Вы находитесь на странице: 1из 13

Fundamento do Direito Internacional

Existem 2 correntes: 1) Doutrina Voluntarista (ou subjetivista): o direito internacional existe diante da vontade dos sujeitos; 2) Doutrina Objetivista: o direito internacional existe diante de critrios objetivos (existem critrios objetivos que impe o direito internacional). A base para essa doutrina o artigo 26 da CVDT (pacta sunt servanda); 3) O pacta sunt servanda pode ser tambm conhecido como uma doutrina autnoma moderna (cujo fundamento baseia-se apenas no pacta sunt servanda, por consider-lo muito importante).

Conceito de Direito Internacional Pblico


Existem, no mnimo, dois conceitos diversos: 1) Conceito clssico: ramo da cincia jurdica que estuda as regras, princpios e relaes entre os Estados. Esse conceito mais antigo comeou a ruir aps a 1GM, com a criao da Liga das Naes (e, mais tarde, a ONU e outras organizaes); 2) Conceito Moderno: o ramo das cincias jurdicas que trata das relaes entre os sujeitos de direito internacional.

Sujeitos de Direito Internacional Pblico


Estados Soberanos
Para ser considerado Estado, existem certos elementos que devem estar presentes: a) Povo; b) Territrio; c) Governo soberano; d) Finalidade (somente parte do direito internacional considera a finalidade como um elemento necessrio): todo Estado tem finalidade, que a busca do bem comum. Vaticano (ou Santa S) Foi criado pelo Tratado de Latro (celebrado entre Mussolini e o Papa Pio XI, em uma capela de Roma, chamada de So Joo Batista Latro). Por esse tratado, ficou acordado que o Vaticano seria uma cidade-estado (povo + territrio) e que o Vaticano no teria poder sobre questes civis (por exemplo, um assalto dentro da Baslica de So Pedro seria de competncia da justia italiana). Ainda pelo tratado, ficou previsto que o Vaticano um Estado de um povo s: o papa. O Vaticano possui embaixadas, porm seus embaixadores so chamados de nncio apostlico e os cnsules de internncios. Se um nncio 1

comete crime, no haver persecuo penal contra ele (de acordo com a nossa legislao). Observaes Toda citao dentro de embaixadas devem ser feitas por carta rogatria; A embaixada no territrio internacional, territrio brasileiro (quando no Brasil, por bvio), mas o pas se compromete a no entrar nesse espao. A embaixada rea de inviolabilidade; Toda misso diplomtica tem imunidade de jurisdio (imunidade diplomtica), quem acredita a misso o presidente.

Organizaes Internacionais
Existem 2 tipos de organizaes internacionais: 1) Organizaes interestatais ou intergovernamentais; Somente as interestatais so consideradas sujeitos de direito internacional pblico. Essas organizaes so formadas por Estados por meio de tratados (exemplos: Liga das Naes, ONU, OIT, UNESCO, FMI). 2) Organizaes no-governamentais (ONGs). Essas organizaes so formadas por particulares por meio de contratos (exemplos: Unicef, Greenpeace, FIFA, Cruz Vermelha). Ateno! Somente tm personalidade jurdica de direito internacional pblico as organizaes interestatais (e os Estados soberanos).

Indivduo
As teorias mais modernas incluem o indivduo como sujeito de direito internacional pblico. Segundo o Estatuto de Roma (que criou o Tribunal Penal Internacional), pode ser alvo de sua persecuo toda pessoa que comete crime contra a humanidade. Segundo o Pacto de So Jos da Costa Rica o indivduo pode acionar a Corte de Direitos Humanos. Ateno! Somente Estados soberanos e Organizaes Intergovernamentais tm capacidade plena; ou seja, somente eles tm capacidade para criar e assinar de tratados internacionais.

Fontes de Direito Internacional Pblico


Segundo o artigo 38 da ECIJ, existem 2 fontes: 1) Fontes primrias: tratado (pacto, conveno, carta), costumes e princpios internacionais. No h lei em mbito internacional; 2) Fontes secundrias: doutrina dos publicistas, jurisprudncia, eqidade.

Costumes
No so quaisquer costumes que podem ser considerados fonte de direito internacional. Para tanto, deve cumprir 2 requisitos: Deve ser uma prtica geral (elemento objetivo); Deve ser uma prtica aceita como direito (elemento subjetivo). Exemplo de costume internacional: fila indiana. Ateno! No se pode falar em usos e costumes.

