Вы находитесь на странице: 1из 30

Voc acaba de adquirir o SOLAREM POOL, o Aquecedor Solar de piscina da TUMA!

H mais de 30 anos no mercado de sistemas de aquecimento solar, a TUMA Industrial uma das 11 empresas, distribudas por todo o Brasil, componentes do Grupo TUMA, que completou 37 anos em 2008. Trabalhando basicamente na rea de engenharia trmica, as tecnologias desenvolvidas e adotadas pelas empresas do grupo so rapidamente disseminadas entre elas, garantindo que nos produtos por eles produzidos, instalados e comercializados, esto sendo aplicados o que h de melhor e mais avanado na rea. O SOLAREM POOL foi especialmente projetado para atender s suas necessidades e expectativas. Testado e aprovado por normas rigorosas, o SOLAREM POOL participa do Programa Brasileiro de Etiquetagem do INMETRO e da PROCEL / Eletrobrs, e certificado pela norma ISO 9001:2000, o que proporciona a voc a certeza de adquirir um produto de alta qualidade. Leia atentamente este manual antes da instalao do seu aquecedor SOLAREM POOL. As informaes necessrias para que o profissional qualificado possa fazer a instalao dentro dos padres exigidos esto nele contidas e devem ser seguidas rigorosamente. A instalao do equipamento fora dos padres requeridos, alm de no proporcionar ao sistema o desempenho adequado, acarretar a perda total da garantia. OBRIGADO por comprar um SOLAREM POOL! A qualidade do equipamento adquirido conjuntamente com uma instalao competente lhe proporcionar conforto, economia e satisfao por muito tempo. a TUMA e o SOLAREM POOL aquecendo sua vida!

MANUALDEINSTALAOEMANUTENO 3

PARABNS!

MANUALDEINSTALAOEMANUTENO

Elaborado por: Frederico Dantas Aprovado por: Amaurcio Lcio Documento n: IOM - 7.3 - 03 Fotos: TUMA INDUSTRIAL Editorao: House ID Tiragem: 1.000 exemplares Reviso: 1 Edio Data: 20/08/2008 0

NDICE
1 Dimensionamento Instalao
Locao dos coletores solares Interligao das baterias de coletores solares Fixao dos coletores solares Interligao hidrulica Escolha da motobomba Controle e interligao eltrica Sistema complementar de aquecimento
9 11 16 17 19 22 26 27 7 8

2 Componentesdosistema

Termodegarantia

MANUALDEINSTALAOEMANUTENO 5

PAG.

MANUALDEINSTALAOEMANUTENO

1 DIMENSIONAMENTO
MANUALDEINSTALAOEMANUTENO 7 Para que o SOLAREM POOL atenda s suas necessidades e expectativas muito importante que o dimensionamento do sistema seja realizado de forma correta. Alguns fatores devem ser levados em conta ao se fazer este dimensionamento. Os principais so: Em qual localidade ser instalado o sistema; Quais as dimenses da piscina a ser aquecida; Qual a aplicao da piscina (lazer domstico, lazer coletivo, academia, teraputica, etc.); Como o entorno da piscina (se h cobertura ou no, bloqueio para ao intensa de ventos, etc.); Qual a incidncia solar na regio onde se pretende instalar os coletores solares; Existncia de sombras significativas. Todos este fatores devem ser reportados ao profissional que ser o responsvel pela especificao do seu SOLAREM POOL. IMPORTANTE Procure sempre profissionais devidamente habilitados para especificar os equipamentos. Todos os clculos costumam basear-se no fato de que a piscina ficar coberta nos perodos de no utilizao. Esta cobertura, normalmente capas plsticas apropriadas para trabalhar sob radiao UV, alm de ser fundamental na manuteno da temperatura da piscina, tambm ser um grande economizador de produtos qumicos que deixaro de se evaporar da piscina. Sua piscina no uma hidromassagem gigante. Os aquecedores solares de piscina so dimensionados para elevar ligeiramente a temperatura da gua da piscina em relao temperatura ambiente tornando-a mais agradvel para uso.

2 COMPONENTESDOSISTEMA
MANUALDEINSTALAOEMANUTENO O SOLAREM POOL composto por: Coletores solares; Acessrios de instalao (conexes de interligao dos coletores). Alm disso, o sistema necessita para seu funcionamento de: Tubulaes e conexes de interligao entre a piscina e a bateria de coletores solares; Motobomba (exclusiva ou no); Quadro eltrico de comando com sistemas apropriados de controle; Capa trmica de cobertura da piscina.

