Вы находитесь на странице: 1из 5

PLANIFICAO DAS SEQUNCIAS DIDTICAS DE 7.

ANO

Sequncia didtica:

1. Escola - narrativas completas e outros textos


Descritores de desempenho
Escutar para aprender e construir conhecimento

Manual ENTRE PALAVRAS pp. 22-69


Contedos Recursos / / Atividades Processos e instrumentos de avaliao

Compreenso oral

1. Dispor-se fsica e psicologicamente a escutar, focando a ateno no objeto e nos objetivos de comunicao. 2. Utilizar procedimentos para reter a informao: 2.1 utilizar grelhas de registo. 3. Interpretar discursos orais com diferentes graus de formalidade e complexidade: 3.1 identificar o assunto, tema ou tpicos. 4. Distinguir diferentes intencionalidades comunicativas. 5. Distinguir recursos lingusticos mobilizados. Texto informativo

Ficheiro udio Grelha para escuta ativa (pg. 45)

CD udio Exerccios para escuta ativa (pg. 45)

Expresso oral

1. Planificar o uso da palavra em funo da anlise da situao, das intenes de comunicao especficas e das caractersticas da audincia visada. 2. Organizar o discurso, assegurando a progresso de ideias e a sua hierarquizao. 3. Produzir textos orais, de diferentes tipos, adaptados s situaes e finalidades de comunicao: 3.1 relatar/recontar; 3.2 apresentar e defender ideias, comportamentos e valores; 3.3 fazer exposies orais. 4. Explorar diferentes formas de comunicar e partilhar ideias e produes pessoais seleccionado estratgias e recursos adequados para envolver a audincia.

Texto narrativo reconto (pg. 25) Texto expositivo expresso da opinio (pg. 39) Recitao (pg. 41) Expresso da opinio (pg. 47-48)

Exposio oral com conectores (pg. 25) Exposio oral com planifi cao e grelha de heteroavaliao (pg. 48)

Grelha de heteroavaliao (pg. 48) Processo de avaliao da expresso oral: planificao, execuo, avaliao (pg. 39) Lista de verificao de desempenhos (pg. 69)

1 P er o do

Falar para construir e expressar conhecimento

Descritores de desempenho Ler para construir conhecimento(s)


1. Definir uma inteno, seguir uma orientao e selecionar um percurso de leitura adequado. 2. Utilizar, de modo autnomo, a leitura para localizar, selecionar, avaliar e organizar a informao. 3. Interpretar textos com diferentes graus de complexidade, articulando os sentidos com a sua finalidade, os contextos e a inteno do autor: 3.1 identificar temas e ideias principais; 3.2 distinguir facto de opinio; 3.3 identificar recursos lingusticos utilizados; 3.4 explicitar o sentido global do texto. 4. Identificar relaes intratextuais. 5. Identificar e caracterizar as diferentes tipologias e gneros textuais.

Contedos

Recursos / / Atividades

Processos e instrumentos de avaliao

Texto no literrio Textos de natureza informativa Banda desenhada Textos escolhidos por iniciativa pessoal

Leitura dirigida a compreenso de sentidos globais e leitura seletiva (questionrios de resposta aberta e fechada) Ficheiro udio

CD udio

Leitura

Ler para apreciar textos variados


1. Discutir diferentes interpretaes do mesmo texto, sequncia ou pargrafo. 2. Ler por iniciativa e gosto pessoal, aumentando progressivamente a extenso e
complexidade dos livros e outros materiais que seleciona. Rubrica Tornar-me leitor (pg. 64-65)

Clip de vdeo

Teste de avaliao de conhecimentos (pg. 66-68) Atividades de promoo da leitura na aula. Lista de verificao de desempenhos (pg. 69)

Ler textos literrios


1. Analisar os paratextos para contextualizar e antecipar o contedo de uma obra. 2. Exprimir opinies e problematizar sentidos, como reao pessoal leitura de uma obra
integral. Textos literrios Texto lrico em verso Texto narrativo (excertos) Textos narrativos integrais: conto de autor PALOP (pg. 52-53); texto da literatura juvenil (pg. 58-59) Leitura dirigida a compreenso de sentidos globais e leitura seletiva (questionrios de resposta aberta e fechada).

