Вы находитесь на странице: 1из 87

0

Gentilezas
GRANDES CONQUISTAS

Pequenas

Jess Wesley & Michelle Damin


0

No Teu Esconderijo
Editora

Contatos: (19) 3457-4271 Ou (19) 8136-2466

www.comunidadecristavidanova.com

E-mail: prjessewesley@ig.com.br
Capa: Editora No Teu Esconderijo. Reviso: Pra. Michelle Ferreira Amaral Damin Fabiana Roberta Malpica 1. Edio brasileira foi publicada em 2006.

Apndice
Agradecimentos.................................................................. 3 Prefcio............................................................................... 4 1 Pequenas Gentilezas...................................................... 6 2 Amadurecendo Juntos.................................................. 16 3 Descubra as necessidades pessoais do seu cnjuge.. 26 4 O Elogio......................................................................... 41 5 Largue da barra da saia da Mame.............................. 54 6 Fale palavras Cordiais ao invs de exigncias............. 63 7 Suas Crticas no mudam o seu cnjuge..................... 72 8 O Segredo para um casamento Feliz.......................... 83

Agradecimentos
Eu gostaria de agradecer primeiramente a Deus pela sua graa e por sua presena em cada momento da execuo deste livro, sabendo que Ele foi minha inspirao a cada momento, a Ele a Glria, Honra e o Louvor, tambm a Ana Carolina e a Mariana, pelos queridos irmos da Comunidade Crist Vida Nova que nos apiam e tambm nos motivam.

AUTORES:

Pr. Jess Wesley Damin

&

Pra. Michelle F. Amaral Damin

Prefcio
3

Resolvi escrever este livro com o objetivo de ajudar pessoas que esto passando por algum tipo de problema na rea conjugal ou familiar, os quais de alguma maneira, tem tirado a alegria de um relacionamento saudvel e duradouro, no qual Deus planejou para o casamento. Tenho visto que muitas pessoas que so abenoadas pelo vinculo do casamento, mas infelizmente no tem vivido essa beno de forma plena e abundante como deveria ser. Este livro traz princpios claros e abrangentes sobre como viver de forma digna e sadia, mesmo em meio a uma sociedade conturbada e desgastada pela mentira maligna, de que o casamento uma instituio falida, pois somos todos os dias bombardiados em nossa mente por essas mensagens vinda diretas do inferno. Muitos acham normal que um casamento que foi programado por Deus e abenoado por ele possa viver em crise constante, mais esse no o padro de Deus para o seu casamento. Deus criou o casamento para poder fazer de voc uma pessoa completa e abenoada e no para ser um peso na sua vida.

Creio que at o final deste livro, voc poder repensar suas atitudes e seus conceitos para poder fazer de sua casa um pedacinho do cu. Que o Senhor possa te abenoar atravs da leitura deste livro.

Capitulo 1
Pequenas Gentilezas

Deus nos ensina atravs de suas demonstraes de afeto, muitas vezes nos pequenos detalhes, nas pequenas e sutis atitudes. Ele se preocupa conosco at mesmo nos pequenos
6

pedidos ou naqueles pequenos sonhos, Ele nos ama e cuida de ns, desde as grandes coisas at as nossas menores necessidades. Se Deus tivesse uma geladeira, sua fotografia estaria grudada ali, Se Ele tivesse uma carteira, guardaria a sua fotografia dentro dela. Ele lhe manda flores todas as primaveras e o brilho do sol todas as manhas. Sempre que voc tem vontade de falar, Ele ouve. Ele pode morar em qualquer lugar do universo, mas escolheu o seu corao. Que tal aquele presente de natal que Ele lhe deu em Belm? E aquela sexta-feira no Calvrio? Acredite, Ele loucamente apaixonado por voc. (Max Lucado) Se Deus demonstra o seu amor para conosco nos detalhes, ns tambm precisamos aprender esse segredo to importante em nosso relacionamento. Hoje em dia uma grande quantidade de casais tem vivido um casamento desbotado e sem alegria, um relacionamento medocre e de aparncias, onde um sobrevive perto do outro somente por convenincias. Talvez voc esteja vivendo um pesadelo matrimonial e familiar, os seus sonhos esto totalmente frustrados e a sua vida viver chorando, ou desejar dar um ponto final nessa situao.

Muitas vezes, passamos por cima de pequenos gestos de amor, achando que so inexpressivos no nosso relacionamento conjugal, mas no uma montanha que faz o homem tropear e sim uma pequena pedra no caminho. Voc por vrias vezes j pensou em desistir do seu casamento, ou mesmo achou que a separao seria a nica sada que voc teria para ser feliz. Saiba que isso uma iluso que o diabo coloca em sua vida, pois aquilo que voc no resolve, vai se repetir, at que voc possa encarar de frente os problemas e resolver de cara limpa as dificuldade que voc est passando. No adianta tomar o caminho mais fcil, necessrio enfrentar os gigantes e os montes que atravessam o seu caminho. Quando negligenciamos as pequenas coisas, o diabo tem uma porta aberta para destruir o nosso relacionamento conjugal. Aprendi com o tempo, que nada mais destrutivo ao relacionamento do que a indiferena, que adquirida muitas vezes, com o passar do tempo, nos acostumamos a uma estilo de vida familiar destrutivo, deixando pequenas coisas passar. Nos lembramos do aniversrio uns dos outros, mas nos esquecemos que a grande sacada no casamento, fazer com que dias que inicialmente nascem sem nenhuma expectativa, se tornarem dias inesquecveis, e momentos de grande emoo, atravs de pequenos detalhes, como por exemplo, colocar na porta da geladeira, quando voc sair de casa para trabalhar um recado de amor para o seu cnjuge,
8

ou comprar apenas uma rosa pra levar para sua esposa no final do dia. Observai igualmente os navios que sendo to grandes e batidos de rajadas de ventos por um pequenssimo leme, so dirigidos para onde queira o impulso do timoneiro (Tiago 3:4) Geralmente temos a tendncia de achar que as coisas pequenas, no alteram muito as nossas vidas, mais como um pequeno leme determina a direo de um grande navio, tambm existem pequenas coisas, que determinam o rumo em nossas vidas. Tambm como as pequenas gentilezas trazem uma grande abundncia de bno sobre o nosso casamento, da mesma forma as pequenas desavenas ou desleixos, podem trazer para o casamento destruio. Conheo casais que quase se separaram, porque um deles no fechava a pasta dental quando escovava os dentes, ou uma esposa que deixou o ambiente de sua casa insustentvel, porque nunca usava a palavra obrigado ou por favor, quando seu marido fazia algo para ela. Parece que estas coisas so pequenas, que at passam desapercebidas, mas posso te garantir que o acmulo de pequenos problemas, pode gerar um problema enorme e machucaduras terrveis.
9

10

Quando estamos saudveis e no estamos machucados, pode no doer, mas quando existem hematomas no casamento, devido anos de indiferena ou longos momentos de falta de educao um com o outro, pequenas atitudes ou palavras, podem gerar uma discusso ou at mesmo agresses verbais ou at mesmo agresses fsicas. Particularmente creio que algum que agride a esposa fisicamente, no conhece a Deus, pois alm de ser um crime, o fruto de algum desequilibrado e com um mal carter. Muitas famlias tem vivido de pura aparncia, a maioria das pessoas que voc conhece pode at achar que voc esta vivendo bem, mas na verdade, a sua casa parece um tmulo onde seus sonhos morreram por causa dos problemas de relacionamento, que voc est passando. Quando foi a ultima vez que voc levou a sua esposa para passear no cinema, ou levou flores para ela em um dia normal, qual foi o ltimo elogio que voc fez para ela ou o ltimo presente inesperado que ela ganhou de voc? Passamos por cima de coisas tais como, deixar de dizer o quanto o almoo estava gostoso, achando que no tem problema, pois a nossa esposa sabe que apreciamos aquilo que ela faz, mas importante dizer sempre o quanto voc aprecia a comidinha feita com tanto amor pra voc. Pequenos gestos de carinho produzem grande satisfao no corao das pessoas.
10

11

Muitas esposas no conseguem controlar a sua lngua ou seus impulsos carnais, e dessa maneira, esto fazendo da sua casa um lugar pesado, sua casa se tornou um lugar onde no h paz. Ou qual foi a ultima vez que voc fez para o seu esposo um almoo especial, ou um jantar luz de velas, fez uma massagem relaxante naquele dia estressante que ele passou, ou quando foi a ultima vez voc levou caf da manh na cama? incrvel ver como hoje em dia, tantos casais esto passando por problemas srios e quantos casamentos tem sido destrudos por causa do egosmo e da falta de arrependimento, em todas as situaes que tive que aconselhar, nunca vi em nenhuma situao que uma das partes tinha cem por cento de acerto diante das crises, sempre vejo que dos dois lados existem erros, e situaes a serem mudadas, mas para isso necessrio as pessoas desejarem verdadeiramente uma mudana. Quando algum o dono ou na dona da verdade e no abre mo de que tambm erra, fica muito difcil o acerto, pois o orgulho o pior dos vcios no casamento. Sempre procuro fazer coisas que possam surpreender a minha esposa, quando passamos por algum lugar onde tenha alguma bela flor, eu a pego e entrego pra ela, no custa nada, mas o resultado maravilhoso, pois esses pequenos gestos de afeto, fazem do relacionamento um lugar de beno, um manancial de felicidade.
11

12

Quando passamos por cima das coisas pequenas no casamento, destrumos com isso a leveza, o romantismo e no custa nada, no di uma palavra de carinho, um elogio, uma atitude de c arinho entre outras coisas, aprenda a fazer isso. Um pastor estava muito atarefado em seu escritrio preparando o sermo do domingo seguinte. Ao esticar o brao para pegar um livro na estante, ele lembrou-se de que o havia deixado no pavimento inferior da casa. Sua filha pequena estava brincando no quarto, e ele a chamou. Ela veio correndo, ansiosa e alegre s em pensar que o papai estava necessitando de sua ajuda. A menina desceu a escada com ar de felicidade no rosto, retornando alguns momentos depois com um livro, que, ao olhar de relance, o pai viu que no era o que ele havia pedido. Assim mesmo, ele pegou o livro e o colocou em cima da mesa. Em seguida, olhou para o rosto ansioso da filha e sorriu. Puxando-a para perto de si, ele a beijou e disse: - Obrigado, querida. Depois que ela voltou a brincar, feliz e satisfeita, ele desceu a escada em silncio e foi buscar o livro de que necessitada. Acho que eu gostaria de ouvir os sermes daquele homem. (O Sermo do Papai - Autor Desconhecido). Eu sempre digo que o amor como uma flor delicada, que precisa ser regada todos os dias, porque se no ela pode morrer, ela at sobrevive por algum tempo sem ser regada, mas se voc demorar muito para cuidar dela, voc pode ser
12

13

surpreendido e depois no adianta chorar, porque voc vai colher aquilo que voc plantou. Nada neste mundo compensa o fracasso dentro do lar, nem todo o dinheiro do mundo vale o seu relacionamento conjugal. D valor a essas coisinhas importantes. Quando acordo procuro dizer para minha esposa o quanto ela especial para mim, dar um abrao e dizer que a amo e que ela est cada dia mais linda, ainda mais que no dia anterior. Temos visto atravs do convvio com casais, tratando com conflitos, que sempre os problemas que geram crises, na maioria das vezes, no comeam como grandes problemas, mas com pequenas coisas, que vo se acumulando e se tornam grandes, e at mesmo podendo chegar a causar a separao do casal que se ama, mais por causa de tantos desentendimentos, o ambiente fica to pesado que fica insustentvel o casamento. Nunca deixe de falar que ama o seu cnjuge, pois mesmo que pra voc isso no tenha valor, saiba que de fundamental importncia, declarar o seu amor, em dias que o amor segundo o mundo, se compra atravs de interesses comerciais ou financeiros, mas quando se ama de verdade at mesmo o tempo nos auxilia, mesmo que o tempo passe o amor vai amadurecendo e melhorando e o casamento se torna um lugar de aconchego e de paz, onde sabemos que podemos descansar e recuperar as nossas foras para as lutas do dia-a- dia.
13

14

Vamos ver mais alguns passos para restaurar estas coisinhas no seu relacionamento conjugal:

Capitulo 2
14

15

Amadurecendo Juntos no Sentimento verdadeiro do Amor

O verdadeiro amor bem diferente da paixo carnal, pois o verdadeiro amor no quer somente ser servido, ele est mais interessado na felicidade do outro e o seu foco est em servir e no em ser servido. Ouvi certa vez algum dizer, que se voc quer ser feliz no seu casamento ento entre nele com o objetivo de fazer o outro feliz.

