm, dos danos ambientais no curso do Rio Vermelho, desde sua nascente, a montante da cidade, at a ocupao de sua plancie de inundao.

Jos do Carmo Siqueira Advogado, M. Sc. Direito Penal e Coordenador da extenso da Faculdade de Direito UFG/Cidade Gois. 7 Patrcia Moraes poca reprter do Jornal Opo de Goinia-GO.

O acervo arquitetnico da ex-capital reconhecido mundialmente, tanto que em 2001, a Organizao das Naes Unidades, atravs da UNESCO, (CIDADE DE GOIS, 2002) conferiu-lhe tombamento como patrimnio da humanidade, deixando de ser simplesmente uma cidade histrica goiana, para tornar-se a nica com tal honraria em Gois. Mais uma vez, o bero do Estado volta a ter um significado todo especial para os goianos, da a preocupao com a repetio de sinistros dessa natureza, vez que, pouco a pouco, eles vo levando gua abaixo, pontes, danificando casares e calamentos de pedra feitos por mos escravas, enfim, so fragmentos da histria sendo consumidos, enchente aps enchentes, e acima de tudo afligindo famlias, com a destruio de seus bens mveis e imveis. O Rio Vermelho tem uma relao to forte com a cultura local, que muncipes, como a poetisa Souza8 (apud. O VILABOENSE, 2002, p. 4), pela sua relao quase familiar com ele, chega a escrever poema como uma me que repreende um filho e que assim diz;
Rio Vermelho, rio como pudeste Agir de to inslita maneira, Magoando assim o corao do povo, ferindo a alma da cidade inteira! Como pudeste lembrar o passado, Quando levaste um templo to querido, Provocando um pranto desconsolado Do povo que penava, to sofrido? [...] Como irei te contemplar agora e destruio que provocaste, Sabendo que este povo s queria engrandecer a terra que afogaste?

Nas reas urbanas, as conseqncias das enchentes so as mais diversas, e o homem exerce no processo, papel central, talvez mais importante que a prpria intensidade do evento pluviomtrico, uma vez que a ao humana responsvel pela edificao e ocupao do ambiente antes natural. A magnitude das possveis ocorrncias est diretamente ligada fragilidade dos cenrios construdos pela sociedade, medida que avana sobre extensos stios inadequados e geologicamente9 desconhecido, ou sem tomar as medidas cautelares devidas.
8 9

Armnia Pereira de Souza Poetisa vilaboense, residente na cidade de Gois. Geologia - Cincia que estuda a histria fsica da Terra, sua origem, os materiais que a compem e os fenmenos naturais. Enquanto cincia se prope, dentre outras coisas, resolver os

Em virtude da enchente ocorrida em 2001, que trouxe prejuzos econmicos imensos e perdas histrico-culturais para a cidade de Gois e em virtude das experincias da Defesa Civil Estadual atuando na ocasio, visando o restabelecimento da situao que buscamos envidar esforos para analisar as aes pblicas preventivas a enchentes nas margens urbanas do Rio Vermelho, caso haja reincidncia de tais sinistros, focando principalmente na criao de uma doutrina operacional preventiva na recuperao, uma vez que a Defesa Civil deve ocupar-se em todas as fases da administrao de desastres10, conforme Manual de Formao em Defesa Civil (2005, p. 49):
Durante muito tempo a administrao de desastres esteve concentrada apenas nas aes desenvolvidas aps o impacto do evento adverso, envolvendo o socorro e a assistncia s pessoas atingidas. [...] coleta e distribuio de donativos, repasse de verbas, [...] ou coordenao dos bombeiros em aes de salvamento. [...] Atualmente, alm de levar em conta outros tipos de desastres, e no somente os que tem origem natural, a administrao de desastres vista como um ciclo composto por quatro fases: Preveno; Preparao; Resposta e Reconstruo. A atuao da Defesa Civil de seu municpio ou comunidade nos desastres, sejam eles naturais, humanos ou mistos, fica ampliada, ento, com base nestas quatro fases.

A Cidade de Gois, desde sua fundao em 1727, interage com o Rio Vermelho, que a divide ao meio, estando totalmente integrado a vida social e cultural daquela comunidade. Portanto, no podemos passar ao largo de questes como, a influncia da minerao, das queimadas, o desmatamento para plantio de pastagens em detrimento da mata ciliar, a interveno humana criando um apertado canal de concreto para o Rio Vermelho, a construo de pontes ligando os dois lados da cidade, os murros de arrimo, a impermeabilizao do solo e por fim a falta de uma rede coletora de guas pluviais capaz de atender a crescente demanda, na medida em que os espaos urbanos so cada vez mais impermeabilizados. Conforme palavras de ambientalistas como Oliveira (2001, p.12), que afirma:
As enchentes que destruram parte do patrimnio histrico da cidade de Gois podem estar relacionadas indiretamente com as mudanas climticas e alterao do regime de chuvas, mas os responsveis diretos somos todos que deixamos as nascentes do Rio Vermelho serem devastadas pelo fogo e pelo desmatamento de suas margens e matas ciliares ao longo do tempo. O crescimento da cidade, a melhoria do calamento das ruas, a expanso

problemas ambientais causados anteriormente e estabelecer critrios para evitar futuros danos ao meio ambiente, nas vrias atividades humanas (on line, acesso em 13 Abr. 2006). 10 Desastre - Resultado de adventos adversos, naturais ou provocados pelo homem, sobre um ecossistema vulnervel, causando danos humanos, materiais e ambientais e conseqentes prejuzos econmicos e sociais.

urbana nas partes mais altas, sem que simultaneamente houvesse preocupao com a drenagem das guas pluviais e replantio das matas ciliares, contriburam para tornar insuficiente o apertado leito canalizado do rio, fazendo-o transbordar.

