Вы находитесь на странице: 1из 13

APLICAES SISTEMAS DISTRIBUIDOS

MATERIAL E AULA

CINCIA CA COMPUTAO

APLICAES SISTEMAS DISTRIBUIDOS CONVERGNCIA MATERIAL DE AULA

Marcelo de S Barbosa

APLICAES SISTEMAS DISTRIBUIDOS

Pgina 1

APLICAES SISTEMAS DISTRIBUIDOS

MATERIAL E AULA

CINCIA CA COMPUTAO

Contedo
1. Evoluo dos Sistemas de Comunicao ....................................................................3 2. Evoluo das Redes e Sistemas de Comunicaes at os dias de hoje ..................... 3 3. Dcada de 1974 at 1983 .................................................................................................... 3 4. Dcada de 1984 at 1993 .................................................................................................... 4 4.1 Evoluo das Redes e Sistemas de Comunicao .................................................... 4 5. Dcada de 1994 a 2003 ........................................................................................................ 5 6. Dcada de 2004 a 2013 ........................................................................................................ 6 7. Estado Atual do Sistema de Telefonia................................................................................ 9 8. Limitaes da Telefonia Tradicional.................................................................................. 10 9. Estado atual e limitaes da Internet ................................................................................ 12 10. REFERNCIA BIBLIOGRFICA ..................................................................................... 13

APLICAES SISTEMAS DISTRIBUIDOS

Pgina 2

APLICAES SISTEMAS DISTRIBUIDOS

MATERIAL E AULA

CINCIA CA COMPUTAO

1. Evoluo dos Sistemas de Comunicao


Vimos na sesso anterior uma introduo aos sistemas de comunicao principais componentes, a comunicao digital, os vrios meios de transmisso e redes de comunicao. Nesta sesso daremos uma viso panormica e sumria dos principais fatores que impulsionam a evoluo e convergncia desses sistemas de comunicao. So eles: Novas Experincias, Aplicaes e Padres de Trfego As Limitaes da Rede Pblica de Telefonia e da Internet Novos Provedores de Servios A necessidade de uma Nova Rede Pblica A Revoluo da Mobilidade Foras Polticas e Regulatrias A Convergncia de Tecnologias de Informao e Telecomunicaes

2. Evoluo das Redes e Sistemas de Comunicaes at os dias de hoje


No incio os sistemas de comunicao eram desenvolvidos de forma independente. Hoje, comunicao e computao so, cada vez mais, dependentes e integrados. Podemos identificar vrios caminhos criados at as redes e sistemas atuais.

3. Dcada de 1974 at 1983


Fixao dos princpios de redes de pacotes e desenvolvimento do padro X. 25. No final deste perodo, TCP foi adotado como base da ARPANET, a predecessora da Internet. Desenvolvimento da Comutao Telefnica Digital Controle baseado por computador e Codificao Digital da Voz como a base de comutao. O conceito de uma nica rede provendo dados e voz simultaneamente atravs da RDSI Rede Digital de Servios Integrados. Na rea de transmisso o desenvolvimento do primeiro cabo de fibra tica.
APLICAES SISTEMAS DISTRIBUIDOS Pgina 3

APLICAES SISTEMAS DISTRIBUIDOS

MATERIAL E AULA

CINCIA CA COMPUTAO

1 Gerao Celular Analgica - rede mvel com tecnologia celular.

4. Dcada de 1984 at 1993 4.1 Evoluo das Redes e Sistemas de Comunicao


Importantes desenvolvimentos tecnolgicos e regulatrios. Desregulamentao e Competio em telecomunicaes. No incio da dcada: 1000 computadores na Internet Penetrao da Comutao Telefnica digital no mercado residencial e empresarial.

APLICAES SISTEMAS DISTRIBUIDOS

Pgina 4

APLICAES SISTEMAS DISTRIBUIDOS

MATERIAL E AULA

CINCIA CA COMPUTAO

Evolues em tecnologias de redes de pacotes ATM (Asynchronous Transfer Mode) e Frame Relay. A inveno do WWW World Wide Web populariza o uso da Internet e aumenta o nmero de Internautas para 1 milho, no final do perodo. A 2 Gerao Celular padronizada e lanada com sucesso. No ambiente da Rede de Telefonia, o conceito de Rede Inteligente foi formulado, como uma forma de prover servios de valor agregado. Na rea de Transmisso o SDH - Synchronous Digital Hierarchy propicia um grande salto na capacidade dos operadores de rede fornecer de forma efetiva servios de transmisso configurados e gerenciados de acordo com necessidades de operao e clientes.

