Вы находитесь на странице: 1из 4

Escola Secundria c/ 2 e 3 CEB Dr.

Manuel Fernandes
Ano Lectivo 2011/2012

FSICA E QUMICA A
11 ANO DE ESCOLARIDADE

Utilizao do V de Gowin nas actividades de investigao


importante ter em conta que a investigao escolar s uma aproximao da investigao cientfica e que os alunos e alunas so aprendizes de investigadores. De facto, uns e outros diferem na motivao para resolver um problema, no tempo de que dispem, nos aparelhos que utilizam e, sobretudo, nos conhecimentos acumulados necessrios para fazer cincia. Por tudo isto necessrio manter expectativas realistas face ao trabalho de investigao que, na prtica, se realizam nas aulas. Para a aprendizagem da planificao de investigaes necessrio dispor de um plano-guia que oriente o trabalho, assim como uma explicitao simples da forma como pode transformar essa planificao no formato de V heurstico ou V de Gowin. A seguir, apresenta-se um quadro com os principais aspectos que devem integrar o dito plano e que podem ser teis como guia para este tipo de actividades. Uma vez realizada a experincia, os dados includos no quadro devem ser colocados no V heurstico constituindo o relatrio final da actividade.

Zonas do V heurstico ou V de Gowin Questo - foco

Plano guia para planificar a Investigao


Aspectos em que deves pensar sempre que planificas as tuas investigaes

Qual o problema ou a questo que pensaste investigar e que est portanto subjacente actividade a realizar? nela que deves concentrar toda a tua ateno e esforo. Teorias Conhecimentos Que conhecimentos bsicos possuis que te podem ser anteriores teis para essa questo ou actividade? Princpios Hipteses/Previs Quais so os teus pressupostos? Que previses podes es fazer que sejam pertinentes ou relevantes? Relao entre Que conhecimentos possuis que te permitem pensar que previses e teoria as tuas hipteses/previses esto certas? Conceitos Conceitos prvios Possuis os significados dos conceitos (regularidades traduzidas por nomes) necessrios para compreender bem o problema e os conhecimentos em que assenta a tua investigao? Acontecimentos e Material e Que material vais usar? Que procedimento bsico vais Objectos da pesquisa procedimento seguir para comprovar as tuas previses? bsico Desenha um esquema dos materiais, aparelhos e montagens que vais utilizar ou realizar. Acontecimentos e Procedimento Que aspectos pensas poderem influenciar a tua Objectos da pesquisa detalhado / investigao? Controlo de Quais vais considerar como variveis? Que vais medir? variveis Que factores vais fazer variar na experincia? Que factores vais manter constantes na experincia? Agora mostra o teu plano tua professora ou professor Dados/Registos/Factos Observaes e Zona de registo das observaes efectuadas com os dados recolhidos dados recolhidos (em bruto, sem ainda serem trabalhados). Transformaes dos Explicitao dos Explicitao dos dados na forma de tabelas e (ou) dados dados grficos e clculos sempre que necessrio e possvel. Concluses/Juzos de Concluso e Qual a resposta para a questo - foco que traduz o conhecimento e de discusso da problema? De que forma a conseguiste encontrar? Que valor investigao podes deduzir em relao s previses efectuadas? Quais os pontos fortes e fracos do trabalho efectuado? Elabora o relatrio sob a forma de V epistemolgico, utilizando os dados do plano

O Problema

SENTIR

PENSAR

FAZER

No lado esquerdo do 'V' encontra-se o domnio conceitual que representa o pensar da pesquisa o conhecimento terico, enquanto que no lado direito encontra-se o domnio metodolgico representando o fazer da pesquisa. A questo bsica de pesquisa encontra-se no centro, pois suas respostas so obtidas a partir de uma contnua interaco entre os dois lados do V. Na base do 'V' encontram-se os eventos que ocorrem naturalmente ou que so feitos acontecer pelo pesquisador e, que de modo geral, representam a origem da produo do conhecimento. dividido em quatro regies: no vrtice registam-se os Procedimentos - Breve descrio das atitudes a tomar para a realizao do trabalho prtico e de como usar o material. Referem-se os acontecimentos ou fenmenos que estamos a estudar; no alto da abertura, vai a pergunta de pesquisa, a pergunta que ns fazemos sobre os eventos (a pergunta cuja resposta se deve obter no final da pesquisa efectuada); no ramo esquerdo, fica o marco terico: teorias, princpios e conceitos que permitiram formular a pergunta e que d sentido experimentao que empreendemos; no ramo direito, vai todo o processo metodolgico: registos, resultados (esquematizao e descrio)

Exemplo de uma investigao adaptada da que foi efectuada por um aluno, com respectiva elaborao do V epistemolgico

O Problema

Como varia a quantidade de gua nas clulas da batata com a variao da da concentrao salina?

