Вы находитесь на странице: 1из 16

Pontes de Concreto Armado II ______________________________________________________________________

6. APARELHOS DE APOIO
6.1. Tipos de Aparelhos de Apoio 6.1.1. Classificao Os aparelhos de apoio so peas de transio entre os vigamentos principais e os pilares ou encontros. Eles servem para transmitir as reaes de apoio, permitindo, ao mesmo tempo, os inevitveis movimentos das vigas, provocados por variaes de temperatura ou outras causas. Os aparelhos de apoio podem ser classificados em: fixos, mveis e elastomricos. 6.1.2. Aparelhos de apoio fixos Os aparelhos de apoio fixos permitem movimentos de rotao, porm impedem os de translao. Eles transmitem esforos verticais e horizontais. Nas obras de concreto, utiliza-se geralmente, como apoio fixo, uma lmina estreita (largura de 10 a 20cm, altura da ordem de 2cm), de concreto de alta qualidade (fig. 6.1.a).

Fig. 6.1 Exemplos de apoios fixos de pontes a) apoio fixo de concreto b) apoio fixo metlico (rtula de ao) 104

Pontes de Concreto Armado II ______________________________________________________________________

O apoio fixo pode tambm ser constitudo por uma rtula metlica (fig. 6.1.b). Antigamente, usava-se, como aparelho fixo, uma lmina de chumbo. Entretanto, o chumbo era gradualmente expulso da articulao pelos pequenos movimentos da viga, de modo que o emprego de articulaes de chumbo foi abandonado. 6.1.3. Aparelhos de apoio mveis Os apoios mveis permitem movimentos de rotao e translao. Eles transmitem apenas esforos numa direo normal do movimento de translao. Os aparelhos de apoio mveis podem ser constitudos de pndulos ou rolos (fig. 6.2), ou por dispositivos de deslizamento em bronze ou teflon.

Fig. 6.2 Exemplos de apoios mveis de pontes


a) pndulo do concreto armado, com rtulas metlicas, de concreto, ou de neoprene; b) pndulo metlico; c) apoio metlico de um rolo; d) apoio metlico de dois rolos, com rtula superior; e) apoio metlico de mais de dois rolos, com rtula superior

105

Pontes de Concreto Armado II ______________________________________________________________________

Nos apoios pendulares (fig. 6.2.a, b), o movimento horizontal se faz custa de inclinao do pndulo, o que introduz um componente horizontal na reao de apoio. Nos apoios de rolo (fig. 6.2.c, d, e), o movimento de translao se faz por rolamento sobre as placas, no introduzindo componente horizontal na reao, a no ser pelo atrito. Havendo dois rolos, necessria uma rtula superior, para garantir a distribuio da carga entre os rolos (fig. 6.2.d). Tendo mais de dois rolos, a distribuio da carga entre os rolos fica indeterminada (fig. 6.2.e), mesmo colocando-se a rtula superior. 6.1.3. Apoios elastomricos Os apoios elastomricos so constitudos por lminas de materiais elsticos, denominados elastmeros, de grande durabilidade. O mais conhecido dos elastmeros o neoprene ou borracha sinttica (polipropileno). Ver figuras 6.3 e 6.4.

Fig. 6.3 Apoios elastomricos (neoprene) a) lmina de neoprene simples, com espessura de at 2cm; b) apoio elastomrico formado por l6aminas de neoprene, de at 12mm, intercaladas entre chapas de ao de 2mm a 3mm.

106

Pontes de Concreto Armado II ______________________________________________________________________

Fig. 6.4 Vista isomtrica de um apoio elastomrico, com as faces anteriores cortadas, mostrando as lminas de neoprene intercaladas de chapas metlicas. O revestimento externo de neoprene, com espessura aproximada de 3mm, serve como proteo das chapas metlicas contra oxidao. Os apoios elastomricos permitem pequenos deslocamentos horizontais, at cerca de 2/3 da soma das espessuras de neoprene do apoio, alm de rotaes. Eles absorvem, tambm, esforos horizontais, os quais so estimados levandose em conta as propriedades elsticas dos apoios. Quando os deslocamentos previstos ultrapassam a capacidade de deformao do elastmero, pode-se associar o elastmero com uma camada de teflon, que permite um movimento de translao por deslizamento (fig. 6.5).