5. Dcada de 1994 a 2003


Evoluo da Internet comercial via ISPs Internet Service Provider, sob o controle de agncias governamentais. O uso da Web disparado o maior, frente a outros tipos de aplicaes na Internet (em termos de volume de dados transmitidos). Os padres de rede inteligente tornam-se a base para servios de valor agregado na Rede de Telefonia 0800, 0300, Cartes, VPNs, Padres para telefonia usando redes com protocolo IP foram desenvolvidos e o conceito de uma nova rede multi-servio foi formulado como as redes de nova gerao. As primeiras licenas de redes mveis de terceira gerao 3G foram aplicadas, mas as evolues foram limitadas devido s elevadas taxas e condies econmicas. Exploso do dot.com com otimismo ilimitado sobre novos servios baseados na Internet, que redundou em quebra de vrias empresas e prejuzos na bolsa de valores americana. Transmisso em fibra tica aumenta a sua capacidade, devido a maiores velocidades de transmisso e o uso de mltiplos comprimentos de onda numa nica fibra. O crescimento da Internet atingindo mais de 100 milhes de computadores interconectados implicou num rpido aumento da capacidade de transmisso no ncleo de rede. Tecnologias Internet, o uso de redes IP e aplicaes Web (browser based) tornaram-se o meio de prover aplicaes de TI e comunicaes corporativas.
APLICAES SISTEMAS DISTRIBUIDOS Pgina 5

APLICAES SISTEMAS DISTRIBUIDOS

MATERIAL E AULA

CINCIA CA COMPUTAO

Intercomunicao entre redes comutadas por circuito e redes comutadas por pacotes foram habilitadas pelo desenvolvimento de gateways de mdia e de sinalizao.

6. Dcada de 2004 a 2013


Vrias tendncias so evidentes: Declnio do trfego em redes por comutao por circuito. Comutao de Pacotes transportando vrias classes de trfego numa nica rede. Diminuio da distino entre telecomunicaes e Internet. Redes de Telecomunicaes abertas para permitirem o controle de servios por aplicaes em outros domnios de provimento de servios. Emergncia de novos modelos de negcios. Crescimento da variedade de terminais e mtodos de acesso. Distino entre redes fixas e mveis devero tornar-se menos significativa convergncia fixo-mvel. Interconectividade entre redes legadas e redes de nova gerao continuar sendo uma questo importante.

APLICAES SISTEMAS DISTRIBUIDOS

Pgina 6

APLICAES SISTEMAS DISTRIBUIDOS

MATERIAL E AULA

CINCIA CA COMPUTAO

Voz Trfego de voz segue sendo forte em todo o mundo. Linhas de assinantes so ativadas continuamente, funo do mercado a ser atendido, j que grande parte da populao mundial no tem acesso a um telefone. Comunicaes de voz so conhecidas como de faixa-estreita por conta da pequena capacidade de rede requerida para este tipo de trfego. Para sua inteligibilidade comunicaes de voz exigem que o retardo seja monitorado e mantido sob controle. Dados - O Trfego de Dados supera o Trfego de Voz chamamos de comunicaes de dados troca de informaes digitalizadas entre duas mquinas. Dependendo da aplicao suportada, mais ou menos capacidade ou largura de banda demandada e, dependendo do tipo de aplicao, a comunicao de dados pode ser mais ou menos tolerante a retardo. O trfego de dados tem crescido a taxas anuais muito superiores s do trfego de voz (entre 30% e 40% na dcada passada). Para acomodar este crescimento novas redes (redes convergentes ou NGN Next Generation Networks Redes de Nova Gerao) tm sido implantadas com o objetivo de atender maiores capacidades.

