Вы находитесь на странице: 1из 4

Cursos de Licenciatura

OFERTA FORMATIVA 2009/2010 Departamento de Cincia e Tecnologia


Campus Palmarejo - Praia

Engenharia Civil*

Formao de engenheiros com opes indicativas de especialidade em estruturas, construo e reabilitao, hidrulica e planeamento territorial e transportes.

12 Ano - Cincia & Tecnologia (C&T). reas de Construo Civil e de Electricidade da via tcnica. Prova de acesso: Matemtica e Fsica.

Engenheiro civil com competncias nas reas de planeamento, gesto, superviso e fiscalizao de obras.

Engenharia Informtica e de Computadores*

Formao de engenheiros com opes indicativas de especialidade em automao, programao e sistemas de informao e TIC.

12 Ano C&T. reas de construo civil electricidade e mecnica. Prova de ingresso: Matemtica e Fsica.

Engenheiro informtico e de computadores com competncias na organizao e desenvolvimento de aplicaes, gesto e manuteno de redes, dimensionamento e arquitectura de centros computacionais, etc.

Engenharia Qumica e Biolgica

Formao de engenheiros qumicos e biolgicos para actuar nas reas ambiental e industrial, na operao e no desenvolvimento de produtos e processos.

12 Ano - C&T. Prova de acesso: Matemtica Qumica ou Matemtica e Biologia.

Engenheiro com competncias nas reas das indstrias qumica e petro-qumica, agro-alimentar, farmacutica, textil, tratamento e dessalinizao de guas.

Cincias Fisco-Qumicas

Formao de professores de Fsica e Qumica e de quadros com capacidade de interpretao e previso de fenmenos e de aplicao dos conhecimentos nos processos de inovao e desenvolvimento tecnolgico.

12 Ano - C&T e de Electricidade (via tcnica). Professor do Ensino Secundrio nas reas de fsica e Prova de acesso: qumica. Matemtica e Qumica ou Matemtica e Fsica.

Matemtica

Formao de professores para o ensino secundrio e tcnicos superiores nas reas de Matemtica e afins.

12 Ano - C&T, Econmico-Social. rea de Contabilidade e Administrao da via tcnica. Prova de acesso: Matemtica.

Professor do Ensino Secundrio de primeira e tcnico superior no domnio da matemtica com competncias de anlise, estudo, assessoria e gesto nas reas financeira e contabilstica.

12 Ano - C&T. rea de Contabilidade e Tcnico superior nas reas de estatstica e gesto da Formao de quadros para a recolha, tratamento, Administrao da via informao com competncias nos domnios dos Estatstica e Gesto de Informao tcnica; Econmico-Social. gesto e anlise da informao. sistemas de informao, banca, seguros, etc. Prova de acesso: Matemtica.

Geografia e Ordenamento do Territrio

Formao de gegrafos com opes indicativas 12 Ano - Econmicode especialidade em ordenamento do territrio e Social, C&T. Prova de acesso: Geografia. sistemas de informao geogrfica. Formao de bilogos, com opes indicativas de especialidade em Zoologia, Botnica e Anlises Clnicas.

Tcnico superior com competncias nas reas de planeamento e de sistemas de informao geogrfica.

Cincias Biolgicas

12 Ano C&T. Prova de Tcnico superior na rea de biologia, com competncias acesso: Biologia. nos domnios ambiental, industrial e da sade.

Enfermagem

Formao de profissionais com capacidades para a prestao de cuidados gerais de enfermagem.

Tcnico superior de enfermagem com competncias nas 12 Ano C&T. Prova de reas de cuidados de enfermagem gerais (preveno, acesso: Biologia. diagnstico e tratamento).

Departamento de Cincias Sociais e Humanas


Praia - Campus do Palmarejo Formao de profissionais com ferramentas terico-metodolgicas para a compreenso de fenmenos sociais, com opes indicativas de especialidade em Antropologia, Sociologia e Cincia Poltica. 12 Ano Humanstica, Econmico-Social. Prova de acesso: Histria ou Filosofia.

Cincias Sociais

Tcnico superior com competncias no domnio da concepo de polticas pblicas e da docncia (sociologia, cincia poltica, etc.).

Lnguas, Literaturas e Culturas*

Formao em trs variantes: Lnguas portuguesa e cabo-verdiana - Percursos: Ensino do Portugus como lngua segunda, Mediao e Comunicao Tursticas Lingua Francesa- Percursos: Traduo; Ensino do Francs como lngua estrangeira; Mediao e Comunicao Turstica. Lngua Inglesa - Percursos: Traduo; Ensino do Ingls como lngua estrangeira; Mediao Turstica.

