Вы находитесь на странице: 1из 16

ESTATUTO DO CONSELHO ESCOLAR TTULO I DAS DISPOSIES PRELIMINARES CAPTULO I DA INSTITUIO SEDE E FORO Art.

1 - O presente estatuto dispe sobre o Conselho Escolar da Escola Municipal ______________________________________________________________________Ensino _____________________________ e constitudo segundo as disposies contidas na Lei n 6.021 de 28/12/94.

Art. Estado

2 do

Paran,

O na

Conselho

Escolar

da

Escola

Municipal n

__________________________________________ tem sede no municpio de Londrina, _________________________________________________, _________, bairro ______________________e reger-se- pelo presente Estatuto e pelos dispositivos legais que lhe forem aplicveis. CAPTULO II DA NATUREZA E DOS FINS Art. 3 - O Conselho Escolar um rgo colegiado de natureza deliberativa, consultiva e fiscal, no tendo carter poltico-partidrio, religioso, racial e nem fins lucrativos, no sendo remunerados seu Dirigente ou Conselheiros. Art. 4 - O Conselho Escolar tem por finalidade efetivar a gesto escolar, na forma de colegiado, promovendo a articulao entre os segmentos da comunidade escolar e os setores da escola, constituindo-se no rgo mximo de direo. Art. 5 - Gesto Escolar o processo que rege o funcionamento da escola, compreendendo tomada de deciso, planejamento, execuo, acompanhamento e avaliao das questes

administrativas e pedaggicas, efetivando o envolvimento da comunidade, no mbito da unidade escolar, baseada na legislao em vigor e nas diretrizes pedaggicas administrativas fixadas pela Secretaria de Educao. Art. 6 - A Comunidade Escolar o conjunto constitudo pelos membros do magistrio, alunos, pais ou responsveis pelos alunos e funcionrios que protagonizam a ao educativa da escola. Art. 7 - A atuao e representao de qualquer dos integrantes do Conselho Escolar visar ao interesse maior dos alunos inspirados nas finalidades e objetivos da educao pblica, para assegurar o cumprimento da funo da escola que ensinar. Art. 8 - A ao do Conselho Escolar estar articulada com a ao dos profissionais que atuam na escola, preservada a especificidade de cada rea de atuao. Art. 9 - A autonomia do Conselho Escolar ser exercida com base nos seguintes compromissos: a) A legislao em vigor; b) A democratizao da gesto escolar; c) As oportunidades de acesso, permanncia e qualidade de ensino na escola pblica de todos que a ela tm direito. CAPTULO III DOS OBJETIVOS Art. 10 - Os objetivos do Conselho Escolar so: I. Democratizar as relaes no mbito da escola, visando qualidade de ensino atravs de uma educao transformadora que prepare o indivduo para o exerccio da plena cidadania; II. Promover a articulao entre os segmentos da comunidade escolar e os setores da escola, a fim de garantir o cumprimento da sua funo que ensinar; III. Estabelecer, para o mbito da escola, diretrizes e critrios gerais relativos sua organizao, funcionamento e articulao com a comunidade de forma compatvel com as orientaes da poltica educacional da Secretaria de Educao, participando e responsabilizando-se social e coletivamente, pela implementao de suas deliberaes.

TTULO II DO CONSELHO ESCOLAR CAPTULO I DA CONSTITUIO E REPRESENTAO Art. 11 O Conselho Escolar constitudo por membro nato e pro representantes de todos os segmentos da comunidade escolar. Art. 12 O Conselho Escolar ter como membro nato o Diretor do estabelecimento de ensino, em conformidade com a lei pertinente. Art. 13 Os representantes do Conselho Escolar sero escolhidos entre seus pares, mediante processo eletivo. Pargrafo nico: No ato da eleio, para cada representante ser eleito tambm um suplente. Art. 14 O Conselho Escolar da Escola Municipal __________________________________ _________________________________________ Ensino ___________________________, de acordo com o princpio da representatividade que abrange toda a comunidade escolar, constitudo pelos seguintes conselheiros: a) Um representante da superviso de ensino ou da orientao escolar; b) Um representante de professor; c) Um representante do grupo ocupacional operacional; d) Dois representantes de pais ou responsveis de alunos; e) Dois alunos regularmente matriculados maiores de 16 (dezesseis) anos. Pargrafo nico: Em no havendo alunos maiores de 16 (dezesseis) anos a representao de pais se estender para quatro membros. DAS ELEIES, DA POSSE E DO EXERCCIO Art. 15 As eleies do Conselho Escolar realizar-se-o a cada binio, em reunio de cada segmento convocada para este fim.