Princpios mais importantes


Princpio da autonomia dos povos; Princpio da dignidade humana; Princpio da reciprocidade.

Jurisprudncia
Trata-se de jurisprudncia internacional (obviamente, portanto, no podemos considerar a jurisprudncia do STF); ou seja, aquela proveniente de tribunais internacionais e outros rgos judicirios internacionais.

Tratados
Artigo 2 da CVDT ( de 1969, com confirmao em 1986) prev 6 requisitos para que um documento seja reconhecido como tratado: Deve ser um acordo no qual conste vontade de contratar (animus de contratar, mtuo consentimento) e sanso; Deve ser celebrado por escrito ( solene); Deve ser celebrado por pessoas de direito internacional (EstadoEstado; Estado-OI; OI-OI); Deve ser recebido pelo Direito Internacional (se houver norma interna, no tratado, contrato; exemplo: acordo entre Brasil e Frana para eleger o foro de Paris deveria eleger alguma corte de uma Organizao Internacional); Pode ser feito por instrumento nico ou por mltiplos instrumentos. Exemplo: Venezuela entrando no MERCOSUL por protocolo; O nome dado no importante, portanto, pode ser chamado de pacto, ata, carta etc. Ateno! A concordata o nico tratado internacional nominado (tratado entre um Estado e o Vaticano com o objetivo de dar um privilgio a cidados catlicos). Exemplo: em Portugal, os bispos no pagam o imposto que corresponde ao nosso IPVA. O Brasil no pode celebrar concordatas, pois seria inconstitucional, devido ao artigo 5 da CF (isonomia, estado laico). 3

O Brasil, apesar de j ter assinado a CVDT, ainda no referendou; porm utilizado pelo Itamaraty (at mesmo por der obrigado).

Fases de Criao dos Tratados


A criao de tratados internacionais apresenta 4 fases distintas:

As 1 e 3 fases so internacionais (ou seja, ocorrem no mbito externo), enquanto as 2 e 4 so internas (ou seja, ocorrem no mbito interno). A CVDT prev que quem negocia e assina o tratado o chefe de estado e o ministro das relaes exteriores; porm, a nossa Constituio (em seu artigo 84, inciso VIII) estabelece esses atos como de competncia privativa do Presidente (que pode delegar essa funo para o ministro das relaes exteriores ou para a chefia da misso diplomtica, atravs de um documento chamado de carta de plenos poderes assim, o delegado passa a ser chamado de plenipotencirio). A assinatura do tratado precria e provisria; ou seja, apenas um compromisso, pois a sua aceitao precisa ser resolvida no mbito interno. Ateno! O Congresso no ratifica, o Congresso referenda atravs de decreto legislativo (existem excees), por maioria simples, em votao com as duas casas juntas (artigo 49, II da Constituio Federal). Uma vez referendado, quem ratifica o presidente e esse ato que obriga o pas. A ratificao ato discricionrio do presidente, que o faz atravs de um juzo de convenincia e oportunidade. Exemplo: os EUA em retaliao ao Protocolo de Kyoto assinaram, mas no ratificaram. Quando o presidente ratifica tratado no referendado, comete crime de responsabilidade, ficando sujeito a impeachment. Porm, mesmo no referendado, se o pas cumprir as fases 1 e 3, fica obrigado pelo tratado em mbito internacional. O efeito da ratificao ex nunc (no plano internacional). Apesar de a ratificao ser irretratvel, o pas pode pedir para sair (denunciar), ou, ainda no ato de ratificao, o Estado pode apresentar reservas. Tais reservas dependem de dois requisitos para serem possveis: a) o tratado deve ser multilateral ( vedado apresentar reservas no caso de tratado bilateral); b) o tratado deve admitir a possibilidade da apresentao de reservas. Ateno! Com a ratificao, o tratado est pronto no mbito internacional; j no mbito interno, ele ainda precisa ser promulgado e publicado.