Conhecer a realidade do cenrio uma questo que interessa, no somente a academia, antes de tudo voltado para os interesses de uma comunidade que, por impossibilidade fsica de transferir o leito do Rio Vermelho de lugar, pode estar convivendo com o risco de uma nova enchente e que, caso isso ocorra, precisa, antes de tudo, estar preparada para o enfrentamento, buscando uma convivncia pacfica com o rio e criando uma cultura prevencionista. Saber da capacidade de articulao e a integrao existente entre os diversos rgos pblicos no intuito de agirem com eficincia, no caso de enfrentamento de uma enchente, ser uma busca constante neste artigo cientfico. Focaremos na capacidade tcnica e operacional da Unidade de Bombeiros da Cidade de Gois e dos integrantes da Comisso Municipal de Defesa Civil e ainda dos demais rgos pblicos capazes de oferecer respostas em caso de repetio desse desastre, estudar detidamente toda essa rede de proteo e apoio de fundamental importncia, vez que primeiramente cabe ao Corpo de Bombeiros executar aes de Defesa Civil, nos termos das Constituies Federal (1988): [...] aos Corpos de Bombeiros Militares, alm das atribuies definidas em lei, incumbe a execuo de atividades de defesa civil, conforme 5, inciso V do Artigo 144 e Estadual (1989):
A execuo de atividades de defesa civil; [...] II - a preveno e o combate a incndios e a situaes de pnico, assim como aes de busca e salvamento de pessoas e bens; III - o desenvolvimento de atividades educativas relacionadas com a defesa civil e a preveno de incndio e pnico [...], nos termos do artigo 125.

DINMICA DE ENCHENTES A hidrologia11, ensina que so preponderantes na formao de uma enchente: a bacia hidrogrfica (forma), tempo de concentrao, geometria da bacia, tipo de solo (muito poroso ou pouco poroso), cobertura vegetal existente, relevo, declividade e densidade de drenagem. Em relao aos agravantes, temos como principais circunstncias a reduo da capacidade de reteno natural das guas

11

Hidrologia A hidrologia um campo interdisciplinar e pode ser definido como o estudo do movimento e armazenagem da gua no ciclo hidrolgico.

pluviais, obras de macro drenagem e finalmente a existncia de obstculos artificiais aos escoamentos superficiais. Nesse particular, facilmente constata-se que o desenvolvimento urbano do municpio se deu sem maiores preocupaes ambientais, vez que houve, por parte da municipalidade a realizao de obras, dificultadoras do escoamento das guas do Rio Vermelho em suas margens urbanas, dentre elas podemos destacar as pontes, em especial as duas ltimas confeccionadas, sendo a do Mercado e da Pirraa, j na dcada de 70, com caractersticas arquitetnicas destoantes das outras trs, que so de concreto armado. Chama a ateno tambm o fato de terem seces de escoamento bem inferiores s demais a montante, construo do cais do rio feito com muro de arrimo, bem como, aterros para construo da avenida marginal Dom Cndido Penso. Conforme Garcez e Alvarez (in BARSA, 1999, p. 39):
A gua circula, na natureza, atravs de um sistema chamado de ciclo de gua ou ciclo hidrolgico. Este ciclo comea quando o calor do sol faz evaporar a gua do oceano. A atmosfera retm o vapor de gua enquanto ele gradativamente esfria e forma as nuvens. A gua cai, eventualmente, sobre a forma de chuva ou neve. A maior parte da gua da chuva ou da neve cai no oceano, mas parte dessa gua cai na terra e corre de volta ao oceano, completando o ciclo.

Garcez e Alvarez (ibid. 1999, p. 40), afirmam que:


A gua pura um lquido inodoro e inspido. Tem uma matriz azul que s pode ser detectada em camadas de grande profundidade. A presso atmosfrica (760 mm de mercrio), o ponto de congelamento de 0C e seu ponto de ebulio de 100C. Ela alcana sua densidade mxima a uma temperatura de 4C e se expande ao congelar. conhecida como solvente universal, sendo a nica substncia que existe, temperatura comum, nos trs estados da matria: lquido, slido e gasoso.

Assim, para Garcez e Alvarez (1999) a hidrologia de um lugar grandemente influenciada pela fisiografia12 regional. Ainda que a distribuio da gua sobre as superfcies das reas terrestres dependa fundamentalmente das caractersticas da crosta13. A evoluo da humanidade vem processando-se de formas diferenciadas no tempo e no espao. Isso significa que as relaes sociais passam por transformaes, reorganiza-se e adapta-se novamente a novos contextos. Nesse
12

Fisiografia - Posio relativamente aos oceanos, presena de montanhas que possam influenciar a precipitao, fortes declives de terrenos possibilitando rpido escoamento superficial, depresses, lagos ou baixadas capazes de retardar ou armazenar o deflvio. 13 Caractersticas da crosta - Tipos de rochas, peculiaridades e extenso de depsitos geolgicos condicionam a ocorrncia dos lenis aqferos.