Art. 16 O edital de convocao para as eleies dos representantes de cada segmento ser expedido pelo Presidente do Conselho Escolar com antecedncia nunca inferior a ______________ ( _______________ ) dias do trmino da gesto. 1 - O edital de convocao no estabelecer data das reunies das eleies dos segmentos, fixando somente a data da posse dos novos representantes do Conselho, a qual no exceder 10 (dez) dias aps o trmino da gesto anterior. 2 - As datas, horrios e locais de reunies para as eleies dos representantes sero estabelecidas pela Comisso Eleitoral constituda para este fim. 3 - No caso do segmento dos alunos, os mesmos podero ser orientados e assessorados por membros da equipe pedaggico-administrativa, docente ou pais. Art. 17 Para dirigir o processo eleitoral ser constituda uma Comisso Eleitoral de composio paritria com um ou dois representantes de cada segmento que compe a Comunidade Escolar, escolhidos em Assemblia convocada pelo Conselho Escolar. Pargrafo nico Os membros da Comisso Eleitoral no podero candidatar-se ao Conselho Escolar. Art. 18 Havendo segmento (s) composto(s) por um s funcionrio, esse ser automaticamente Conselheiro, devendo tal condio ser observada na ata de posse. Pargrafo nico No caso de afastamento e licenas do Conselheiro citado neste artigo, esse ser representado pelo profissional designado para sua funo. Art. 19 O edital de convocao para as reunies de eleio dos representantes dever ser afixado em local visvel da unidade escolar, no mnimo ______________________________ ( _______________ ) dias teis, antes da sua realizao durante o perodo letivo. Art. 20 A eleio poder ocorrer mediante voto secreto, por aclamao ou outro procedimento a ser decidido pelo prprio segmento, devendo, para tanto, ser lavrada ata. Art. 21 Tm direito a voto: os servidores em efetivo exerccio na escola, pais ou responsveis de alunos e alunos efetivamente matriculados ( maiores de 16 anos).

1 - Considerar-se-o em efetivo exerccio, portanto com direito a voto, os servidores que estiverem afastados com amparo da lei, em decorrncia de: a) Licena gala; b) Frias; c) Licena nojo; d) Jri e outras obrigatrias por lei; e) Licena-prmio; f) Licena para tratamento de sade; g) Licena gestante. 2 - No segmento dos professores, o integrante do Quadro Prprio do Magistrio detentor de dois padres na mesma Unidade Escolar, ter direito a um voto, e em unidades diferentes, um voto em cada escola. 3 - Nenhum membro da Comunidade Escolar poder votar em mais de uma categoria na mesma escola, ainda que represente segmentos diversos ou acumule funes, respeitada a seguinte hierarquia: a) Professor; b) Funcionrio; c) Aluno; d) Pai. 4 - No segmento dos pais, o voto ser um por famlia (pai ou me ou responsvel legal), independente do nmero de filhos matriculados na escola. Art. 22 No sero permitidos votos por procurao. Art. 23 Havendo empate e no havendo renncia de nenhum dos candidatos proceder-se- a nova eleio. Pargrafo nico A escola poder definir procedimentos nesse caso: sorteio, antiguidade, idade, etc. Art. 24 Para cada Conselheiro ser eleito um Suplente que o substituir em suas ausncias ou vacncia do Cargo.

