Вы находитесь на странице: 1из 40

ESTRUTURA CONCEITUAL BSICA DA CONTABILIDADE

Prof. Francisco Marcelo Avelino Junior, MsC.

EVOLUO HISTRICA
Princpios primeiros pronunciamentos para orientao de contadores; Princpios Contbeis representam as regras e normas atravs das quais os Conceitos Fundamentais de Contabilidade so trazidos para uma amplitude mais limitada; Procedimentos (Normas) Contbeis Representam a forma de lanamento contbil usada para que os Princpios sejam reconhecidos na escriturao; No Brasil esse conjunto chamado de Princpios Fundamentais de Contabilidade;

EVOLUO HISTRICA
Circular n. 179/72 Banco Central; Resoluo CFC n. 321/72; Resoluo CFC n. 530/81; Resoluo CFC n. 750/93;

EVOLUO HISTRICA
Resoluo CFC n. 774/94; Resoluo CFC n. 1.121/2008; Deliberao CVM n. 539/2008 revoga a Deliberao CVM n. 29/86; Princpios Fundamentais de Contabilidade PFC; BR GAAP Brazilian GAAPs Generally Accepted Accounting Principles;

ORGANISMOS RELACIONADOS AO TEMA


Organismos que estudam os PFC no Brasil: Brasil: CFC Conselho Federal de Contabilidade possui autoridade substantiva aplicada a contadores; contadores; CVM Comisso de Valores Mobilirios possui autoridade substantiva para as entidades de capital aberto; aberto; IBRACON Instituto dos Auditores Independentes do Brasil no tem fora de lei, entretanto suas orientaes costumam ser adotadas pelo CFC e CVM, tornando- obrigatrias; tornando-se obrigatrias; CPC Comit de Pronunciamentos Contbeis leva em conduta a convergncia da Contabilidade Brasileira aos padres internacionais. internacionais.

QUESTIONAMENTO

A legislao societria previa em seu artigo 177, pargrafo 2 a escriturao da companhia ser mantida em registros permanentes, com obedincia dos preceitos da legislao comercial e desta lei e aos princpios de contabilidade geralmente aceitos, devendo observar mtodos ou critrios uniformes no tempo e registrar as mutaes patrimoniais segundo o regime de competncia. Como os auditores emitiam pareceres confirmando o que previa na legislao societria se os princpios surgiram efetivamente atravs da Resoluo CFC n. 750/93? Estes princpios so fundamentais ou geralmente aceitos?

PRINCPIOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE


A Resoluo CFC n. 750/93 estabeleceu os Princpios Fundamentais de Contabilidade: Entidade; Continuidade; Oportunidade; Registro pelo Valor Original; Atualizao Monetria; Competncia; Prudncia; * Essncia sobre a Forma;

PRINCPIOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE


Resoluo CFC n. 750/93 representam os pressupostos bsicos que fundamentam a escriturao e elaborao de demonstraes contbeis. Resoluo CFC n. 774/94 Representa o apndice sobre os Princpios Fundamentais de Contabilidade (esclarece a Resoluo CFC n. 750/93)

PRINCPIOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE


Princpio da Entidade o princpio da Entidade reconhece o patrimnio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciao de um patrimnio particular no universo dos patrimnios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade, ou instituio de qualquer natureza ou finalidade, com ou em fins lucrativos (...) * Consolidao!

PRINCPIOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE


Princpio da Continuidade A Continuidade ou no da Entidade, bem como sua vida definida ou provvel, devem ser consideradas quando da classificao e avaliao das mutaes patrimoniais, quantitativas e qualitativas(...) Liquidao Ordenada; Liquidao Forada Massa Falida.

PRINCPIOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE


Princpio da Oportunidade

O Princpio da Oportunidade refere-se, simultaneamente, tempestividade e integridade do registro do patrimnio e das suas mutaes, determinando que este seja feito de imediato e com a extenso correta, independentemente das causas que a originaram (...)

PRINCPIOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE


Princpio do Registro pelo Valor Original

Os componentes patrimoniais devem ser registrados pelos valores originais das transaes com o mundo exterior, expressos a valor presente na moeda do pas, que sero mantidos na avaliao das variaes patrimoniais posteriores, inclusive quando configurarem agregaes ou decomposies no interior da Entidade (...)

PRINCPIOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE


Princpio da Atualizao Monetria os efeitos da alterao do poder aquisitivo da moeda nacional devem ser reconhecidos nos registros contbeis atravs do ajustamento da expresso formal dos valores dos componentes patrimoniais (...) Resoluo CFC n. 900/2001 apenas utilizado se a inflao acumulada do trinio for superior a 100%.
-

Utilizao em demonstraes complementares (no obrigatoriedade); Visa adequar o entendimento brasileiro ao contexto internacional.

PRINCPIOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE


Princpio da Competncia As receitas e as despesas devem ser includas na apurao do resultado do perodo em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento(...)

PRINCPIOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE


Princpio da Prudncia

O Princpio da Prudncia determina a adoo do menor valor para os componentes do Ativo e do maior para os do Passivo, sempre que se apresentarem alternativas igualmente vlidas para a quantificao das mutaes patrimoniais que alterem o Patrimnio Lquido(...)

ESTRUTURA CONCEITUAL BSICA DA CONTABILIDADE

Representa um estudo profundo doutrinrio sobre a estrutura para elaborao das demonstraes contbeis; No Brasil existe um evento no casual, possumos duas Estruturas Conceituais. Qual motivo?

ESTRUTURA CONCEITUAL BSICA DA CONTABILIDADE CFC


Estrutura Conceitual do Conselho Federal de Contabilidade: Resoluo CFC n. 1.121/2008 aprova a Estrutura Conceitual para Elaborao e Apresentao das Demonstraes Contbeis; Finalidade entidades de qualquer finalidade; Alcance: objetivo das demonstraes contbeis; caractersticas qualitativas; definio, o reconhecimento e a mensurao dos elementos que compem as demonstraes;

ESTRUTURA CONCEITUAL BSICA DA CONTABILIDADE CFC


Demonstraes Contbeis
-

Balano Patrimonial; Demonstrao do Resultado do Exerccio; Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido; Demonstrao do Valor Adicionado; Demonstrao do Fluxo de Caixa; Notas Explicativas e quadros Complementares; No incluem: Relatrio da Administrao; Anlises Gerenciais; Relatrios do Presidente.

ESTRUTURA CONCEITUAL BSICA DA CONTABILIDADE CFC


Pressupostos Bsicos
-

Regime de Competncia; Continuidade;

ESTRUTURA CONCEITUAL BSICA DA CONTABILIDADE - CFC


Caractersticas Qualitativas das Demonstraes Contbeis so os atributos que tornam as demonstraes contbeis teis para os usurios. - Compreensibilidade entendimento da informao pelo usurio; Relevncia quando podem influenciar as decises econmicas dos usurios; Materialidade material se sua omisso ou distoro puder influenciar as decises econmicas dos usurios (Estoque agrupado, Contas a Receber); Confiabilidade informao confivel, livre de vis (contingncias);

ESTRUTURA CONCEITUAL BSICA DA CONTABILIDADE - CFC


Caractersticas Qualitativas das Demonstraes Contbeis Representao Adequada a informao deve representar adequadamente as transaes e outros eventos que ela diz representar. Ex: Balano Patrimonial no reconhecimento do goodwill criado pela dificuldade de mensurao; Primazia da Essncia sobre a Forma as transaes e eventos devem ser contabilizados e apresentados de acordo com a sua substncia econmica, e no meramente sua forma legal (venda com compromisso de recompra); Neutralidade a informao deve ser imparcial, neutra (sem vis);

ESTRUTURA CONCEITUAL BSICA DA CONTABILIDADE - CFC


Caractersticas Qualitativas das Demonstraes Contbeis Prudncia consiste num certo grau de precauo das demonstraes contbeis: contbeis:
-

Ativos e Receitas no so superestimados; superestimados; Passivos e Despesas no sejam subestimados; subestimados; No se permite: criao de reservas ocultas (provises excessivas); permite: excessivas); subavaliao de liberada de ativos ou receitas, a superavaliao deliberada de passivos ou despesas, pois assim as demonstraes deixariam de ser neutras e, portanto, no seriam confiveis. confiveis.