processo, modificam-se a construo e a apropriao do espao, de modo que, aos poucos o espao natural vai sendo convertido em espaos construdos atravs do trabalho e das relaes sociais. Conforme mostra Alves (1997), durante longo tempo, as cidades possuram um nmero pequeno de habitantes, porque a maior parte da populao realizava suas atividades no espao agrrio. Porm, a partir do sculo XVII, as descobertas cientficas e as numerosas invenes aceleraram a substituio do trabalho manual pelo trabalho de mquinas em diversos setores. Com o desenvolvimento de centros urbanos, estes passaram a atrair uma grande quantidade de pessoas. A populao aumentou na medida em que transformaria profundamente seus destinos e a organizao do espao. Com a sedentarizao, o ser humano ampliou sua interferncia no meio ambiente. E cada vez mais, o mundo foi se transformando, sob a ao conjunta do ser humano e da natureza. Hoje, em muitos territrios, no se reconhece mais a primeira natureza, mas uma natureza modificada, onde se acham presentes uma infinidade de recursos tecnolgicos implantados atravs da ao humana e os recursos naturais ficam cada vez mais comprometidos, com o modelo de organizao do espao. O afastamento dos chamados centros tem levado uma significativa parcela da populao a se estabelecer cada vez mais em locais prximos natureza, e a comea inevitavelmente o processo de comprometimento do meio, conforme afirma Alves (1997, p. 12).
A intensa apropriao dos recursos naturais tem eliminado em grandes reas, a vegetao natural. Inmeras espcies da flora e da fauna j esto extintas ou ameaadas de extino. A poluio da atmosfera, do solo e dos recursos hdricos tem causado grandes danos, s vezes irreparveis ao ambiente.

Assim, as interferncias humanas que se do em vrios nveis, tornaramse responsvel por alteraes espaciais extremamente significativas, suas causas e conseqncias trazem uma srie de relaes entre si, muitas vezes incontrolveis. A expanso demogrfica, a ocupao desordenada do solo sem a implantao de infra-estrutura adequada so, historicamente, os grandes responsveis pelos maiores danos natureza.

Neste mesmo sentido, conforme as palavras de Santos (1994), que meio ambiente , assim, a interao do conjunto de elementos naturais, artificiais e culturais que propiciam o desenvolvimento equilibrado em todas as suas formas. Conforme Guerra e Cunha (1999) considera-se ento como meio ambiente o espao onde se desenvolve a vida vegetal e animal. O processo de ocupao desse espao, bem como suas transformaes, em uma determinada poca e sociedade, fazem com que esse meio ambiente tenha um carter dinmico. Dessa forma, o ambiente alterado pelas atividades humanas e o grau de alterao de um espao, em relao a outro, avaliado pelos seus diferentes modos de produo e ou diferentes estgios de desenvolvimento da tecnologia. Ainda citando Guerra e Cunha (1999), a mundializao da questo ambiental teve inicio com a 1 Conferencia das Naes Unidas sobre meio ambiente realizada em junho de 1972, em Estocolmo, movida pela degradao ambiental em todo o mundo (paises desenvolvidos e perifricos) que se refletia em uma poluio industrial, explorao de recursos naturais, deteriorao das condies ambientais e problemas sanitrios, dficit de nutrio e aumento de mortalidade. O objetivo por nos buscado a exposio dos fatores interferentes na real situao do Rio Vermelho no permetro urbano da cidade de Gois, expondo-os ao poder pblico e comunidade, a fim de que medidas possam ser tomadas no intuito de se evitar novos desastres similares ao ocorrido em dezembro de 2001. HISTRICO DE ENCHENTES NA CIDADE DE GOIS Os historiadores Galvo Junior e Bertran (1987), ao analisarem a evoluo dos desastres ambientais na Capitania de Gois, encontraram registros da primeira enchente, que data de 1782 quando foram trs anos de chuva, de 1779 a 1782, os rios da regio transbordaram, provocando cheias de tal intensidade que em 1782 as trs pontes que ligavam os dois bairros de Vila Boa de Gois foram arrastadas pela correnteza. Demonstraram neste estudo que os constantes desequilbrios ambientais ocorriam em face da intensa depredao visto que os ribeires eram desmatados e, alm disso, o fogo, a seca, o assoreamento e o envenenamento dos rios, contriburam para a existncia de um desastre ambiental cumulativo coroando esse fim de sculo XVIII, pelos seus efeitos evidentes sobre a fauna e flora.

Aps esses perodos, somente encontrou registros de outra enchente que teria ocorrido por volta de 1828 e posteriormente a prxima cheia data de 1839, entre as 6 e 9 horas do dia 19 de fevereiro. Nessa cheia em especial, foi destruda a Igreja de Nossa Senhora da Lapa. Conforme trechos transcritos do ofcio do ento Presidente da Provncia Luiz Gonzaga de Camargo Fleury ao Ministro Bernardo de Vasconcelos, desastre.
[...] Tendo chovido copiosamente desde quinta-feira, 14 de fevereiro e por isso achando-se o rio bastante cheio, s 11 horas da noite de segunda feira 18 de fevereiro, comeou uma chuva grossa sem cessar at s nove horas do dia 19: as seis da manh, comeou o Rio Vermelho e Manoel Gomes a transbordar [...] De repente, desapareceram as pontes, interrompeu-se as comunicaes entre os habitantes daqum e dalm do rio, [...] e bem depressa lanava/suas guas pelas portas e janelas, [...] em poucos minutos desapareceu (casas) com uma boa loja de fazendas, secos e ferragens, [...] um cabo, porm de primeira linha que se aventurou a atravessar o beco das casas do Paulista para as do negociante Joaquim Jose de Azeredo, foi arrebatado pela correnteza e afogou imediatamente; este cabo se chamava Jos Pereira da Silva, e por sua morte deixou inconsolvel sua me viva e uma irm rf14. A Capela de N.S da Lapa, solidamente edificada [...], no podendo conservar-se e aludos seus alicerces de pedra e cal, por estarem junto aos cais do rio, caiu toda [...] Todas as casas do beco da Lapa, foram por terra, [...] Esperando os habitantes desta cidade que o governo de S. Majestade Imperador, comovido pela qual desgraa de tantas famlias que se acham hoje reduzidas quase a indigentes, estender suas vistas paternais e caridosas, sobre esta poro de sditos [...] Prejuzos das obras pblicas 32.770$000; A igreja da Lapa - 7.000$000; Prejuzos dos particulares 21.971$640; Total - 84.000$000.

