Вы находитесь на странице: 1из 2

Justia determina fim da greve dos Correios

Tribunal Superior do Trabalho decidiu o encerramento da greve a partir de 0h de quinta-feira (13) devido ao feriado de quarta (12)
iG 11/10/2011 19:17

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou nesta tera-feira, depois de julgamento do dissdio coletivo pela Seo Especializada em Dissdios Coletivos (SDC), o encerramento da greve dos Correios a partir da 0h de quinta-feira (13), j que amanh feriado nacional - dia de Nossa Senhora Aparecida. Os ministros tambm autorizaram a empresa a descontar no salrio dos grevistas o equivalente a sete dias de greve e os demais 21 dias de paralisao devem ser compensados com trabalho extra nos fins de semana. No caso de descumprimento da determinao, a multa diria estabelecida foi R$ 50 mil. O relator do processo, ministro Maurcio Godinho Delgado, considerou a greve no abusiva e sugeriu que todos os dias no trabalhados fossem apenas compensados com trabalho extra, e no com o desconto no salrio dos trabalhadores. J o presidente do TST, ministro Joo Oreste Dalazen, defendeu o desconto de todos os dias parados. Segundo ele, a legislao determina que a empresa no tem obrigao de pagar pelos dias em que os servios no foram prestados, pois a greve implica em uma quebra de contrato entre empresa e trabalhadores. Para Dalazen, houve falta de razoabilidade e de bom-senso na conduo da greve pelos trabalhadores. A soluo negociada deveria ter sido alcanada em diversos momentos e no se alcanou por falta de sensibilidade e porque h pessoas infiltradas no movimento paredista que talvez estejam mais interessadas em que haja uma radicalizao de posies. A greve em determinados momentos teve contornos inequivocadamente polticos. Em relao s clusulas financeiras, os ministros determinaram que sejam cumpridos os pontos do acordo firmado na primeira audincia de conciliao entre as partes, que prev o aumento real de R$ 80 a partir de 1 de outubro e reajuste linear do salrio e dos benefcios de 6,87% retroativo a 1 de agosto. Durante o julgamento do dissdio, o advogado da Federao Nacional dos Trabalhadores de Empresas de Correios, Telgrafos e Similares (Fentect), Gustavo Ramos, disse que os trabalhadores jamais tiveram a inteno de lesar a sociedade. Ele sustentou que a greve foi pacfica e argumentou que a melhor forma de solucionar a questo dos dias parados a compensao com trabalho, o que evitaria o pagamento de horas extras para que o servio fosse colocado em dia.

O advogado dos Correios, Jeferson Cars Guedes, alegou que a greve abusiva especialmente pela natureza essencial do servio prestado pela empresa. Ele tambm solicitou que o TST determinasse o desconto dos dias no trabalhados do salrio dos grevistas. Os funcionrios dos Correios estavam em greve h 28 dias. Aps a deciso, o secretrio da Fentect, Jos Rivaldo da Silva, disse: Deciso da justia no se discute, se cumpre. Em nota, os Correiros informaram que a compensao dos dias de paralisao inicia no prximo fim de semana e que "a estimativa para normalizao dos servios de sete dias".

Do IG com informaes da Agncia Brasil

Вам также может понравиться