Вы находитесь на странице: 1из 16

PGINA INICIAL VEDAS UPANISHADS TANTRA PURANAS VEDANTA GERAL DOWNLOAD JYOTISH

Mudrs

So vrios os mudrs utilizados durante os prnymas:

"No Shiva Samhita eles so descritos na seguinte ordem: Captulo IV: 1. Yoni Mudr 2. Maha-Mudr 3. Maha-Vedha Mudr 4. Kechari-Mudr 5. Jalndhara-Mudr 6. Vajrondi-Mudr 7. Shakti-Chalan Mudr" * alm destes, existem outros.* ____________________________ Aqui ser descrito somente os Mudrs realizados como gestos de Mos. Para Conhecer os Mudrs descritos nas Sagradas Escrituras como mtodo de controlar prana e apana, v para o ndice do blog e acesse cada Mudr individualmente. ____________________________

MUDRS EXECUTADOS COM AS MOS

Veja os mudrs mais utilizados durante as tcnicas de prnymas e meditao: 1. Jana Mudr - Gesto do Conhecimento. indicador e polegar unidos, formando um crculo; 2. Ajali Mudr - palmas das mos unidas, na altura do anhata chakra, como em saudao;

3. Brahma Mudra - gestos feito com a cabea, vide abaixo como se realiza; 4. Atman Mudr - todos os dedos envolvendo o polegar, que deve estar dobrado para dentro da mo; 5. Prana Mudr - polegar tocando o mindinho e o anelar, deixando os outros dedos livres. 6. Mukula Mudr - os cinco dedos unidos pelas pontas; 7. Shnya Mudr - Gesto do Pleno. Pressionando com o polegar o dedo mdio; 8. Yoni Mudr - Gesto do Ventre; 9. Vishnu Mudr - dobram-se os dedos indicador e mdio deixando os demais livres; 10. Shiva Mudr - repousa-se a mo direita sobre a esquerda deixando que os polegares se toquem, formando assim um crculo.

1. Jana Mudr

Jna mudr significa 'o gesto que outorga o conhecimento'. Os dedos indicador e polegar se unem pelas pontas, formando um crculo, e os outros permanecem juntos e descontraidamente

estendidos. Este mudr tambm recebe o nome de shrddha prna kriy, significando shrddha ateno, verdade, lealdade. Prna kriy refere-se dinamizao da energia vital.

Este mudr amplamente utilizado para a prtica de prnyma e meditao. Fecha um circuito eletromagntico no corpo sutil do praticante, impedindo que a energia se disperse durante a prtica de Yoga. Estimula a respirao e a irrigao sangnea no crebro, aumenta as capacidades intelectuais e a memria e facilita a concentrao no ja chakra, centro do conhecimento intuicional. Se voc for usar este gesto para respiratrios ou concentrao, lembre que a posio sentada deve ser estvel porm cmoda, mantendo a coluna vertebral naturalmente ereta, os ombros, braos e pernas relaxados e a fisionomia descontrada. No contexto da dana, simboliza sinais favorveis, cerimnias auspiciosas, determinao, deciso, ensinamentos, guirlandas de flores, meditao, o yantra Om. Na iconografia hindu simboliza sabedoria. Extrado do livro Mudr, gestos de poder.

2. Ajali Mudr

Ajali mudr o gesto de saudao. Se faz unindo as palmas das mos frente ao peito, com os dedos para cima e os antebraos horizontais. Ajali significa saudar, elevar, invocar, trazer, cultivar. Transmite sentimentos positivos, cordialidade e boas intenes. Na ndia, este gesto equivale ao nosso aperto de mos. Nas prticas de Yoga usado para fazer a saudao inicial e a final. Unindo as palmas das mos, se colocam em contato seus respectivos chakras, potencializando a energia que ser transmitida.