datado

de

03

de

maro

de

1839,

(in:

CIDADE

DE

GOIS/ELETROBRS, 2001), em que se pode avaliar a magnitude daquele

Em 1864 ocorreu outra inundao que, alm dos danos materiais: destruio de 05 casas de telhas e 23 cobertas de capim, acarretou diversas doenas. Segundo relatrio de governo no ano de 1880 (in: CIDADE DE GOIS/ELETROBRS, 2001); as enchentes do Rio Vermelho alagam quase todo o quadro e cercam-no tornando-o demasiadamente epidmico, a casa de arrecadao [...] est muito estragada pelas enchentes. No sculo XX vrias foram as cheias com registro, as de 1910, entre 1911 e 1915, de 1930 a 1940, de 1952 e 1958. Texto histrico ressaltou a enchente que enganando aos que supunham decadente e moribundo, uma vez mais o velho Rio Vermelho repetiu as faanhas da mocidade. Pulando por cima das pontes, invadindo quintais, derrubando muros e assustando muita gente. o Rio Vermelho mais uma vez extravasa sua caixa, ultrapassando as pontes da Cambaba, Lapa, Carmo,
14

Grifo dos autores deste Artigo Cientfico.

10

Mercado e Pirraa, invadindo a avenida e inundando os imveis que o margeavam (in: CIDADE DE GOIS/ELETROBRS, 2001). O rio tem uma ligao to forte com a cultura da localidade, que no somente historiadores, ambientalistas ou gegrafos se debruaram em analisar a degradao ambiental que sofreu e sofre, e dela os reflexos diretos no favorecimento a enchentes, at a j falecida poetisa Coralina15 (in: CIDADE DE GOIS/ELETROBRS, 2001), uma de suas mais ilustres moradoras, tambm em seus versos abordou o tema, materializado no poema abaixo, transcrito em partes, em que assim apresenta o rio:
Rio de guas velhas. Roladas das enxurradas. Crescidas das grandes chuvas. Chovendo nas cabeceiras. [...] Pelas cheias, quando as chuvas lentas e montonas fazem os dias goianos midos e tristonhos, a gua do rio toma a cor de sangue do seu nome e num coro de vozes formidandas entoa um cantocho funro e grave. Troncos arrancados, galharadas verdes onde fremiram asas e balouaram ninhos, detritos, resduos, escrias e sedimentos, as guas encachoeiradas lavam e arrastam com violenta fria.Depois, a vazante; e o rio, no comprido de seu leito, recai na acalmaria do ordinrio curso.

A poetisa que viveu na velha casa da ponte, presenciou muito desses momentos de fria do Rio Vermelho, no como uma observadora distante, vez que sua casa, local mais visitado pelos turistas atualmente, est fincada em sua margem direita, vivendo nesta rea de risco por quase um sculo, de sorte que falou com propriedade em seus versos e mais do que isso retratou e confirmou a fragilidade daquele cenrio para a repetio de sinistros de mesma natureza. A FRAGILIDADE DO CENRIO FAVORECE NOVA OCORRNCIA DO FENMENO Destarte a histria no deixa dvida acerca da fragilidade do cenrio, em outro trecho de sua riqussima obra, a ilustre poetisa Coralina (Op. Cit.) mais uma vez remete ao tema e assim apresenta sua casa;
15

Cora Coralina Pseudnimo de Ana Lins dos Guimares Peixoto Bretas, escritora nascida na cidade de Gois em 20 de agosto de 1889, falecida em 10 de abril de 1985. Comeou a escrever aos 14 anos de idade participando ativamente dos movimentos culturais, sociais e polticos.

11

Casa velha da ponte, barco centenrio encalhado no Rio Vermelho, contempornea do Brasil Colnia, de monarcas e adventos. Ancorada na ponte, no quis partir rio abaixo, agarrada pedra. Nem mesmo o rio pde te arrastar raivoso, transbordante, levando tuas razes profundas a cada cheia bravia. Velha casa de tantos que se foram [...]

Repetindo suas faanhas da mocidade, em dezembro de 2001, quando o vilaboense ainda se regojizava com o reconhecimento pela Unesco da velha capital como Patrimnio Mundial, eis que na manh do dia 31, mais uma vez o Rio Vermelho se agiganta e apresenta sua fria, deixando os ribeirinhos urbanos em pnico. Naquela ocasio, a vilaboense, Superintendente da 14 Regional do IPHAN16 - Warres17 (in: CIDADE DE GOIS/ELETROBRS, 2001), assim discorreu;
[....] Mal havamos comemorado a conquista da cidade de Gois como Patrimnio Mundial, uma torrente avassaladora fez o familiar e at ento inofensivo Rio Vermelho transbordar enfurecido, levando consigo tudo o que pode, numa fria nunca vista pelos que ali assistiram. Com ele foram pontes, casas, acervos histricos, calamentos, galerias de guas pluviais e um dos nossos monumentos mais expressivos a Cruz do Anhanguera. De uma hora para outra, presencivamos, perplexos, os escombros onde antes havia histria, beleza, harmonia. O primeiro sentimento era de desnimo irremedivel, percebido no olhar de cada vilaboense esttico, beira do rio, como se no acreditasse no ocorrido e nem imaginasse soluo a ser dada.