Unio

Luva

Adaptador

Tampo

3 INSTALAO
MANUALDEINSTALAOEMANUTENO 9

3.1 LOCAODOSCOLETORESSOLARES
Aps a determinao da bateria de coletores SOLAREM POOL necessria para aquecer sua piscina, necessrio encontrar um local adequado para instal-la. Os coletores SOLAREM POOL podem ser instalados em telhados de qualquer espcie, diretamente sobre o solo, em taludes, etc. Eventualmente pode-se fazer necessria a montagem sobre alguma estrutura especial, conforme caractersticas do local. IMPORTANTE Evite instalar o SOLAREM POOL abaixo do nvel da piscina. Eventualmente, mas no necessariamente, uma combinao de alta temperatura em perodos de no funcionamento do sistema com uma elevada presso esttica da coluna de gua da piscina pode vir a causar danos no aquecedor.

Para melhor aproveitar a incidncia de raios solares sobre os coletores e melhorar o seu desempenho, recomendvel que os instale voltados para o norte verdadeiro. Caso voc no disponha desta orientao com facilidade, uma bssola simples ser de grande ajuda nesta tarefa. Basta verificar para onde aponta a agulha da bssola. Este o norte magntico. O norte verdadeiro (ou geogrfico, a mesma coisa) est aproximadamente 18 a 20 direita ( leste) do norte magntico (veja figura na prxima pgina). Este desvio varia de regio para regio ao longo dos anos, mas no to significativamente a ponto de adotarmos uma regra especfica para cada caso. Desvios do norte verdadeiro so admissveis e, em alguns casos, at pouco influentes no desempenho global do sistema. Para avaliar o impacto destes desvios e se ser necessrio compens-los com acrscimo de rea coletora, consulte o profissional habilitado que efetuou o dimensionamento do sistema.

MANUALDEINSTALAOEMANUTENO

Outro ngulo importante, alm do de orientao dos coletores solares, o ngulo de inclinao dos mesmos. Como regra, podemos adotar como ngulo de inclinao ideal dos coletores solares o ngulo da latitude do local acrescido de 10. Na tabela abaixo temos alguns exemplos:

10

Lembramos que a inclinao que mencionamos na pgina anterior est expressa em graus. Nos projetos arquitetnicos normalmente temos as inclinaes expressas em percentuais (%). No a mesma coisa! Tome cuidado com estes valores! Usualmente fazem-se necessrios suportes especiais para garantir a correta inclinao dos coletores solares j que, nestes casos, a inclinao do telhado diferente da desejada. Cabe ao instalador verificar tal necessidade e providenciar suportes apropriados. Voc deve ter notado que em algumas localidades na tabela anterior a regra citada no foi respeitada. que o angulo mnimo recomendvel para garantir o bom funcionamento do sistema de 15. IMPORTANTE O SOLAREM POOL um coletor solar muito leve e bastante susceptvel ao dos ventos. Ao buscar o local adequado para instal-los, procure proteg-los desta ao direta e intensa dos ventos.

3.2 INTERLIGAODASBATERIASDECOLETORESSOLARES
Os coletores solares podem ser instalados em srie ou em paralelo conforme ilustraes a seguir. A forma correta de se interligar um conjunto destes coletores deve ser projetada por um profissional habilitado. Entretanto, algumas dicas e peculiaridades sobre os coletores SOLAREM POOL seguem abaixo: Nunca instale coletores em paralelo em quantidades tais que o comprimento linear de cada bateria supere os 5 metros. Nunca instale coletores seguidamente em srie, sob pena de perda de desempenho da instalao. 11

MANUALDEINSTALAOEMANUTENO

Como no caso do ngulo e orientao, desvios em relao ao valor ideal so admissveis. Da mesma maneira, para avaliar o impacto destes desvios e se ser necessrio compens-los com acrscimo de rea coletora, consulte o profissional habilitado que efetuou o dimensionamento do sistema.