Existem duas cortes muito importantes (ambas em Haia): CIJ: foi criada pela carta da ONU e tem competncia para julgar Estados (6 juzes brasileiros j compuseram a CIJ); TPI (das Naes Unidas): criado pelo Estatuto de Roma, julga pessoas acusadas de crimes contra a humanidade (por exemplo: genocdio). Segundo o artigo 5 da Constituio Federal, o Brasil se submete jurisdio do Tribunal Penal Internacional. Ateno! Quando um pas entrega seu nacional para ser julgado pelo TPI, esse procedimento chamado de entrega (no podemos falar em extradio, at mesmo porque a extradio de nacionais vedada).

12/11/08

Conflito de normas de direito interno e de direito internacional


Como resolver a antinomia entre tratado e norma interna? Para tanto, existem duas correntes: 1) Doutrina Dualista: direito interno e internacional so duas ordens distintas e separadas. Para aplicar o direito internacional, deve-se traz-lo para dentro do direito interno (teoria da transposio); 2) Doutrina Monista: h uma nica ordem, dessa forma, o direito interno est includo no direito internacional (teoria da aplicao imediata). O monismo possui duas subdivises: a) Monismo nacionalista: tambm considera o direito (interno+internacional) uma s ordem; porm, prevalece aquilo que a norma de direito interno determinar (podendo prevalecer finalmente tanto o direito interno quanto o internacional, dependendo daquilo que a ordem interna determinar). b) Monismo internacionalista: mesmo sendo uma s ordem, prevalece o direito internacional sobre o direito interno sempre. A tendncia brasileira at 2007 (para o STF) era dualista moderada. Aps 2007, a tendncia passou a ser monista nacionalista.

Tendncia Brasileira (monismo nacionalista)


Tratado de matria comum: entra para o nosso ordenamento como decreto legislativo, que tem status de lei ordinria (no lei ordinria!). Em um confronto entre a Constituio Federal e um tratado de matria comum, prevalece a Constituio Federal. Tratado sobre direitos humanos: existem duas possibilidades de recepo: a) Artigo 5, 2 da Constituio Federal (mecanismo automtico): inclui tratados sobre direitos humanos como normas constitucionais. O STF chama essas normas de supralegais ou de bloco de constitucionalidade, ou seja, 5

b)

uma norma constitucional fora da Constituio (normas materialmente constitucionais); Artigo 5, 3 da Constituio Federal: o tratado sobre direitos humanos pode ser recepcionado por meio de emenda constitucional (no por decreto legislativo). Essa opo surgiu com a EC 45/04, mas ainda no houve nenhum caso. Como o tratado passa pelo processo legislativo de emenda constitucional (2 casas, 2 turnos, com o quorum de ), com isso a norma se torna tanto formal quanto materialmente constitucional.

Caso da Priso Civil: Pela Constituio Federal, a priso civil poderia ser aplicada em caso de alimentos e depositrio infiel. Para a priso de alimentos, aplica-se a Smula 309/STJ (somente pelos 3 meses anteriores da propositura, ou dos alimentos que vencerem no decorrer da ao antes eram os 3 meses anteriores citao). Pelo Pacto de So Jos da Costa Rica, a priso civil cabe apenas no caso de alimentos. Como a nossa tendncia monista nacionalista, temos que considerar o que determina o nosso direito interno . Ou seja, que tratados de direitos humanos entram em nosso ordenamento como normas constitucionais. Como a posio somente mudou em 2007 ainda no h um consenso (a votao ainda no acabou), mas j existem 7 votos contrrios priso do depositrio infiel.

Nacionalidade
o vnculo do sujeito com o Estado.

Brasileiros
No Brasil, a nacionalidade est prevista no artigo 12 da Constituio Federal, que prev duas modalidades de nacionalidade brasileira: 1) Brasileiro nato: a. Os nascidos no Brasil (no importa que, por exemplo, os pais sejam imigrantes ilegais), salvo os filhos de integrantes de misses diplomticas estrangeiras (ius soli); b. Os nascidos no estrangeiro, filhos de pai ou me a servio do Estado Brasileiro (ius sanguinis); c. Os nascidos no estrangeiro, filhos de pai ou me brasileiro se: i. Houver registro consular, at o limite de 12 anos; ii. Por opo, feita na Justia Federal. Para optar existem requisitos: ter residncia no Brasil e ter atingido a maioridade (de acordo com o entendimento sumulado do STF, segundo o qual o direito nacionalidade personalssimo; ou seja, somente pode ser exercido pelo indivduo). O direito de opo imprescritvel. 2) Brasileiro naturalizado: 6