O evento se deu na presena de inmeras pessoas que para suas margens deslocaram, ignorando os alertas de perigo das autoridades de segurana, que pediam aos ribeirinhos que se colocassem em alerta para os riscos advindos. Ao contrrio, a curiosidade deslocou uma massa de vilaboenses para as margens do rio, vidos pelo espetculo, que a tudo assistiu, viram a fora descomunal das guas em ocasies de enchente, que de forma sbita extravasou a estreita caixa. Primeiro invadiu as ruas, quintais, casas, pontes, casas, o banco de sangue, o Hospital So Pedro, Banco do Brasil, arrastando tudo que se encontrava pela frente. Foi a que a curiosidade deu lugar ao espanto e ao desespero dos moradores que correndo, tentavam salvar seus pertences e animais de estimao, porm, pouco ou nada puderam fazer pelos seus imveis, tamanha era fora das caudalosas guas. O rastro de destruio comeou ainda fora do centro urbano, primeiro a enchente levou a cabeceira da ponte sobre o Rio Vermelho, na GO-164, principal

16 17

IPHAN Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional WARRES, Salma Saddi historiadora.

12

ligao regio norte do estado, depois uma passarela, seguindo arrastou o monumento da cruz do anhanguera e por fim as pontes da Cambaba e da Lapa, ambas de madeira e j no centro urbano. A Gegrafa Arrais (2002, p.63), em monografia defendida na Unidade Universitria Cora Coralina/UEG18 Cidade de Gois, assim aborda o ocorrido:
[....] Quem levantou cedo pressentiu que alguma coisa ruim aconteceria. Por volta das 8h15min a gua ultrapassa a ponte, ocupa as duas pistas da avenida Sebastio Fleury Curado, transformando-as no novo leito do rio. Sobe um metro alem do nvel da ponte e invade todas as casas ribeirinhas: a casa de Cora Coralina, o Hospital So Pedro, a sede da Prefeitura Municipal, o Teatro So Joaquim , o comercio local e todas as casas que se encontraram no caminho das guas furiosas.[....]

Prossegue Arrais (op. cit.):


[...] A fria das correntezas levou tudo o que encontrou pela frente.Os postes de luz que relembraram a iluminao do inicio do sculo passado no resistiram: vergaram-se fora das guas at sobreporem ao cho.A terceira ponte que dava acesso ao Hospital So Pedro, desapareceu.A casa da famlia do escritor Helder Camargo, em frente a casa de Cora Coralina, ficou parcialmente destruda. A Cruz do Anhanguera, que veio para Gois elas mos do Anhanguera, no sculo XVIII, e trazida para a cidade de Gois depois da disputa por sua posse com a cidade de Catalo, pelo Juiz de direito Luiz Ramos de Oliveira Couto, rodou.[...]

Diante de tamanhas perdas e no tendo como suportar os prejuzos, o prefeito, por orientao do coordenador estadual de defesa civil e por intermdio do Decreto Municipal n 291/2001, datado de 31 de dezembro de 2001, decreta estado de calamidade pblica19 nas reas atingidas, a compreendida tanto a zona rural quanto a urbana, pois algumas pontes de madeira e concreto fora do centro urbano tambm foram atingidas, tal medida visava a busca de recursos junto aos Governos Estadual e Federal para garantir a reconstruo da infra-estrutura do municpio e tambm dos imveis residenciais destrudos. AES PBLICAS PREVENTIVAS A noo de defesa civil surgiu na pr-histria com os agrupamentos da humanidade, porm foi a partir da dcada de 10, do sculo passado, com a Primeira Guerra Mundial que a sociedade se desenvolveu no sentido de trazer uma solidariedade maior comunidade. Legalmente, no Brasil, em 1967 foi criado o
18 19

UEG Universidade do Estado de Gois. Calamidade Pblica Reconhecimento legal pelo Poder Pblico de situao anormal, provocada por desastre, causando srios danos comunidade afetada, inclusive incolumidade e vida de seus integrantes.