Este gesto pode dirigir-se deidade (devat) com as mos unidas sobre a cabea; ao mestre, com as mos frente testa; guisa de saudao (namaskra) entre as pessoas, com as palmas frente ao peito, ou ainda com uma mo s. a saudao inicial e final nas danas indianas. Quando feita aos lados do corpo no Bhrata Ntyam (dana clssica hindu), representa reverncia aos deuses guardies dos pontos cardeais. Ao faz-lo em equilbrio sobre um p s, com os braos estendidos para cima, representa a ascese yogi (tapas). Quando as palmas ficam separadas, mas as pontas dos dedos ainda se tocam, possui, todavia o mesmo sentido de homenagem. "Este diagrama areo to rico em respeito contido, em distino espontnea, em recolhimento, gratido e deferncia, enobrece to naturalmente quele que o desenha sobre o horizonte da amizade, que surge nele a vontade de fazer do ajali sua nica funo, de pratic-lo como uma arte ou uma forma de Yoga. Este simples gesto, mesmo quando feito mecanicamente, outorga paz e equilbrio, introverte e sacraliza. O ajali o mais belo gesto que o homem criou ao empreender a mais maravilhosa das aventuras, a da comunicao; ou, melhor, um gesto que ele herdou dos deuses, pois esta foi a saudao que eles intercambiaram no incio dos mais antigos poemas." Jean Bis, LInde ici et maintenant, p.64.

3. Brahma Mudra

vivendo a Criao consciente No Yoga, originado do mito de Criao de Brahma, surgiu o Brahma Mudra, ou o Selo de Brahma. Na maioria das vezes, os mudras so realizados por meio de gestos com as mos, mas especificamente em Brahma Mudra a cabea que se move lentamente em quatro direes: para a esquerda, para a direita, para cima e para baixo. Muito simples de ser realizado, esse mudra muito profundo em seus efeitos. H um senso de simultaneidade, de percepo da integrao entre todas as direes e dimenses da conscincia, uma quase oniscincia. Pois Brahma Mudra nos conecta diretamente ao nosso universo interior e nos coloca em sintonia com sua vibrao essencial. Paralelamente, nos permite experimentar o processo simulado da Criao. A sensao que predomina a da ausncia do tempo. A prtica diria de Brahma Mudra faz com que comecemos a entender a dinmica da vida onde, de fato, no existem separaes entre nossas aes e os acontecimentos que nos cercam, mas apenas desdobramentos da realidade que podemos apreender. Ao mesmo tempo, conseguimos perceber que estamos todos em constante processo de criao, colaborando com um Universo mutvel e em constante expanso. Ao que tudo indica, Brahma, o criador tetracfalo do Universo, no concluiu sua obra. Sbia e gentilmente, ele a deixou inacabada para que pudssemos participar tambm, para que, um dia desses, possamos descobrir e vivenciar no s a origem do Universo, mas o verdadeiro propsito que permeia esse vasto Oceano Csmico. por Rosana Biondillo. (www.yoga.hpgvip.com.br)

4. Atman Mudr

Para respiratrio e mantra (as mos formam um vrtice diante do swdhisthna chakra); Este selo tem um efeito semelhante ao anterior, s que agora com os dez dedos envolvidos, formando o circuito de alta amperagem, e localizado diante de um chakra principal. Cria um empuxo que ascensiona a energia sexual coluna acima.

5. Prana Mudr

Prna em snscrito o termo usado para designar a bioenergia, a energia vital que d a manuteno da vida. No caso deste mudr est se referindo ao tipo de prna chamado prna que aponta para cima e fica na regio da cabea. Este mudr conecta polegar com mnimo e anelar, um mudr magntico que tem por finalidade criar um circuito que retm e/ou estimula o apna.

6. Mukula Mudr

Tambm conhecido como "o boto". feito juntando as pontadas dos dedos voltadas para cima. Simboliza uma flor desabrochando.

7. Shnya Mudr

Shnya significa vazio. Descanse as costas das mos nos joelhos. Pressione a ponta do dedo mdio dentro da palma da mo, na raiz do polegar. Segure o dedo mdio com o polegar e estenda os dedos restantes.

8. Yoni Mudr

Gesto do ventre. Entrelace os dedos para dentro, na frente do baixo abdmen. Estenda o dedo indicador direito e esquerdo, tocando as pontas dos dedos. Faa o mesmo com os polegares. Deve localizar-se a 4 dedos abaixo do umbigo

9. Vishnu Mudr
Vishnu o deus da Criao. Este mudr utilizado nos exerccios de Nadi Shoddhana Prnyma para obstruir as narinas alternadamente. O polegar obstrui a narina direita e o anelar obstrui a narina esquerda. Dobre o indicador e o mdio, deixando livres o polegar, o anelar e o mnimo.

10. Shiva Mudr

Usado em meditao e em exerccios de prnyma, dhrana ou dhyana. Em qualquer sana sentado, coloca-se a mo direita (positiva) aberta em semi-concha sobre a mo esquerda, apoiando os ante-braos nas coxas.