a. Se o estrangeiro veio de um pas de lngua portuguesa, desde que cumpra dois requisitos cumulativos: i. Transcurso de 1 ano; ii. Idoneidade moral. b. Para os demais estrangeiros, os requisitos cumulativos necessrios so: i. Transcurso de 15 anos; ii. Inexistncia de condenao penal. Pode existir discriminao entre os brasileiros natos e os brasileiros naturalizados; porm, somente a Constituio Federal pode faz-lo e somente em algumas situaes: 1) Cargos relacionados a: a. Chefia (e sucesso): presidente, vice-presidente, presidente da Cmara, presidente do Senado Federal, ministros...; b. Representao: ministro das relaes exteriores (demais ministros no cabem nesse quesito); c. Soberania: ministro da defesa/foras armadas (demais ministros no cabem nesse quesito). 2) Participao (scio ou acionista) de empresa de comunicao social: h uma exigncia mnima de 10 anos de naturalizao.

Aptridas
Caso a pessoa no tenha nenhuma nacionalidade, ela considerada aptrida e ter direito a um passaporte especial, expedido pela ONU (passaporte nursy). Exemplo: filho de brasileiros nascido na Sua (que adota exclusivamente o ius sanguinis). Quando um filho de brasileiros (cujos pais no tenham feito registro consular) venha para o Brasil aos 15 anos, at completar 18 anos (requisito para optar vide acima) ser considerado um brasileiro sob condio (ou pendente de opo), constando essa situao em seu RG. Ao completar 18 anos, o RG sob condio perde validade e a pessoa deve optar.

Perda da Nacionalidade
Pode ocorrer em dois casos: 1) Cancelamento; 2) Dupla nacionalidade: em regra, se a pessoa requisitar dupla nacionalidade, ela perde a nacionalidade brasileira, salvo nos seguintes casos: a. Quando a segunda nacionalidade for originria (exemplo: nacionalidade dos pais); b. Quando a segunda nacionalidade for requisito de permanncia em outro pas. Ateno! Jogador de futebol que quer jogar na seleo de outro pas e para isso pede outra nacionalidade, perde a nacionalidade brasileira.

Qualquer brasileiro (ou o MP) pode pedir a perda de nacionalidade, em processo judicial; em como qualquer brasileiro pode contestar a naturalizao de um estrangeiro. Ateno! Tudo o que se refere nacionalidade e de competncia da Justia Federal.

Direito dos Estrangeiros


A Constituio Federal errou ao falar em residentes, o STF entende que os chamados direitos dos residentes se estendem para todos os estrangeiros que estejam no Brasil, residam ou no aqui. Como regra, os estrangeiros no exercem direitos polticos. A nica exceo o caso dos portugueses residentes no Brasil, que podem exercer direitos polticos desde que exista reciprocidade. Ou seja, eles podem votar e se candidatar (a no ser para cargos privativos de brasileiro nato), sem necessidade de ser naturalizado (na prtica, a pessoa vai ao ministrio das relaes exteriores e pede uma certido de reciprocidade).

Sanes Impostas aos Estrangeiros


O estrangeiro est sujeito a:

Deportao
O que ? a sada compulsria; Motivos? Ingresso ou permanncia irregulares; Quem deporta? A autoridade policial; Para onde deporta? Em regra, para o pas de origem; Pode retornar ao Brasil? Pode, desde que faa a regularizao administrativa (e o ressarcimento dos custos da deportao, se a pessoa veio de navio ou avio, volta com o mesmo e no h gastos para o governo brasileiro).

Expulso
O que ? a sada compulsria; Motivos? O motivo genrico, a perturbao da paz pblica (a pessoa pode estar regular); Quem expulsa? O presidente da Repblica, por decreto de expulso. Ela precedida de processo administrativo no Ministrio da Justia, cabendo habeas corpus e tendo como garantia o contraditrio e a ampla defesa; Pode retornar ao Brasil? No, de acordo com o artigo 338 do Cdigo Penal (crime de regresso de estrangeiro expulso), exceto se o presidente revogar o decreto de expulso.