APLICAES SISTEMAS DISTRIBUIDOS

Pgina 7

APLICAES SISTEMAS DISTRIBUIDOS

MATERIAL E AULA

CINCIA CA COMPUTAO

Imagem Comunicaes de imagem requerem largura de banda de mdia a alta capacidade. Quanto maior a necessidade de resoluo de imagem, maior ser a capacidade demandada. Na transmisso de imagens, pequenos retardos podem ser tolerados. Vdeo - Vdeos esto cada vez mais populares - as comunicaes de vdeo requerem uma maior capacidade de transmisso e so extremamente sensveis ao retardo. No resta dvida que o futuro est relacionado comunicao visual. Quando a infra-estrutura de rede for capaz de atender demanda de capacidade e s limitaes quanto ao retardo e suas variaes, itens crticos para aplicaes em tempo real, as comunicaes de vdeo crescero a taxas inimaginveis. As Redes de Telefonia e Internet A Rede de Telefonia e a Internet tm muitas similaridades e diferenas: A Primeira foi concebida nos idos de 1880 atingiu seu pice cerca de 20 anos e hoje est em gradativo declnio. Sua irm mais nova, a Internet tem aproximadamente 15 anos de idade, cresceu surpreendentemente com o advento do servio WWW, imprescindvel no dia-a-dia da sociedade, no mundo dos negcios e o mais importante alavancador da convergncia. A Rede de Telefonia e Internet existem na mesma infra-estrutura fsica. As linhas de acesso, bem como o backbone, que suportam a Internet so partes da Rede de Telefonia. O que diferencia uma rede da outra so os equipamentos conectados a cada uma delas, seu uso e a maneira de formatar a informao.

APLICAES SISTEMAS DISTRIBUIDOS

Pgina 8

APLICAES SISTEMAS DISTRIBUIDOS

MATERIAL E AULA

CINCIA CA COMPUTAO

7. Estado Atual do Sistema de Telefonia


A Rede de Telefonia Pblica interliga milhes de usurios e estabelece a comunicao entre eles, segundo um conjunto de regras padronizadas. O acesso da Rede de Telefonia fornecido numa tarifa regulamentada, independente do provedor ser privado ou governo. A planta brasileira do Servio Telefnico Fixo Comutado (STFC), que desde 2002 mantinha crescimento estvel, declinou em acessos a servios. O declnio, em escala mundial, decorre do crescimento da telefonia celular, o crescimento da banda larga que possibilita provimento de VoIP e a substituio de troncos por linhas dedicadas de banda larga no mercado corporativo. No entanto, quase todas as comunicaes ainda so dependentes da Rede de Telefonia. A Telefonia muito representativa em todos os setores da sociedade e segmentos de negcios. So milhares de aplicaes que circulam nas suas veias. O surgimento de Voz sobre IP (VoIP), a Telefonia IP (uma evoluo do VoIP), que tem como objetivo substituir a telefonia fixa, ainda

APLICAES SISTEMAS DISTRIBUIDOS

Pgina 9

APLICAES SISTEMAS DISTRIBUIDOS

MATERIAL E AULA

CINCIA CA COMPUTAO

representa uma pequena parcela na comunicao de voz, tanto no mercado residencial, como empresarial.

8. Limitaes da Telefonia Tradicional


Comparao Rede de Telefonia e Internet O sistema de telefonia tradicional apresenta vrias limitaes: Tcnica de Comutao de Circuitos, infra-estrutura proprietria, limitaes para o trfego de dados, limitaes para a convergncia multimdia, Veja as principais causas:

Tcnica de Comutao de Circuitos A Rede de Telefonia funciona atravs da tcnica de comutao por circuito. Nesta tcnica, um recurso de comunicao
APLICAES SISTEMAS DISTRIBUIDOS Pgina 10

APLICAES SISTEMAS DISTRIBUIDOS

MATERIAL E AULA

CINCIA CA COMPUTAO

fica alocado dedicadamente a uma nica chamada no compartilhado por outra chamada. Essa caracterstica garante QoS (nveis de servio) adequados para a Comunicao de Voz, j que garante baixo tempo de transmisso (retardo) durante toda a chamada (comunicao). Isto significa que a rede de telefonia otimizada para voz e outras aplicaes de tempo real. Em contrapartida, pelo fato de no compartilhar recursos durante uma chamada, torna servios, suportados por ela, mais caros.