15

16

A pessoa que est simplesmente apaixonada, quer ser servida; Ela sempre ter o foco em pedir e exigir, ela dir sempre: - Faz isso para mim ou faz aquilo por mim. - Voc tem que pensar em mim. - Voc tem que viver pra mim, etc O amor possessivo uma caracterstica da paixo carnal, mas o amor gape pergunta: - O que eu posso fazer por voc? - Em que posso ajudar? Aquele que apenas tem uma paixo carnal e momentnea, cobra amor, exige ser servido, no divide a pessoa amada com ningum, nem mesmo com Deus, tem cimes at mesmo da sombra, pois a paixo como grande monte de palhas, que voc joga fogo e causa aquele fogaru. A maior declarao de amor que algum pode fazer, dizer para a pessoa amada que ela est em segundo lugar na sua vida, e que existe algum que mais importante do que ela, Deus. Quando amamos mais a Deus do que nossa esposa, esposo ou filhos, estamos declarando que o amor que sentimos por eles fruto do processo de transformao em nosso corao. Foge tambm das paixes da mocidade, segue a justia, a f, o amor e a paz (II Tim. 2:22).

16

17

Segundo especialistas a paixo tem hora para se apagar, mas o amor tem com o tempo um grande aliado. Quanto mais o tempo passa, mais o amor se desenvolve, mas a paixo carnal, com o tempo se definha, se acaba. Conheo casais que passam dias e at semanas sem olhar um para o outro ou mesmo sem trocar uma s palavra, e isso pecado, fruto de algum egocntrico, Deus criou o casamento com o objetivo de ser beno e no peso. Existem casais que abenoam as pessoas na igreja, oram por elas, pregam ou fazem coisas boas para as pessoas na igreja as abenoando, mas no conseguem abenoar a sua prpria famlia, no oram com a sua esposa e filhos, no tem uma atitude de servir ou de honrar aqueles que Deus colocou como tesouro de suas vidas, que a sua famlia, mas para as pessoas na igreja elas do o seu melhor, sempre esto dispostos a dar carona para os amigos, mas quando a sua esposa pede para lev-la a algum lugar, ou para o salo de beleza, faz com um semblante amarrado e sem vontade, batendo a porta do carro e sem dar ao menos uma palavra de estimulo. O amor vem crescendo gradativamente, quanto mais o tempo passa, mais o sentimento cresce. uma doao de vida para o outro. (Joo 3:16). Lembro de quando fui pedir minha esposa em casamento, eu fiz uma poesia pra ela, me preparei com antecedncia e pensei em cada detalhe, queria faz-la sentir-se a mulher
17

18

mais amada do mundo, ento a levei pra jantar num restaurante, e no final do jantar eu disse pra ela o quanto a amava, e que queria fazer algo que demonstrasse o meu amor por ela, fiquei em p, diante de todas as pessoas daquele lugar e pedi um minuto da ateno de todos, e ento li a poesia para ela e depois diante daquele pblico que ficou atnito, fiz o pedido de casamento, e claro que ela aceitou imediatamente, quando eu olhei para as mesas do restaurante, havia vrios casais, algumas pessoas chorando em ver aquilo, pois as pessoas no esto acostumadas em ver demonstraes de amor em pblico, tenho certeza que aquele dia marcou a minha vida e a vida da minha esposa. Mais isso no pode faltar mesmo depois do casamento, sempre quando posso nas minhas pregaes, paro e olho dentro dos olhos dela e fao a minha declarao de amor. to bom poder dizer o que eu sinto por ela, que realmente preciosa para mim, sabe depois que ns casamos o amor que eu sinto por ela mudou muito, pois hoje eu a amo muito mais do que naquele dia que fiz aquela declarao de amor, e cada dia a amo mais e mais. Existe hoje em dia a cultura do prncipe encantado, que vem num cavalo branco buscar a princesa, essa histria uma grande mentira do inferno, e isso fez muito mal para as pessoas, levando-as uma viso que existe um casamento perfeito, isso impossvel, pois no existe nenhuma pessoa perfeita, conseqentemente segundo essa premissa, no existe casamento perfeito, existe sim um casamento feliz e abenoado por Deus.
18

19

No espere que as pessoas nunca iro errar com voc, pois voc no pode afirmar que tambm nunca ir errar com as elas. O casamento como um prdio, ao ser construdo ele passa por vrias etapas, at que possamos juntos construir um lindo e maravilhoso relacionamento, regado pelo amor de Jesus em nossas vidas. Sou grato a Deus pelo meu relacionamento com minha esposa, j passamos juntos por muitos momentos difceis, que parecia que no amos agentar, mais juntos ns nos apoiamos um no outro e isso somente nos fortaleceu. Tentamos por mais de cinco anos ter um filho porque era uma promessa de Deus para nossas vidas, mas um dos momentos difceis que passamos foi quando ela engravidou e depois de um ms e meio de gestao, ela perdeu nosso filho. Deus sabe o que faz, mas foi um momento difcil em nossa vida, choramos muito e agradecemos a Deus mesmo no entendendo aquele momento to difcil. Use de momentos difceis em seu relacionamento para fortalecer as bases, pois o casal que est disposto a construir juntos um relacionamento, ser feliz, e isso no uma conquista apenas de um, atravs de anos de lutas e de batalhas que conquistamos coisas duradouras, e isso faz do relacionamento mais firme e duradouro, e mesmo que venham as lutas, voc no vai estar sozinho ou sozinha,
19

20

porque Deus colocou ao seu lado, algum para se apoiar e caminhar em f e esperana. Geralmente a nossa tendncia, diante das adversidades descontar no outro aquilo que tem nos frustrado, mas essa atitude precisa ser revista, no hora de acusaes ou mesmo cobranas hora de companheirismo e de ajuda mtua, precisamos aprender a no descontar nossos problemas um no outro. Nos momentos difceis em nosso casamento, aprendemos a depender de Deus. Certa vez havia acabado todos nossos recursos e a nossa dispensa j no tinha nada, ento comecei a ficar nervoso, pois mesmo sendo fiel a Deus, Ele queria me ensinar a depender mais dele, no falamos pra ningum daquela situao que estvamos passando, e minha esposa me abraou e me confortou o corao e me disse pra ficar tranqilo, pois Deus nunca tinha nos deixado passar fome, mais eu particularmente no via sada, ela me disse: Vamos orar e pedir a Deus pois ele sempre nos honrou; oramos e entregamos aquela situao nas mos de Deus, meia hora depois, algum apertou a campainha de casa, e disse que algum que no se identificou estava mandando uma compra para um ms inteiro, com carne, produtos de limpeza, produtos de higiene pessoal, enfim tudo que estvamos necessitando, pois Deus fiel quando colocamos nossa confiana nele, e paramos de ficar criticando ou murmurando pelos cantos ou mesmo descontando nossas frustraes uns nos outros. Aprendemos naquela situao que diante de adversidades Deus nos usa na vida um do outro, quando seu cnjuge no tiver f, pegue na mo dele e o ajude a ver o mundo espiritual
20

21

e como casal, vocs tem autoridade de mudar aquilo que esto vendo, mesmo que aparentemente vocs no vejam sada, saibam que a f remove montanhas e quando junto com o seu cnjuge voc concorda com a beno em sua vida, o mundo espiritual ativado e vocs vero muitos milagres. Deus nunca nos prometeu que quando entregamos nossas vidas a Ele seria um mar de rosas, mas prometeu que passaramos aflies, mas quando temos um ao outro num relacionamento de casamento, necessrio cumplicidade e harmonia, concordncia com a bno de Deus em nossas vidas. Use das adversidades para crescer em intimidade com sua esposa, e voc esposa use dos momentos difceis para ser sustentao para o seu marido, no entre em desespero, pois isso demonstra falta de f, e sem f voc nunca ver os milagres de Deus em sua vida e na vida da sua famlia. Quantas vezes eu tive que usar de f e de esperana diante de situaes difceis, a nossa tendncia descontar um no outro diante de situaes de presso, mas isso uma atitude no inteligente, quantos maridos agridem verbalmente suas esposas, quando o patro no deu o aumento que ele tanto esperava, ou esposas que porque esto nervosas ou irritadas por causa do choro ou problemas com filhos d escontam em seus maridos suas crises.

21

22

Essas situaes so oportunidades para se unir mais ainda, de orar juntos e de concordar com as promessas de Deus, na vida da sua famlia. Lembro-me de uma situao muito difcil que passei com minha querida esposa, foi na semana que ela fazia aniversrio, tivemos um contratempo financeiro e eu estava sem dinheiro para poder dar uma simples lembrana para ela, a minha vontade era dar um livro que ela queria muito, fiquei muito chateado e falei com ela, lembro-me que a abracei e chorando disse pra ela que no tinha dinheiro para poder dar nada naquela data to especial, para ns, ela com um sorriso no rosto me abraou e me amparou, descansei em Deus e no dia do aniversrio dela, recebi uma oferta de uma pessoa que Deus havia tocado o corao, no valor exato do livro que eu queria dar para ela, foi quando comprei o presente e ainda sobrou dinheiro, isso o resultado de confiar em Deus e de no ceder a tentao de murmurar por causa das adversidades. A vida conjugal no feita apenas de momentos de alegria e de prazer, tambm feita de momentos difceis e de muitas adversidades, ento aprenda a usar dessas situaes para que seu casamento seja solidificado, como um jardim regado plantado pelo Senhor. O amor gape estar apaixonado pela sua esposa ou pelo seu esposo permanentemente, sem desejar fazer trocas, fazer o bem sem esperar algo em troca, gostar de estar perto pelo simples fato de se sentir amparado um pelo outro,
22

23

sentir necessidade de um olhar que demonstre afeto, mesmo que em meio s lutas sabermos que no estamos sozinhos e que no vamos abandonar o barco por nada, o seu casamento o lugar que Deus ir fazer grandes milagres.

Captulo 3
Descubra as necessidades pessoais do seu
23

24

cnjuge para poder supri-las.