107

Pontes de Concreto Armado II ______________________________________________________________________

Fig. 6.5 Apoio elastomrico associado a l6amina de teflon. Este apoio permite movimentos por deformao do elastmero e por deslizamento. 1 almofada de neoprene fretado 2 lmina de teflon 3 chapa de ao inoxidvel, destinada a deslizar sobre a lmina de teflon 4 chapa de ao, sobre a qual se apia o vigamento 6.2. Apoios de Concreto Os apoios de concreto so constitudos por l6aminas estreitas de concreto de alta qualidade (fig. 6.1.a). A lmina apresenta uma grande resistncia ao esmagamento, superior resistncia do prprio concreto, devido ao efeito de cintamento propiciado pelas massas de concreto junto lmina. Trabalhando sob tenses de compresso elevadas, o concreto da l6amina plastifica-se, permitindo pequenas rotaes da pea apoiada; nessas condies, o apoio de concreto funciona como uma rtula, de pequena capacidade de rotao. Em alguns casos especiais, o apoio de concreto feito com forma circular, que permite pequenas rotaes em qualquer direo. 6.2.1. Tenses utilizadas nas rtulas de concreto As rtulas de concreto trabalham geralmente com tenses de compresso elevadas, que provocam a plastificao parcial do concreto.

108

Pontes de Concreto Armado II ______________________________________________________________________

As tenses de compresso nas rtulas ficam limitadas aos valores da figura 6.6.

Fig. 6.6 presses limites de compresso em apoios de concreto, no estado limite de projeto ACO = rea da rtula de concreto AC = rea concntrica e geometricamente semelhante rea de apoio

A altura mnima, indicada na figura 6.6, necessria para desenvolver o efeito de cintamento sobre a rtula. Havendo necessidade de ultrapassar os valores limites da figura 6.6, recorre-se a uma armadura de cintamento, graas qual o concreto apresenta uma resistncia fictcia muito elevada. Em geral, o dimensionamento das rtulas feito com tenses em servio da ordem de 100kgf/cm2 a 150kgf/cm2.

109

Pontes de Concreto Armado II ______________________________________________________________________ 6.2.2. Rotaes admissveis nas rtulas de concreto As rtulas de concreto suportam pequenos ngulos de rotao. Para rtulas em forma de tiras alongadas, de largura b0, sujeita carga em servio N, o ngulo admissvel pode ser dado por frmulas empricas, como por exemplo a 6.1.

1 0,8(N) g + q = 0,80 c 0 = %o 15% o 2 fck a 0 b 0 fck

(6.1)

A frmula 6.1 vlida para concreto de elevada resist6encia (fck 250kgf/cm2); as unidades empregadas so kgf, em cm, sendo os ngulos medidos em %. A resistncia rotao da rtula diminui para valores reduzidos da largura b0 e valores elevados da tenso de compresso na rtula. As instrues francesas para pontes recomendam largura b0 10cm, e tenses de compresso entre 200 kgf/cm2 (para carga mnima) e 2 fck (para carga mxima). Quando as rotaes se processam em planos diferentes, conveniente dar rtula de concreto a forma circular, devendo o dimetro a0 da rtula ser inferior a 1/3 da menor dimenso da seo do pilar. O ngulo de rotao admissvel pode ser calculado com a frmula 6.1, assimilando a rtula circular a uma rtula retangular de largura b0 = 0,6a0 e comprimento igual a a0.

6.2.3. Armaduras das rtulas de concreto


As rtulas de concreto provocam grandes concentraes de tenses, necessitando de armaduras de fendilhamento, necessrias para evitar ou controlar a fissurao do concreto, em decorrncia do espalhamento das tenses.

110

Pontes de Concreto Armado II ______________________________________________________________________

A figura 6.7 apresenta um detalhe tpico de armaduras em uma rtula de concreto. As armaduras de fretagem so utilizadas quando se deseja aumentar as presses atuantes na rtula, acima dos valores indicados na figura 6.6.

