Вы находитесь на странице: 1из 7

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Secretaria Municipal de Meio Ambiente SMAC RESOLUO SMAC N 430 de 11 de janeiro de 2007.

. Estabelece os modelos de formulrios, documentos necessrios e o local para autuao de processo administrativo para pedido de Licena Ambiental Municipal. A SECRETRIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE no uso de suas atribuies legais, e considerando que a SMAC o rgo central executivo responsvel pela gesto, planejamento, promoo, coordenao, controle e execuo da poltica de meio ambiente no municpio do Rio de Janeiro; considerando que a SMAC deve complementar, por meio de instrues, normas tcnicas, diretrizes e outros atos administrativos, mediante instrumento especfico, o que se fizer necessrio implementao e ao funcionamento do licenciamento e da avaliao de impacto ambiental conforme estabelece o Art. 10 do Decreto 26.912 de 2006; considerando a disposio da SMAC em simplificar e agilizar os ritos administrativos, conforme prerrogativa prevista no Art. 9 do Decreto 26.912 de 2006; considerando o Convnio celebrado em 08 de janeiro de 2007 entre o Governo do Estado e o Municpio do Rio de Janeiro objetivando a cooperao nas reas de Licenciamento Ambiental. RESOLVE: Captulo I Cadastro Ambiental Municipal de Pessoa Fsica ou Jurdica. Art. 1. O Cadastro Ambiental Municipal de que trata o item VI do Art. 6 do Decreto 26.912 de 2006 ser implantado de forma provisria at regulamentao especfica, sendo realizado e servindo exclusivamente para abertura e instruo de processos administrativos destinados ao licenciamento ambiental na SMAC somente para as Pessoas Fsicas ou Jurdicas, responsveis por estudos, levantamentos, elaborao, execuo e/ou gesto do projeto ou atividade para o qual se requeira Licena Ambiental Municipal. Pargrafo nico. O Cadastro Ambiental Municipal para as atividades e empreendimentos, efetiva ou potencialmente poluidoras ou degradadoras, ser objeto de regulamentao especfica. Art. 2o. A Coordenadoria de Controle Ambiental (MA/CCA) ser responsvel pela recepo dos pedidos de Cadastro, digitalizao, confirmao, atestao dos dados informados e entrega do Certificado de Registro ao requerente, assim como pela emisso das certides, relatrios, ou cpias dos dados cadastrais conforme previstos no Art. 27 do Decreto n 26.912 de 2006 e pelo intercmbio previsto no item III da Clusula Terceira do Convnio celebrado em 08 de janeiro de 2007 entre o Governo do Estado e o Municpio do Rio de Janeiro objetivando a cooperao nas reas de Licenciamento Ambiental.

Art. 3o. O Cadastro Ambiental Municipal poder ser modificado ou incrementado por outras informaes a partir de Resoluo SMAC especfica para tal finalidade. Art. 4. O Certificado de Registro de que trata o Art. 23 do Decreto n 26.912 de 2006 ter numerao alfanumrica datada contnua e independente do ano, ser emitido pela MA/CCA a partir da impresso do formulrio constante do Anexo 1 em 3 vias (requerente, processo, arquivo), devidamente preenchido pelo requerente e aps a confirmao dos dados cadastrados pela confrontao destes com os documentos originais pertinentes, atestados pelo servidor responsvel pelo Cadastro no ato de autuao ou durante a instruo de processos administrativos destinados ao licenciamento ambiental na SMAC. Pargrafo nico. O Certificado de Registro no confere para a pessoa fsica ou jurdica cadastrada qualquer tipo de credenciamento para elaborao e/ou execuo de estudos, projetos, servios e outras atividades, no competindo SMAC atestar ou se responsabilizar pela conduta, competncia, idoneidade, probidade e integridade da pessoa fsica ou jurdica cadastrada, visto que o cadastramento se destina e ser realizado to somente para abertura e instruo dos processos administrativos do Licenciamento Ambiental Municipal. Art. 5. Para a emisso do Certificado de Registro o requerente dever apresentar: I Pessoa Fsica a Registro profissional original e cpia b Cadastro de Pessoa Fsica (CPF) original e cpia c Comprovante de pagamento da taxa de cadastro - original II Pessoa Jurdica a Cpia da Ata de constituio e da eleio da ltima diretoria, quando Sociedades Annimas ou Cpia do Contrato social registrado e ltima alterao, para Sociedades por Responsabilidade Limitada - cpia autenticada b Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica (CNPJ) cpia autenticada. c Registro no Conselho Profissional cpia autenticada. c Comprovante de pagamento da taxa de cadastro - original 1o. Esto dispensados do Cadastro Ambiental Municipal que trata esta Resoluo os rgos Pblicos e os servidores pblicos no exerccio de suas funes. 2o. As Pessoas Fsicas ou Jurdicas requerentes do Certificado de Registro so responsveis pelas informaes prestadas e esto sujeitas s sanes administrativas, civis e penais previstas em legislao vigente. Captulo II Autuao do processo administrativo para obteno das Licenas Ambientais Municipais. Art. 6. O requerimento das Licenas Ambientais Municipais se dar atravs da autuao de processo administrativo da SMAC, a partir do formulrio constante do Anexo IV do Decreto n 26.912 de 2006, complementado conforme Anexo 2 da presente Resoluo. 1. Os processos somente sero encaminhados para avaliao tcnica do impacto ambiental e emisso da Licena requerida, quando cabvel, aps o cumprimento de todas as exigncias preliminares, devidamente publicadas em Dirio Oficial, conforme Anexo 2.