Existem duas situaes em que o estrangeiro no pode ser expulso, segundo o artigo 75 do Estatuto do Estrangeiro: Se a expulso gerar extradio inadmitida; Se o estrangeiro estiver casado (ou viver em unio estvel) a mais de 5 anos ou tenha filhos. Nesse ltimo caso, o estrangeiro deve ter a guarda ou seus filhos devem depender economicamente dele. Caso essas situaes acima seja supervenientes, no so vlidas para evitar a expulso.

Extradio
O que ? a remessa do estrangeiro para ser julgado ou apenado em outro pas (exemplo: o Abadia, que colombiano, foi enviado para os EUA). Difere da entrega, que ocorre quando o pas manda a pessoa para ser julgada por tribunal penal internacional; Existem dois tipos de extradio: Ativa: ocorre quando o Brasil requer a extradio (exemplo: ocorreu no caso Cacciola). O pas no obrigado a atender o pedido de extradio se no houver tratado; Passiva: ocorre quando o Brasil requerido (exemplo: Abadia). Fases: Autorizao: dada judicialmente pelo STF, que faz a anlise dos seguintes requisitos: A pessoa alvo da extradio no pode ser brasileira nata (os naturalizados podem ser extraditados quando o crime for anterior naturalizao ou cometerem crime de trfico); Existncia de tratado internacional ou promessa de reciprocidade; Similaridade de crime, ou seja, o fato deve ser crime em ambos os pases (exemplo: na Arglia crime se beijar em pblico, sob pena de apedrejamento. Um casal que cometeu esse delito veio para o Brasil e a Arglia pediu a extradio, porm o STF negou, por no existir similaridade); Deve existir comutao de pena (que pode ser expressa ou tcita): ou seja, o pas que requer a extradio se compromete a no aplicar pena de morte ou pena perptua.

sim. Ateno! O Brasil regido pelo princpio da concesso de asilo poltico em caso de perseguio poltica, religiosa ou social; conforme o artigo 4 da Constituio Federal.

Execuo: feita pelo presidente da repblica (com apoio tcnico da polcia federal), atravs de decreto presidencial (o presidente pode dar anistia). Pode retornar ao Brasil? Cessada a causa da extradio,

Sentena Estrangeira
Existe competncia internacional concorrente (a ao pode ou no ocorrer no Brasil) nos casos do artigo 88 do Cdigo de Processo Civil: 1) Quando o ru residir no Brasil, no importando qual seja sua nacionalidade; 2) Quando o fato ocorrer no Brasil; 3) Quando a obrigao tiver que ser cumprida no Brasil. Existe competncia interna exclusiva do Brasil, segundo o artigo 89 do Cdigo de Processo Civil, nos seguintes casos: 1) Quando a relao referir-se a imvel situado no Brasil; 2) Inventrios de bens situados no Brasil, no importando se o de cujos seja ou no estrangeiro. Lex fori (lei do lugar): em regra, aplica-se a lei do local. Exceo: se a lei pessoal for mais benfica aos sucessores no inventrio, admite-se a aplicao da lei estrangeira, segundo o artigo 10, 1 da Lei de Introduo ao Cdigo Civil. No h litispendncia entre a ao proposta no Brasil e outra idntica proposta no exterior. No entanto, so vedadas duas coisas julgadas no territrio nacional. Assim, se o STJ homologar sentena estrangeira, extingue-se a ao no Brasil; caso a ao brasileira seja julgada primeiro, o STJ recusa a homologao. Existem duas situaes que dispensam a homologao da sentena: 1) Decretos proferidos em processos cautelares por pases membros do MERCOSUL (exemplo: caso um juiz argentino conceda uma cautelar de separao de corpos, ela no precisa ser homologada para produzir efeitos no Brasil); 2) Execuo de ttulos extrajudiciais, desde que o ttulo satisfaa os requisitos da lei local e indique o Brasil como local de cumprimento da obrigao, segundo o previsto no artigo 585, 2 do Cdigo de Processo Civil.

Procedimento de homologao
Os requisitos da petio inicial, segundo o artigo 15 da Lei de Introduo ao Cdigo Civil, so: 1) Cpia integral da sentena estrangeira, acompanhada de: a. Autenticao consular (o consulado brasileiro no pas de origem da sentena deve autenticar); b. Traduo juramentada. 10

2) Prova da: a. Citao ou regular b. Trnsito em julgado. 3) Demonstrao da competncia do juiz que promulgou a sentena. Segundo a EC 45/04, a petio inicial deve ser endereada ao STJ. Com a citao do ru, podem ocorrer duas situaes diferentes: 1) O ru contesta: a. Alegando: i. Falta dos requisitos do artigo 15 da LICC; ii. A sentena fere a soberania brasileira; iii. A sentena fere a ordem jurdica. b. O processo distribudo para o relator e o julgamento ocorre em rgo Especial. 2) Caso o ru torne-se revel, h a remessa do processo para o presidente do STJ, que decide.