Faa aos outros aquilo que voc gostaria que os outros fizessem por voc. Preste ateno nos pequenos detalhes que alegram o seu cnjuge, e d nfase a esta atitude no seu dia-a-dia. Descubra o que o seu cnjuge gosta, o que mais lhe agrada, o que o faz feliz, o que faz os seus olhos brilharem. Isso pode mudar o seu casamento, pois quando servimos um ao outro, semeamos sobre nossas vidas uma semente de beno, e muitos milagres podem comear a acontecer em seu casamento atravs de pequenas atitudes, mesmo que pequenas ou sutis, elas determinam muitas coisas sobre o seu relacionamento, e quando voc deixa de exigir que te sirvam e comea a servir, voc est dando um grande passo para a felicidade do seu casamento.
24

25

Como casal precisamos servir ao nosso cnjuge em amor e dar-lhe motivo de satisfao. O evangelho recheado de atitudes que Jesus teve com pessoas que no mereciam a sua ateno, e mesmo assim tiveram de Jesus uma atitude amorosa e de servio. Logo depois do trmino da segunda Guerra Mundial, a Europa comeou a ajuntar os cacos que restaram. Grande parte da Inglaterra fora destruda e encontrava-se em runas. Talvez o lado mais triste da guerra tenha sido assistir s criancinhas rfs morrendo de fome nas ruas das cidades devastadas. Certa manh muito fria de Londres, um soldado estava retornando ao acampamento. Quando ele virou a esquina dirigindo um jipe, avistou um menino com o nariz pressionado contra o vidro de uma confeitaria. L dentro, o confeiteiro sovava a massa para uma fornada de rosquinhas. Faminto e com os olhos arregalados, o menino observava todos os movimentos do confeiteiro. O soldado parou o jipe junto ao meio-fio, desceu, e caminhou em silncio at o local onde o menino se encontrava. Atravs do vidro embaado pela fumaa, ele viu aquelas rosquinhas quentes e de dar gua na boca sendo retiradas do forno. O menino salivou e deu um leve gemido quando o confeiteiro as colocou no balco de vidro com todo o cuidado. Em p, ao lado do menino, o soldado comoveu-se diante daquele rfo desconhecido. - Filho... voc gostaria de comer algumas rosquinhas? O menino assustou-se. - Ah, sim... eu gostaria!
25

26

O soldado entrou na confeitaria e comprou uma dzia de rosquinhas; colocou-as dentro de um saco de papel e dirigiuse ao local onde o menino se encontrava sob a neblina gelada da manh de Londres. Ele sorriu, entregou-lhe as rosquinhas, e disse simplesmente: - Aqui esto. Quando o soldado se virou para se afastar, sentiu um puxo em sua farda. Ele olhou para traz e ouviu o menino perguntar baixinho: - Moo... voc Deus? (Voc Deus Charles Swindoll) Aprenda a dar pequenos presentes, a fazer declaraes de amor ao sair de casa para o trabalho, a dar pequenos beijos durante o dia, a dizer eu te amo pelo menos cinco vezes ao dia, ao elogiar a comida e no comer sem dizer uma nica palavra, essa uma grande oportunidade para elogiar sua esposa, ao dar um abrao no seu esposo e dizer que vai ficar orando para que o seu dia seja bom, etc. Se o grande segredo do sucesso de um casamento est nos pequenos detalhes, ento voc precisa descobrir que detalhes so esses que fazem toda a diferena no seu relacionamento conjugal. O grande problema num casamento passar por cima de coisas que para ns no parecem importantes, mais que para o outro algo fundamental.

26

27

Voc j procurou prestar mais ateno quilo que seu cnjuge gosta de fazer ou de ouvir ou mesmo onde ele gosta de passear. A nossa tendncia com o tempo, ficarmos desligados quanto as necessidades do nosso cnjuge, isso muito ruim pois desgasta o relacionamento levando-o a uma monotonia em todas as reas. V com sua famlia para um Shopping, ou pegue um final de semana e os leve para almoar fora, sei que cansativo ficar olhando vitrine, mas se para sua esposa bom, porque no fazer algo que a deixe satisfeita, isso no precisa ser todos os dias, mais de fundamental importncia que seja sempre. Quando priorizamos a nossa prpria vida e nos esquecemos que temos uma famlia para cuidar e proteger, deixamos expostos grandes problemas como por exemplo, a falta de comunicao pois o idioma que falamos o rancr e a amargura pelos anos de discusses que tem tornado o seu relacionamento insustentvel. Outra rea extremamente importante no casamento a vida sexual do casal, o diabo sujo e quando voc deixa de lado coisas que so importantes para o seu casamento, como por exemplo essa rea, as vezes dando desculpas ou criando impedimentos, isso vai gerar uma grande brecha em seu casamento. Quem criou o sexo no foi o diabo, quem criou o sexo foi Deus, para a procriao e tambm para dar prazer ao homem e a mulher, incrvel ver como antes do casamento, no
27

28

namoro e no noivado, as pessoas tem grandes problemas para se controlar na sua vida sexual, depois que se casam, parece que tudo fica muito mais frio e at mesmo montono, isso um erro grave, pois a vida sexual uma grande beno de Deus para o casamento. Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias de tua vida fugaz, os quais Deus te deu debaixo do sol, porque esta a tua poro nesta vida pelo trabalho com que te afadigas debaixo do sol.(Ecles. 9:9). Quem criou o sexo foi Deus, para o casamento, para termos prazer, e ter prazer com o nosso cnjuge no pecado, pois, o plano de Deus para o casamento. A vida sexual do casal para seu prazer, e no somente para gerar filhos. ddiva de Deus e tem a sua beno. ... viu que Isaque acariciava Rebeca, sua mulher (Gen. 26:8). Este texto fala de uma intimidade que deve ser cultivada entre o marido e a mulher. Existe na Bblia um livro inteiro falando sobre o relacionamento entre homem e mulher, o livro de Cantares de Salomo. Satisfazer ao seu cnjuge uma ordem no casamento, e a Bblia no relata nada contra o prazer sexual no casamento.

28

29

Infelizmente muitos cristos hoje em dia, esto vivendo uma vida medocre no quesito vida sexual do casal, onde vivem incompletos e infelizes. Muitas mulheres que se dizem espirituais, tem deixado de agradar a Deus quando inventam vrios motivos para no darem a seus maridos todo o prazer e satisfao sexual nessa rea. A Bblia chama a relao sexual de dever, o que no deve roubar o romantismo, mas enfatizar a responsabilidade de cada cnjuge. O marido pague a mulher o que lhe devido, e da mesma sorte a mulher ao marido (I Cor. 7:3). Muitos maridos por sua vez tambm tem se assemelhado a animais irracionais nesta rea, se satisfazem e nem se preocupam com o prazer de suas esposas. Maridos que tratam mal suas esposas durante o dia e depois chegam noite, e acham que sua esposa apenas um objeto de satisfao pessoal, isso pecado e quem se porta desta forma, provavelmente no conhece a Deus. Deve haver uma intensidade sexual na vida do casal, que muito mais do que a procriao. Isso requer investimento na aparncia, nas vestimentas, ir pra cama bem vestido, cheiroso e limpo. Tenha criatividade para amar, a rotina tira o interesse do casal no sexo.
29

30

Crie um ambiente apropriado, faa daquele dia desde o incio, uma preparao para que quando o casal estiver junto, isso seja um complemento, para que o momento de intimidade, seja ainda mais pleno. No adianta passar o dia dando coices, e querer que noite seja maravilhoso o seu relacionamento sexual. Existe uma vida amorosa de deleite para o cristo no casamento. Seja bendito o teu manancial e alegra-te com a mulher da tua mocidade. Como cora amorosa, e gazela graciosa, saciem-te os seus seios em todo tempo, e pelo seu amor sejas sempre cativado (Prov. 5:18-19). A intimidade fsica entre o casal faz parte do plano de Deus, e deve ser vivida intensamente no lar cristo. A vida sexual do cristo deve ser vivida para satisfazer o cnjuge e no apenas para sua prpria satisfao. Alguns maridos precisam ser despertados para a realidade de que, o ato sexual no comea noite na cama, mas o sexo comea de manh, quando voc acorda e fala para sua esposa o quanto ela ainda mexe com voc nesta rea, como ela atraente e como voc deseja estar com ela. Quando voc sair para trabalhar, tambm d um abrao bem forte nela, dessa forma voc estar semeando sobre a sua vida sexual, para que mais tarde, voc possa gozar das beno de Deus sobre essa rea em sua vida conjugal.

30

31

Voc esposa tambm precisa contribuir, quando seu marido chegar do trabalho, espere-o com um bom perfume, arrumada, com um sorriso nos lbios e no cheirando cebola e alho, porque aja amor pra agentar esse cheiro!!! Jogue fora aquela camiseta furada da ultima eleio, que voc usa pra dormir que mais parece um pano de cho de to velha e coloque uma roupa que chame a ateno de seu esposo, pra ele voc pode usar uma mini-saia, uma miniblusa e outras coisas que voc deseje, claro que voc no vai usar isso pra todo mundo ver, mas para seu esposo voc precisa estar apresentvel e linda. Jogue fora da sua vida a religiosidade morta, faa do seu casamento um ninho de amor, porque esse foi o objetivo de Deus em te dar uma esposa ou um esposo no seu casamento. O sexo no , nem nunca foi somente para a procriao, ele foi feito por Deus para a sua satisfao e de seu cnjuge. No se prive da vida sexual, um no deve negar-se ao outro. (I Cor. 7:5). Em uma pesquisa recente sobre o relacionamento sexual entre casais cristos, temos uma alarmante concluso: que 90% dos casais so infelizes ou incompletos na rea sexual. Esta uma rea onde h muita negligncia na comunicao entre o casal.
31

32

Quero dar uma sugesto para que voc e seu cnjuge possam conversar sobre esta rea do casamento. Diga para o seu cnjuge o que voc no gosta, e aquilo que voc gosta, quais so seus sonhos nesta rea, e o mais difcil, aquilo que ele pode mudar para melhorar. Converse, exponha aquilo que voc acha que deve ser feito ou mudado, diga as suas vontades e negocie com seu cnjuge sobre esta questo, o nosso papel no casamento satisfazer um ao outro, e por isso descubra como voc pode fazer isso, cada dia melhor. Cuidado se voc tem passando muito tempo sem ter relacionamento sexual com seu cnjuge, isso algo muito srio e que pode ter conseqncias drsticas, gerando grandes problemas, pois demonstra que existe uma deficincia nesta rea em sua vida, e que o relacionamento no est saudvel. Para ser prtico e saber como voc est nesta rea, pelo menos em relao quantidade, a mdia brasileira de atividade sexual entre casais casados de duas a trs relaes sexuais por semana. Agora, isto no garante a qualidade do relacionamento sexual, a qualidade deve ser sempre acompanhada de muito dilogo, e uma comunicao sincera entre o casal. Nunca minta, pois isso s ir depor contra voc, por exemplo, quando uma mulher dissimula que teve orgasmo quando na verdade no teve, fazendo isso s para agradar seu esposo ou por outros motivos, est primeiramente se enganado e
32

33

sendo mentirosa, pois essa uma atitude pecaminosa, se voc no consegue chegar ao orgasmo, o melhor caminho ser verdadeira pois o marido precisa saber que precisa melhorar com voc, quando voc mente nesta rea, fingindo o orgasmo, estar no s mentindo para si e para seu cnjuge, como tambm estar deixando de dar ao seu cnjuge, uma oportunidade de melhorar, de se dedicar mais, se aperfeioar, enfim, melhorar neste quesito. Existem algumas situaes onde necessria interveno mdica ou psicolgica e isso no deve ser vergonhoso, pois nos casos de ejaculao precoce ou frigidez feminina, devese pedir a orientao necessria de especialistas. Quem criou o prazer no casamento foi Deus, mas o diabo quer us-lo como uma munio poderosa, para destruir os casamentos, em geral, oferecendo opes mais prazerosas ou melhor dizendo mentirosas, pois o Diabo o Pai da mentira. Prazer significa: Satisfao A felicidade no casamento depende muito da satisfao que ele produz na vida sexual do casal. A vida sexual no casamento, deve ser uma aventura, quando deixa de ser, entramos no perigoso caminho da rotina que geralmente nos leva ao descontentamento. O diabo tem usado desse artifcio para dissiminar seu veneno atravs de: pensamentos impuros, masturbao e adultrio que tem seu incio na mente, nos pensamentos.
33