___________________________

Postado por OM TAT SAT Marcadores: exerccios, mudrs Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no orkut 2 comentrios:

Leandro disse... Ol, Citar a fonte de uma imagem tambm evita problems com plgio. Voc utilizase de vrias imagend de mudrs retiradas do livro "Faa Yga antes que voc precise" do Comendador DeRose e no o cita em nenhum momento. Obrigado! 29/01/2010 14:43:00 OM TAT SAT disse... Leandro, as fontes dessas imagens esto na internet, como dominio publico. Jamais li este livro do DeRose. Se voc clicar em mudra, vrias imagens, incluindo as que postei, surgem no google. Foi por esse meio que eu as obtive. Mas penso que seu comentrio j fez a citao da fonte das imagens. Grata por sua colaborao. 09/03/2011 00:48:00 Postar um comentrio Postagem mais recente Postagem mais antiga Incio Assinar: Postar comentrios (Atom)

COMENTRIOS RECENTES Pesquisar este blog


powered by

VOC O VISITANTE NMERO:

ESPAO DO YOGUE

OM TAT SAT O Objetivo desse Blog reunir o mximo de informaes tericas e tcnicas sobre como praticar Yoga de forma segura e eficiente. Este Blog ainda est em construo. Visualizar meu perfil completo
Ateno: Lei N. 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998 Lei sobre os Direitos Autorais Art. 46. No constitui ofensa aos direitos autorais: III - a citao em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicao, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crtica ou polmica, na medida justificada para o fim a atingir,indicando-se o nome do autor e a origem da obra;

Este Blog est de acordo com a Lei acima mencionada.

Seguidores Inscrever-se
Postagens Comentrios

Arquivo do blog

2006 (64) 2007 (239) 2008 (55) o Janeiro (2) o Fevereiro (2) o Maro (9)

o o o o o

Bandhas Yoni Mudr Maha Mudr Maha Vedha Mudr Kechari Mudr Jalndhara Mudr Vajrondi Mudr Shakti Chalan Mudr Mudrs Abril (1) Maio (5) Junho (2) Julho (5) Agosto (29)

2009 (37) 2010 (3) 2011 (40)

Total de visualizaes de pgina


54,351

Postagens populares

OM - Simbolismo do Mantra SIGNIFICADO DO MANTRA OM POR SWAMI DAYANANDA ___________________________ Om uma palavra muito bonita de uma slaba. Na Kat...

Kriyaban - Sadhana Completo

PRTICAS DE KRIYA YOGA [Por Swami Satyananda Sarawasti] tradio, h um total de 76 kriya yoga de Kundalini kriyas...

Por

EXERCCIOS DE KRIYA YOGA Paramahansa Yogananda 05/01/1893 07/03/1952 Estou retirando deste blog todos os exerccios de Yogananda. No fao isto por questes d...

sanas - 108 Posturas Editorial 108 famlias de sanas do Yoga Marcos Taccolini Copyright 2004: Marcos Taccolini 1 edio 2004 Diagramao: Melin...

Mudrs So vrios os mudrs utilizados durante os prnymas: "No Shiva Samhita eles so descritos na seguinte ordem: Captulo IV: 1. Yon...

LIVROS PARA DOWNLOAD LIVROS PARA DOWNLOAD EM PDF Estarei disponibilizando a maior parte do contedo do Blog, dos textos que j foram traduzidos, neste site...

1 - Obras e Biografia de Yogues I - OBRAS DE YOGUES AUTO-REALIZADOS LAHIRI MAHASAYA Cartas de Lahiri Mahasaya PARAMAHANSA YOGANANDA Auto biografia de um Yogue Exer...

ARTHUR AVALON - SIR JOHN WOODROFFE LIVRO 1 - O PODER DA SERPENTE (Download no Scribd) Captulo 1 Introduo Captulo 2 - Conscincia Material Captulo 3 - Conscinci...

2 - Escrituras Vdicas

II - ESCRITURAS VDICAS I - VEDAS RIG-VEDA - Livro 1 , Book 2 , Book 3 , Book 4 , Book 5 , Book 6 , Book 7 , Book 8 , Book 9 , Book 1...

3 - Escrituras Tntricas 1) Mahanirvana Tantra - Tantra da Grande Libertao Captulo 01 Questes relacionadas com a Libertao dos Seres - Captulo 02 Intr... Modelo Simple. Tecnologia do Blogger.

Вам также может понравиться