3. Caracterizar os diferentes modos e gneros literrios. 4. Analisar processos lingusticos e retricos utilizados pelo autor na construo de uma
obra literria: 4.1 analisar o ponto de vista (narrador, personagens); 4.2 analisar as relaes entre os diversos modos de representao do discurso; 4.3 analisar o valor expressivo dos recursos retricos.

Dist ribu i o do n. de blo cos de 90 min uto

Questionrios de resposta aberta e de resposta fechada (escola mltipla e verdadeiro/falso)

s: 36 bloc os

Descritores de desempenho
Escrever para construir e expressar conhecimento(s) 1. Produzir enunciados com diferentes graus de complexidade para responder com eficcia a instrues de trabalho. 2. Utilizar, com autonomia, estratgias de preparao e de planificao da escrita de textos. 3. Selecionar tipos e formatos de textos adequados a intencionalidades e contextos especficos: 3.1 Narrativos (reais ou ficcionais). 4. Redigir textos coerentes, selecionando registos e recursos verbais adequados: 4.1 desenvolver pontos de vista pessoais; 4.2 ordenar e hierarquizar a informao tendo em vista a continuidade do sentido, a progresso temtica e a coerncia global do texto; 4.3 dar ao texto a estrutura e o formato adequados, respeitando convenes tipolgicas e (orto)grficas estabelecidas; 4.4 diversifi car vocabulrio e as estruturas utilizadas nos textos, com recurso ao portugus-padro; 4.5 respeitar as regras da pontuao e sinais auxiliares da escrita; 4.6 utilizar, com autonomia, estratgias de reviso e aperfeioamento de texto. Escrever em termos pessoais e criativos 1. Explorar diferentes vozes e registos para comunicar vivncias, emoes, conhecimentos, pontos de vista. 2. Escrever por iniciativa e gosto pessoal.

Contedos

Recursos / / Atividades

Processos e instrumentos de avaliao

Oficina de escrita: Guio para planificao, textualizao e reviso do texto (pg. 25-29) Oficina de escrita: Guio para planificao, textualizao e reviso do texto (pg. 62-63)

Ofi cina de escrita (pg. 25-29) Ofi cina de escrita (pg. 62-63) Teste de avaliao de conhecimentos (pg. 66-68) Lista de verifi cao de desempenhos (pg. 69)

Texto narrativo (pg. 25) Texto de opinio (pg. 25 e 39) Texto argumentativo (pg. 41) Texto narrativo (pg. 62-63) Registo informal (pg. 51)

Escrira

Plano morfolgico
1. Sistematizar padres de formao de palavras complexas. 2. Sistematizar as categorias relevantes para a flexo das classes de palavras
variveis.

Palavras simples e complexas Adjetivo qualificativo, numeral e relacional grau (pg. 36) Conjunes coordenativas e locues conjuncionais coordenativas adversativas, copulativas e disjuntivas (pg. 32). Conjunes e locues subordinativas causais (pg. 38) temporais (pg. 56)

Atividades do Manual Caderno de Actividades Teste de avaliao de conhecimentos (pg. 66-68) Lista de verificao de desempenhos (pg. 69)

Plano das classes palavras

CEL

3. Caracterizar classes de palavras e respetivas propriedades. 4. Sistematizar propriedades distintivas de classes e subclasses de palavras.

Atividades do Manual Caderno de Atividades

Plano sinttico
5. Sistematizar funes sintticas: 5.1 ao nvel da frase; 5.2 internas ao grupo verbal.

Sujeito; predicado; complementos direto e indireto (pg. 44,73)

Anfora pronominal. (pg. 73)

Plano discursivo e textual


6. Reconhecer propriedades configuradoras da textualidade: 6.1 referncia; 6.2 coeso textual..

Conectores discursivos (aditivos, contrastivos, causais, temporais, contra-argumentativo) Advrbios conectivos(pg. 61)

Sequncia didtica: 2. Famlia - narrativas completas e outros textos MANUAL pp. 72-117
Descritores de desempenho
Escutar para aprender e construir conhecimento

Contedos
Exerccio de escuta ativa (pg. 83) Exerccio de escuta ativa (pg. 96)