1 - O Conselheiro no poder se fazer representar por outrem em nenhuma hiptese a no ser por seu suplente. 2 - Para o cumprimento deste artigo excetua-se o previsto no Art. 18 deste Estatuto. Art. 25 A posse dos representantes eleitos dar-se- em reunio especialmente convocada pelo Presidente do Conselho para esse fim. 1 - A data da reunio de posse dos representantes eleitos no poder ultrapassar o perodo de __________ (_______________ ) dias aps o trmino da gesto anterior.

2 - A reunio de posse ser pblica. 3 - O ato de posse dos Conselheiros consistir de: a) Assinatura da Ata e Termo de Posse; b) Cincia do Estatuto, mediante leitura do mesmo. Art. 26 Os elementos do Conselho Escolar que se ausentarem por 3 (trs) reunies consecutivas ou 5 (cinco) intercaladas sero destitudos assumindo os respectivos suplentes. Pargrafo nico As ausncias podero ser justificadas, por escrito ou verbalmente, em reunio do Conselho e sero analisadas pelos conselheiros, cabendo-lhes as decises da aceitao ou no da justificativa apresentada. Art. 27 O mandato ser cumprido integralmente, no perodo para o qual os representantes foram eleitos, exceto em caso de destituio ou renncia. Pargrafo nico O Conselheiro representante do Segmento dos pais, em caso de transferncia do aluno, ser automaticamente substitudo pelo seu suplente. Art. 28 No caso de vacncia do cargo de qualquer um dos Conselheiros e no havendo mais suplentes, sero convocadas novas eleies de representante do respectivo segmento para complementao do perodo em vigor, obedecidas as disposies deste Estatuto, no Art. 16.

CAPTULO II DO FUNCIONAMENTO DO CONSELHO ESCOLAR Art. 29 O Conselho Escolar encaminhar aes que visem ao estabelecimento as diretrizes de organizao e funcionamento da escola e sua articulao com a comunidade nos limites da legislao pertinente, compatveis com a poltica educacional da Secretaria de Educao, responsabilizando-se pelas suas deliberaes. Art. 30 O Conselho Escolar funcionar somente com um quorum mnimo de metade mais um de seus membros. I. As reunies ordinrias sero mensais, convocadas pelo Presidente do Conselho ou, no seu impedimento, por representante designado pelo mesmo, dentre os seus componentes, com 72 (setenta e duas) horas de antecedncia e com pauta claramente definida no edital de convocao; II. As reunies extraordinrias realizar-se-o sempre que necessrio: a) Por convocao do Presidente do Conselho; b) Por solicitao de 2/3 (dois teros) de seus membros, atravs de requerimento dirigido ao Presidente do Conselho especificando o motivo da convocao. 1 - As reunies extraordinrias sero convocadas com 24 (vinte e quatro) horas antecedncia e com pauta claramente definida na convocatria. 2 - O cronograma das reunies ordinrias ser estabelecido na primeira reunio anual do Conselho Escolar. Pargrafo nico Das reunies sero lavradas Atas, por Secretrios ad hoc, em livro prprio. Art. 31 As deliberaes do Conselho Escolar s sero vlidas quando tomadas por metade mais um dos presentes reunio. 1 - No havendo total esclarecimento sobre a matria a ser votada, a reunio ser adiada, visando a estudos que melhor embasem a argumentao dos Conselheiros, em busca do desejvel consenso. 2 - A ausncia do(s) Conselheiro(s) implica a aceitao das decises tomadas. de

