Вы находитесь на странице: 1из 11

Representaes da superfcie terrestre. Vantagens e desvantagens (mapas e globos).

O Homem desde h muito se preocupa com a representao da superfcie terrestre e com a localizao dos lugares e das regies existentes no mundo. Provavelmente, antes do descobrimento do fogo, o Homem sentiu necessidade de registar feitos como caadas, acampamentos e lugares por onde passou. Surgiram, assim, os primeiros e primitivos mapas, orientados por acidentes naturais como rios, lagos, montanhas, etc. Os primeiros mapas de que h conhecimento (o que no quer dizer que no tenham existido outros antes) so feitos pedra (parede) e placas de barro, sobre as quais foram marcados/registados conceitos de espao geogrfico: rios, casas, montanhas, etc. O mapa mais antigo conhecido :

O mapa de Catal Hyk Turquia (Anatlia) 6200 a.C.

O mapa de Ga-surIraque (Mesopotmia) 3800 a 2.500 a.C.

A evoluo foi tremenda (passando pelos chineses gregos, romanos e at pelos cartgrafos portugueses) 227 a.C. primeiro mapa de seda chins. 260 d.C. primeiro mapa de pergaminho europeu. 1443 d.C. a mais antiga carta nutica portuguesa.

Diferentes formas de representao da superfcie terrestre: Globos representaes esfricas e reduzidas da totalidade da superfcie terrestre.

Diferentes formas de representao da superfcie terrestre: Mapas representaes planas e reduzidas da superfcie terrestre, do seu todo ou apenas de parte.

Diferentes formas de representao da superfcie terrestre: Imagens de satlite obtidas a partir de satlites.

Diferentes formas de representao da superfcie terrestre: Fotografias areas fotografia obtida por meio de cmara instalada em plataforma aerotransportada com uma vista area vertical

Diferentes formas de representao da superfcie terrestre: Sistema de Informao Geogrfica (SIG) os mapas digitais so uma nova forma de representar a informao.

Diferentes formas de representao da superfcie terrestre: Desenhos tambm podem servir para representar a superfcie terrestre.

As duas formas de representao da superfcie terrestre mais comuns so:

Globos
Desvantagens No podem ser muito grandes, logo a sua representao da superfcie da Terra ser sempre de dimenses reduzidas. E representam sempre a totalidade da superfcie terrestre. So difceis transportar e arrumar. de de

Vantagens So representaes fiis, quanto forma, o que elimina as distores caractersticas dos mapas.

As duas formas de representao da superfcie terrestre mais comuns so:

Mapas

Vantagens Podem representar a totalidade ou apenas uma parte da superfcie terrestre. Desvantagens Apresentam distores em relao realidade, uma vez que estes so planos e a superfcie terrestre esfrica.

So fceis de arrumar, transportar e utilizar.

No entanto entre estes dois o mais utilizado sem sombra de dvida o mapa.

Вам также может понравиться