Вы находитесь на странице: 1из 6

O PECADO

TEXTO DE REFERNCIA: RM. 3.23 Porque todos pecaram e destitudos esto da glria de Deus. INTRODUO o pecado? Como poderamos descrever classificar oQual a fonte principal de evidncias sobre a doutrina do pecado? Como poderamos pecado? PECADO- o desvio moral do ser humano, que o leva a uma conduta ofensiva aos olhos de Deus. O Pecado impede o relacionamento com Deus. O Pecado est ligado entre os indivduos, tribos, e naes. A sua origem proveniente da desobedincia de Ado e Eva. DEFINIO VOCBULO:

No AT, o vocbulo chataah hebraico aparece cerca de 522 vezes. O termo tambm indentificado no NT como hamartia, e ambos sugerem a idia de ERRAR O ALVO ou desviarse do rumo, como o arqueiro que atira suas flechas e erra o alvo. Algum que se desvia do seu caminho original. Indica que o erro sempre deliberado, e no acidental. Langston define o pecado como o ESTADO MAL DA ALMA. Ou puro egosmo. Ele compara a natureza da serpente igual natureza do pecado. Ningum pode brincar com o pecado. Hamartia- Literalmente perda da marca. O pecado age como um poder organizado atravs dos membros do corpo. A verdadeira natureza do pecado foi projetada a manifestar-se na conscincia do homem. ASSUNTO EM QUESTO: O pecado um ato livre e voluntrio do homem, porque ele um ser moral, dotado da capacidade de perceber o certo e o errado. O homem um agente moral livre para decidir o que fazer da sua vida (Ec 11.9). Todos ns temos uma conscincia universal de Deus! Essa conscincia precisa ser reconhecida e cultivada em cada ser humano. O pecado tambm acarretou algumas consequncias imediatas e outras posteriores. A santidade de Deus no deixa lugar para tolerncia ao pecado. O pecado uma espcie de poluio que se proliferou como praga, como uma doena altamente contagiosa, e afetou a todos os homens. O pecado no somente o ato de praticar o mal, como tambm um estado de alienao de Deus.

www.youtube.com/conferencistabimael Contatos 061 82280835

O PECADO
AS VRIAS DESCRIES DO PECADO NA BBLIA: DVIDA: Mt. 6.12 E perdoa-nos as nossas dvidas assim como ns tambm temos perdoado aos nossos devedores. Dvida No grego (opheile) e significa aquilo que devido. A palavra deve vem de dvida. O homem deve a guarda dos mandamentos. Todo pecado cometido contrao de dvida. O homem incapaz de pag-la, a nica esperana ser perdoado, ou obter a remisso de seus erros. DESOBEDINCIA- No grego apeitheia e literalmente significa Ouvir mal, ouvir com falta de ateno. Condio de no ser persuadido, recusar em ouvir. (Hebreus 4.7b Hoje se ouvirdes a sua voz, no endureais os vossos coraes. RM. 11.32 Porque Deus encerrou todos debaixo da desobedincia, a fim de usar de misericrdia para com todos. TRANSGRESSO: No grego parapitma, e significa passo falso, erro crasso, ir alm do limite. Os mandamentos de Deus So como cercas, e isto significa dizer que impedem o homem de entrar em territrio perigoso, e dessa maneira no sofrer o prejuzo por sua alma. 1 Jo. 3.4 Todo aquele que vive habitualmente no pecado tambm vive na REBELDIA. Porque o pecado transgresso da lei. REBELDIA: oposio, resistncia, teimosia e rebelio... Porque, a rebelio como o pecado de feitiaria, e a obstinao como a iniqidade de idolatria. 1 Sm. 15.23 (A referncia faz parte de uma exortao do profeta Samuel ao rei Saul, por causa de sua desobedincia a Deus). QUEDA: No grego pitsis, diz respeito queda espiritual daqueles que rejeitaram a Jesus. E significa (falta, ou cair para um lado; cair no pecado. Pecar cair de um padro de conduta). Joo 1.11 veio para o que era seu e os seus no o receberam. A santidade original do homem no era imutvel. A mutabilidade uma caracterstica necessria da natureza humana. Imutabilidade requer infinidade de conhecimento e poder. A infinidade uma caracterstica s da divindade. Portanto, desde que Deus desejou criar o homem e no um deus, Ele fez Ado mutvel. EXTENSO DO PECADO E SUAS CONSEQUNCIAS:

Gn. 6.5 Viu o Senhor que era grande a maldade do homem sobre a terra... Esta passagem declara com transparncia e eficincia a universalidade do pecado e a abrangncia da maldade do corao do homem na terra; tambm declara a inteireza da culpabilidade do gnero humano.