Adendo de Normas
Constituio Federal Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da Repblica: IV - sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execuo. Cdigo de Processo Civil Art. 88 - competente a autoridade judiciria brasileira quando: I - o ru, qualquer que seja a sua nacionalidade, estiver domiciliado no Brasil; II - no Brasil tiver de ser cumprida a obrigao; III - a ao se originar de fato ocorrido ou de fato praticado no Brasil. Art. 89 - Compete autoridade judiciria brasileira, com excluso de qualquer outra: I - conhecer de aes relativas a imveis situados no Brasil; II - proceder a inventrio e partilha de bens, situados no Brasil, ainda que o autor da herana seja estrangeiro e tenha residido fora do territrio nacional. Art. 585 - So ttulos executivos extrajudiciais: (Alterado pela L-005.9251973) 2 - No dependem de homologao pelo Supremo Tribunal Federal, para serem executados, os ttulos executivos extrajudiciais, oriundos de pas estrangeiro. O ttulo, para ter eficcia executiva, h de satisfazer aos requisitos de formao exigidos pela lei do lugar de sua celebrao e indicar o Brasil como o lugar de cumprimento da obrigao. (Alterado pela L005.925-1973) Lei de Introduo ao Cdigo Civil 11

Art. 10. A sucesso por morte ou por ausncia obedece lei do pas em que domiciliado o defunto ou o desaparecido, qualquer que seja a natureza e a situao dos bens. 1 A sucesso de bens de estrangeiros, situados no Pas, ser regulada pela lei brasileira em benefcio do cnjuge ou dos filhos brasileiros, ou de quem os represente, sempre que no lhes seja mais favorvel a lei pessoal do de cujus. (Redao dada pela Lei n 9.047, de 18.5.1995). Artigo 26 da CVDT Artigo 26 (Pacta sunt servanda) Todo tratado em vigor obriga as partes e deve ser cumprido por elas de boa f. Artigo 38 da ECIJ Art. 38. 1 A Corte, cuja funo decidir de acordo com o Direito Internacional as controvrsias que lhe forem submetidas, aplicar: a) as convenes internacionais, quer gerais, quer especiais, que estabeleam regras expressamente reconhecidas pelos Estados litigantes; b) o costume internacional, como prova de uma prtica geral aceita como sendo o direito; c) os princpios gerais de direito reconhecidos pelas naes civilizadas; d) sob ressalva da disposio ao art. 59, as decises judicirias e a doutrina dos publicistas mais qualificados das diferentes naes, como meio auxiliar para a determinao das regras de direito. 2 - A presente disposio no prejudicar a faculdade da Corte de decidir uma questo ex aequo et bono, se as partes com isto concordarem. Artigo 75 do Estatuto do Estrangeiro Art. 75. No se proceder expulso: (Renumerado e alterado pela Lei n 6.964, de 09/12/81) I - se implicar extradio inadmitida pela lei brasileira; ou (Includo incisos, alneas e pela Lei n 6.964, de 09/12/81) II - quando o estrangeiro tiver: a) Cnjuge brasileiro do qual no esteja divorciado ou separado, de fato ou de direito, e desde que o casamento tenha sido celebrado h mais de 5 (cinco) anos; ou b) filho brasileiro que, comprovadamente, esteja sob sua guarda e dele dependa economicamente. 1. no constituem impedimento expulso a adoo ou o reconhecimento de filho brasileiro supervenientes ao fato que o motivar. 2. Verificados o abandono do filho, o divrcio ou a separao, de fato ou de direito, a expulso poder efetivar-se a qualquer tempo. Estatuto de Roma http://www.fd.uc.pt/CI/CEE/OI/TPI/Estatuto_Tribunal_Penal_Internacional.htm Pacto de So Jos da Costa Rica 12

http://www.corteidh.or.cr/index.cfm

13

Вам также может понравиться