MANUALDEINSTALAOEMANUTENO

LIGAO EM PARALELO
COMPRIMENTO LINEAR

LIGAO EM SRIE - EXEMPLO 1

LIGAO EM SRIE - EXEMPLO 2

EXEMPLO DE LIGAES EM SRIES SEGUIDAS

Muitas vezes determinar o nmero de ligaes em srie e em paralelo no uma tarefa simples, dependendo do porte da piscina. Por isso, o auxlio de um profissional habilitado faz-se muito importante. Em muitos casos, estas interligaes podem gerar um gasto adicional de tubos para garantir perfeito equilbrio hidrulico e um bom rendimento do sistema. Nestes momentos, vale a pena pensar na energia que se economizar com o sistema funcionando o mais prximo possvel de sua forma adequada. Os coletores SOLAREM POOL tm um importante diferencial na sua forma de interligao. Por serem fabricados em polipropileno, suas conexes se unem por termofuso. Este mtodo, alm de simples e barato, de extrema confiabilidade, reduzindo drasticamente as chances de ocorrncia de vazamentos. Veja a seguir como realizar a termofuso: 12

Prepare o termofusor com o bocal apropriado de 32 mm deixando-o aquecer at a temperatura adequada para realizar a termofuso.

PASSO2
Remova a sujeira das pontas dos coletores solares e das conexes que sero termofusionadas com um pano seco e limpo.

PASSO3
Faa uma marca de referncia na ponta do coletor de 1,5 cm. Prepare para inserir simultaneamente a conexo e a ponta do coletor nas respectivas posies do bocal. Procure fazer esta operao sobre uma base plana.

MANUALDEINSTALAOEMANUTENO 13

PASSO1

MANUALDEINSTALAOEMANUTENO

PASSO4
Introduza as duas pontas simultaneamente nos bocais. A ponta do coletor dever ser introduzida no bocal somente at a marca de referncia. Aps atingir a marca, aguardar aproximadamente 8 segundos.

PASSO5
Aps retirar as pontas dos bocais, encaixe rapidamente a conexo na ponta do coletor at a marca de referncia, agora salientada pelo colarinho formado no tubo. Aps o encaixe, s restam 6 segundos para alinhar corretamente as peas.

PASSO6
O tempo de resfriamento total das peas de 4 minutos.

14

Repita o procedimento completo para unir uma nova placa coletora conexo. Preste sempre ateno ao correto alinhamento das peas.

IMPORTANTE A termofuso uma operao simples, mas para se obter um bom resultado final com os coletores solares importante observar sempre o alinhamento dos mesmos na hora de fazer a juno. Principalmente quando for unir a linha de conexes do lado oposto, para evitar formao de barrigas.

IMPORTANTE Para interligao de um coletor solar ao outro, h dois diferentes tipos de conexes recomendadas: as luvas e as unies. As primeiras tm a vantagem de ser mais baratas. Em compensao, as segundas permitem facilidade de remoo e uma instalao mais rpida. Outra grande vantagem das unies permitir a extrao de ar dos coletores na partida do sistema, dispensando o uso de algumas vlvulas eliminadoras de ar. 15

MANUALDEINSTALAOEMANUTENO

PASSO7

MANUALDEINSTALAOEMANUTENO

Unio

Luva

SUGESTO
Em alguns casos, como no alto de telhados, fazer a instalao diretamente l em cima, garantindo o perfeito alinhamento, pode gerar alguma dificuldade. Nestas situaes aconselha-se fazer a instalao com unies. As termofuses podem ser feitas todas no cho, onde fica mais fcil e seguro trabalhar, levando os coletores para o telhado j com as unies termofusionadas. Restar, l em cima, apenas o rosqueamento das mesmas.

3.3 FIXAODOSCOLETORESSOLARES
O modo mais utilizado para se fixar os coletores solares sua estrutura de apoio a amarrao. A estrutura de apoio pode ser a do prprio telhado ou, em outros casos, em estruturas especficas para receber os coletores solares. Apesar de a carga exercida pelo peso prprio destes coletores ser baixa (6 kg/m, cheios de gua) h ainda cargas de ventos. Por isso, esta estrutura dever ser avaliada por algum capacitado. A amarrao deve ser feita com material que possa resistir no somente carga mas, tambm, a exposio s intempries sem danificar-se, seja por ao de raios UV, seja por corroso de qualquer espcie. O material sugerido o fio de cobre encapado de 2,5 mm, pelo menos. Ela deve ser feita em todas as junes entre os coletores solares. 16

IMPORTANTE MANUALDEINSTALAOEMANUTENO 17 No deixe os coletores solares expostos ao sol, a seco, por perodos prolongados de tempo. No faa a amarrao dos coletores solares muito apertada. Deixe sempre uma pequena folga. Com o resfriamento da noite, os coletores tendem a se contrair. A folga para evitar a ocorrncia de danos nas placas.