www.youtube.com/conferencistabimael Contatos 061 82280835

O PECADO
Isaas 64.6 confessa que todas as nossas boas obras so como trapo de imundcie. Isaas 1.2 Ouvi, cus, e da ouvidos, terra, porque falou o Senhor: Criei filhos, e os engrandeci, mas eles se rebelaram contra mim. O termo rebelar corresponde a prevaricar que significa Faltar com deveres e responsabilidades naquilo que lhe foi outorgado. A universalidade do pecado se refere depravao total e contaminao da natureza do homem. a resistncia de nossa natureza inferior contra a conscincia universal de Deus! O homem incapaz de agir com motivos completamente isentos de egosmo. O homem um ser egocntrico, contemplativo e exclusivista. O PECADO TRAZ:

CULPA: Lucas 13.4-5 Ou pensais que aqueles 18 sobre os quais caiu a torre de Silo, e os matou foram mais culpados do que todos os outros habitantes de Jerusalm ? No eu vos digo: antes se no vos arrependerdes , todos de igual modo perecereis. A culpa no simplesmente um sentimento, mas est ligada intimamente iniquidade. Pecado que consiste em no reconhecer igualmente os direitos individuais e universais de cada um. Osias 13.16 JULGAMENTO: O homem est julgado. O julgamento que veio sobre Ado, quando pecou, imputado a toda raa humana. O inevitvel julgamento que se deflagra no homem por ocasio do ato de desobedincia. Joo 16.8 Quando ele vier, convencer o mundo do pecado, da justia e do juzo. CONDENAO: = punio que indica uma deciso desfavorvel ou sentena pronunciada por Deus ao homem, que significa. condenar como culpado. O juzo envolve a condenao propriamente dita. MORTE: Tanto a morte fsica quanto a espiritual resultado inevitvel do pecado. Morte a prova da influncia do pecado sobre a raa humana. Morte a separao eterna de Deus. E o homem pecador est separado de Deus. RM.6.23 porque o salrio do pecado a morte, mas o dom gratuito de Deus a vida eterna em Cristo Jesus.

CRISTO A SOLUO PARA O PECADO!

www.youtube.com/conferencistabimael Contatos 061 82280835

O PECADO
A Bblia esclarece a ao danosa do pecado, e a Bblia tambm nos indica o remdio, a cura, a libertao do pecado. Cristo nos salva no somente do poder do pecado, como tambm das suas terrveis consequncias a morte fsica e a eterna. No existe soluo fcil ou barata para o problema do pecado. Este no pode ser vencido por determinao e perseverana humana. Ele maior do que ns. Portanto, a soluo deve ser maior que nossas possibilidades. A Bblia reconhece a dimenso jurdica do pecado. A Bblia tambm percebe que o pecado basicamente o rompimento de um relacionamento entre Deus e o homem, e que a maior necessidade no o pagamento de uma dvida, mas a reconciliao. SOTERIOLOGIA: vem do vocbulo grego soteria e significa salvao, libertao de um perigo iminente, livramento do poder da maldio do pecado; restituio do homem plena comunho com Deus. Quando Joo 19: 30 diz: est consumado, que a expresso grega ttelestai, ele quer dizer que tudo est pago. Isto representa a salvao para o cristo. Tudo foi comprado no calvrio. A Bblia declara que Jesus o mediador entre Deus e os homens 1 Tm. 2.5 A Bblia declara que Jesus o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo Jo. 1.29 Jesus declara Eu sou o caminho, a verdade e a vida... Jo. 14.6 Jesus declara Eu sou a luz do mundo... Jo. 14.46 Mateus 4.16-17 O povo que estava sentado em trevas viu uma grande luz; sim, aos que estavam sentados na regio da sombra da morte a estes a luz raiou. Desde ento comeou Jesus a pregar, e dizer: arrependei-vos, porque chegado o reino dos cus. Jesus a luz para o homem moribundo. Jesus declara Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertar. Jo 8.32 Rm.8.1 * Nenhuma condenao h para os que esto em cristo Jesus*. Jesus definitivamente a redeno para o homem pecador. E a soluo para milhares de almas que esto sob o julgo de Satans. Jesus veio para cortar arco e quebrar a lana!

www.youtube.com/conferencistabimael Contatos 061 82280835

O PECADO
CONCLUSO Voc pode at querer tratar de cada pecado e se livrar de cada um deles, um por um. Mas o problema do pecado em sua natureza s pode ser resolvido se voc aceitar a Jesus como Senhor e Salvador de sua vida. Neste mundo sempre haver possibilidades de pecarmos, mas haver sempre o remdio para ele. Quando estivermos no cu, sim, no haver pecado. Glrias a Deus amm

Pastor Telogo e conferencista Abimael Neves Taguatinga, 28 de Setembro de 2011 Distrito Federal Taguatinga Norte Ass.:________________________

www.youtube.com/conferencistabimael Contatos 061 82280835

O PECADO

www.youtube.com/conferencistabimael Contatos 061 82280835

Вам также может понравиться