34

importante uma conversa entre os cnjuges sobre a vida sexual, e de que forma podemos melhor-la, identificando aquilo que gostamos e no gostamos. Fale dos seus sonhos nesta rea e como voc sente falta, por exemplo da qualidade nas relaes sexuais ou das carcias pr e ps-relao, seja transparente com seu cnjuge. Fale como voc mais gosta ou gostaria que fosse, sem mentiras e enganos. Fale sempre, quanto mais os cnjuges conversarem, melhores sero os resultados. Essa uma rea difcil, pois existem paradigmas errados, pois falamos muito pouco sobre esse assunto no casamento. de extrema importncia falar o que se pensa, pois, se ficamos quietos deixamos de ser abenoados. O silncio tem sido na maioria das vezes, uma arma do diabo contra o casal, por isso, se voc estiver insatisfeito nesta rea, no deixe de falar abertamente, mas cuidado com a maneira como voc ir falar sobre este assunto, pois delicado e sensvel, pea ao Senhor que te d sabedoria para iniciar esta conversa, ela deve ser feita num tom calmo, sem acusaes nem grosserias, no aponte os defeitos e erros, mostre a soluo, sugira as melhoras, assim voc estar apontando as reas a serem melhoradas, de forma tranqila, e no agressiva, estar resolvendo um problema srio de forma leve, mas se isso for feito diferente disso, voc estar
34

35

iniciando um novo problema que ir gerar uma grande crise no casamento. Expresse pelo seu cnjuge na intimidade, o seu amor, isso alimenta a relao. Nunca deixe nada escondido no seu corao, coisas que voc no tem coragem de falar, pea ao Senhor foras para vencer estas situaes. Essa rea no casamento de fundamental importncia, pois sem ela no existe um casamento feliz, claro que o casamento no , nem deve ser apenas o relacionamento sexual, mais ele fundamental para um relacionamento feliz de um casal. Eu gostaria de te motivar tambm a tratar com o seu exterior. No sabeis vs que sois o templo de Deus e que o Esprito de Deus habita em vs? Se algum destruir o templo de Deus, Deus o destruir, porque o templo de Deus que sois vs, santo (I Cor. 3:16-17). importante tambm relacionamento sexual. salientar o fator fsico no

Cuidado com o corpo: O desleixo com seu prprio corpo prejudicial ao relacionamento sexual. Somos templos do Esprito Santo, por isso devemos cuidar bem do nosso corpo e tambm com da higiene pessoal, estar bem perfumado, limpo, fazer a barba, passar perfume, etc.
35

36

Cuidado com aparncia: Se vestir bem na hora de dormir, estar bem apresentado, bem penteado, etc. Voc pode melhorar sua vida sexual, s depende de voc, depende de uma deciso pessoal, mas importante saber que existe um preo a ser pago, no de graa, um espao a ser conquistado junto com seu cnjuge. Essa rea essencial para um casamento feliz e necessria sinceridade e coragem para poder resolver os problemas sexuais do casal.

Captulo 4
36

37

O Elogio Fundamental para o Equilbrio no Relacionamento

Muitas vezes nos sentimos desvalorizados por no sermos elogiados, mas importante saber que quando elogiamos nosso cnjuge, independente que ele nos elogie, estamos plantando uma semente que brotar e certamente colheremos o fruto destas palavras posteriormente. Faa voc primeiro o elogio, tome a iniciativa.

37

38

A ansiedade no corao do homem o abate, mas a boa palavra o alegra (Prov. 12:25). Quando voc elogia, voc est profetizando beno sobre a vida do seu cnjuge, interessante notar o quanto as pessoas gostam de ser elogiadas, o elogio traz um sentimento de valorizao, pois reafirma a pessoa elogiada, porm algo que precisa ser aprimorado em nossas vidas, pois muitas pessoas tem dificuldade em elogiar os outros e principalmente seu cnjuge seus filhos ou mesmo pessoas que convivem com ela. Alguns tem a necessidade de serem elogiadas, mais que outras pessoas, o elogio para elas como um combustvel que alimenta o relacionamento. O poder de um Elogio: Susan estava com sua amiga Eliane numa lanchonete, quando de repente sua amiga chamou a gerente daquele lugar. O chamado sbito a surpreendeu. A gerente se aproximou de nossa mesa alguns minutos depois. - Em que posso ser til? Ela perguntou hesitante, como se estivesse esperando mais uma reclamao de uma cliente zangada. - Eu s queria lhe contar que a garonete que nos atendeu hoje foi excelente. Eliane comeou a dizer, descrevendo, em seguida, as vrias coisas que a atendente havia feito e que tanto a impressionaram.
38

39

Evidentemente, a gerente ficou aliviada e encantada. O mesmo aconteceu com a garonete, que estava em p, ao lado da mesa. Ns quatro rimos e conversamos por alguns minutos. Eliane havia transformado em sucesso o dia de duas mulheres esforadas... e fez com que ficasse gravada em minha mente uma impresso indelvel do poder de um elogio. Quando pensamos em nossas palavras, fcil nos concentrar nas pessoas que gostaramos de censurar. Felizmente, existem certas frases que quase sempre tem momento certo de ser proferidas, palavras que transmitem amor e incentivo. Aqui esto algumas delas: - Seu trabalho foi excelente - Posso orar por voc neste momento? - Como voc realmente est? - Suas palavras me ajudaram. - Eu estava errado - Obrigado, por fazer isto por mim. - Eu ofendi voc? - Em que posso ser til? - Conte-me sobre como foi o seu dia? - Por favor, perdoe-me. - Eu ainda o amo. - Estou orgulhoso de voc. - Senti sua falta. - Estou muito feliz por voc.

39

40

Em resumo existem palavras que voc gostaria de ouvir, tenha certeza de que elas tambm servem para encorajar os outros. (Palavras de Incentivo Susan Maycinik) Elogie faa disso um estilo de vida, diga dos pequenos detalhes, da cama arrumada, do perfume que seu cnjuge passou, da roupa passada, do seu cabelo penteado, de sua roupa, de como ele sabe cozinhar, tocar algum instrumento, jogar futebol, arrumar a casa, cuidar dos filhos, sempre haver situaes que possam ser elogiadas s prestar mais ateno a esses pequenos detalhes. Por causa da bondade de Deus, Ele me deu um esposo que tem este dom, elogiar com muita facilidade, tudo e sempre, o que pra mim um presente de Deus, pois tenho esta linguagem de amor, e pra mim ser elogiada um grande combustvel, se fico um tempo sem ser elogiada parece que falta algo, sou destas que tem esta necessidade mais que outros, mas devido a isto, procuro sempre elogiar, pois se para mim o elogio algo importante, creio que tambm para os outros, mesmo que talvez em propores menores. Tenho certeza que no te faltar motivos para elogiar, s prestar mais ateno em coisas que passam em branco, como por exemplo quando a casa est limpa e arrumada um bom motivo para se valorizar o esforo de sua esposa ou quando seu esposo arruma alguma coisa que estava quebrada em sua casa.
40

41

Sempre procuro ressaltar o quanto ela fica mais linda a cada dia mais, sempre elogio a sua roupa nova ou quando ela corta o cabelo, quando ela se veste para sairmos juntos, no deixamos com que a monotonia dos anos que vo se passando no casamento, roube de ns esse tempero to importante no casamento. Voc pode estar pensando agora, que seu cnjuge nunca vai aprender a te valorizar porque nunca fez isto, mas o primeiro passo para voc poder comear a experimentar esse principio em seu casamento voc tomar a iniciativa de valorizar seu cnjuge primeiro, independente se ele vai ou no te elogiar logo em seguida ou valorizar essa sua iniciativa. Tenha pacincia e espere, pois o que semeamos, certamente colheremos, mesmo que leve um tempo entre a semeadura e a colheita. O poder de uma palavra de afirmao na vida de seu cnjuge poderosa, esse tipo de palavra tem o poder de mudar a sua vida, pois no s no casamento que isto acontece, pois quando voc elogia algum, voc est de certa forma salientando nesta pessoa, alguma coisa que ela fez de bom ou alguma faceta de sua personalidade que a faz especial. Grandes mudanas vo realmente existir, quando a mudana comear em voc, se voc mudar e comear a fazer do elogio uma arma contra a amargura, o rancr ou qualquer tipo de atitude ou sentimento ruim que possa querer roubar de voc a felicidade.
41

42

Se voc tiver coragem de mudar suas palavras, e fazer com que sua boca abenoe sempre, isto ser uma mudana em toda a sua vida, pare de ver os defeitos e passe a prestar mais ateno nas coisas boas que as pessoas fazem pra voc, isto certamente far com que voc mude o foco da sua vida toda, e comece a experimentar uma vida nova que vai te dar uma nova expectativa em relao a toda a sua vida. Sua boca um canal de beno e tenho certeza que Deus est mudando agora os seus pensamentos, te dando um novo estilo de vida, onde sua boca ser usada para profetizar sobre todos aqueles que esto perto de voc, esta mudana precisa comear em sua casa, com a sua famlia. Quantas vezes voc deixou de elogiar, e deixou de notou as pequenas coisas ou pequenos detalhes, que geralmente passam despercebidos no dia-a- dia. Elogie sempre, no custa nada e nem di, s faz bem e mesmo que voc no tenha facilidade, pois como escovar os dentes, precisa se tornar um hbito, no comeo talvez voc tenha alguma dificuldade mas com o tempo, se tornar algo natural. Renove a sua mente e o seu corao, comece prestando ateno nas pessoas e em seus pontos fortes, olhe com os olhos de quem quer motivar, o elogio tem o poder de ganhar grandes amigos, todo mundo quer estar perto de quem lhes faz bem, se voc no tem amigos, talvez seja porque voc tem sido amargo demais com a vida e com voc mesmo, isso faz mal para voc e para todos aqueles que esto perto tambm.
42

43

O diabo sabe que quando voc comea a semear essa semente de beno, voc ter grandes conquistas em sua vida, porque colher amizade, amor, gratido entre outras coisas maravilhosas, por isso ele trabalha para que voc no consiga usar a sua boca de forma agradvel, ele ir fazer com que voc tenha dificuldade em fazer um elogio, ir colocar a vergonha e a timidez como desculpas para que voc no consiga viver esta verdade em sua vida. O melhor lugar para se comear a treinar e viver uma vida proftica de abenoar sempre, no seu lar. Minha filha Ana Carolina sempre foi muito inteligente, ela sempre tirou notas timas na escola, sempre procuro elogia-la porque sei que essas palavras so importantes para ela, todos os dias digo pra ela o quanto ela linda, quando jogamos xadrez juntos digo o quanto difcil ganhar dela porque ela uma tima jogadora, so pequenos detalhes mas que tem feito muito bem a ela, pois ela tem crescido sabendo que algum especial para mim e para Deus, e certamente quando ela for uma mocinha, no ter que procurar em outras pessoas ou rapazes, os elogios que eu como pai no os fiz, claro que minha motivao elogi-la por que merece tais elogios, e porque sei que extremamente importante para a sua auto-estima, mas meu papel como pai, e tambm como marido, elogiar, aprender a valorizar o que Deus colocou em minhas mos para eu cuidar, pois esta responsabilidade Deus confiou a mim.
43

44

Quantas vezes voc elogiou seus filhos esta semana? Se no elogiou tenho certeza que no foi porque no tinha motivos, pois sempre teremos motivos para elogiar s olhar com mais ateno. Voc elogiou a seu cnjuge hoje? Posso te dar uma dica, pelo menos uma vez por dia, elogie o seu cnjuge, isso far um grande bem ao seu casamento. O poder do elogio no nosso cotidiano tremendo, ele pode mudar o nosso futuro e nossas expectativas, porque quando voc decide viver nesta nova dimenso, mudando at mesmo a sua tendncia pessoal, voc com certeza ver tudo ao seu redor mudar, porque o maior problema geralmente somos ns mesmo, temos o poder de mudar at mesmo a adversidade atravs deste novo estilo de vida, voltado para abenoar e reconhecer aquilo que as pessoas tem de melhor. Um jornalista foi fazer documentrio com as pessoas mais sucedidas de uma certa rea profissional, e comeou entrevistando a segundo melhor empresrio daquela rea, esse empreendedor de sucesso, disse tudo o que ele tinha feito, as coisas que ele havia construdo, o jornalista gostou muito dessa conversa, ele sentiu que estava falando com a pessoa mais importante do mundo, mas faltava falar com empreendedor mais bem sucedido ainda do que aquele homem, e foi o que fez, quando ele comeou a conversa que durou horas, aquele jornalista entendeu porque o maior empreendedor era considerado um homem diferenciado, pois quando ele terminou a entrevista, o jornalista disse a seguinte
44