Lngua Portuguesa: 12 ano - Humanstica. Prova de acesso: Portugus Lngua Francesa: 12 Ano Professor do ensino secundrio ou tcnico com Humanstica. Prova de competncias nas reas de comunicao no contexto acesso: Portugus e Francs. Lngua turstico e de traduo (negcios, turismo). Inglesa: 12 Ano Humanstica. Prova de acesso: Portugus e Ingls.

Filosofia*

Formao em Filosofia com trs percursos: 12 Ano Humanstica, Filosofia Poltica e Relaes Internacionais; Econmico-Social. Prova Ensino de Filosofia e Filosofia da Comunicao de acesso: Filosofia. e Estudo dos Media. Formao de professores do ensino secundrio e tcnicos superiores na rea de Histria com a 12 Ano Humanstica, capacidade de anlise e compreenso dos Econmico-Social. Prova fenmenos da histria universal, enfatizando o de acesso: Histria. conhecimento da histria de Cabo Verde e de frica. Formao em teorias, metodologias e ferramentas para conceber, desenvolver e implementar produtos multimdia interactivos e audiovisuais de interesse para o jornalismo (rdio, televiso, Internet, marketing e publicidade) e para a educao (softwares pedaggicos).

Professor de ensino secundrio ou tcnico vocacionado para diplomacia, assessoria poltica e cultural, comunicao social, etc.

Histria*

Professor de ensino secundrio ou tcnico superior com competncias de interveno nas reas de histria, do patrimnio histrico-cultural, antropologia, em museus, arquivos, bibliotecas, Cmaras Municipais, etc.

Comunicao e Multimdia

Tcnico superior nas reas de comunicao e 12 Ano Humanstica. multimdia, com competncias no domnio do Prova de acesso: Lngua jornalismo web e audiovisual (formatos televisivos, Portuguesa ou vdeos promocionais e institucionais, vdeo-clips, etc.). Comunicao e Expresso.

Cincias da Educao *

Formao na rea da educao com percursos de 12 ano - Qualquer rea. Educao para a Cidadania (ensino); Gesto e Prova de acesso: Lngua Planeamento da Educao; Educao e Portuguesa. Formao.

Docente na rea de Desenvolvimento Pessoal e Social (Educao para a Cidadania); Tcnico superior com competncias para intervir nas reas do planeamento, gesto e avaliao de instituies no sector educativo bem como de planeamento, gesto e avaliao de projectos de formao (profissionalizante e no s) em empresas e outras organizaes.

* Cursos tambm disponveis no Plo do DCSH (Liceu Velho) e no Campus de Ribeira de Julio, no Mindelo.

Departamento de Engenharias e Cincias do Mar


Campus de Ribeira de Julio - So Vicente Formao de engenheiros com opes indicativas de especialidade em transformao e utilizao de energia, controlo e automao de equipamentos e sistemas industriais e manuteno e projecto de equipamentos e sistemas industriais.

Engenharia Mecnica

12 Ano C&T. reas da construo civil electricidade e mecnica. Prova de acesso: Matemtica e Fsica.

Engenheiro com competncias no domnio da mecnica, reparao de equipamentos industriais, elaborao de projectos, investigao na rea da mecatrnica, etc.

Engenharia Electrotcnica

Formao de engenheiros com opes indicativas de especialidade em Elctrica, Electrnica e Telecomunicaes.

12 Ano C&T. reas da construo civil, electricidade e mecnica. Prova de acesso: Matemtica e Fsica.

Engenheiro electrotcnico com competncias nas reas de telecomunicaes e automao, robtica e distribuio de energia e de anlise das capacidades de concretizao dos sistemas electrnicos complexos e de solues no mbito das energias.

Biologia Marinha e Pescas

Bilogo com competncias de anlise, gesto e Formao de tcnicos com opes indicativas de 12 Ano C&T. Prova de conservao de recursos aquticos e de especialidade em biologia marinha, engenharia desenvolvimento de projectos para o sector das pescas e acesso: Biologia. de pescas e gesto de recursos marinhos. do ambiente marinho.

Escola de Negcios e Governao - Praia


12 Ano Econmicosocial via geral e rea de Formao de profissionais com capacidades contabilidade e tcnico-cientficas nas reas de gesto de administrao via tcnica. empresa, administrao pblica e contabilidade. Prova de acesso: Matemtica.

Cincias Empresariais e Organizacionais

Tcnico superior com competncias nas reas de administrao, contabilidade e gesto de empresas.

Relaes Pblicas e Secretariado Executivo

Formao de profissionais com capacidade para 12 Ano Humanstica. desempenhar funes nas reas de secretariado Prova de acesso: Lngua executivo, comunicao e relaes pblicas. Portuguesa.

Tcnico superior com competncias tcnicas de assessoria e execuo de actividades profissionais nos domnios das relaes pblicas, secretariado executivo, marketing e comunicao.