Fig. 6.7 Exemplo de armaduras utilizadas em rtulas de concreto

6.2.4. Esforos transversais aplicados na rtula


As rtulas de concreto podem absorver esforos transversais at 0,25 do esforo normal atuante. As rtulas podem ser atravessadas por ferros finos, situados no eixo da rtula, porm estes ferros no constituem propriamente armadura de clculo para esforos transversais, uma vez que o atrito suficiente para absorver estes esforos.

111

Pontes de Concreto Armado II ______________________________________________________________________ 6.3. Apoios Metlicos


Os apoios metlicos, utilizados em estruturas de concreto, so geralmente apoios mveis, formados por rolos ou p6endulos (fig. 6.7).

Fig. 6.8 Esquemas de apoios mveis metlicos a) apoio mvel formado por um rolo e duas placas b) apoio mvel formado por dois rolos e duas placas c) pndulo metlico macio d) pndulo metlico no macio

Para dimensionamento dos rolos, usual empregar-se a tenso de contato entre o rolo e a placa, dada pela frmula de Hertz (tenso de contato de superfcie cilndrica com superfcie plana):

112

Pontes de Concreto Armado II ______________________________________________________________________

H = 0,591
onde,

RE = 0,591 mE ad

(6.2)

R = reao de apoio da estrutura; esforo aplicado sobre o apoio metlico E = mdulo de elasticidade do ao a = comprimento da superfcie de contato d = dimetro da superfcie cilndrica Como se v na frmula acima, em lugar da tenso de hertz, pode-se usar a tenso mdia diametral:

m =

R ad

(6.3)

Atualmente so fabricados apoios de rolo em que as superfcies de contato so revestidas com uma capa de 5mm a 10mm de ao cromo inoxidvel de alta resistncia. Graas a esta capa, as presses admissveis de contato podem ser mais elevadas, resultando tambm tenses diametrais mais altas.

A tenso m depende doas materiais do rolo e das chapas de apoio sendo determinada pelo material mais fraco. Adiante apresenta-se um quadro com as tenses admissveis de contato H segundo as normas alems. e as tenses mdias diametrais m,

TABELA 6.1 TENSES ADMISSVEIS (KGF/CM2) EM APOIOS DE ROLO OU PNDULO (DIN 1050)
Tipo de Ao Tenso de apoio H (1) St 37 (MR 240) St 52 (AR 350) Cromo inox 6500 8500 23000 (2) 8000 11000 25000 Tenso diametral m (1) 56 95 685 (2) 83 160 806

(1) Cargas principais (carga permanente + carga mvel com impacto) (2) Cargas principais e suplementares

113

Pontes de Concreto Armado II ______________________________________________________________________

A norma americana AASHTO estipula as seguintes tenses admissveis, para rolos ou pndulos, at 25 de dimetro:

m =

f y 13000 20000

600psi =

f y 910 1400

42kgf / cm 2

(6.3)

Para os aos usuais, a frmula acima nos d: fy = 2400 kgf/cm2 fy = 3500 kgf/cm2 m = 45 kgf/cm2 m = 78 kgf/cm2

Ao MR 240 Ao Ar 350

Para dimetro de 25 a 125, a norma AASHO adota a seguinte tenso admissvel, decrescente com o dimetro:

m =

f y 13000 20000

3000 d

(psi, in) =

f y 910 334,70 1400 d

(kgf / cm 2 , cm)

(6.4)

6.4. Apoios Elastomricos


Os apoios elastomricos podem ser constitudos por uma lmina de neoprene simples, ou por diversas camadas, intercaladas com chapas metlicas. Neste caso, o neoprene vulcanizado juntamente com as chapas metlicas, de modo que se estabelece uma boa aderncia entre os dois materiais, condio necessria para o trabalho conjunto dos mesmos. Alm disso, o neoprene envolve totalmente as chapas de ao, protegendo-as contra corroso. A inveno dos apoios de neoprene fretado atribuda a Freyssinet, que em 1952, teve a idia de melhorar o comportamento dos apoios de borracha, reforando-os com malhas soldadas. Em 1956, esse reforo foi substitudo por chapas metlicas, coladas ao neoprene por vulcanizao.