2o. Os documentos, projetos e estudos ambientais necessrios ao incio do processo de licenciamento, correspondentes licena a ser requerida, sero conferidos pelo servidor responsvel pela autuao do processo administrativo atravs da confrontao dos dados e informaes fornecidas com os documentos originais apresentados. Art. 7. A SMAC poder exigir outros documentos, plantas, estudos e esclarecimentos adicionais, notadamente aqueles descritos no Art. 32 Decreto n 26.912 de 2006, dentre outros, quando considerados necessrios Avaliao dos Impactos Ambientais, conforme justificado e aprovado na instruo do processo administrativo e/ou definido em normas vigentes ou a serem editadas para tal finalidade. 1o. Todas as exigncias, preliminares e outras, formuladas pela SMAC em qualquer etapa do processo de licenciamento, decorrente da anlise de documentos, projetos e estudos apresentados, conforme previsto pelo Art. 19 do Decreto n 26.912 de 2006 sero participadas ao requerente atravs da publicao no Dirio Oficial do Municpio. Art. 8. Nos casos em que a SMAC, com base em Parecer Tcnico fundamentado, concluir que o impacto ambiental da atividade ou empreendimento para o qual se requere a Licena Ambiental Municipal no est restrito ao mbito local, o requerente ser notificado atravs de ofcio quanto aos procedimentos e providncias necessrias sua regularizao perante a SMAC. Captulo III Publicidade do Licenciamento Ambiental Municipal. Art. 9. O requerimento, a renovao, a concesso e o indeferimento da Licena Ambiental Municipal, dever ser publicado em jornal dirio de grande circulao no municpio do Rio de Janeiro e no Dirio Oficial do Municpio do Rio de Janeiro obedecendo ao disposto no Anexo 3. Pargrafo nico. A publicao a que se refere o caput deste artigo ser de responsabilidade e sob expensas do requerente da Licena Ambiental, que dever juntar cpia da referida publicao ao respectivo processo administrativo, no prazo mximo de 30 dias corridos subseqente a data do requerimento, da renovao, da concesso e do indeferimento da Licena Ambiental Municipal, conforme definido pela legislao vigente. Art. 10. A SMAC providenciar a edio de instrues, normas tcnicas, diretrizes e outros atos administrativos, a partir de instrumentos especficos, para a adequada implementao e funcionamento do Licenciamento Ambiental Municipal regulamentado pelo Decreto 26.912 de 21 de agosto de 2006. 1o Os casos omissos nesta Resoluo e at a edio dos demais instrumentos sero tratados atravs de deliberao da SMAC na prpria instruo dos processos administrativos com o requerimento das Licenas. Art. 11. Esta Resoluo entra em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio. Rio de Janeiro, 11 de janeiro de 2007.