3.4 INTERLIGAOHIDRULICA
Como a temperatura de trabalho da gua da piscina no elevada, pode-se perfeitamente utilizar tubos de materiais plsticos menos resistentes temperatura, como o PVC, para interligar a piscina s placas coletoras. Para isso deve-se utilizar, na entrada e na sada das baterias de coletores solares, adaptadores de polipropileno de solda para rosca. A partir disso, a tubulao poder ser feita em PVC. Nas pontas dos coletores solares que tiverem que ser bloqueadas, deve-se termofusionar um tampo. Tampo Adaptador

IMPORTANTE Outros tubos plsticos, que no sejam de PVC, e mesmo os metlicos que no corroam com os produtos qumicos presentes na gua da piscina, podem ser perfeitamente utilizados. A tubulao de interligao hidrulica entre a piscina e os coletores solares costuma ficar exposta s intempries. Alguns materiais no resistem exposio prolongada aos raios UV. Desta forma, pode-se proteger os tubos da ao destes raios ou monitorar a degradao desses para que possam ser substitudos por novos antes que venham a falhar.

MANUALDEINSTALAOEMANUTENO

O correto dimensionamento do dimetro dos tubos a ser utilizada depender de alguns clculos. Para se realizar estes clculos ser necessrio saber dados de vazo de gua, do material e do percurso da tubulao como: Comprimentos dos trechos; Quantidade e tipo das conexes que sero utilizadas; Desnveis deste percurso em relao piscina; Material dos tubos; Vazo de gua a ser bombeada. Normalmente especifica-se a motobomba em funo dos fatores acima listados. Mas como ser explicitado adiante, h a possibilidade de se utilizar uma motobomba do pr-filtro j existente. Neste caso, a escolha do dimetro da tubulao a ser utilizada depender no s dos fatores anteriormente listados como, tambm, das caractersticas desta motobomba. IMPORTANTE Para se especificar corretamente o dimetro da tubulao que ser utilizada, que varia de caso para caso, consulte um profissional devidamente capacitado para realizar os clculos necessrios. Todo clculo de dimetro de tubulaes deve ser conforme ABNT NBR-7198. Nem sempre a bitola indicada para a interligao hidrulica entre os coletores solares e a piscina a mesma padronizada nas conexes dos coletores solares. Neste caso, utilize peas apropriadas para reduo de tubulao. Em instalaes onde os coletores solares sejam posicionados acima da lmina dgua da piscina, h que se utilizar uma vlvula admissora de ar no topo do tubo de retorno das placas para a piscina e um registro de gaveta prximo piscina de forma a possibilitar o controle da admisso de ar.

18

A vazo recomendada pela TUMA para os coletores SOLAREM POOL de 300 l/h/m (litros por hora para cada metro quadrado de coletor solar). Com este valor de vazo, pode-se calcular a perda de carga em funo da tubulao de interligao que, somados ao desnvel geomtrico entre coletores solares e a piscina, possibilitar a escolha da motobomba. A TUMA recomenda que se trabalhe com uma motobomba exclusiva para o sistema de aquecimento solar conforme as alternativas a seguir. As alternativas so apresentadas por ordem de preferncia de uso.

ALTERNATIVA1

R2 R6 R4 R5 R1
VLVULA DE GAVETA VLVULA DE RETENO

R3

OPERAO
AQUECER FILTRAR RETROLAVAR RECIRCULAR DRENAR PR-FILTRAR ASPIRAR FILTRANDO ASPIRAR DRENANDO

REGISTROS R1R2R3R4R5R6
A A F A F F A F F F A F A A F A A A A A A A A A F F A A F A A A A A F A F F F F R R R R R R R R

POSIODA ALAVANCA
INDIFERENTE FILTRAR RETROLAVAR RECIRCULAR DRENAR PR-FILTRAR FILTRAR DRENAR A REGISTRO ABERTO F REGISTRO FECHADO R REGISTRO REGULADO