114

Pontes de Concreto Armado II ______________________________________________________________________

A figura 6.8 apresenta uma vista isomtrica de uma almofada de apoio elastomrico, com dimenses exteriores de 250mm x 900mm. As camadas exteriores de neoprene, com espessura nominal de 3mm, destinam-se a proteger as chapas metlicas contra corroso.

Fig. 6.8 Vista isomtrica do apoio de neoprene Para efeito de clculo consideram-se as seguintes dimenses lquidas de neoprene, na figura 6.8: Largura Comprimento Altura b = 250 2 x 3 = 244 mm a = 900 2 x 3 = 894 mm hn = 2 x 12 = 24 mm

6.4.1. Propriedades do neoprene


O neoprene um produto sinttico, desenvolvido pela fbrica DuPont, nos estados Unidos, cerca de 1930. Ele apresenta as mesmas propriedades elsticas da borracha natural, alm de uma elevada resistncia corroso e ao envelhecimento.

115

Pontes de Concreto Armado II ______________________________________________________________________ Dureza do neoprene


A dureza do neoprene medida pela profundidade de penetrao de uma agulha no material, numa escala de 0 a 90 (escala Shore). A dureza 0 Shore corresponde a um material completamente mole, no oferecendo nenhuma resistncia penetrao da agulha. A dureza 90 Shore corresponde ao material muito duro. As medidas de dureza so geralmente feitas com uma tolerncia +- 5 Shore, em face da impreciso das medidas e da variao da dureza com a temperatura do neoprene. A dureza Shore do neoprene aumenta com a reduo da temperatura do material. O aumento de cerca de 40%, entre 20C e 20C, com variao aproximadamente linear no intervalo.

Fluncia do neoprene
Sob ao de um carregamento no instantneo, o neoprene apresenta o fenmeno de fluncia, tambm denominado deformao lenta, que o incremento da deformao com o tempo, sob ao de uma carga constante. O neoprene exibe o fenmeno de flu6encia, seja qual for a idade do material, enquanto no concreto, por exemplo, a fluncia diminui com a idade do material. Um concreto de 30 anos de idade, sujeito a uma solicitao permanente aplicada aps aquela idade, no apresenta praticamente nenhuma fluncia. A figura 6.9 apresenta diagramas de variao da flu6encia com o tempo. Observa-se que, em cerca de 10 dias, se d a maior parte da deformao lenta.

116

Pontes de Concreto Armado II ______________________________________________________________________

Fig. 6.9 Diagramas de fluncia do neoprene

Mdulo de elasticidade do neoprene


O mdulo de elasticidade do neoprene (En) medido em ensaios rpidos de compresso de placas de neoprene. Observa-se que o mdulo de elasticidade no uma constante, porm varia com a forma da placa. Denomina-se fator de

forma de uma lmina de neoprene a relao entre a rea comprimida e a rea


lateral da lmina:

Fator de forma =

ab 2(a + b)h n

(6.5)

Onde, b = largura da lmina de neoprene a = comprimento da l6amina de neoprene hn = altura da l6amina de neoprene

A figura 6.10 apresenta diagramas , , em compresso simples do neoprene, para diferentes valores do fator de forma e da dureza Shore.

117

Pontes de Concreto Armado II ______________________________________________________________________

Fig. 6.10 Diagramas , , em compresso simples, de uma l6amina de neoprene, para valores usuais de dureza Shore

118

Pontes de Concreto Armado II ______________________________________________________________________ Mdulo de cisalhamento do neoprene


O mdulo de cisalhamento do neoprene (Gn) mede a deformabilidade do material sob ao de tenses de cisalhamento. A partir da deformao da lmina de neoprene, sob a ao de um esforo horizontal H, podem ser escritas as seguintes relaes:

tg =

hn

(6.6)

H = n A nn

(6.7)

O mdulo de cisalhamento do neoprene depende da dureza Shore e da temperatura do material.

119

Вам также может понравиться