As Redes de Telefonia Pblica tendem a no conseguir competir em preos com as Redes de Nova Gerao redes projetadas para aplicaes multimdia aplicaes que convergem dados, voz, imagem

Limitaes para o Trfego de Dados A Rede Pblica foi concebida para trafegar voz. O trfego de voz tem caractersticas bem diferentes do trfego de dados. A Rede Pblica de Telefonia no apropriada para o trfego de dados. O trfego de dados est superando o trfego de voz - existem muito mais mquinas no mundo (cerca de 20 bi) do que seres humanos (um pouco mais de 6 bi). Cada vez mais mquinas inteligentes se comunicam. Diante disso, a tendncia que as redes de voz passem a operar em redes cujos ncleos sejam de trfego de dados. Um cuidado especial que os vrios tipos de trfegos (voz, dados, imagem, vdeo) sejam diferenciados para que possam ter suas caractersticas preservadas. Essa capacidade de diferenciao a essncia do QoS, que uma das funcionalidades exigidas nas novas redes convergentes que esto surgindo. Como esses diferentes tipos de trfego carregam mais informao e demandam maior capacidade de comunicao, novas tecnologias so utilizadas para aumentar a velocidade da rede, para que possam ser viabilizadas. Limitaes para convergir Dados/Voz/Vdeo Outros trfegos que exigem maiores velocidades de comunicao e recursos de rede tornam-se a bola da vez, por exemplo, vdeo, TV, videoconferncia. A Rede de Telefonia Pblica no est preparada para suportar esses novos trfegos. Essa limitao no se refere apenas capacidade dos meios de transmisso, mas se estende a outros fatores, tais como capacidade de comutao, capacidade de gerncia de diferentes tipos de trfego e capacidade de estabelecer diferentes nveis de servios para clientes. As redes
APLICAES SISTEMAS DISTRIBUIDOS Pgina 11

APLICAES SISTEMAS DISTRIBUIDOS

MATERIAL E AULA

CINCIA CA COMPUTAO

de telefonia foram projetadas para realizar chamadas com curta durao mdia de trs minutos. Uma sesso de Internet pode ter horas de durao. Isto pode gerar gargalos de trfego na central telefnica pela alta ocupao de seus circuitos e impossibilitar o tom de discagem para assinantes de telefonia. Estado Atual e Limitaes dos Servios Mveis A Rede GSM uma rede digital de servios integrados j que suporta mltiplos servios (voz e vrios servios de dados) sobre uma nica interface.

No incio, a rede GSM suportava, alem da voz, apenas dados comutados por circuito e SMS Short Message Service. Depois, foram introduzidos outros servios de dados por pacotes na forma de General Packet Service GPRS. O GPRS permite a melhoria do sistema de mensagem na forma de Multimedia Messaging System (MMS). O EDGE uma evoluo do GPRS e atinge maiores velocidades. A principal limitao das redes 2G (segunda gerao) e as 2,5 G (Segunda gerao + GPRS/EDGE) so as baixas velocidades embora a rede 2,5 G oferea a capacidade para o usurio de dados estarem sempre conectado (redes diferentes para voz e dados), os servios de voz e dados compartilham a mesma banda disponvel. J a 3 gerao de celulares 3G - apresenta novas interfaces e velocidades de dados superiores e sem nenhuma ocupao no modo circuito. No entanto, as limitaes esto principalmente nos terminais e estaes mveis, ainda com velocidades baixas e limitaes no uso de telas e teclados.

9. Estado atual e limitaes da Internet


A Internet tem diferentes significados quando vista por diferentes perspectivas. Para os usurios finais ela um conjunto de servios e-mail, web, servios transacionais, dentre outros. Para especialistas, a Internet um conjunto complexo de protocolos para o fornecimento de conectividade e servios um conjunto de redes autnomas interconectadas.

APLICAES SISTEMAS DISTRIBUIDOS

Pgina 12

APLICAES SISTEMAS DISTRIBUIDOS

MATERIAL E AULA

CINCIA CA COMPUTAO

10. REFERNCIA BIBLIOGRFICA


Consultoria Colaborae

APLICAES SISTEMAS DISTRIBUIDOS

Pgina 13

Вам также может понравиться