13

Ministrio do Interior com a competncia de assistir as populaes atingidas por calamidade pblica em todo territrio nacional, porm a organizao sistmica da defesa civil, deu-se com a criao do SINDEC20, em 16 de dezembro de 1988 , reorganizado em agosto de 1993 e atualizado por intermdio do Decreto n 5.376, de 17 de fevereiro de 2005, atualmente subordina-se ao Ministrio da Integrao Nacional, j no Estado de Gois, a Defesa Civil tomou forma de instituio na dcada de 70, sculo passado, no Governo de Irapu Costa Jr. O Glossrio de Defesa Civil (1989) define que o objetivo da defesa civil de reduzir os desastres, atravs da diminuio de sua ocorrncia e da sua intensidade. Assim definindo: [...] o direito natural vida e incolumidade foi formalmente reconhecido pela Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Compete Defesa Civil a garantia desse direito, em circunstncia de desastre. As enchentes possuem um grande poder de destruio, desde que depare com certas situaes consideradas favorveis, nesse sentido, oportuno trazermos a baila sua conceituao, para o Glossrio de Defesa Civil (1998, p.151),
Transbordamento de gua da calha normal de rios, mares, lagos e audes, ou acumulao de gua por drenagem deficiente, em reas no habitualmente submersas. Em funo da magnitude, as inundaes so classificadas como: excepcionais, de grande magnitude, normais ou regulares e de pequena magnitude. Em funo do padro evolutivo, so classificadas como: enchentes ou inundaes graduais, enxurradas ou inundaes bruscas, alagamentos ou inundaes litorneas. Na maioria das vezes, o incremento dos caudais de superfcie provocado por precipitaes pluviomtricas intensas e concentradas, pela intensificao do regime das chuvas sazonais, por saturao do lenol fretico ou por degelo. As inundaes por ter outras causas como: assoreamento do leito dos rios; compactao e impermeabilizao do solo, [...] precipitaes intensas com mars elevadas, rompimento de barragens; drenagem deficiente de reas a montante de aterros, estrangulamento de rios provocado por desmoronamento.

Corroborando com o planejamento nacional para a Defesa Civil, o Prefeito de Gois, sancionou a Lei Municipal nmero 18/2005, de 29 de junho de 2005, que cria a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil COMDEC do municpio de Gois e d outras providncias, visando a implementao de uma poltica municipal de minimizao de desastres e ato seguinte, atravs de decreto fez sua regulamentao e por intermdio da Portaria n 202/2005, de 12 de setembro de 2005, fez a nomeao de seus membros.
20

SINDEC Sistema Nacional de Defesa Civil.

14

A conscientizao da sociedade exposta a uma rea de risco, neste caso as margens urbanas do Rio Vermelho na Cidade de Gois, e acima de tudo dos gestores pblicos de suma importncia, para a eficcia de quaisquer medidas preventiva a enchentes, nesse sentido a estruturao de uma Coordenadoria Municipal de Defesa Civil j um primeiro e importante passo para que isso ocorra, o que no significa, obviamente que somente essa ao isolada ir garantir a segurana da populao ribeirinha, necessita antes de tudo de uma poltica agressiva de reduo de desastre, haja vista o histrico de enchentes da localidade. importante destacar a sensao de segurana que ficou entre os vilaboenses. Siqueira (op. cit.) questionado se por ventura a cidade j superou a tragdia, afirma:

Pode-se dizer que sim. Mas o trauma permanece. Na sexta-feira, estive numa agncia do Banco do Brasil e, de l, pude perceber que o rio estava com o seu leito um pouco elevado. A gente sempre fica pensando se ele no ir transbordar novamente. As pessoas ficam alarmadas.

Finaliza acerca de qual instncia administrativa recai a responsabilidade sobre o ocorrido:


Penso que se trata de uma responsabilidade compartilhada. Os governos municipal, estadual e federal devem voltar suas atenes para a cidade de um modo geral. Inclusive sobre a questo ambiental. Gois um patrimnio do Estado, do Pas e do mundo. Logo, todos tm responsabilidade. preciso que se levante uma discusso sobre investimento diferenciado para o municpio.

Cabe uma ressalva citao anterior (cf. Supra), vez que o texto constitucional cristalino ao definir as competncias da Unio relacionadas com a segurana global da populao, o artigo 21 em seu inciso XVIII planejar e promover a defesa permanente contra calamidades pblicas21, especialmente secas e inundaes. O manual de Segurana Global da Populao da Secretaria de Defesa Civil, no mostra que a experincia e a evoluo da doutrina de segurana global contra todos os desastres e danos evitveis recomendam que este inciso tenha a
21

Calamidade Pblica O manual segurana global da populao da secretaria nacional de defesa civil, define o como sendo: Termo utilizado por leigos para significar desastre de muito grande intensidade (ou propores). Literalmente significa desgraa pblica ou desgraa pblica ao quadrado.

15

seguinte redao; XVIII planejar e promover a defesa permanente contra desastres naturais, humanos ou antropognicos e mistos, de maior prevalncia no Pas. E ato contnuo observa que: mais racional que a Unio se ocupe da defesa permanente contra os desastres de maior prevalncia no Pas e no apenas contra situaes anormais provocadas por desastres de muito grande intensidade. salutar trazermos para o bojo desse artigo a sensao de segurana da populao em relao a possibilidade de novas enchentes na cidade de Gois, haja vista que compete a Defesa Civil preservar a moral da populao e restabelecer a normalidade social, e nesse caso em particular, vemos que os muncipes ainda se sentem inseguros em relao a ocorrncias de novos desastres, pois no vislumbraram nenhuma obra efetiva de controle de enchentes, haja vista que as verbas federais foram canalizadas to somente para a reconstruo da rea afetada. No capcioso, apresentar o compromisso firmado pela Unesco, com essa questo, uma vez que, atravs de Werthein22, (2002), por ocasio da enchente do dia 31 de dezembro de 2001, afirmou que suas aes no seriam s com a recuperao do que se perdeu, mas tambm com a identificao das causas23 e com medidas de preveno para que novas situaes com esta no ocorressem mais. Diante desse quadro a Defesa Civil teve e tem papel importante na preveno de danos decorrentes de novas enchentes na rea urbana do Municpio de Gois, vez que atravs do pareceres tcnicos n 013 e 016/2002 da DIDEC24, elaborados por solicitao da Secretaria Municipal de Sade, apontou a necessidade de demolio das edificaes atingidas pelas enchentes, na Av. dom Prudncio, que margeavam o Rio Vermelho e dificultavam o escoamento de guas, em caso de intensa precipitao hdrica no local. As medidas de segurana apontadas pela defesa civil somente foram levadas a termo, aps uma demanda judicial da prefeitura com os proprietrios, face a insatisfao quanto ao valor das indenizaes dos imveis, fato , que hoje, nas proximidades do mercado municipal, em caso de transbordamento do rio, as guas encontraram maior facilidade para o escoamento superficial, em virtude da reduo
22 23 24

WERTHEIN, Jorge. Representante da Unesco no Brasil. Grifos dos autores. DIDEC - Diretoria de Defesa Civil.