MANUALDEINSTALAOEMANUTENO 19

3.5 ESCOLHADAMOTOBOMBA

MANUALDEINSTALAOEMANUTENO

ALTERNATIVA2

R2 R6 R4 R5 R1
VLVULA DE GAVETA VLVULA DE RETENO

R3

Quando for fazer a filtragem da piscina, alm das manobras de registros, deve-se desligar a motobomba do sistema de aquecimento solar. OPERAO
AQUECER FILTRAR RETROLAVAR RECIRCULAR DRENAR PR-FILTRAR ASPIRAR FILTRANDO ASPIRAR DRENANDO

REGISTROS R1R2R3R4R5R6
F A F A F F A F F F A F A A F A F A A A A A A A F F A A F A A A A A F A F F F F R R R R R R R R

POSIODA ALAVANCA
INDIFERENTE FILTRAR RETROLAVAR RECIRCULAR DRENAR PR-FILTRAR FILTRAR DRENAR A REGISTRO ABERTO F REGISTRO FECHADO R REGISTRO REGULADO

H a possibilidade de se utilizar a motobomba existente. Para isso, ser necessrio verificar se ela atender os critrios de vazo e altura manomtrica requeridos. O inconveniente desta configurao, se que de fato ele existe, a filtragem diria e ao longo de todo perodo diurno da piscina. Sempre que o aquecedor solar estiver em funcionamento o filtro tambm estar trabalhando. 20

R2 R6 R4 R5

R7 R1
VLVULA DE GAVETA VLVULA DE RETENO

R3

OPERAO
AQUECER FILTRAR RETROLAVAR RECIRCULAR DRENAR PR-FILTRAR ASPIRAR FILTRANDO ASPIRAR DRENANDO

REGISTROS R1R2R3R4R5R6R7
F A F A F F A F F F A F A A F A F A A A A A A A F F A A F A A A A A F A F F F F R R R R R R R R A F F F F F F F

POSIODA ALAVANCA
INDIFERENTE FILTRAR RETROLAVAR RECIRCULAR DRENAR PR-FILTRAR FILTRAR DRENAR A REGISTRO ABERTO F REGISTRO FECHADO R REGISTRO REGULADO

IMPORTANTE Sempre quando for tratar quimicamente a piscina, at que se faa a aspirao de toda a sujeira decantada no fundo, o aquecedor deve permanecer desligado. altamente recomendvel o uso de um filtro de particulado fino na suco da motobomba (quando de uso de motobomba exclusiva) para evitar que qualquer sujeira possa entupir os canais dos coletores solares.

MANUALDEINSTALAOEMANUTENO 21

ALTERNATIVA3

MANUALDEINSTALAOEMANUTENO

3.6 CONTROLEEINTERLIGAOELTRICA
A TUMA recomenda que se utilize, para comandar o funcionamento da motobomba, um controlador diferencial de temperatura. Este controlador tem dois sensores de temperatura: um far a leitura da temperatura nos coletores solares e o outro da gua da piscina. Para instalar o sensor de imerso nos coletores solares, escolha um coletor que fique exposto ao sol o mximo possvel. Uma das alternativas para colocao deste sensor a seguinte:

PASSO1
Faa um furo no local escolhido com uma broca de bitola similar do sensor.

PASSO2
Introduza o sensor de imerso no furo e faa a vedao com silicone ou similar. Deixe secar e assegure-se que ficou bem fixado.

22

Outras alternativas para instalar os sensores de imerso podem ser utilizadas como, por exemplo, instalao de poo especfico para sensores. Os cabos dos sensores podem ser emendados para aumentar seu comprimento. Por se tratar de um cabo do tipo coaxial, deve-se ter o cuidado de emendar no s a alma do cabo, mas tambm a malha que o protege. Estes cabos podem ser facilmente encontrados no comrcio de eletrnicos onde so conhecidos como cabos de microfone. Sua especificao 2 x 26 AWG. A TUMA disponibiliza um controlador simples para motobomba. Este controlador capaz de acionar bombas de at 1 CV. A seguir, uma foto do controlador.

MANUALDEINSTALAOEMANUTENO 23

Para o sensor da piscina, recomenda-se um furo no tubo de PVC da suco da motobomba do aquecedor para se introduzir o sensor. Faa a vedao como no sensor dos coletores.

