Вы находитесь на странице: 1из 2

Uma Concepo Terica da Reproduo das Relaes Sociais Para situar o significado da profisso de Servio Social no processo de reproduo

das relaes sociais, faz-se necessrio, inicialmente, procurar apreender o movimento no qual e atravs do qual se engendram e se renovam as relaes sociais que peculiarizam a formao social capitalista. Buscar detectar no processo da vida social sua realidade substancial e as formas que reveste uma tarefa preliminar. este referencial terico que fornecer os subsdios para anlise do objeto de estudo. Trata-se, portanto, de um primeiro nvel de reflexo mais geral e de maior nvel de abstrao, para, em seguida, voltar profisso, captando-a na sua significao histrica.

1. A Produo Capitalista Produo e Reproduo das Relaes Sociais de Produo na vida em sociedade que ocorre a produo. A produo uma atividade social. Para produzir os meios de vida e de produo, os homens estabelecem determinados vnculos e relaes mtuas, dentro e por intermdio dos quais exercem uma ao transformadora da natureza, ou seja, realizam a produo. A produo do indivduo isolado uma abstrao. A relao entre os homens na produo e na troca de suas atividades varia de acordo com o nvel de desenvolvimento dos meios de produo. Tais relaes se estabelecem, portanto, em condies histricas determinadas, nas quais os elementos da produo articulam-se de forma especfica. Assim sendo, a produo social essencialmente histrica. Aqui, trata-se de uma produo social na sua especificidade: a produo capitalista. (...) as relaes sociais, de acordo com as quais os indivduos produzem, as relaes sociais de produo alteram-se, transformam-se com a modificao e o desenvolvimento dos meios materiais de produo, das foras produtivas. Em sua totalidade as relaes de produo formam o que se chama relaes sociais: a sociedade num determinado estgio de desenvolvimento histrico, uma sociedade com um carter distintivo particular (...) O Capital tambm uma relao social de produo. uma relao burguesa de produo, relao de produo da sociedade burguesa. O processo capitalista de produo expressa, portanto, uma maneira historicamente determinada de os homens produzirem e reproduzirem as condies materiais da existncia humana e as relaes sociais atravs das quais levam a efeito a produo. Neste processo se reproduzem, concomitantemente, as idias e representaes que expressam estas relaes e as condies materiais em que se produzem, encobrindo o antagonismo que as permeia. Assim, a produo social no trata de produo de objetos materiais, mas de relao social entre pessoas, entre classes sociais que personificam determinadas categorias econmicas. Na sociedade de se trata, o capital a relao social determinante que da a dinmica e a inteligibilidade de todo o processo da social.

Sendo o capital uma relao social, supe o outro termo da relao: o trabalho assalariado, do mesmo modo que este supe o capital. Capital e trabalho assalariado so uma unidade de diversos; O capital pressupe como parte de si mesmo o trabalho assalariado.

Capital no uma coisa material, mas uma determinada relao social de produo, correspondente a uma determinada formao histrica da sociedade, que toma corpo em uma coisa material e lhe infunde um carter social especfico. O capital a som dos meios materiais de produo produzidos. o conjuntos dos meios de produo convertidos em capital, que, em si, tem to pouco de capital como o ouro e a prata, como tais, de dinheiro. o conjunto dos meios de produo monopolizados por uma determinada parte da sociedade, os produtos e as condies de exerccio da fora de trabalho substantivados frente fora de trabalho viva e a que este antagonismo personifica como capital.

A reificao do capital, isto , sua identificao com coisa materiais (os meios de produo) tpica daqueles que no conseguem distinguir as formas em que as relaes se expressam destas mesmas relaes. O capital se expressa atravs de mercadorias (meios de produo e de vida) e do dinheiro. Estas formas que o representam so necessrias porque criadas e recreadas no movimento mesmo da produo. Tais formas exteriores so aparncias necessrias que fazem parte dos prprios fenmenos, atravs das quais se manifesta a substncia real dos mesmos. Ao mesmo tempo que as expressam, as encobrem, pois as relaes aparecem invertidas naquilo que realmente so: aparecem como relaes entre mercadorias, embora no sejam mais que expresses de relaes entre classes sociais antagnicas.

Вам также может понравиться