Art. 32 Para a divulgao das deliberaes do Conselho Escolar que devam ser tornadas pblicas, sero utilizados editais ou livro de avisos, garantindo um fluxo de comunicao permanente, de modo que as informaes sejam divulgadas a todos em tempo hbil. CAPTULO III DAS ATRIBUIES DO CONSELHO DE ESCOLAR Art. 33 As atribuies do Conselho de Escola so definidas em funo das condies reais da escola, da organicidade do prprio Conselho e das competncias dos profissionais em exerccio na unidade escolar. Art. 34 So atribuies do Conselho de Escola: I. Estabelecer e acompanhar o projeto poltico-pedaggico da escola; II. Analisar e aprovar o Plano Anual da Escola, com base no projeto poltico-pedaggico da mesma; III. Acompanhar e avaliar o desempenho da escola face s diretrizes, prioridades e metas estabelecidas no seu Plano Anual, redirecionando as aes quando necessrio; IV. Definir critrios para a cesso do prdio escolar para outras atividades que no as de ensino, observando os dispositivos legais emanados da mantenedora, garantindo o fluxo de comunicao permanente, de modo que as informaes sejam divulgadas a todos em tempo hbil; V. Analisar projetos elaborados e/ou em execuo por quaisquer dos segmentos que compem a comunidade escolar, no sentido de avaliar a importncia dos mesmos no processo ensino-aprendizagem; VI. Arbitrar sobre o impasse de natureza administrativa e/ou pedaggica, esgotadas as possibilidades de soluo pela equipe escolar; VII. Propor alternativas de soluo dos problemas de natureza administrativa e/ou pedaggica, tanto daqueles detectados pelo prprio rgo, como dos que forem a ele encaminhados por escrito pelos diferentes participantes da comunidade escolar; VIII. Apreciar e emitir parecer sobre desligamento de um ou mais membros do Conselho Escolar quando do no-cumprimento das normas estabelecidas no Regimento Escolar, neste Estatuto, e/ou procedimento incompatvel com a dignidade da funo, encaminhado-o para a Secretaria da Educao;

IX. Fazer cumprir as normas disciplinares relativas a direitos e deveres de todos os elementos da comunidade escolar, dentro dos parmetros do Regimento Escolar e da legislao em vigor; X. Articular aes com segmentos da sociedade que possam contribuir para a melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem; XI. Elaborar e/ou reformular o Estatuto do Conselho Escolar sempre que se fizer necessrio; XII. Discutir, analisar, rejeitar ou aprovar propostas de alteraes no Regimento Escolar encaminhadas pela equipe pedaggico-administrativa ou membros do Conselho; XIII. Promover, sempre que possvel, crculos de estudos envolvendo os Conselheiros a partir de necessidades detectadas, visando a proporcionar um melhor desenvolvimento do seu trabalho; XIV. Tomar cincia, visando acompanhamento, de medidas adotadas pelo Diretor nos casos de doenas contagiosas, irregularidades graves e solues emergenciais ocorridas na escola. XV. Discutir, analisar, rejeitar ou aprovar a criao de instituies auxiliares e seus estatutos quando no for da competncia de rgos especficos; XVI. Definir as diretrizes para a atuao das instituies auxiliares; XVII. Acompanhar a atuao das instituies auxiliares visando ao desenvolvimento de um trabalho integrado e coerente com o projeto poltico-pedaggico da escola, propondo, se necessrio, alteraes nos seus Estatutos, ouvindo o segmento a que diz respeito; XVIII. Elaborar calendrio escolar, observada a legislao vigente e diretrizes emanadas da Secretaria de Educao; XIX. Discutir sobre a proposta curricular da escola, visando ao aperfeioamento e enriquecimento desta, respeitadas as diretrizes emanadas da Secretaria de Educao; XX. Estabelecer critrio de distribuio de material escolar e de outras espcies destinado a alunos, quando fornecido pela Mantenedora ou obtido junto a outras fontes; XXI. Definir providncias cabveis, nos casos que lhe forem encaminhados, relativas sanes aplicveis a alunos, pais, funcionrios, professores e diretor, de acordo com o previsto no Regimento Escolar, respeitada a legislao vigente; XXII. Propor Secretaria de Educao a instaurao de sindicncia para apurar irregularidades quando 2/3 (dois teros) dos seus membros acharem necessrio, a partir de evidncias comprovadas; XXIII. Receber e analisar recursos de qualquer natureza, interposto por quaisquer membros dos segmentos, atravs de seu representante no Conselho, quando esgotadas as possibilidades de soluo a nvel de administrao escolar;

XXIV. Recorrer a instncias superiores sobre decises a que no se julgar apto pro tratar-se de matria que extrapola o mbito escolar; XXV. Assessorar, apoiar e colaborar com o Diretor em matria de sua competncia e em todas as suas atribuies, com destaque especial para: a) O cumprimento das disposies legais; b) A preservao do prdio e dos equipamentos escolares; c) A divulgao do edital de matrculas; d) A aplicao de penalidades previstas no Regimento Escolar quando encaminhada pelo Diretor; e) Adoo e comunicao ao(s) rgo(s) competente(s) das medidas de emergncia em caso de irregularidades graves na escola.