ESTRUTURA CONCEITUAL BSICA DA CONTABILIDADE - CFC


Caractersticas Qualitativas das Demonstraes Contbeis Comparabilidade os usurios podem comparar as demonstraes contbeis de uma entidade ao longo do tempo, a fim de identificar na sua posio patrimonial e financeira e no seu desempenho mensurao de modo consistente; consistente; Limitaes na Relevncia e na Confiabilidade das Informaes Tempestividade quando h demora na divulgao da informao, possvel que ela perca a relevncia; relevncia;

ESTRUTURA CONCEITUAL BSICA DA CONTABILIDADE - CFC


Caractersticas Qualitativas das Demonstraes Contbeis Equilbrio entre Custo e Benefcio os benefcios decorrentes da informao devem exceder o custo de produzi-la; Equilbrio entre Caractersticas Qualitativas balanceamento entre as caractersticas qualitativas; Viso Verdadeira e Apropriada true and fair view; necessrio um

ESTRUTURA CONCEITUAL BSICA DA CONTABILIDADE - CFC


Posio Patrimonial e Financeira Ativo um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefcios econmicos para a entidade Passivo uma obrigao presente da entidade, derivada de eventos j ocorridos, cuja liquidao se espera que resulte em sada de recursos capazes de gerar benefcios econmicos Patrimnio Lquido o valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos;

ESTRUTURA CONCEITUAL BSICA DA CONTABILIDADE - CFC


Posio Patrimonial e Financeira Receitas so aumentos nos benefcios econmicos durante o perodo contbil sob a forma de entrada de recursos ou aumento de ativos ou diminuio de passivos, que resultem em aumento do patrimnio lquido que no sejam provenientes de aporte de capital de proprietrios da entidade Despesas so decrscimos nos benefcios econmicos durante o perodo contbil sob a forma de sada de recursos ou reduo de ativos ou incremento em passivos, que resultem em decrscimo do patrimnio lquido e que no sejam provenientes de distribuio aos proprietrios da entidade

ESTRUTURA CONCEITUAL BSICA DA CONTABILIDADE - CFC


Reconhecimento dos Elementos das Demonstraes Contbeis: Contbeis: o processo que consiste em incorporar ao balano patrimonial ou demonstrao do resultado um item que se enquadre na definio de um elemento e que satisfaa os critrios de reconhecimento(...) reconhecimento(...) -Reconhecimento; Reconhecimento; -Mensurao; Mensurao; -Evidenciao. Evidenciao.

ESTRUTURA CONCEITUAL BSICA DA CONTABILIDADE - CVM


Aprova e torna obrigatrio, para as companhias abertas, o Pronunciamento Conceitual Bsico que dispe sobre a Estrutura Conceitual para a Elaborao e Apresentao das Demonstraes Contbeis, emitido pelo Comit de Pronunciamentos Contbeis CPC; CPC; Revoga a Deliberao CVM n. 29/86; 29/86; Obrigatoriedade aos exerccios encerrados a partir de dezembro de 2008; 2008;

ESTRUTURA CONCEITUAL BSICA DA CONTABILIDADE - CVM


Governos, rgos reguladores ou autoridades fiscais, por exemplo, podem especificamente determinar exigncias para atender a seus prprios fins, no entanto, no devem afetar as demonstraes contbeis preparadas segundo esta Estrutura Conceitual! Abordagem Fiscal autoridade substantiva

ESTRUTURA CONCEITUAL BSICA DA CONTABILIDADE - CVM


Alcance
-

Objetivo das demonstraes contbeis; Caractersticas qualitativas que determinam a utilidade das informaes contidas nas demonstraes contbeis; Definio, o reconhecimento e a mensurao dos elementos que compem as demonstraes contbeis; Conceitos de capital e de manuteno de capital;

ESTRUTURA CONCEITUAL BSICA DA CONTABILIDADE - CVM


Demonstraes Contbeis
-

Balano Patrimonial; Demonstrao do Resultado do Exerccio; Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido; Demonstrao do Valor Adicionado; Demonstrao do Fluxo de Caixa; Notas Explicativas e quadros Complementares; No incluem: Relatrio da Administrao; Anlises Gerenciais; Relatrios do Presidente.