45

frase: - Conversando com este homem ele me fez sentir a pessoa mais importante do mundo. O poder de fazermos os outros se sentirem importantes faz toda a diferena em qualquer lugar que estivermos, pois o elogio tem o poder de mudar tudo que est ao nosso derredor, experimente isto em sua vida, no deixe essa arma poderosa que Deus colocou em sua mo para abenoar a sua famlia, seus amigos, seus liderados enfim, todas as pessoas que voc tem contato, enferrujar por falta de uso. Um elogio pode abrir portas na sua vida de coisas que esto amarradas, porque voc tem deixado a sua carne te controlar, a sua carne no vai querer reconhecer os outros, porque para a sua carne a pessoa mais importante do universo voc, mas quando estamos cheios do Esprito Santo de Deus, somos cheios da graa de Deus e do amor de Deus que nos leva a sermos abenoadores para esta gerao. Um vendedor chegou num dos melhores clientes dele certo da venda, a sala de espera estava cheia de outros vendedores que entravam na sala do dono daquela empresa e saiam minutos depois todos com o semblante cado e desanimados, passavam pela sala e diziam para os que ainda estavam por l que a coisa estava feia, ele seria o ultimo a ser atendido naquele dia, quando ele foi chamado, deu at um frio na barriga, mas quando chegou na sala do dono, ele nem esperou aquele homem falar primeiro, ele logo foi falando, que quando passou pela fabrica enquanto esperava para ser atendido, percebeu que haviam moveis novos, lanamentos
45

46

de produtos e disse aquele homem sisudo e mal humorado, seus mveis esto cada dia mais maravilhosos, gostei demais daquele guarda roupas novo, aquele homem quase que instantaneamente abriu um sorriso e disse, fui e quem tive u aquela idia, e comeou a falar de como tinha desenhado aqueles moveis e de como sentia orgulho por eles, passaram horas conversando e foram almoar juntos, o dono da empresa estava entusiasmado por algum ter notado e elogiado os seus produtos, no final da conversa, o dono da empresa perguntou o que mesmo ele desejava aquele dia e o vendedor ento mostrou os seus produtos e fez naquele dia a maior venda da sua vida. Podemos mudar muitas coisas quando fazemos com que as pessoas se sintam importantes e reconhecidas naquilo que importante para elas. Voc vai ver a sua casa mudar quando valorizar a sua esposa e seus filhos, ver que o ambiente mesmo que esteja pesado, depois de palavras de reconhecimento pode sair de um deserto seco e obscuro para um manancial de guas vivas. Isso no depende dos outros, depende de voc e de sua deciso em tomar a iniciativa no poder do Esprito Santo e a recompensa certa. A boca daquele que tem Jesus em seu corao precisa estar cheio de palavras de vida e no sentenas de morte dos sonhos dos outros, pare de deixar a sua carne mandar em
46

47

sua boca, a sua boca um instrumento de Deus para abenoar os seus familiares, deixe o Senhor usa-la para reverter at mesmo as situaes mais difceis. Quero salientar que talvez voc no ter vontade de elogiar, ser no principio uma luta contra voc mesmo, mas que se voc persistir ter xito, sua vida mudar e sua famlia nunca mais ser a mesma. Pare de reclamar que voc no reconhecido, jogando nas costas dos outros a culpa da falta de reconhecimento ou da apatia em relao a tudo que voc faz, e comece a fazer voc, tomar a responsabilidade de fazer do seu lar um lugar de beno e de satisfao emocional , fsica e espiritual. Muitas pessoas querem conquistar as coisas sem nenhum esforo, cobram dos outros que faam as coisas que elas necessitam ou sentem que precisam receber dos outros. Mais hoje voc precisa rever os seus conceitos, e deva tomar uma deciso de caminhar sem dar mais desculpas pelas suas frustraes, voc no depende dos outros para comear a fazer o bem, e semear em seu casamento a beno de Deus atravs de pequenas palavras de nimo e de afirmao. partir de hoje, decida usar desta arma to importante para a sade de sua famlia que o elogio.

47

48

Captulo 5
Largue da barra da saia da Mame!

Se existe algo que corri o casamento, a tenso entre voc e a famlia do seu cnjuge, existem
48

49

vrias piadas sobre as sogras, graas a Deus a minha sogra um beno e dou glria a Deus pela vida dela. Mais existem casos onde isso chega a destruir casamentos que tinham tudo para dar certo. Pare de criticar os defeitos dos parentes do seu cnjuge, pois isso desgasta o casamento, afinal so pessoas que seu cnjuge ama, e por mais que eles sejam repreensveis nas suas atitudes e tenham defeitos, no critique, seja solidrio com o seu cnjuge e o ajude a orar pelos seus parentes. A sua atitude os condenar. Quem controla as suas palavras sbio, e quem mantm a calma mostra que inteligente, at um tolo pode passar por sbio e inteligente se ficar calado (Prov. 17:27-28). Existem momentos na vida que precisamos ficar calados, pois nossas palavras se tornam muitas vezes, venenosas e traioeiras, quando falamos de pessoas que so amadas pelo nosso cnjuge, precisamos ter o cuidado para no sermos duros demais, essas pessoas por mais erros que tenham, so pessoas especiais para nosso cnjuge, por isso devemos relevar, e no desconsiderarmos este fato.

49

50

Por outro lado, a intromisso dos parentes no casamento extremamente prejudicial ao casal, uma invaso de privacidade. Quando houver problemas, no corra para a casa da mame, pois a sua famlia agora o seu cnjuge. Por isso deixa o homem pai e me e se une a mulher tornando-se os dois uma s carne (Gen. 2:24). partir do casamento temos que aprender a cortar o cordo umbilical com a nossa famlia, precisamos sair da barra da saia da mame, voc precisa crescer e alcanar a independncia, voc no mais um menininho mimado ou uma menininha mimada, voc agora tem um lar para cuidar e responsabilidades a serem cumpridas. Um homem e uma mulher de verdade, precisam proteger o seu relacionamento conjugal, seu cnjuge mais importante do que sua mame ou seu pai, ncleo familiar aps o casamento passou a ser seu cnjuge, pois nos tornamos um com ele, e o nosso compromisso passou a ser com ele. Voc no foi criado para depender a sua vida inteira dos outros, especialmente de pai e me. O casamento justamente para que voc deixe d ser um e dependente para ser um provedor, voc precisa aprender que ter que suprir novas necessidades, isso no significa que
50

51

voc deva abandonar sua famlia antiga, mas ter sabedoria para no inverter as prioridades, muitas pessoas confundem este principio, elas ficam divididas entre o cnjuge e pai e me, e isso pode gerar crises muito grandes no relacionamento do casal. Sua responsabilidade agora cuidar primeiramente do seu cnjuge e seus filhos, sem deixar de dar ateno a seus parentes, mais no se esquea que em primeiro lugar vem o marido ou a esposa e depois os filhos e somente depois, vem seus familiares. Muitas sogras tambm tem culpa nisso, quero falar isto com todo amor do mundo, algumas sogras e at sogros, infelizmente acham que seus filhos continuam sendo aquelas crianas desprotegidas e que precisam de ajuda sempre, pare com isso, pare de bancar a mulher maravilha ou o super homem que salva todo mundo, de pensar que s voc sabe o que seu filhinho ou filhinha precisa, pare de se meter na vida dos seus filhos, pois isso no os ajuda, pelo contrrio, nem muito menos o seu papel, com todo respeito, fique no seu lugar, aprenda a se calar, nem sempre os seus palpites vo ajudar, seu filho ou filha precisa aprender a viver a sua prpria vida, assumir suas novas responsabilidades, por isso no interfira naquilo que deve ser beno na vida de seus filhos, fazendo com que eles quebrem um princpio da Palavra de Deus. A super-proteo no faz bem a ningum, quando eu era criana, aprendi a andar d bicicleta caindo, lembro-me de e uma vez, eu quis fazer bonito para meus amiguinhos, estava aprendendo ainda a andar de bicicleta sem as famosas
51

52

rodinhas de segurana, enchi o peito e dei uma carona para uma menina que era vizinha da minha casa, mesmo sem saber andar sozinho, a primeira pedalada foi tima, depois de algumas pedaladas meio desequilibrado, porque no havia dominado ainda a tcnica para andar de bicicleta, tomei o maior tombo da minha vida, fui com a cara no cho e passei uma vergonha na frente de um monte de garotos, prontos para fazer de mim a maior piada do ano. Fui para casa acabado e chorando, cheio de hematomas pelo corpo, mais no desisti e continuei tentando at que aprendi, mais sei que os tombos sempre nos ensinam muito, se no fossem por eles no aprenderamos nunca, se meu pai ficasse a vida inteira me segurando para andar de bicicleta, nunca aprenderia a andar sozinho. Pare de viver pendurado nas pessoas, aprenda a andar sozinho, pare de depender dos outros para tudo na sua vida, mame e papai agora precisam curtir seus netinhos, e no cuidar os marmanjos crescidos. Existem tambm esposas displicentes, que fazem de suas mes um cabide de reclamaes sobre seus esposos, isso inaceitvel porque depois de um acerto ou conversa, ela fica bem com seu esposo, mas sua me fica com aquela raiz de amargura contra seu genro, porque ela no sabe que ela j entrou em acordo com seu marido, os dois se acertam, e fica aquele clima horrvel com a sogra. Os seus problemas precisam ser acertados debaixo de seu teto, e se vocs no conseguirem sozinhos, devem procurar
52

53

aconselhamento pastoral especifico ou amigos que sejam modelo de beno nos seus casamentos, porque eles tem algo a acrescentar, mas no procure a sua famlia, porque isso pode causar uma indisposio terrvel contra o seu cnjuge, deixe de levar problemas para seus pais, voc deve j deve ter dado bastante no decorrer da sua vida, agora chega, comece a levar alegria e boas notcias a seus pais. Algo que no fao criticar os familiares da minha esposa, posso at falar sobre problemas mas nunca de forma critica. Quero deixar uma sugesto pra voc: pare de fazer de seu cnjuge um poo de reclamaes, e comece a no dar muita importncia aos dissabores que os familiares de ambos tem feito, vivam a vida de vocs, no coloque mais lenha na fogueira, afinal, as suas palavras so de grande valor para seu cnjuge, se as pessoas querem viver falando de voc desconsidere, olhe para frente, no deixe que a amargura inunda a sua vida, isso s ira fazer mal para voc e para seu lar. Um ponto muito complexo, quando a famlia tenta se intrometer na vida do casal, nestes casos preciso tomar uma posio, e no deixar que seu cnjuge se desgaste com seus parentes, pois voc os conhece melhor e sabe como lidar com eles, voc quem deve tratar com eles as coisas, e se posicionar, pois isso uma proteo para vocs, poupe seu cnjuge de constrangimentos e desgastes. Quantos problemas no seriam evitados se aprendssemos a dar importncia e proteo aos nossos cnjuges.
53

54

Isso no significa que podemos desprezar os parentes do nosso cnjuge, at porque isso pecado, mas precisamos aprender a coloc-los no lugar certo em nossas vidas, pois os nossos pais no tem mais a funo de interferir e manipular e controlar nossa vida. Se voc tem problemas de rancr com os familiares de seu cnjuge, voc precisa rever esta posio, liberar e perdoar em seu corao essa pessoas, por pior que tenha sido o mal que elas tenham causado vocs, e caminhar olhando para frente, para as coisas que esto adiante de vocs. Pare de discutir por causa dos familiares de vocs, comece a falar de coisas mais produtivas, se voc tem dificuldade de relacionamento com certos familiares de seu cnjuge, no fale deles, no os critique, no coloque esse tipo de conversa como tpico na vida familiar, fale de outros assuntos, converse de coisas mais sadias, deixe que essas pessoas sejam tocadas pelo Esprito Santo e sejam transformadas por Deus, no a sua reclamao ao seu cnjuge que vai mudar essas pessoas, somente vai causar um tenso desnecessria entre vocs, pois se trata de pessoas queridas para o seu cnjuge. Seja sbio, pois at mesmo um tolo quando se cala se passa por sbio, saiba se calar na hora certa, saiba dominar a sua lngua e os seus impulsos carnais. A sua irritao ou a raiva no mudaro a situao, ore pelas pessoas que te magoaram, interceda pela pessoas que te humilharam algum dia, faa como Jos do Egito, mesmo
54

55

tendo sido vendido, humilhado, no usou da lembrana dessa situao para pagar mal por mal aos seus irmos. Quando estamos em Cristo, nossas atitudes precisam ser diferentes daqueles que no o conhecem, abenoe sempre ao invs de usar das murmuraes e de reclamaes, profetize a beno de Deus e perdoe sempre, pois esse o nico caminho para a felicidade conjugal. Abra mo da sua vontade de resolver os problemas atravs da sua prpria fora e do seu prprio jeito e descanse nos braos de Deus. Ele quem luta por ns, a nossa parte confiar e deixar que Deus seja o nosso General de guerra. Converse com seu cnjuge e diga que voc quer viver em paz , que ele ou ela a prioridade em sua vida, a beno que Deus lhe deu para viverem em paz e em concordncia.