MANUALDEINSTALAOEMANUTENO

Para fazer a ligao eltrica: Alimente os cabos vermelhos com a fonte de energia eltrica; Conecte os cabos da motobomba aos cabos pretos do quadro; O cabo de sensor preto dos coletores solares; O cabo de sensor cinza do fundo da piscina. O controlador diferencial j vem ajustado de fbrica. Entretanto, se necessitar reprogram-lo, o procedimento o seguinte: a) Pressione a tecla SET por 2 segundos at aparecer Fun, soltando-a em seguida. b) Ao aparecer Cod, pressione SET (toque curto) e insira o cdigo de acesso (123) atravs das teclas e . Para confirmar pressione SET. c) Atravs das teclas e acesse as demais funes e proceda do mesmo modo para ajust-las. d) Para sair do menu e retornar operao normal, pressione SET (toque longo) at aparecer - - - . FUNO
Cod Ind dOn dOF ICE Ht1 Ht2 Hy2 OF1 OF2 INDICAO PREFERENCIAL DIFERENCIAL (t1-t2) PARA LIGAR BOMBA DIFERENCIAL (t1-t2) PARA DESLIGAR BOMBA TEMPERATURA DE ANTICONGELAMENTO (S1) PARA LIGAR A BOMBA TEMPERATURA DE SUPERAQUECIMENTO (S1) PARA DESLIGAR A BOMBA TEMPERATURA DE SUPERAQUECIMENTO (S2) PARA DESLIGAR A BOMBA HISTERESE DA TEMPERATURA DE SUPERAQUECIMENTO DO SENSOR S2 DESLOCAMENTO DE INDICAO DO SENSOR S1 DESLOCAMENTO DE INDICAO DO SENSOR S2

DESCRIO
CDIGO DE ACESSO 123 (CENTO E VINTE E TRS)

AJUSTE
t-2 4 2 5 50 (*) 0 0 0

(*) Este valor variar conforme a temperatura da gua desejada pelo usurio. Sugerimos como padro 30 graus e que no seja mais que 35 graus. 24

No controlador SOLAREM POOL, alimentao eltrica em 220V. O cabo recomendado para alimentao da rede de 2,5 mm. Utilize, como proteo alimentao eltrica do controlador SOLAREM POOL ou de outro quadro de comando a ser instalado, disjuntor independente e compatvel com a carga que ser energizada. Nunca ligue a motobomba a seco. Toda interligao eltrica deve ser executada por profissional habilitado e segundo ABNT NBR 5410.

IMPORTANTE
COLOQUE O SISTEMA EM MARCHA COM A PISCINA TOTALMENTE LIMPA. AO COLOCAR O SISTEMA EM MARCHA, CERTIFIQUE-SE DA RETIRADA DE TODO O AR CONTIDO NAS TUBULAES. AO COLOCAR O SISTEMA EM MARCHA, FAA-O COM A PISCINA COBERTA. A PISCINA NECESSITAR DE APROXIMADAMENTE UMA SEMANA PARA ATINGIR A TEMPERATURA ADEQUADA PARA BANHO. NESTE PERODO, NO REMOVA A CAPA DA PISCINA. AQUECIMENTO DE PISCINA E CASCATAS DECORATIVAS SO INCOMPATVEIS. A CASCATA FUNCIONA COMO UM RESFRIADOR DA PISCINA.

MANUALDEINSTALAOEMANUTENO 25

IMPORTANTE

MANUALDEINSTALAOEMANUTENO

3.7 SISTEMACOMPLEMENTARDEAQUECIMENTO
A energia disponibilizada pelo sol nem sempre suficiente todos os dias para manter a piscina aquecida. H, por exemplo, perodos chuvosos, dias frios onde o calor fornecido no o bastante e utilizaes especficas que causam grande agitao da gua e perdas exacerbadas do calor (hidroginstica um bom exemplo). Se for necessrio que a piscina esteja sempre quente, em qualquer circunstncia, necessrio instalar um sistema de aquecimento complementar. Este pode ser eltrico ou a gs e dever ser dimensionado, especificado e instalado por profissional(is) competente(s). IMPORTANTE A instalao de dispositivos eltricos deve atender ABNT NBR 5410. A instalao de dispositivos a gs deve atender ABNT NBR 15526 e ABNT NBR 13103.