ESTRUTURA CONCEITUAL BSICA DA CONTABILIDADE - CVM


Caractersticas Qualitativas das Demonstraes Contbeis so os atributos que tornam as demonstraes contbeis teis para os usurios. - Compreensibilidade entendimento da informao pelo usurio; Relevncia quando podem influenciar as decises econmicas dos usurios; Materialidade material se sua omisso ou distoro puder influenciar as decises econmicas dos usurios (Estoque agrupado, Contas a Receber); Confiabilidade informao confivel, livre de vis (contingncias);

ESTRUTURA CONCEITUAL BSICA DA CONTABILIDADE - CVM


Caractersticas Qualitativas das Demonstraes Contbeis Representao Adequada a informao deve representar adequadamente as transaes e outros eventos que ela diz representar. Ex: Balano Patrimonial no reconhecimento do goodwill criado pela dificuldade de mensurao; Primazia da Essncia sobre a Forma as transaes e eventos devem ser contabilizados e apresentados de acordo com a sua substncia econmica, e no meramente sua forma legal (venda com compromisso de recompra); Neutralidade a informao deve ser imparcial, neutra (sem vis);

ESTRUTURA CONCEITUAL BSICA DA CONTABILIDADE - CVM


Caractersticas Qualitativas das Demonstraes Contbeis Prudncia consiste num certo grau de precauo das demonstraes contbeis: contbeis:
-

Ativos e Receitas no so superestimados; superestimados; Passivos e Despesas no sejam subestimados; subestimados; No se permite: criao de reservas ocultas (provises excessivas); permite: excessivas); subavaliao de liberada de ativos ou receitas, a superavaliao deliberada de passivos ou despesas, pois assim as demonstraes deixariam de ser neutras e, portanto, no seriam confiveis. confiveis.

ESTRUTURA CONCEITUAL BSICA DA CONTABILIDADE - CVM


Caractersticas Qualitativas das Demonstraes Contbeis Comparabilidade os usurios podem comparar as demonstraes contbeis de uma entidade ao longo do tempo, a fim de identificar na sua posio patrimonial e financeira e no seu desempenho mensurao de modo consistente; consistente; Limitaes na Relevncia e na Confiabilidade das Informaes Tempestividade quando h demora na divulgao da informao, possvel que ela perca a relevncia; relevncia;

ESTRUTURA CONCEITUAL BSICA DA CONTABILIDADE - CVM


Caractersticas Qualitativas das Demonstraes Contbeis Equilbrio entre Custo e Benefcio os benefcios decorrentes da informao devem exceder o custo de produzi-la; Equilbrio entre Caractersticas Qualitativas balanceamento entre as caractersticas qualitativas; Viso Verdadeira e Apropriada true and fair view; necessrio um

ESTRUTURA CONCEITUAL BSICA DA CONTABILIDADE - CVM


Posio Patrimonial e Financeira Ativo um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefcios econmicos para a entidade Passivo uma obrigao presente da entidade, derivada de eventos j ocorridos, cuja liquidao se espera que resulte em sada de recursos capazes de gerar benefcios econmicos Patrimnio Lquido o valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos;

ESTRUTURA CONCEITUAL BSICA DA CONTABILIDADE - CVM


Receitas so aumentos nos benefcios econmicos durante o perodo contbil sob a forma de entrada de recursos ou aumento de ativos ou diminuio de passivos, que resultem em aumento do patrimnio lquido que no sejam provenientes de aporte de capital de proprietrios da entidade Despesas so decrscimos nos benefcios econmicos durante o perodo contbil sob a forma de sada de recursos ou reduo de ativos ou incremento em passivos, que resultem em decrscimo do patrimnio lquido e que no sejam provenientes de distribuio aos proprietrios da entidade

ESTRUTURA CONCEITUAL BSICA DA CONTABILIDADE - CVM


Reconhecimento dos Elementos das Demonstraes Contbeis: Contbeis: o processo que consiste em incorporar ao balano patrimonial ou demonstrao do resultado um item que se enquadre na definio de um elemento e que satisfaa os critrios de reconhecimento(...) reconhecimento(...) -Reconhecimento; Reconhecimento; -Mensurao; Mensurao; -Evidenciao. Evidenciao.

Referncias Bibliogrficas

Resoluo CFC n. 750/93 750/ Resoluo CFC n. 774/94 774/ Resoluo CFC n. 1.121/2008 121/ Deliberao n. 539/2008 CVM 539/ Pronunciamento Conceitual - CPC

Вам также может понравиться