55

56

Captulo 6
Fale palavras cordiais ao invs de queixas e exigncias

Muitas vezes no relacionamento conjugal, perdemos nosso tempo com o negativismo do diaa-dia em nosso lar, criticamos os filhos,
56

57

reclamamos do fogo, nos irritamos com a TV alta, gritamos com o cachorro, ressaltamos apenas os defeitos um do outro, falamos dos problemas financeiros e deixamos de apreciar a leveza de um simples beijo, um carinho descontrado ou uma palavra de encorajamento, deixamos de desfrutar dos momentos gostosos do casamento. A palavra certa na hora certa como um desenho de ouro feito em cima da prata (Bblia na linguagem de hoje Prov. 25:11). Nunca deixe de pedir por favor ou dizer muito obrigado, pois esses pequenos gestos de cortesia fazem uma considervel diferena no casamento. Nunca perca esse hbito de dizer: muito obrigado, quando seu cnjuge fizer alguma coisa pra voc, isso ir valorizar cada atitude dele, todos ns gostamos de nos sentir valorizados e de fazermos as coisas para aqueles que sabem ser agradecidos. No deixe passar em branco um por favor, quando voc precisar de alguma coisa, pois sua esposa no sua empregada particular, ser rude uma caracterstica de pessoas medocres e sem a presena do Esprito Santo em suas vidas. Pare de mandar seu esposo ou sua esposa: - Pegue isto ou segure aquilo... - Faa isto agora... - Voc no faz nada certo mesmo...
57

58

Seja mais cordial, mais educado, mais humano, pea com carinho, no faa da sua boca uma faca que corta e destroa o corao do seu cnjuge, faa de seus lbios um manancial de beno na vida das pessoas que esto ao seu redor. Existem muitos homens e mulheres que exercem em seus empregos, funes de chefia ou gerncia, e que quando chegam em suas casas, acham que os membros de sua famlia tambm so seus funcionrios, se voc fizer isso, ir destruir a sua famlia e ir causar muitas feridas na vida de seus filhos principalmente, que s vezes s queriam um abrao, ao invs de uma ordem de tirar 10 em todas as matrias na escola. Como bonito vermos pessoas educadas com suas famlias, andando pela rua com respeito um pelo outro, sem palavras duras ou gritos, sem ter com que se envergonhar. H algum tempo um homem castigou a sua filhinha de trs anos porque ela gastou um rolo inteiro de papel dourado, usado para embrulhar presentes. O dinheiro estava curto, e ele ficou furioso quando a menina tentou enfeitar uma caixa para colocar debaixo da rvore de Natal. Na manh seguinte, a menina entregou um presente ao pai, dizendo: - para voc, papai. Ele se arrependeu de ter reagido de maneira intempestiva, mas sua raiva explodiu novamente ao constatar que a caixa estava vazia, e gritou com a filha: - Voc no sabe que quando a gente d um presente a algum deve colocar alguma coisa dentro da caixa?
58

59

A menina olhou para o pai, com lgrimas nos olhos, e disse: - Ah! Papai, a caixa no est vazia. Eu soprei beijinhos dentro dela. A caixa esta cheia de amor. Beijinhos de amor pra voc, papai. O Pai sentiu-se desprezvel. Passou os braos ao redor da filha e lhe pediu perdo. Esse homem guarda essa caixa at hoje, ao lado de sua cama, e todas as vezes que ele se sente desanimado ele retira um beijinho imaginrio da caixa e se lembra do amor que sua filhinha colocou ali dentro. (Presente de Amor - James Dobson) Sabe porque seus filhos muitas vezes se rebelam contra voc atravs de palavras e at mesmo em atitudes? Talvez porque nunca viram voc e seu cnjuge trocarem palavras doces perto deles, sempre viram vocs discutindo e brigando, da aprenderam bem com vocs como usar das palavras para machucar um ao outro. No deixe de falar Eu te amo nunca na sua vida conjugal, porque isso uma declarao fundamental de renovao da aliana no casamento, no deixe de dar pequenos beijos durante o dia no seu cnjuge isso vai enriquecer a vida conjugal de vocs, isso carinho e no aceite o padro do mundo no seu casamento que diz que com o tempo voc perde o romantismo, isso uma grande mentira, faa do tempo o seu aliado, continue sempre abrindo a porta do carro para sua esposa, fazendo pequenas declaraes de amor em
59

60

pblico, essas coisas to lindas que iro fazer toda a diferena no seu dia-a-dia como famlia e casal. Voc pode dizer que tem vergonha de falar algo ou fazer alguma coisa assim para seu cnjuge, mas tenha vergonha de viver aqum do ideal na sua vida conjugal, tenha vergonha de ter um casamento frio e montono, mas nunca tenha vergonha de ser carinhoso com o seu cnjuge, romntico e amoroso. A sua famlia um presente de Deus para que voc cuide com toda a delicadeza, como quem cuida de uma bela e sensvel flor, no deixe que o tempo roube de vocs a beleza do amor gape, muitos dizem que tem Jesus em seus coraes mas no conseguem nem amar as pessoas que esto ao seu redor, quanto mais a Deus que no se v. Experimente uma vida de amor, alegria e paz como Jesus nos prometeu, mas para isso necessrio uma mudana substancial em sua vida, comece agora mesmo, ligue para o seu cnjuge e diga pra ele que voc o ama e que ele especial para voc. Fale hoje ainda para os seus filhos que eles so um presente de Deus e que voc os ama muito e sempre estar ao lado deles. Todas as vezes que for pedir alguma coisa para o seu cnjuge ou filhos, lembre-se das palavrinhas mgicas que nunca podem ser esquecidas: - Por Favor... - Obrigado...
60

61

Quando algum fizer alguma coisa pra voc no deixe de agradecer, nunca deixe passar isso pois a ingratido desgasta o relacionamento, trazendo muito rancr e amargura. Seja agradecido por tudo, saiba reconhecer o que Deus e as pessoas fazem por voc. Voc pode pensar, mas so coisas to pequenas, ser mesmo que isso vai fazer diferena na vida da minha famlia? Quero te assegurar que sim, so nos pequenos detalhes que tropeamos, e isso faz toda a diferena, no s na nossa famlia, mas onde trabalhamos tambm, onde fazemos algum lazer e at mesmo na igreja. Lembro-me de um rapaz que era um timo jogador de futebol, eu era um adolescente com meus quatorze anos, e fui em um acampamento de carnaval, estava acostumado e brigar todas as vezes que ia jogar futebol com meus colegas, sempre queria ganhar a qualquer custo, mas algo me chamou ateno naquele rapaz que eu nem me lembro o nome, ele era o melhor jogador do time, jogava muito, era sempre ele quem fazia as melhores jogadas, mais quando algum errava ele sempre motivava os outros jogadores, quando trombava com os jogadores do outro time sempre se preocupava se no tinham se machucado, quando eu errei uma jogada de gol, ele bateu na minha costa e me falou que tudo bem, porque eu havia feito o melhor, sabe eu no me lembro do que foi falado naquele acampamento, mas esse rapaz marcou a minha vida, ele no era o ministro e nem o pastor que ministrou naquele retiro mas falou atravs das suas atitudes, eu sempre orei
61

62

para ser como aquele rapaz que sem palavras marcou um perodo da minha vida, e tenho certeza de todas as pessoas que estavam naquele lugar. Quando somos pessoas carinhosas ficamos mais parecidos com Jesus, oro todos os dias para que eu possa tratar a minha esposa como Jesus a trataria, a palavra de Deus nos diz que ns maridos precisamos amar nossas esposas como Cristo amou a igreja, e isso algo muito srio, quero aprender a cada dia trat-la como uma filha do Rei dos reis, pois eu sei que isso agrada a Deus. Esse um dos segredos de um casamento feliz, fazer da sua casa um lugar de paz e alegria, e isso s possvel quando desejamos ser parecidos com Jesus, em nossas atitudes. Ser homem de verdade no conceito bblico ser algum com o corao cheio do amor de Deus, que no est a tarefado demais para colocar sua famlia em ltimo lugar nas prioridades da sua vida. Matthew Henry um famoso comentarista da Bblia. Certo dia ele foi assaltado e naquela noite, fez a seguinte anotao em seu dirio: - Estou agradecido, primeiro, porque nunca fui roubado antes; segundo, porque, apesar de terem levado minha carteira, eles no me tiraram a vida; terceiro porque, apesar de terem levado tudo, no perdi muita coisa, e quarto, porque fui roubado, no fui eu que roubei.
62

63

No desconte os teus problemas do dia-a-dia em seu cnjuge, as presses do trabalho no precisam entrar em sua casa, as decepes e frustraes devem ficar pra fora da porta de entrada da sua casa, saiba tirar dos problemas e das adversidades motivos para agradecer a Deus, louvando ao Senhor sempre, independente das circunstncias. No deixe que o padro vergonhoso do mundo ou a correria de um dia desgastante, entre em sua casa, antes faa de seu lar e da sua famlia um lugar de amor e carinho.

Captulo 7
Abandone a expectativa de mudar
63

64

o seu cnjuge atravs das suas crticas

Deus nos ensina que somente atravs do amor Ele mudou a histria da humanidade, ningum consegue ser perfeito e seu cnjuge no diferente, ore a Deus pedindo discernimento para poder atravs do amor motivar o seu cnjuge a uma mudana. O amor verdadeiro regado pela pacincia. (I Cor. 13:4).

