Вы находитесь на странице: 1из 2

Quando os Estados Unidos e Europa comearam a estabelecer leis que determinavam os nveis permissveis de emisso de gases poluentes pelos

veculos, as montadoras tiveram que buscar novas tecnologias em sistemas e equipamentos para se enquadrarem s novas normas. A grande soluo encontrada foi utilizao do sistema de injeo eletrnica de combustvel em substituio ao carburador. H alguns anos, devido a novas e mais rgidas leis sobre emisses, os fabricantes de sistemas de gerenciamento de motor passaram a utilizar um novo componente que contribui para a regulagem correta da mistura ar/combustvel, reduzindo os nveis de emisso de gases poluentes. Este componente a sonda lambda ou sensor de oxignio. A Sonda Lambda est localizada no sistema de exausto do veculo conforme esquema abaixo.

Funcionamento da sonda lambda


A Sonda Lambda tem como funo gerar um sinal eltrico para que a unidade de comando possa variar a quantidade de combustvel injetado, garantindo uma mistura ar/combustvel ideal, o que reduz o nvel de emisso de gases poluentes. Sua construo consiste em um corpo cermico de xido de zircnio, cuja superfcie provida de eletrodos de platina permeveis a gs. A atuao da Sonda Lambda baseia-se no fato do material cermico ser poroso e permitir uma difuso do oxignio do ar. A cermica torna-se condutora em temperaturas elevadas. Havendo uma diferena de teor de oxignio entre os Dois lados (o lado em contato com o gs de escape e o outro em contato com o ar ambiente) ser gerada uma tenso eltrica entre os eletrodos, que ser utilizada pela unidade de comando para corrigir o tempo de injeo. O material cermico do sensor possui formato de um dedo e por isso tambm conhecido como Finger Sonde. Para proteger esse elemento dos resduos de combusto contidos nos gases de escapamento, existe no setor um tubo de proteo que fica voltado para dentro do tubo de escapamento.

Tipos de Sonda
As Sondas Lambda subdividem-se em dois tipos: no aquecidas e eletricamente aquecidas. A diferena bsica entre os dois consiste em que as eletricamente aquecidas iniciam sua operao j na fase de aquecimento do motor, quando ainda no se atingiram as altas temperaturas. Um aperfeioamento na "Finger Sonde" gerou a SONDA PLANAR. Nesta sonda o elemento sensvel constitudo por camadas de pelcula de cermica achatada e retangulares. A sobreposio de lamelas permite que a resistncia seja incorporada ao elemento sensvel. Alm disso, a SONDA PLANAR possui um tubo de proteo com parede dupla.

Vida til
A Sonda Lambda isenta de manuteno, ou seja, necessria a troca do produto completo quando este apresentar alguma irregularidade. Nas revises peridicas do veculo A Sonda Lambda deve ser testada e trocada, se necessrio. Alguns fatores que podem comprometer prematuramente seu perfeito funcionamento:

leo na camara de combusto. Mistura muito rica. Escapamento furado. Combustvel de m qualidade.

Вам также может понравиться