Вы находитесь на странице: 1из 7

TCNICAS

HOME UDIO GLOSSRIO GRAVAO IMAGEM ILUMINAO FALE CONOSCO

Planos em televiso: enquadramentos

LENTES

As cmeras limitam a maneira de ver o mundo, quero dizer, elas vem uma pequena parcela do que nossa viso conseg abranger. A rea que elas podem ver depende da lente que ela possui. A escolha da lente decidida na hora da compra disponibilidades de modelos.

O campo visual determinado pelo ngulo que a lente consegue obter. No princpio, as cmeras possuam trs ou quatro lentes fixas que o operador trocava conforme a necessidade. Foi inventada a lente ZOOM que incorpora vrias lentes em uma s que recebeu esse nome devido ao rudo que seu motor fazia. A distncia do prisma dos sensores at o anel de lentes medida em milmetros (essas medidas vem gravada no anel externo) e a variao dessa distncia possibilita des um campo visual maior como de uma grande angular, ou uma viso telemtrica como de uma teleobjetiva, que possibilita observar os objetos em longa distncia como se estivessem bem prximos.

Cmera RCA de 1950

A lente ZOOM possui a capacidade de ampliar sua grande angular em um determinado nmero de vezes. Como exemplo vamos utilizar uma ZOOM que traz a especificao J14X8.5 (Canon) ou A14X8.5 (Fujinon), onde 8.5 significa grande ang de oito e meio milmetros, e 14 o nmeros de vezes que a lente consegue ampliar o raio de zoom, tornando-se uma teleobjetiva de aproximadamente 120 milmetros. Algumas lentes possuem duplicadores que multiplicam por 2 essa potncia, chegando assim a quase 240 milimetros de distncia focal.

lente zoom

Na parte dianteira da lente ZOOM temos o anel de foco. O foco a definio da imagem. Ele determinado pela distnc em que o objeto a ser captado est da cmera, usando como referncia a distncia do prisma at o objeto. As medidas v demarcadas no anel de foco, ela est em metros (m) e em ps (ft).

Cmera com lente 20x

na lente que est o diafragma ou ris (devido seu funcionamento ser semelhante ao do nosso olho) que automaticamen regula a abertura da passagem de luz. Esta abertura dada por pontos , chamados de f number ou f stop, quanto maior nmero destes, menor a passagem de luz. Cada retm a entrada de luz com a seguinte proporo: 1/2, 1/4, 1/8, 1/16, 1
1/ 64,

e assim por diante.

Os nmeros demarcados no anel da ris seguem o seguinte clculo: a entrada de luz deve ser igual a da sada da lente, obedecendo a relao 1:1, mas como as lentes retm luz, esta relao descrita pelo fabricante, sendo comum encontra lentes com relao 1:1.8, onde a abertura da ris inicia em 1.8 e no em 1. O clculo feito pela frmula:

Temos ento, aproximando os valores: 1 - 1.4 - 2 - 2.8 - 4 - 5.6 - 8 - 11 - 16 e assim sucessivamente. E, como j vimos, o primeiro determinado pelo fabricante (dificilmente encontraremos 1, 1.4 ou 2).

muito importante que a cena a ser captada tenha nvel de luz com mdia 4 ou 5.6 de abertura da ris, para que
possamos ter boa definio da imagem, alm de boa profundidade do campo visual

ENQUADRAMENTOS
Os enquadramentos de cmera, ou seja, aquilo que colocamos dentro da tela, so os planos. Veja os exemplos: PLANO GERAL

PLANO MDIO

BIG CLOSE / BIG CLOSE-UP

Os nomes desses planos podem sofrer algumas modificaes, talvez voc j tenha ouvido com outra nomenclatura, mas suas composies so parecidas. a boa composio do quadro que privilegia a cena.

O equilbrio da imagem tambm de vital importncia neste caso, poderemos contar com o bom senso, ele tambm ajud na escolha do melhor enquadramento.

MOVIMENTOS

No incio do cinema as cmeras eram fixas, dificultando vrias vezes as cenas, j que elas deveriam acontecer no campo visual da cmera. Novas lentes e novos trips foram surgindo, possibilitando movimentos. Aqui esto:

TRAVELLING

A cmera pode movimentar-se, aproximando ou afastando, tanto na lateral quanto na diagonal ou frontal.

PAN (PANORMICA) ou PAN HORIZONTAL

Este movimento descreve uma cena horizontalmente, podendo ser da esquerda para direita, mas existem objees de fa la da direta para esquerda,pois estaria em desacordo com o modo da leitura ocidental.

TILT ou PAN VERTICAL

Descreve um objeto, um prdio, uma pessoa no sentido vertical, ele pode ser usado de cima para baixo, ou de baixo pa cima, dependendo da inteno da descrio.

ZOOM IN e ZOOM OUT Utiliza-se como movimento este recurso que a lente Zoom possibilita: Zoom in - traz a imagem distante para bem prxima, Zoom out - leva a imagem prxima para longe.

EIXO DE CMERA
A captao de cenas obedece a uma regra de posicionamento de cmera, chamada eixo. um eixo imaginrio de 180 graus que divide a cena.

Esquema 1- EIXO DE 180 graus

Enquadramentos com a regra do eixo de 180 graus

enquadramento da cmera 2

enquadramento da cmera 1

Quando uma das cmeras ultrapassa o eixo dos 180 graus , dizemos que ela "quebrou o eixo", veja no esquema.

Esquema 2 - QUEBRA DE EIXO

Com o eixo ultrapassado, como vemos no esquema acima, os enquadramentos das figuras ou pessoas ficaro com o mesmo enquadramento.

Observe o exemplo: Enquadramentos com a cmera 1 quebrando a regra do eixo dos 180 graus

enquadramento da cmera 2

enquadramento da cmera 1

HOME

UDIO

GLOSSRIO

GRAVAO

IMAGEM

ILUMINAO

FALE CONOSCO

MAGIA Comunicaes 1998 - 2002

Вам также может понравиться