ROSA FERNANDES Secretria Municipal de Meio Ambiente

Anexo 1 da Resoluo SMAC n 430 de 11de janeiro de 2007. Estabelece o modelo de Cadastro Ambiental Municipal. PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Secretaria Municipal de Meio Ambiente SMAC CADASTRO PESSOA FSICA/JURDICA N identificao alfanumrica e data de registro Nome do responsvel: Razo Social ou Denominao: Endereo p/ correspondncia: (Logradouro, Complemento, Bairro, Cidade, CEP etc) Telefones (fixo e celular) RG/rgo expedidor Ramo da atividade rgo/Conselho profissional e N de registro PESSOAL, PRODUTOS E SERVIOS (especificar quantidade e qualificao dos profissionais da empresa assim como reas de atuao, caso necessrio utilize o verso)
Carimbo ou Logotipo da Empresa

e-mail e pgina eletrnica CPF/CNPJ Insc. Mun.

Nestes termos, pede deferimento. Rio de Janeiro, _____ de ___________de ____ ______________________________ Assinatura do responsvel

OBSERVAES IMPORTANTES: 1- O presente Certificado de Registro no confere para a pessoa fsica ou jurdica cadastrada qualquer tipo de credenciamento para elaborao e/ou execuo de estudos, projetos, servios e outras atividades, no competindo a SMAC atestar ou se responsabilizar pela conduta, competncia, idoneidade, probidade e integridade da pessoa fsica ou jurdica cadastrada, visto que o cadastramento se destina e ser realizado to somente para abertura e instruo dos processos administrativos do Licenciamento Ambiental Municipal, conforme definido na Resoluo SMAC n 430 de 11 de janeiro de 2007. 2- O Presente Certificado de Registro tem validade de 4 anos. 3- Toda a revalidao e/ou anotao deve conter assinatura e carimbo do servidor responsvel. Data de registro: assinatura do servidor Data de revalidao: Anotaes no verso. (carimbo do responsvel pelo cadastramento , revalidaes e/ou anotaes)

Anexo 2 da Resoluo SMAC n 430 de 11de janeiro de 2007. PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Secretaria Municipal de Meio Ambiente SMAC REQUERIMENTO DE LICENA AMBIENTAL Obteno ou Renovao da Licena n Licena de Instalao (LI) Licena de Ampliao (LI) Para uso da SMAC (nmero do processo, data de autuao, carimbo e assinatura do servidor responsvel pela autuao).

Licena Prvia (LP) Licena de Operao (LO)

QUALIFICAO DO RESPONSVEL PELA LICENA REQUERIDA Responsvel CPF/CNPJ: (nome ou razo social que constar da Licena requerida) RG/rgoexpedidor Insc. Mun

Endereo p/ correspondncia: (Logradouro, Complemento, Bairro, Cidade, CEP etc) Telefone e-mail e pgina eletrnica

ATIVIDADE/EMPREENDIMENTO OBJETO DO REQUERIMENTO. ................................................................................................................................................. (incluir rea/extenso do imvel/atividade, anexar memorial descritivo) Endereo : Complemento: (incluir lote e PAL) Bairro n CEP

QUALIFICAO DOS RESPONSVEIS TCNICOS. .................................................................................................................................................. Responsvel pela Elaborao do Projeto e n de Registro no Cadastro SMAC .................................................................................................................................................. Responsvel pela Execuo/Operao do Projeto e n de Registro no Cadastro SMAC REPRESENTANTE LEGAL E CONTATO. Nome ou Razo Social: (nome ou razo social do procurador, se houver)

CPF/CNPJRG/rgo expedidor: Endereo p/ correspondncia: (Logradouro, Complemento, Bairro, Cidade, CEP etc) Telefone e-mail e pgina eletrnica Nestes termos, pede deferimento. Rio de Janeiro, ___ de _______de _____ _____________________________________ Assinatura do responsvel