16

das barreiras artificiais limitadoras da plancie de inundao, as quais s foram a termo mediante a soma de esforos da DIDEC, Prefeitura de Gois e manifestao favorvel do MP25, com sentena favorvel do Poder Judicirio. No descabido ainda notar que aps o ltimo desastre dessa natureza, o Corpo de Bombeiros procurou implantar definitivamente uma subunidade regional naquele municpio, e hoje, apesar de no gozar das condies ideais de funcionamento, j possui uma estrutura razovel de equipamentos. Conta com um efetivo de vinte e seis Bombeiros Militares para atender aquela regio e em especial o Municpio de Gois, e ainda em 2006 a sede do Subgrupamento estar concluda, o que bastante salutar, pois por ocasio da ltima enchente, equipes tiveram que deslocar da capital do Estado para o atendimento da ocorrncia, produo dos laudos de NOPRED26 e de AVADAN27, cadastramento de todas as famlias desabrigadas e desalojadas, bem como, assessoria ao poder pblico municipal na decretao do estado de calamidade pblica ao longo da rea afetada. Desde o ocorrido a OBM28 da Cidade de Gois, tem acompanhado todas as aes preventivas a enchentes nas margens urbanas do Rio Vermelho, inclusive com militares daquele quartel participando do Curso de Preveno e Controle de Enchentes, ministrado pela ANA29, naquela localidade, com participao de servidores das prefeituras da Bacia do Rio Vermelho. A mesma agncia cuidou de instalar rguas para monitoramento do nvel das guas do Rio Vermelho, tanto a montante, quanto jusante da cidade de Gois, as quais compem a rede hidrometeorolgica, sendo utilizadas pelas equipes da defesa civil e de Bombeiros, quando de intensa precipitao hdrica no municpio. Portanto, essas foram as medidas preventivas que efetivamente foram implantadas na cidade de Gois visando a preveno de enchentes, haja vista que com os recursos federais que foram alocados para o municpio, atravs da Secretaria Nacional de Defesa Civil, por ocasio do ltimo desastre em 31 de dezembro de 2001, foram a reconstruo de todos os imveis afetados, das pontes destrudas e/ou danificadas, muro do cais do rio, calamento da avenida ribeirinha
25 26 27 28 29

MP Ministrio Pblico. NOPRED Notificao preliminar de desastre. AVADAN Avaliao de danos. OBM Organizao Bombeiro Militar. ANA Agncia Nacional de guas.

17

Dom Cndido Penso, monumento a Cruz do Anhanguera, passarela da carioca, enfim, o dinheiro foi aplicado exclusivamente na reconstruo da rea sinistrada, tanto na zona urbana, quanto na rural, sendo que no foi contemplada nenhuma obra estrutural de controle ou de preveno de enchentes.

CONSIDERAES FINAIS Analisou-se, neste trabalho, a dinmica de sinistros dessa natureza, o histrico de enchentes, a fragilidade do cenrio, a implementao de medidas preventivas a enchentes por parte do poder pblico, principalmente aps a ocorrncia do ltimo evento dessa natureza. Destas anlises, pode-se concluir que: Os registros histricos de inundaes na cidade de Gois, com prejuzos significativos, que datam desde o sculo XVIII, mais precisamente de 1782, posteriormente, j no sculo XIX, o desastre se repete nos anos 1828, 1839, 1864 e 1880. No sculo XX as enchentes novamente ocorrem nos anos de 1911, 1915, 1952 e 1958, conforme os historiadores Galvo Jr. e Bertran (1987), em 1980, 1989, e por fim, agora no sculo XXI, em 31 de dezembro de 2001, dessa vez com danos, grandes perdas materiais e larga repercusso, haja vista o tombamento da cidade pela Unesco como cidade patrimnio da humanidade. Vamos inferir que o sistema natural que compe a bacia do Rio Vermelho favorece a recorrncia do evento, pois todo esse histrico de enchentes, uma confirmao, devido a prpria posio geogrfica da cidade, potencializado pelos erros do poder pblico no somente de forma ativa, construindo um cais apertado e pontes estreitas, tambm erros por omisso, ao permitir que ao longo dos anos a mata ciliar fosse totalmente retirada, aterros fossem construdos para edificao de imveis e outras finalidades diversas, construo de posto de gasolina na margem urbana do Rio Vermelho, a despeito do rio sempre dar alarmes que precisava de um canal mais alargado para o escoamento de suas guas em momentos de intensa precipitao hdrica. Saberemos da eficcia das medidas preventivas a enchentes adotadas pelo poder pblico, dentre elas: a demolio dos imveis dificultadores do escoamento das guas do Rio Vermelho (prximo ao mercado), estruturao da COMDEC; Implantao de uma Unidade do Corpo de Bombeiros; capacitao de servidores pblicos na preveno e controle de enchentes e por fim a instalao de 18