INIDA (Unidade Associada)

Agronomia e Recursos Naturais

Formao de agrnomos com capacidades para programar, executar e avaliar polticas para os 12 Ano - C&T. Prova de sectores agrcola, florestal e ambiental, formular acesso: Qumica ou projectos de investimento e/ou de Biologia. desenvolvimento e extenso rural.

Engenheiro agrnomo com competncias nas reas de explorao agrcola e agropecuria, produo agrcola e formao de profissionais e produtores agrcolas.

Complementos de licenciatura
Departamento de Cincia e Tecnologia
Bacharelato em Matemtica ou Matemtica Professor do Ensino Secundrio e tcnico superior nas reas da Matemtica ou afins. Aplicada. Anlise curricular. Bacharelato em FisicoQumica. Anlise curricular. Bacharelato em Enfermagem. Anlise curricular. Professor do Ensino Secundrio e tcnico superior nas reas da Fsico-Qumica ou afins. Tcnico superior de enfermagem com competncias nas reas de cuidados de enfermagem gerais (preveno, diagnstico e tratamento). Capacitao de tcnicos formados com bacharelato na rea da Matemtica.

Matemtica*

Fsico-Qumico

Capacitao de tcnicos formados com bacharelato na rea da Fsico-Qumica. Capacitao de profissionais com capacidades para a prestao de cuidados gerais de enfermagem.

Enfermagem

Departamento de Cincias Sociais e Humanas


Praia - Campus do Palmarejo

Educao Fsica*

Capacitao de tcnicos formados com bacharelato em educao fsica.

Bacharelato em Educao Fsica. Anlise curricular.

Professor de Educao Fsica. Tcnico superior com competncias na rea do desporto.

Superviso Pedaggica

Tcnico superior com competncias em superviso Capacitao de tcnicos de educao com nvel Bacharelato em reas afins. pedaggica e administrativa, etc. de bacharelato em superviso pedaggica.

Complemento Pedaggico*

Capacitao de tcnicos de educao ou de qualquer rea para exercer a docncia.

Bacharelato, Licenciatura, Tcnico superior com competncias no domnio Mestrado ou Doutoramento pedaggico e da didctica do ensino. em qualquer rea.

Departamento de Engenharias e Cincias do Mar


Campus de Ribeira de Julio - So Vicente Biologia Marinha e Pesca Capacitao de tcnicos superiores com bacharelato no domnio da biologia marinha e pesca. Capacitao de tcnicos superiores com bacharelato no domnio da construo civil. Capacitao de tcnicos superiores na rea de Mecnica. Bacharelato em Biologia. Anlise curricular. Tcnico superior em biologia com competncias em tcnicas de anlise de fenmenos no sector marinho e costeiro, bem como de conservao nas reas costeira e Engenheiro civil com competncias marinha, de

Engenharia Civil Engenharia Mecnica

Bacharelato em Construo construo civil, planeamento, gesto, superviso e Civil. Anlise Curricular. fiscalizao de obras. Engenheiro com competncias nas reas de mecnica, Bacharelato em Mecnica. reparao de equipamentos industriais e mecatrnica, Anlise Curricular. etc.

Capacitao de tcnicos superiores com Engenharia Elctrica e Electrnica bacharelato na rea da engenharia elctrica e electrnica. Engenharia Informtica e de Computadores Engenharia de Telecomunicaes Capacitao de tcnicos superiores com bacharelato no domnio da engenharia informtica. Capacitao de tcnicos superiores com bacharelato no domnio da engenharia de telecomunicaes. de modo a atribu-los grau de licenciatura.

Bacharelato em Engenharia Engenheiro electrotcnico com competncias nas reas de telecomunicaes e automao, robtica e Elctrica e Electrnica. distribuio de energia. Anlise Curricular. Bacharelato em Engenharia Informtica. Anlise Curricular. Bacharelato em Telecomunicaes. Anlise Curricular. Bacharelato em Planeamento e Administrao de Transportes Martimos. Anlise Curricular. Engenheiro com competncias nas reas de informtica e computadores, desenvolvimento de aplicaes, gesto e manuteno de redes, dimensionamento e arquitectura de centros computacionais. Engenheiro electrotcnico com competncias na rea de telecomunicaes.

Planeamento e Administrao dos Capacitao de tcnicos superiores com bacharelato no domnio do planeamento e Transportes administrao de transportes martimos. Martimos

Tcnicos superiores com competncias na rea da gesto e do planeamento no sector dos transportes.

Escola de Negcios e Governao - Praia


Capacitao de tcnicos superiores com Bacharelato em Tcnicos superiores com competncias em bacharelato nas reas da administrao pblica e Administrao e Gesto ou administrao e gesto. gesto empresarial e organizacional. reas afins.

Administrao e Gesto

* Cursos tambm disponiveis no Campus de Ribeira de Julio, no Mindelo.

Вам также может понравиться