1 - Para fins deste Estatuto considerar-se-o irregularidades graves: a) Aquelas que representam risco de vida e/ou integridade fsica das pessoas; b) Aquelas que caracterizem risco ao patrimnio escolar; c) Desvio de material de qualquer espcie e/ou recursos financeiros; d) Aquelas que, comprovadamente, se configurem como trabalho inadequado, acarretando prejuzo pedaggico. 2 - A proposio da instaurao de sindicncia ser feita mediante instrumento prprio assinado por todos os proponentes, acompanhada das provas. SEO I DAS ATRIBUIES DOS CONSELHEIROS

Art. 35 A ao de todos os membros ser sempre visando ao coletivo e qualidade de ensino, evitando-se o trato de interesse individuais. Art. 36 A atuao dos Conselheiros ser restrita s reunies do Conselho, ficando vedada a interferncia no trabalho de qualquer profissional ou aluno. Pargrafo nico Os conselheiros podero, individual ou coletivamente, agir junto a rgos externos quando tal tarefa lhes for delegada em reunio do Conselho.

Art. 37 So atribuies do Presidente do Conselho: I. Convocar, atravs de edital e envio de comunicado, todos os Conselheiros com 72 (setenta e duas) horas de antecedncia, para reunio ordinria, em horrio compatvel com o da maioria dos Conselheiros e com pauta claramente definida na convocatria; II. Convocar, sempre que justificadas, reunies extraordinrias com 24 (vinte e quatro) horas de antecedncia e pauta claramente definida; III. Presidir as reunies do Conselho Escolar; IV. Diligenciar pela efetiva realizao das decises do Conselho Escolar; V. Estimular a participao de todos os Conselheiros em todas as reunies do Conselho Escolar; VI. Submeter anlise e aprovao o Plano Anual da Escola; VII. Diligenciar para o efetivo registro das reunies do Conselho, indicando secretrio ad hoc; VIII. Providenciar as comunicaes e divulgaes definidas pelo Conselho Escolar, incluindo relao dos presentes; IX. Aplicar as penalidades previstas neste Estatuto; X. Cumprir e fazer cumprir o presente Estatuto. Art. 38 So atribuies dos Conselheiros: I. Organizar seus segmentos, agindo como porta-voz de interesses e posies de seus pares; II. Promover reunies com seus segmentos a fim de discutir questes referentes organizao e funcionamento da escola visando ao encaminhamento de sugestes e proposies ao Conselho; III. Representar seus segmentos, visando sempre funo social da Escola; IV. Participar das reunies ordinrias e extraordinrias sempre que convocados. V. Divulgar as definies do Conselho a seus pares; VI. Colaborar e auxiliar o Diretor na execuo das medidas definidas no Conselho Escolar, desenvolvendo aes no mbito de sua competncia; VII. Cumprir e fazer cumprir o presente Estatuto. CAPTULO IV DOS DIREITOS, DEVERES, PROIBIES E PENALIDADES