Recursos / / Atividades
Clip de vdeo
Ficheiro udio de A rapariguinha dos fsforos

Processos e instrumentos de avaliao

Compreenso oral

1. Dispor-se fsica e psicologicamente a escutar, focando a ateno no objeto e nos objetivos de comunicao. 2. Usar procedimentos para reter a informao: 2.1 tomar notas; 2.2 utilizar grelhas de registo. 3. Interpretar discursos orais com diferentes graus de formalidade e complexidade: 3.1 identifi car o assunto, tema ou tpicos. 4. Distinguir diferentes intencionalidades comunicativas. 5. Distinguir recursos lingusticos mobilizados.
Falar para construir e expressar conhecimento

Grelha de ordenao de Acontecimentos Lista de verificao de desempenhos (pg. 117)

Atividade de escuta ativa para ordenao de acontecimento num texto (pg. 96)

1.Planificar o uso da palavra em funo da anlise da situao, das intenes de comunicao


especficas e das caractersticas da audincia visada.

2. Organizar o discurso, assegurando a progresso de ideias e a sua hierarquizao. 3. Produzir textos orais, de diferentes tipos, adaptados s situaes e finalidades de
comunicao:

Expresso oral

3.1 relatar/recontar; 3.2 apresentar e defender ideias, comportamentos e valores; 3.3 argumentar/convencer os interlocutores; 3.4 fazer exposies orais; 3.5 fazer apreciaes crticas; 3.6 explicar; 3.7 descrever.

Apreciao crtica de imagem (pg. 80) Debate (pg. 84) Discurso argumentativo (pg. 89) Exposio estrurada em marcadores de organizao discursiva (pg. 109) Lista de verificao de desempenhos (pg. 117)

4. Explorar diferentes formas de comunicar e partilhar ideias e produes pessoais selecionado


estratgias e recursos adequados para envolver a audincia.

Participar em situaes de interao oral


1. Seguir dilogos intervindo oportuna e construtivamente. 2. Implicar-se na construo partilhada de sentidos: 2.1 Pedir e dar informaes, explicaes, esclarecimentos; 2.2 Debater e justificar ideias e opinies; 2.3 Considerar pontos de vista contrrios e reformular posies.

Descritores de desempenho Ler para construir conhecimento(s)


1. Definir uma inteno, seguir uma orientao e selecionar um percurso de leitura adequado. 2. Utilizar, e modo autnomo, a leitura para localizar, selecionar, avaliar e organizar a informao. 3. Interpretar textos com diferentes graus de complexidade, articulando os sentidos com a sua finalidade, os contextos e a inteno do autor: 3.1 formular hipteses sobre os textos; 3.2 identificar temas e ideias principais; 3.3 distinguir facto de opinio; 3.4 identificar recursos lingusticos utilizados; 3.5 explicitar o sentido global do texto. 4. Identificar relaes intratextuais.

Contedos

Recursos / / Atividades

Processos e instrumentos de avaliao

Texto no literrio Texto de opinio (pg. 72; 79) Texto informativo (pg. 74; 82; 100) Texto expositivo (pg. 85)

Leitura

5. Identificar e caracterizar as diferentes tipologias e gneros textuais.

Lista de verificao de desempenhos (pg.117) Rubrica: Tornar-me leitor (pg. 112-113) Textos escolhidos por iniciativa pessoal O PNL Atividades de promoo da leitura na aula Teste de avaliao de conhecimentos (pg. 114-116)

Ler para apreciar textos variados


1. Discutir diferentes interpretaes do mesmo texto, sequncia ou pargrafo. 2. Ler por iniciativa e gosto pessoal, aumentando progressivamente a extenso e
complexidade dos livros e outros materiais que seleciona.

Ler textos literrios


1. Analisar os paratextos para contextualizar e antecipar o contedo de uma obra. 2. Exprimir opinies e problematizar sentidos, como reao pessoal leitura de uma obra
integral.

Textos literrios Textos narrativos integrais: Narrativa de autor portugus (pg. 86-87) Texto da literatura juvenil (pg. 94-95) Narrativa de autor portugus (pg. 102-104) Atividades de compreenso de leitura (pg. 87-88) (pg. 96-97) (pg. 105-106)

3. Caracterizar os diferentes modos e gneros literrios. 4. Analisar processos lingusticos e retricos utilizados pelo autor na construo de uma
obra literria:

4.1 analisar o ponto de vista (narrador, personagens); 4.2 analisar as relaes entre os diversos modos de representao do discurso; 4.3 analisar o valor expressivo dos recursos retricos.

Вам также может понравиться