Carimbo ou Logotipo da Empresa

Anexo 2 da Resoluo SMAC n 430 de 11de janeiro de 2007. (VERSO) Documentos para autuao de processo administrativo. I - Cpias autenticadas: a) Ata de constituio e da eleio da ltima diretoria, quando Sociedades Annimas ou do Contrato social registrado e ltima alterao, para Sociedades por Responsabilidade Limitada ou Ato de posse/nomeao do representante legal para outros casos, quando pertinente. b) Cadastro Nacional de Pessoa Fsica (CPF) ou Jurdica (CNPJ). c) Registro Geral (RG) ou Registro Profissional. d) Alvar de Licena para Estabelecimento, quando pertinente. e) Procurao com firma reconhecida e documentos (RG e CPF) do procurador. f) Inscrio Municipal. g) Licena Ambiental anterior, no caso de renovao. h) Certido de Informaes da Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU). i ) Registro Geral de Imveis (RGI). j ) Certido de Aforamento, de Cesso de Uso, quando for o caso. k ) Contrato de locao, comodato ou arrendamento, quando for o caso. II) Certificados de Registro na SMAC de todas as pessoas fsicas e/ou jurdicas sujeitas ao cadastramento SMAC e envolvidas no processo, com respectiva Anotao de Responsabilidade Tcnica ou equivalente (especificar quantidade de certificados juntados). III) Planta Cadastral demarcando a rea objeto da anlise. IV) Planta(s) de Situao grafando: a) Os limites da rea do projeto com a coordenada geogrfica em UTM de cada vrtice. b) Cotas e curvas de nvel, hachurando as reas com declividade maior que 45. c) Corpos hdricos existentes dentro ou no raio de 50 m dos limites da rea. d) Projeo das reas recobertas por vegetao herbcea, arbustiva e arbrea. e) Localizao de todas as rvores e vegetao no lote e na testada, numeradas seqencialmente e identificadas conforme regulamentao vigente. f) A projeo de todas as edificaes existentes e planejadas. g) A projeo da rea impermeabilizada indicando tipo de pavimentao. h) Vias de acesso e instalaes subterrneas, nas reas do projeto e nas reas pblicas lindeiras. i) Quadros quantificando as reas demarcadas, conforme itens anteriores. V) Planta(s) com cortes longitudinais e transversais grafando: a) O perfil atual e o projetado do terreno com as respectivas cotas. b) As edificaes, inclusive subterrneas, existentes e planejadas, com cotas. VI) Fotografias do local (no mnimo da testada da rea). VII) Declarao sobre o tipo de uso e ocupao anterior da rea. VIII) Documento comprobatrio de abastecimento e esgotamento. IX) Memorial descritivo do processo construtivo, fabril, de explotao, de operao, do pretendido, ou equivalente. OBSERVAO: O encaminhamento para anlise tcnica ser feito aps o cumprimento de exigncias preliminares publicadas em Dirio Oficial do Municpio, conforme Artigo 6 e a juntada da cpia da publicao de que trata o Artigo 9 da Resoluo SMAC 430/07.

Anexo 3 da Resoluo SMAC n 430 de 11de janeiro de 2007. MODELOS PARA PUBLICAO A MODELO PARA PUBLICAO DE REQUERIMENTO DE LICENA. REQUERIMENTO DE LICENA (NOME DA ATIVIDADE SIGLA) torna pblico que requereu Secretaria Municipal de Meio Ambiente SMAC, atravs do processo n (NMERO DO PROCESSO), a licena (MODALIDADE DA LICENA) para (ATIVIDADE E LOCAL). B MODELO PARA PUBLICAO DE CONCESSO DE LICENA. CONCESSO DE LICENA (NOME DA ATIVIDADE SIGLA) torna pblico que recebeu da Secretaria Municipal de Meio Ambiente SMAC, atravs do processo n (NMERO DO PROCESSO), a licena (MODALIDADE DA LICENA E N) com validade de (PRAZO DE VALIDADE) para (ATIVIDADE E LOCAL). C MODELO PARA PUBLICAO DE RENOVAO DE LICENA. RENOVAO DE LICENA (NOME DA ATIVIDADE SIGLA) torna pblico que requereu da Secretaria Municipal de Meio Ambiente SMAC, atravs do processo n (NMERO DO PROCESSO), a renovao de sua licena (MODALIDADE DA LICENA E N) para (ATIVIDADE E LOCAL). D MODELO PARA PUBLICAO DE CONCESSO DE RENOVAO DE LICENA. CONCESSO DE RENOVAO DE LICENA (NOME DA ATIVIDADE SIGLA) torna pblico que recebeu da Secretaria Municipal de Meio Ambiente SMAC, atravs do processo n (NMERO DO PROCESSO), a renovao da licena (MODALIDADE DA LICENA E N) com validade de (PRAZO DE VALIDADE) para (ATIVIDADE E LOCAL) em substituio a licena (MODALIDADE DA LICENA E N ANTERIOR). E MODELO PARA PUBLICAO DE INDEFERIMENTO DE LICENA. INDEFERIMENTO DE LICENA. (NOME DA ATIVIDADE SIGLA) torna pblico que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente SMAC, atravs do processo n (NMERO DO PROCESSO), indeferiu o requerimento da licena (MODALIDADE DA LICENA) para (ATIVIDADE E LOCAL).

Вам также может понравиться