SEO I DOS DIREITOS Art. 39 Os conselheiros alm dos direitos assegurados por toda a legislao aplicvel, tero os seguintes direitos: I. Participar das reunies do Conselho, opinando, argumentando e representando seus segmentos; II. Articular-se com os demais Conselheiros, solicitando convocao de reunio extraordinria do Conselho em conformidade com o artigo 30, inciso II, deste Estatuto; III. Receber no ato de posse, informaes sobre as disposies contidas neste Estatuto; IV. Ser informado, em tempo hbil, de todas as reunies do Conselho Escolar; V. Solicitar, em reunio do Conselho, esclarecimentos de qualquer natureza acerca das atividades da escola; VI. Consultar, quando se fizer necessrio, atas e livros do Conselho Escolar; VII. Votar durante as reunies do Conselho Escolar; VIII. Solicitar ao Diretor da Escola o uso do espao fsico escolar, a fim de reunir-se com seu segmento de forma autnoma para deliberar assuntos do projeto poltico-pedaggico sem prejuzo das atividades pedaggicas responsabilizando-se por sua limpeza e conservao. SEO II DOS DEVERES Art. 40 Aos Conselheiros, alm de outras atribuies legais, compete: I. Representar as idias e reivindicaes de seus segmentos; II. Manter discrio sobre assuntos tratados que no devam ser divulgados; III. Organizar seu segmento promovendo eleies de representantes nos prazos previstos no artigo 16 e seus pargrafos deste Estatuto; IV. Conhecer e respeitar este Estatuto assim como as deliberaes do Conselho Escolar; V. Participar das reunies do Conselho Escolar e estimular a participao dos demais Conselheiros nas mesmas; VI. Justificar, oralmente ou por escrito, suas ausncias nas reunies do Conselho; VII. Orientar seus pares quanto a procedimentos corretos para encaminhamento de problemas referentes Escola.

SEO III DAS PROIBIES Art. 41 Aos Conselheiros vedado: I. Tomar decises individuais que venham interferi no processo pedaggicoadministrativo; II. Expor pessoa ou grupo a situaes vexatrias; III. Transferir a outra pessoa o desempenho do encargo que lhe foi confiado; IV. Interferir no trabalho de qualquer profissional no mbito escolar; V. Divulgar assuntos que no se destinem a domnio pblico, tratados nas reunies do Conselho Escolar. SEO IV DAS PENALIDADES Art. 42 O elemento do Conselho Escolar que deixar de cumprir as disposies deste Estatuto ficar sujeito s seguintes penalidades: a) Advertncia verbal, em particular, aplicada pelo presidente do Conselho; b) Advertncia verbal, em reunio do Conselho com registro em ata e cincia do advertido; c) Repreenso, por escrito, aplicada pelo Presidente e cincia do advertido; d) Afastamento do Conselheiro, por meio de registro em ata, em reunio do Conselho. Art. 43 Nenhuma penalidade poder ser aplicada sem prvia defesa por parte do Conselheiro. CAPTULO V DOS DIREITOS DOS SEGMENTOS Art. 44 Os membros dos segmentos, alm dos direitos assegurados por toda a legislao aplicvel, tero os seguintes direitos: I. Ter conhecimentos do Estatuto do Conselho Escolar; II. Destituir o representante de seu segmento quando este no cumprir as atribuies dos Conselheiros.

CAPTULO VI DAS DISPOSIES GERAIS E TRANSITRIAS Art. 45 - O presente Estatuto ser alterados quando necessrio, pelo Conselho Escolar, devendo as alteraes propostas serem submetidas apreciao do rgo competente e entraro em vigor aps sua aprovao. Art. 46 Os caso omissos neste Estatuto sero resolvidos pelo prprio Conselho, ou se for o caso, tero sua soluo orientada pela Secretaria de Educao. Art. 47 O presente Estatuto entrar em vigor aps a sua aprovao pela Secretaria de Educao.

PREFEITURA DO MUNICPIO DE LONDRINA SECRETARIA DE EDUCAO CONSELHO ESCOLAR DA ESCOLA MUNICIPAL _____________________________

TERMO DE POSSE

Aos __________ dias do ms de _______________________________ do ano de mil novecentos e noventa e ________________, compareceu nesta Ensino Escola de Municipal 1 Grau _________________________________________________

____________________________________ e em minha presena tomou posse na condio de membro do Conselho Escolar, eleito pelo segmento ________________________ da comunidade escolar, em _______/______/________, tendo na ocasio feito a promessa de bem servir ao Conselho e a Escola, observando as normas estabelecidas pelo Estatuto do Conselho Escolar e cumprindo com lealdade os deveres do cargo. Conselho Escolar, em

_____________________________________________ NOMEADO

_____________________________________________ PRESIDENTE DO CONSELHO

ELEIES DOS CONSELHOS ESCOLARES 2004 Entre dias 23 a 25/06

Вам также может понравиться