64

65

A esposa do Pastor Billy Grant, um dos maiores pregadores do sculo passado, estava pregando a um grupo de mulheres e disse: - Mulheres, o seu dever no mudar o seu marido, este um trabalho de Deus, o seu trabalho somente am-lo diariamente. A critica que estamos falando neste captulo, aquela que no leva a nada, no uma conversa para melhorar, mais so aquelas reclamaes sem fim ou murmuraes. Mesmo que tenhamos motivos, a forma negativa como fazemos uma critica certamente determina o sucesso das nossas reclamaes. Transfira a sua tendncia em ser critico ou sua perspiccia em ver os defeitos dos outros, numa vontade em interceder por essas pessoas. Seu cnjuge pode estar cansado de ouvir as suas ladainhas ou suas reclamaes constantes, esse tipo de critica, certamente no vai te levar a conquistar nenhuma vitria em seu relacionamento. Muitas esposas acham que com reclamaes sem fim ou, o que elas chamam de discutir a relao, gritos e descontrole emocional, vo conquistar alguma coisa numa relao que necessita de cura, onde na verdade o que realmente essencial a presena de Deus.
65

66

Acho interessante que existam pessoas capazes de ver o erro na vida dos outros, e isso no as leve a orar, conheo pessoas capazes de achar pequenos erros no cnjuge, nos filhos, em igrejas e ministrios mais no so capazes de orar e interceder pelos defeitos que tanto os incomodam na v ida dos outros, creio que se voc tem este dom, para que voc venha interceder por essas pessoas e por essas dificuldades. Certo homem dirigia o seu carro tranqilamente, por uma rua da cidade, quando vinha ao seu encontro um carro no sentido contrrio. O carro comeou a dar luz alta, ele ento j irritado logo mandou de volta a luz e ainda se preparou para falar um monte de palavras, nem um pouco cordiais para aquele outro carro. Quando o outro carro chegou mais perto, havia uma mulher no volante que abriu a janela e s deu tempo de falar uma palavra: - Burro.... Ele sem esperar mais nem um segundo comeou a falar alto, chamando aquela mulher de muitos atributos terrveis, saiu cantando o pneu e todo orgulhoso, por ter devolvido na mesma moeda se sentindo o mximo, pois no tinha levado esse desaforo pra casa. Quando ele virou a rua, bateu de frente com um burro que estava solto na pista. Muitas vezes falamos e criticamos sem pensar, sem ter a responsabilidade do peso das palavras que proferimos, machucamos aqueles que esto prximos de ns por sermos
66

67

precipitados, quando deixamos de ouvir ao nosso cnjuge, filhos e at mesmo amigos. Pare de criticar o seu cnjuge ou as pessoas que esto perto de voc e comece a orar por eles, voc no vai mudar ningum criticando, voc s muda uma situao atravs da orao. Gostaria de ver aquelas pessoas que tem facilidade em criticar, tendo a mesma facilidade para orar, pois seno perde-se o objetivo do senso critico. Se voc tem esse dom, com certeza ter tambm o da intercesso, pois uma sensibilidade apurada e se no for usada para entrar na presena de Deus em orao, seu uso ser totalmente destrutivo. Voc no conseguir mudar ningum ressaltando os defeitos dessa pessoa, isso somente far voc perder a alegria da vida e se tornar uma pessoa amarga, perdendo tambm os seus verdadeiros amigos, pois voc s conseguir ter do seu lado um bando de ladres de sonhos como voc mesmo , quando critica os outros destruindo muitas vezes a alegria e o prazer da sua famlia. Deixe de ser algum amargo, pronto a fazer da sua boca um lugar de morte e de tristeza um verdadeiro tmulo, quantas vezes voc tem dito a sua esposa e seus filhos de seus defeitos, ressaltado aquilo que deixaram de fazer,
67

68

reclamaes sem fim, isso no ir mudar muita coisa em sua vida, muito menos na vida de sua famlia. A critica na maioria das vezes desmotivadora, destri, entristece, dentro de tantas outras coisas negativas que podem acontecer quando criticamos. Em vez de criticar a sua esposa ressalte as suas qualidades, quando voc ressalta os defeitos voc vai causar muitas vezes desconforto, pois temos a tendncia de fazer isso da forma e na hora errada, em vez de falarmos calmamente criticamos os outros de forma agressiva. A sua cobrana enftica s ir tencionar o ambiente em sua casa, deixando-o carregado, existem maridos que vivem no bar porque quando voltam pra sua casa, existe um monstro chamado murmurao e reclamao os esperando. Que alegria eles podem ter de estar em sua casa com sua famlia ou sua esposa? Ou pior muitos criticam os seus cnjuges para outras pessoas, e isso pra mim covardia pois tira o direito da pessoa de se defender. muito fcil falarmos de defeitos dos outros para pessoas que sejam aliados em nossos chamados desabafos, que nada mais nada menos no passam do que chamamos de fofoca e maledissncia . No estou dizendo que voc deve fechar os olhos para os erros do seu cnjuge, mas estou dizendo que voc no poder mudar esses defeitos atravs da sua fora humana, isso s ser possvel atravs da interferncia de Deus. Enquanto voc tentar fazer do seu jeito, Deus no poder fazer do jeito dele, pois voc no estar dependendo de Deus
68

69

e sim das suas criticas ou estratgias humanas para seu relacionamento. Tudo o que fazemos com a nossa prpria fora, entristece o Esprito Santo de Deus, e demonstra falta de confiana no amor e no cuidado de Deus por ns, Deus para de agir, quando comeamos a querer fazer a Sua parte, Ele s poder agir quando voc se entregar totalmente a Ele, e as coisas que te incomodam e entristecem, afinal, Deus se importa com o seu sofrimento. Geralmente tencionamos o nosso relacionamento com nossas criticas, como tambm tencionamos qualquer outro relacionamento, quando existe a presso de mudana, quando cobramos e exigimos que as pessoas mudem atravs de palavras duras e at mesmo rudes, mesmo que sejam reais e verdadeiras s causar desgastes. Uma vez eu estava levando minha filha escola, e um carro me deu uma grande fechada, minha filha que estava no banco de traz do carro, por causa da freada brusca, caiu e ficou com as perninhas para cima no meio do banco da frente, voc deve ter imaginado a cena, minha filha chorando porque havia batido a cabea e no carro da frente, um irresponsvel que havia provocado aquilo, minha vontade da carne era de dar uns tapas no sujeito, mas respirei fundo e orei a Deus para me controlar, coloquei o carro ao lado daquele outro carro, e abri o vidro e olhei dentro do olho dele e disse, com muita convico: - Voc precisa de Jesus na sua vida, vai se converter! O rapaz no entendendo nada, foi embora e eu continuei o trajeto para a escola da minha filha, grato a Deus porque no
69

70

precisei usar de gritos e brigas para defender os meus interesses. Quando nossa carne fica em evidncia, sempre teremos grande problemas para resolver. Pare de tentar mudar o seu cnjuge e deixe que Deus o mude e tambm mude voc, ningum perfeito, temos que mudar tantas coisas, os erros dos outros sempre so muito grave contra ns, e muitas vezes chegamos a dizer que so imperdoveis, mas os nossos erros so sempre compreensveis quando vamos nos defender. Ron Mehl descreve sobre quando ficamos atarefados demais e deixamos de lado nossa famlia: Nunca me esquecerei do dia e que vi, na sala de estar, m nosso filho mais novo, Mark, chegando da escola debaixo de chuva. Mark estava no terceiro ano e recebera permisso para ir de bicicleta escola, localizada em nosso bairro. Naquele dia, cheguei mais cedo da igreja e estava sentado numa poltrona perto da janela. A chuva caa l fora, e vi meu filho ao longe, caminhando com dificuldade debaixo dgua. Ele estava com as roupas completamente encharcadas e o cabelo grudado na cabea. Assim que abri a porta, ele olhou para mim e deu um leve sorriso, com o rosto vermelho por causa do frio. - Oi, papai! Voc chegou mais cedo. - Oi, meu filho! Voc est encharcado at os ossos. - , eu sei.

70

71

- Mark, se voc tivesse ido de bicicleta escola, teria voltado para casa mais depressa. E no teria ficado to molhado assim. Ele olhou para mim com ar de timidez,, enquanto os pingos da chuva escorriam do cabelo, molhando seu rosto. - Eu sei, papai. Fiquei desconcertado e continuei, como que ponderando com Mark. - Filho, se voc sabe, por que no foi de bicicleta? Ele abaixou a cabea e, de repente, eu compreendi. Rapaz, eu queria esconder-me debaixo da mesa e ficar ali por um bom tempo. Ele me havia dito vrias vezes que o pneu da sua bicicleta estava furado. Chegou a me pedir: - Papai, voc poderia consertar o pneu para mim? - Claro, filho (eu havia respondido). No se preocupe. Vou cuidar disso imediatamente. Mas no fiz nada, esqueci-me completamente. Enquanto meu filho continuava ali, na entrada da casa, encharcado e tremendo de frio, ele poderia ter dito: No fui de bicicleta porque algum me prometeu que consertaria o pneu, mas no consertou. Ele tinha todo direito de dizer isso. Mas no disse. Sua resposta permanece gravada indelevelmente no corao do pai dele. - Ah, papai, eu sei que voc atarefado demais, tem muitas coisas para fazer e... no quis aborrecer voc mais uma vez. Filho, eu pensei, seu pai no atarefado demais, ele egosta demais.
71

72

Para mim, um pneu de bicicleta no representava nenhum problema importante, era apenas um item a mais na minha longa lista de coisas para fazer. Mas, para Mark, significava mais do que um meio de transporte. Significava mais do que uma longa caminhada debaixo de chuva. Significava confiar que seu pai atenderia s suas necessidades. (Atarefado Demais Ron Mehl) A sua casa deve ser um lugar de beno e de descanso, no um lugar escuro, triste e amargo, deve ser um pedacinho do cu onde a presena da paz de Cristo transbordante. Mas para isto voc precisa decidir mudar a sua carne que sempre vai querer reclamar, berrar e exigir a mudana dos outros, mas algum que est cheio da presena de Jesus em sua vida, sempre vai olhar para sua vida perguntando para Deus como ela pode melhorar para ser um marido, uma esposa, um pai, uma me, um filho ou uma filha que esteja cheio do amor de Deus e de compreenso e de palavras que tragam vida e harmonia. Onde voc chegar, traga com voc a paz e a alegria. Essa uma promessa de Deus mais para isso necessrio deixar esse habito maligno de criticar as pessoas e comear a motiv-las com palavra de vida. No mudamos as pessoas atravs de criticas e murmuraes, apenas provocamos essas pessoas e nos machucamos uns aos outros.
72

73

Pare de usar dessa arma do inferno, pois quando estamos cheios do Esprito Santo estamos cheios do fruto do Esprito que o amor, alegria, paz, perdo, entre todos os outros sentimentos que a vida ao lado de Jesus nos proporciona. Jesus j nos deu uma vida abundante em nossa casa, tome posse dessa verdade em sua vida, independente do seu cnjuge, quando ele te criticar demonstre amor, quando murmurar elogie, quando reclamar seja cordial, porque assim procedendo, a Palavra de Deus nos diz que ajuntamos brasas vivas sobre suas cabeas, pague o mal com o bem.