Conhecimentos As batatas velhas mergulhadas em gua endurecem. anteriores Funo dos vacolos nas clulas vegetais; plasmlise e turgescncia em clulas de epiderme de ptalas de sardinheira. Hipteses/Previses A variao da concentrao salina do meio vai fazer com que os vacolos retenham ou eliminem gua. Relao entre previses e teoria Conceitos prvios Material/ Procedimento bsico Na observao de clulas plasmolisadas os vacolos eram de menores dimenses (eliminaram gua) que no caso das clulas trgidas (ganharam gua). Domnio dos conceitos de osmose, plasmlise, vacolos, turgescncia, permeabilidade e concentrao salina. Fazer pesagens e preparar solues salinas de diferentes concentraes. Ver esquema no V epistemolgico As pores de batata que vou utilizar devem ser retiradas da mesma batata, terem todas a mesma massa no incio da experincia. O tempo em que todas as pores esto mergulhadas em cada meio tem de ser o mesmo. As caixas de petri tm de ser colocadas todas prximas umas das outras para as condies ambientais serem as mesmas. A concentrao salina do meio vai variar. Vou fazer variar apenas as concentraes salinas dos meios onde vou colocar as diferentes pores de batata. Todos os outros factores vou mant-los constantes. A massa no incio e no fim do tempo da experincia o que vou medir. Registar os resultados, e construir um grfico para melhor interpretar os resultados experimentais.

Procedimento detalhado / Controlo de variveis

Como varia a quantidade de gua PRINCPIOS: nas clulas da batata com a variao da concentrao salina do meio?
CONCLUSO: Podemos assim concluir que a variao da concentrao salina do meio faz variar a gua no interior das clulas da batata. Sempre que as solues so hipotnicas as clulas ganham gua, e se as solues forem hipertnicas as clulas perdem gua, esta perda e ganho de gua proporcional diferena de concentrao dos meios.

- as batatas velhas mergulhadas em gua


endurecem. - a membrana plasmtica e a parede esqueltica so totalmente permeveis gua e sais minerais.
- o movimento da gua atravs da membrana controlado por fenmenos fsicos. plasmtica

- as clulas vegetais, de um modo geral, apresentam um grande vacolo que intervm na regulao do fluxo de gua .

As pores A e B aumentaram de massa, pelo que os vacolos ganharam gua, pelo facto do meio extracelular ser hipotnico. Na situao C no houve aumento de massa, em virtude das solues inter e extracelulares, serem isotnicas. Nas situaes D e E, houve diminuio da massa, porque o meio extracelular hipertnico, e por essa razo os vacolos perdem gua. DADOS TRANSFORMADOS: MATERIAL/PROCEDIMENTO:

CONCEITOS: Osmose, plasmlise, vacolos, turgescncia, permeabilidade e concentrao salina

- 5 caixas de petri - Bisturi - Balana - 1 batata - Etiquetas - solues salinas de diferentes concentraes

- Cortar cinco pores de batata com o mesmo tamanho e massa; - Colocar esses cinco fragmentos de batata em cinco caixas de petri diferentes, identificadas com letras de A a E. - Adicionar as diferentes solues salinas em cada uma das caixas de petri; - Colocar as caixas de petri prximas umas das outras, de modo a criar as condies ambientais o mais semelhante possvel. - Pesar as pores de batata ao fim de 20 minutos; - Registar em grfico as diferenas observadas entre a massa inicial e a final

Pores de batata A B C D E

Concentrao do meio 0% 0.5% 1.2% 1.5% 2.0%

massa (g) +3.0 +1.0 - 3.0 - 3.5

Вам также может понравиться