rguas de medio a jusante e montante da cidade, somente quando o evento repetir, haja vista que no foram contempladas obras civis, pblicas ou privadas, com essa finalidade. Espera-se, com este trabalho, ter contribudo para um melhor

entendimento da zona urbana do Rio Vermelho na cidade de Gois frente a possibilidade de enchentes, permitindo visualizar a fragilidade do municpio para a ocorrncia de novas enchentes, pois aps o ltimo e catastrfico desastre dessa natureza, as pontes e casas simplesmente foram reconstrudas, restabelecendo o cenrio anterior. Enfim, despertar o poder pblico e a comunidade ribeirinha para a necessidade da adoo de medidas preventivas mais contundentes, e com isso, a busca do planejamento de um sistema de drenagem urbana capaz de dar vazo s guas do Rio Vermelho, em momentos de incremento na precipitao hdrica no municpio, com intuito de minimizar os possveis danos que possam ser infligidos aos vilaboenses, bem como, espera-se que novos trabalhos introduzam outros aspectos na anlise.

ABSTRACT PUBLIC ACTIONS TO PREVENT FLOODS IN THE URBAN BORDER OF RED RIVER GOIS CITY
The main purpose of this research is to know the public actions to prevent floods in the Red River urban border in Gois City, the first capital of Gois, located in the center-west of the state, at 155604 latitude and 505225 longitude, which counts with a peculiar architecture, result of the Portuguese colonization, it has a tipic rotine of a brasilian historic city, with vocation to tourism, being crossed by a small river, called Red. Occur that along the years, it has shown is a propitious scenery to the occurrence of big floods, with a historical of repetitions, bringing significant prejudices to the municipal district. Know the adopted measure by the public authority, in the three government sphere, specialy after the last occurrence, in 2001, occasion that the vilaboenses suffered the biggest damage originary from events of this nature, just after the city had been grateful by UNESCO as Patrimony of the Humanity, is the purpose here proposed.

Key-words: Red River; public actions; prevention; floods; Civil Defense.

19

REFERNCIAS ALVES, Luci Imaculada de Oliveira. et. al. O espao em construo. Belo Horizonte: L, 1997. ARRAIS, Gleyce Santana. Impactos Ambientais no Rio Vermelho do Sculo XVIII Atualidade. Monografia defendida no Curso de Licenciatura em Geografia. Universidade Universitria Cora Coralina Universidade Estadual Cidade de Gois 2002. BRASIL. Constituio Federal, 1988, DOU de 1988, Governo Federal. BRASIL. Ministrio da Integrao Nacional. Secretaria Nacional de Defesa Civil. Poltica Nacional de Defesa Civil Braslia: Secretaria de Defesa Civil. MI, 2000. ______.Segurana global da populao Braslia: Secretaria de Defesa Civil. MI, 2000. ______.Formao em Defesa Civil: Construindo comunidades mais seguras. Braslia: Secretaria de Defesa Civil. MI, 2005. ______.Glossrio de Defesa Civil: estudos de riscos e medicina de desastres,. 2. ed., rev. e amp. Braslia: MPO, Departamento de Defesa Civil, 1998. CIDADE DE GOIS. In: Patrimnio Histrico da Humanidade. Brasil, 2002. Disponvel em:<http://www.universiabrasil.net/especiais/Patrimnios_historicos/goias .htm>. Acesso em 10 abr. 2006. CIDADE DE GOIS/ELETROBRS. Reconstruo da Vida Levantamento emergencial da cidade de Gois. Conseqncia da enchente Casa de Cora. 2001. COSTA, Helder. Enchentes no Estado do Rio de Janeiro Uma abordagem geral. Rio de Janeiro: SEMADS, 2001 CUNHA, Sandra Batista. GUERRA, Antnio Jos Teixeira (org). Avaliao e Percia ambiental. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999. ENCICLOPDIA BARSA UNIVERSAL. 1999. 20 de Gois.

GALVO JUNIOR, Jos Lemes e BERTRAN, Paulo. Evoluo Urbana da cidade de Gois no perodo Colonial. Arquimemria II. Belo Horizonte, 1987. GEOLOGIA. Ambiente Brasil. Brasil, 2006. Disponvel em <http://www. ambiente brasil.com.br/composer.php3?base=./natural/index.html&conteudo=./natural/geomorf ologia.html#c> Acesso em 13 Abr. 2006. GOIS. Constituio Estadual, 1989, DOE de 1989, Governo do Estado de Gois. JORNAL O VILABOENSE. Desabafo: publicado na cidade de Gois, janeiro de 2002, p.4 PIETRAFESA, Jos Paulo. et al. DO CONTEXTO AO TEXTO Os desafios da Linguagem Cientfica. Anpolis: Kelps, 2006. SANTOS, Milton. A urbanizao brasileira. So Paulo, HUCITEC, 1984. SIQUEIRA, Jos do Carmo. JORNAL OPO. Entrevistas. 2002. Disponvel em: <http://www.jornalopcao.com.br/index.asp?secao=Destaques2&idjornal=65>. Acesso em 28 mai. 2006. WERTHEIN, Jorge. A Unesco e o compromisso com Gois. Artigos publicados nos jornais, O Popular (GO) 10/01/2002 e Jornal do Tocantins (TO) 13/01/2002, Disponvel em:<http://www.unesco.org.br/noticias/opiniao/artigow/2002/artigo_comp goias/mostra_documento>. Acesso em 30 mai 06.

21

Вам также может понравиться