Captulo 8
O Segredo de um Casamento Feliz

73

74

O casamento revestido de felicidade nos pequenos detalhes, onde o diabo deseja roubar, matar e destruir, mas Jesus veio trazer a abundncia de amor, paz e vitria, pois o casamento projeto de Deus para o homem. Cada detalhe, cada pequena atitude, cada pequena palavra ou frase de carinho, um abrao surpresa bem gostoso, roubar um beijo do seu cnjuge, coisas pequenas e muitas vezes esquecidas no dia-a-dia de um casamento, isto o que d o tempero, num relacionamento feliz. Comece a agradar e voc ver que a pessoa que estiver sendo agradada vai querer agradar tambm, uma lei da natureza dando que se recebe.
74

75

Os maus no ganham nada na sua maldade, mas quem faz o que direito, na certa receber recompensa BV (Prov. 11:18). Com o tempo, nos acomodamos e no prestar mais ateno nas coisinhas simples de um relacionamento, no deixe o seu casamento virar uma geleira, mesmo que com o passar dos anos tenha se desgastado, ainda h esperana, voc pode mudar a histria de sua vida, basta no desistir. Perdoe sempre, no vale a pena ficar guardando ressentimentos ou mgoas dentro de voc, isso um veneno para o seu corao, no tome desse veneno, jogue fora a vontade de vingana. A grande diferena dos vencedores para os derrotados e frustrados somente uma, os vencedores no desistem nunca, mesmo diante das adversidades. E no nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo prprio colheremos, se no desanimarmos (Gal. 6:9 NVI) O mais fcil voc pensar em abandonar ou desistir do seu casamento, voc pode pensar que isso vai resolver o seu problema, mais nenhum problema que no foi encarado de frente, pode ser resolvido, infelizmente ele voltar novamente,
75

76

tenha coragem de enfrentar os seus medos, e receios e seus problemas de frente. No fugindo dos problemas no seu casamento que voc ir conseguir alcanar a felicidade: Christopher contou sua experincia: Finalmente, eu consegui. As crianas estavam falando alto demais, irritadas, impossveis. Eu estava cansado e mal-humorado. Minha esposa estava cansada e mal-humorada. Resolvi sair de casa e ter um dia s para mim. Queria ser paparicado por mim mesmo. Queria ter um dia em que eu pudesse fazer tudo o que desejasse. Eu ia viver intensamente aquele dia, da maneira que mais me agradasse. No daria ateno a ningum, a no ser a mim mesmo. Sa de casa com 50 dlares no bolso. Que bom! Consegui!, eu disse a mim mesmo, enquanto dirigia meu carro pela auto-estrada rumo ao norte. Parei num Shopping e passei momentos emocionantes dentro de uma livraria, comprando uma coleo de poemas. Depois de dirigir o carro por um bom tempo, parei no McDonalds e pedi dois big mac, uma poro generosa de batatas fritas s para mim e um refrigerante s para mim. Comi e bebi sem ser interrompido, sem ter de dar meu picles a ningum, sem ter de limpar a boca, o nariz ou o colo de ningum.
76

77

Em seguida, comprei o maior sorvete de chocolate que encontrei. Eu estava livre. Estava longe de minha cidade. Fui ao cinema e assisti ao filme, sem ter de comprar pipoca, sem ter algum sentado em meu colo, sem ter de levar algum ao banheiro. Eu era um homem livre! Estava aproveitando aquela liberdade. E sentindome totalmente infeliz. Quando voltei para casa, todos estavam dormindo. Enquanto eu me deitava em silencio, minha esposa sussurrou: - Sentimos sua falta. - Eu tambm (respondi). Nunca mais sai de casa para fugir dos problemas. (Fugindo dos Problemas Christopher de Vinck) Tem muita gente que entra iludido num casamento, entram achando que vo resolver todos os seus problemas, e por isso podem estar naufragando em suas iluses. Acham que o casamento um mar de rosas, onde ele fica num trono sendo servido por todos o tempo todo, e que todos devem fazer as suas vontades, e que seus desejos precisam ser uma ordem. Mas o desafio do casamento feliz bem diferente disso, a nfase de um casamento segundo o
77

78

padro de Deus comea em servir e no em ser servido. Se voc quer entrar certo num casamento, entre pensando em como voc poder servir melhor o seu cnjuge, pois amar e dar-se, e servir. Existe algo maior que ser feliz, fazer algum feliz. Pare de fazer listas de exigncias, e pare tambm de criticar e colocar a culpa de tudo que acontece em seu casamento no outro. Voc tambm tem culpa ou responsabilidade de como est o seu relacionamento, pois sempre existem erros dos dois lados, seu cnjuge no erra sozinho, pense nisso, e passe a assumir e mudar os seus. Comece olhando para voc, tenho certeza que voc medida que estava lendo este livro, lembrou-se muito de como seu cnjuge tem errado com voc, mais se for necessrio leia novamente focando o que voc deve mudar em sua vida e como pode aplicar essas verdades em seu casamento, esse livro no para ser lido como manual de como seu cnjuge precisa mudar e sim como voc precisa mudar. Admiro demais minha esposa, ela a melhor esposa do mundo, fiel e dedicada, trabalhadora uma pessoa que admiro demais, uma grande
78

79

mulher de Deus, ela tem tantos atributos que um livro seria pequeno para relat-los. Sou grato a Deus por Ele ter me dado algum to especial, sou o marido mais realizado do mundo por ter ao meu lado minha esposa que a mulher da minha vida. O amor como uma flor delicada que precisa ser regada diariamente, porque se faltar alguma coisa corre-se o risco de morrer. Os pequenos detalhes so fundamentais pois os relacionamentos geralmente no naufragam por grande motivos, mais eles sempre comeam com pequenos detalhes que aparentemente so pouco notados, mas que fazem uma grande diferena. Existem muitas maneiras de medir o sucesso, mas nenhuma delas se compara com a descrio que seu filho faz de voc quando conversa com um amigo (Autor Desconhecido) Pense agora nesses pequenos detalhes que voc talvez esteja negligenciando em seu relacionamento, anote em um papel tudo aquilo que precisa mudar, pois creio que voc como eu pode correr o risco de esquecer daquilo que Deus falou com voc, e sempre que puder d uma olhada para ver aquilo que j mudou e aquilo que ainda voc precisa mudar.
79

80

"No amor no h medo antes o perfeito amor lana fora medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo no est aperfeioado no amor." (I Joo 4:18) A me parou ao lado do leito de seu filhinho de 6 anos, que estava doente de leucemia. Embora o corao dela estivesse pesado de tristeza e angstia, ela era muito determinada. Como qualquer outra me, ela gostaria que ele crescesse e realizasse seus sonhos. Agora, isso no seria mais possvel, por causa de uma leucemia terminal. Junto dele tomou-lhe a mo e perguntou: - "Filho, voc alguma vez j pensou o que gostaria de ser quando crescesse?" - "Mame, eu sempre quis ser um bombeiro!" A me sorriu e disse: - "Vamos ver o que podemos fazer." Mais tarde, naquele mesmo dia, ela foi ao Corpo de Bombeiros local e contou ao Chefe dos Bombeiros a situao de seu filho e perguntou se seria possvel o garoto dar uma volta no carro dos bombeiros, em torno do quarteiro. O Chefe dos bombeiros, comovido, disse: - "NS PODEMOS FAZER MAIS QUE ISSO ! " "Se voc estiver com o seu filho pronto s sete horas da manh, daqui a uma semana, ns o faremos um bombeiro honorrio, por todo o dia. Ele poder ir para o quartel, comer conosco e sair
80

81

para atender s chamadas de incndio. E se voc nos der as medidas dele, ns conseguiremos um uniforme completo: chapu com o emblema de nosso batalho, casaco amarelo igual ao que vestimos e botas tambm." Uma semana depois, o bombeiro-chefe pegou o garoto, vestiu-lhe o uniforme de bombeiro e o escoltou do leito do hospital at o caminho de bombeiros. O menino ficou sentado na parte de trs do caminho, e foi at o quartel central. Parecia-lhe estar no cu... Ocorreram trs chamadas naquele dia na cidade e o garoto acompanhou todos as trs. Em cada chamada, ele foi em veculos diferentes: no tanque, na caminhonete dos para-mdicos e at no carro especial do chefe do bombeiros. Todo o amor e ateno que foram dispensados ao menino acabaram comovendo-o to profundamente, que ele viveu trs meses a mais que o previsto. Uma noite, todas as suas funes vitais comearam a cair dramaticamente e a me decidiu chamar ao hospital, toda a famlia. Ento, ela lembrou a emoo que o garoto tinha passado como um bombeiro, e pediu enfermeira que ligasse para chefe da corporao, e perguntou se seria possvel enviar um bombeiro para o hospital, naquele momento trgico para ficar com o menino.
81

82

O chefe dos bombeiros respondeu: - "NS PODEMOS FAZER MAIS QUE ISSO!" "Ns estaremos a em cinco minutos. Mas faa-me um favor. Quando voc ouvir as sirenes e vir as luzes de nossos carros, avise no sistema de som que no se trata de um incndio. apenas o corpo de bombeiros vindo visitar mais uma vez, um de seus mais distintos integrantes. E tambm poderia abrir a janela do quarto dele? Obrigado!" Cinco minutos depois, uma caminhonete e um caminho com escada chegaram no hospital. Estenderam a escada onde o garoto estava, 16 bombeiros subiram com a permisso da me, eles o abraaram, seguraram, e disseram que o amavam. Com voz fraquinha, o menino olhou para o chefe e perguntou: - "Chefe , eu sou mesmo um bombeiro?" - "Sim, voc um dos melhores" disse ele. Com estas palavras, o menino sorriu e fechou seus olhos para sempre. E voc, diante do pedido de seus pais, irmos, filhos, parentes e amigos, o que vem fazendo? Comprometa-se e diga sempre: EU POSSO FAZER MAIS QUE ISSO! A maior perda da vida, o que morre dentro de ns enquanto vivemos.

82

83

No se preocupe com mudanas no seu cnjuge, pois essas mudanas dependem das suas atitudes, plante na vida de sua famlia a bondade de um corao voltado para Deus, pronto ao arrependimento e disponvel a mudanas de percurso. Somos programados na infncia, que temos que ser sempre o centro das atenes, mas Jesus nos ensina que se queremos ser alguma coisa no Reino de Deus, precisamos aprender a servir e no em ser servido. O mundo nos ensina que os vitoriosos so aqueles que pisam nos outros, passam os outros para traz, sobem na vida a qualquer preo, mas a palavra de Deus nos adverte que no assim que os verdadeiros vitoriosos vivem, eles vivem para agradar a Deus e fazer a vontade de Deus e o melhor lugar para voc demonstrar o amor de Deus , alis deve ser o primeiro lugar para isto, o nosso lar. Se algum te ofender d a outra face, isto se algum te fizer alguma coisa ruim, faa alguma coisa boa para esta pessoa, sei que isso muito difcil, mas para quem tem Jesus em seu corao esse o padro das escrituras em nossos relacionamentos.
83

84

Billie Davis conta uma situao que aconteceu com ela: Uma professora da rede pblica de ensino deixou clara para mim as idias complexas a respeito de dar e receber. Evidentemente, ela notou alguma coisa sobre a maneira como eu segurava o livro na aula de leitura, e concluiu que eu deveria fazer um exame de vista. Ela no me enviou a uma clinica; ela pessoalmente me levou a seu oftalmologista, no para fazer-me caridade, mas como uma amiga. Fiquei to intrigada com os exames que no dei conta exatamente do que havia acontecido, at o dia em que ela me entregou os culos, na escola. - No posso ficar com eles, no tenho dinheiro para pagar. (eu disse, constrangida, diante da pobreza de minha famlia). Ela ento me contou uma histria: - Quando eu era criana, uma vizinha comprou culos para mim. Ela disse que eu deveria pagar por eles no dia em que eu comprasse culos para outra menina. Portanto, vejo s. Os culos foram pagos antes de voc nascer. Em seguida a professora me disse as palavras mais agradveis que j ouvi: - Algum dia, voc vai comprar culos para outra menina. Ela viu em mim algum que faria isso. Tornou-me responsvel. Acreditou que eu teria algo a oferecer
84

85

a outra pessoa. Aceitou-me como membro do mesmo mundo que ela vivia. Sa daquela sala, segurando firme os culos, no como algum que recebeu uma caridade, mas como uma mensageira confivel. (Dar e Receber Billie Davis) Se voc semear o bem com toda a certeza ter uma colheita maravilhosa, porque isto demonstra que podemos morrer para ns mesmo e vivermos para Deus, cheios da presena de Deus em nossa vida, conseqentemente nosso lar estar cheio de Deus e nossa casa ser UM PEDACINHO DO CU. A coisa mais extraordinria sobre a ostra esta: Os atritos dentro de sua concha. Ela no gosta desses atritos, mas como no pode livrar-se deles, ela os usa para fazer a coisa mais encantadora que uma ostra tem a oportunidade de fazer. Se existem atritos em nossa vida hoje, a receita unicamente esta: Faa uma prola. (Harry Emerson Fosdick) Que Deus possa ter te abenoado atravs deste livro, e que possamos juntos cada dia mais, chegar ao pleno conhecimento da verdade em Cristo Jesus, fazendo de nossas vidas instrumento vivo de bnos nas mos de Deus.
85

86

Que Deus te abenoe maravilhosamente.

86

Вам также может понравиться