26

TERMODEGARANTIA
MANUALDEINSTALAOEMANUTENO 27 A TUMA INDUSTRIAL LTDA. garante o equipamento adquirido contra defeitos de fabricao, nos termos deste certificado, pelo prazo aqui especificado, contado da data de emisso da nota fiscal pela fbrica. Esta garantia cobre unicamente os defeitos originrios de fabricao, consistindo na substituio ou reparo da(s) pea(s) em questo.

1 EQUIPAMENTOS
Os coletores solares SOLAREM POOL tero garantia de 60 (sessenta) meses contra defeitos de fabricao. A garantia ficar cancelada nos termos do ITEM 3 desta garantia e/ou se os coletores solares ficarem armazenados, at sua instalao, em local desabrigado e/ou sujeito intemprie. Ficam ainda fora de abrangncia desta garantia os defeitos ocasionados pelo congelamento da gua no interior dos coletores solares (temperatura da gua inferior a 4C), desde que a instalao no seja provida de um dispositivo anti-congelamento, nas quantidades e especificaes aprovadas pela TUMA e devidamente instalado por profissional por ela credenciado. Em caso de dispositivos com alimentao eltrica, fica cancelada a garantia se comprovado que o dispositivo no estava alimentado eletricamente quando foi solicitado a atuar. A falta de manuteno peridica e capacitada no dispositivo tambm leva a perda da garantia.

2 ABRANGNCIA
2.1 PERDASEDANOS
A TUMA no se responsabiliza por perdas e/ou danos que eventualmente ocorram em virtude de mau funcionamento e/ou paralisao do equipamento, ainda que por defeito de fabricao.

MANUALDEINSTALAOEMANUTENO

2.2 PERICULOSIDADES 2.2.1- No de responsabilidade da TUMA qualquer tipo de conseqncia da utilizao indevida da gua quente.
da piscina e na prpria, seja este oriundo da concepo ou da instalao da mesma.

2.2.2- No de responsabilidade da TUMA qualquer defeito ou dano causado na distribuio hidrulica 2.2.3- No de responsabilidade da TUMA qualquer dano causado pelo vazamento de gua dos
coletores, mesmo que por defeito de fabricao, tendo em vista que os mesmos devem ser instalados em locais impermeveis e com capacidade de drenagem.

2.2.4- No de responsabilidade da TUMA qualquer conseqncia de defeito de construo civil sendo


que a TUMA no autoriza nenhum instalador credenciado a executar tal atividade.

3 CANCELAMENTODAGARANTIA
Os benefcios desta garantia ficam automaticamente cancelados nos seguintes casos: Se o equipamento no for instalado de acordo com as instrues tcnicas da TUMA e das normas de engenharia; Se forem constatados defeitos originados por mau uso, impercia, imprudncia, negligncia, controle inadequado de voltagem, deficincia eltrica, intempries (como descargas eltricas atmosfricas, granizo, geadas, etc); ou ainda casos fortuitos ou de fora maior (incndio, inundao, greves, guerras, etc); Se o equipamento for objeto de servios de manuteno por pessoas no autorizadas pela TUMA; Se forem introduzidas modificaes no equipamento ou realizada substituio de partes e/ou peas no originais sem prvia autorizao da TUMA; Se ocorrer adulterao ou destruio da placa ou qualquer outra identificao que acompanha o equipamento; Se houver tentativa ou violao de fato do equipamento; Se ocorrer venda, locao ou cesso, a qualquer ttulo. 28

O comprador dever comunicar imediatamente a ocorrncia de quaisquer defeitos verificados no equipamento para que a TUMA possa tomar as devidas providncias, evitando maiores danos. Caso contrrio, esta GARANTIA ser invlida. A TUMA INDUSTRIAL LTDA. somente cumprir as obrigaes decorrentes desta GARANTIA em sua fbrica, situada em Belo Horizonte / MG, ou Assistncia Tcnica Autorizada. Correm, portanto, por conta do beneficirio todas as despesas referentes mo-de-obra, frete, seguro, embalagem ou outras, inclusive as de natureza fiscal.

NDOCERTIFICADO:
Comprador: Modelo: N de srie: Tipo: N N.F.:

MANUALDEINSTALAOEMANUTENO 29

4 ACIONAMENTODAASSISTNCIATCNICA

Вам также может понравиться