Вы находитесь на странице: 1из 3

EXM SR. DR. JUIZ FEDERAL DA VARA DO JUIZADO ESPECIAL FEDERAL DA SEO JUDICIRIA DE PERANMBUCO.

, brasileira, divorciada, aposentada, Cdula de Identidade, CPF n, domiciliado e residente Recife-PE CEP, Fone:, vem, mui respeitosamente, presena de V. Exa., atravs de sua bastante procuradora que, ao final subscreve, conforme instrumento procuratrio em anexo, devidamente credenciada na Assistncia Judiciria Federal desta cidade, vem mui respeitosamente, a presena de V.Ex propor: AO ESPECIAL DE REVISO DE CLCULOS DA RMI (URV) COM PAGAMENTO DAS DIFERENAS DEVIDAS em face do Instituto nacional do Seguro Social - INSS, com endereo na Av. Mrio Melo, n 343, Santo Amaro, Recife-PE, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos. DOS FATOS E DO DIREITO

A Autora titular do benefcio sob o 0 tendo a data inicial do benefcio - DIB sido conferida em, conforme carta de concesso acostada. Argumenta que, quando o advento do Plano Real, consubstanciado na Medida Provisria n 464 de 27.02.1993 que se converteu em Lei n 8.880/94, a sistemtica atualizao dos salrios de contribuio estava prevista no art. 9, 2 da Lei n 8.542, determinando a utilizao de IRSM como indexador, que restou revogado. Ocorre que a Lei do Plano Real previu uma indexao temporria de toda economia a partir de 15 de maro de 1994 (art. 8) j que todos os valores pecunirios passariam a ser expressos em Unidade Real de Valor (URV), que era padro monetrio e ao mesmo tempo reajustava as obrigaes monetrias, por refletir a variao inflacionria. A revogao do art. 9 da Lei n 8.542/92, porm, ocorreu antes da vinda da URV, com a Medida Provisria n 434 de 27.02.1994 que passou a ser o indexador de todas as obrigaes pecunirias. Diante disso, fica claro que a Lei do Plano Real no afastou, no que tange ao perodo anterior a vigncia da nova moeda, a indexao dos salrios de contribuio

considerados no clculo da renda mensal inicial dos benefcios previdencirios segundo os ndices fixados pelas legislaes precedentes, ou seja, at 22 de dezembro de 1992, INPC; de 23 de dezembro de 1992 a 28 de fevereiro de 1994, IRSM; de maro de 1994 a 30 de junho de 1997, URV. Isso porque a Lei n 8.880/94, embora resultante da Medida Provisria n 434 editada em 27.02.1994, em verdade no disps sobre alterao na sistemtica da correo monetria dos salrios de contribuio em lapso anterior a 01.03.1993, limitando-se a determinar sua converso em URVs. Bem explica o art. 31, da lei 8213/91 no seu art. 31: Todos os salrios-de-contribuio computados no clculo do valor do benefcio sero ajustados, ms a ms, de acordo com a variao integral do ndice nacional de Preos ao Consumidor (INPC), calculado pela Fundao do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), referente ao perodo decorrido a partir da data de competncia do salrio-de-contribuio at a do incio do benefcio, de modo a preservar os seus valores reais.(negrito nosso) A agresso Lei consiste na no utilizao do IRSM de 39,67% de fevereiro de 1994, divulgado pela Res. 02, de maro de 1994, do Presidente do IBGE e publicada no DOU de 22-03-94, do seguinte teor no seu art. 1: Comunicar que de 39.67% (trinta e nove, sessenta e sete por cento) a taxa de variao mensal do ndice nacional de reajuste do salrio-mnimo IRSM, no ms de fevereiro de 1994. (negrito nosso). Assim, pretende o Autor ver corrigido o seu salrio de contribuio, no que tange ao reajuste a partir de fevereiro de 1994 a maro de 1997, consoante a variao do IRSM, que atingiu o percentual de 39,67%.

DO PEDIDO Ante o exposto requer: 1. A condenao do INSS a: 1.1 Revisar o clculo do salrio-de-benefcio da renda mensal do Autor, aplicando como ndice de correo os salrios-de-contribuio em fevereiro de 1994 a maro de 1997, percentual de 39,67%, correspondente variao do IRSM, e no perodo de maro a 30 de junho de 1994, aplicando-se a URV; 1.2 Recalcular o valor da RMI do benefcio do Autor, com base no novo salrio-de-benefcio; 1.3 Pagar as diferenas vencidas e vincendas corrigidas monetariamente, desde o respectivo vencimento e acrescidos dos juros moratrios legais incidentes at a data do efetivo pagamento; 1.4 Honorrios advocatcios na base de 20% (vinte por cento) sobre o valor da condenao.

2. Citao do INSS, na pessoa do seu representante legal, para que junte aos autos o processo administrativo da Autora, atravs de seu representante legal, para, querendo, contestar os termos da presente ao, querendo, sob pena de revelia e confisso, bem como sua intimao para que apresente em audincia de conciliao demonstrativo de clculos e correes efetuadas no beneficio do Autor, e ao final, julgando a ao PROCEDENTE. 3. Requer ainda, provar o alegado por todos os meios de prova do direito admitidas, principalmente por meio de documentos, percia judicial contbil e demais provas permitidas no direito. 4. D-se a causa o valor de 60 salrios mnimos.

Termos em que, Pede deferimento. Recife,.

Вам также может понравиться