Вы находитесь на странице: 1из 6

Ficha de informaes de segurana de produtos qumicos FISPQ

xido de Ferro
FISPQ n: 002.144 / 145 Pgina 1 de 6 Ultima Reviso: 20/06/2006

1.

Identificao do Produto e da Empresa


Nome do produto Cdigo do produto Empresa : : : xido de Ferro 002.144 / 145 Metalloys & Chemicals Coml Ltda. Rua Santa Mnica, 600 Parque Industrial San Jos Cotia SP Fone: (XX) 11 4615-5150 Fax: (XX) 11 4615-5151 e-mail: metalloys@metalloys.com.br 193 190

Corpo de Bombeiros Polcia Militar

: :

2.

Composio e informaes sobre o produto


Este produto um preparado : Fe2 O3 ( uma oxidao) Nome qumico ou genrico : xido de Ferro Sinttico Dados Complementares : xidos de Ferro Sintticos so produzidos sob condies controladas por numerosos processos de produo. Eles so quimicamente mais puros e devido a seu alto contedo de Ferro exibem maior brilho quando comparados aos xidos naturais. xidos de Ferro possuem excelente solidez luz, poder de cobertura, larga compatibilidade, resistncia a produtos qumicos e sangramento.

3.

Identificao dos Perigos


Perigos mais importantes : xido de Ferro-Frrico, sob exposio a altas temperaturas, ir oxidar para xido Frrico. Esta reao, quando iniciada, exotrmica e pode criar perigo de fogo por perigo de fogo por ignio do material de embalagem.

Efeitos do produto Efeitos adversos sade Pigmentos de xido de Ferro quando aquecidos a mais de 1565C, formam gazes de xido de Ferro, um conhecido carcingeno. O limite da TWA, para xido de Ferro como gs de 5mg/m3. Inalao : Poder ocorrer desconforto temporrio nas vias respiratrias devido a irritao mecnica quando a exposio for bem acima do limite de exposio ocupacional. No se espera nenhum efeito adverso. Altas concentraes do p podem causar irritao mecnica nos olhos. Os dados disponveis no fornecem evidncia de efeitos adversos. No h perigos ambientais significativos associados com a liberao de Pigmentos de xido de Ferro no meio ambiente. O xido de Ferro no solvel em gua.

Contato com a pele Contato com os olhos Ingesto Efeitos Ambientais

: : : :

Ficha de informaes de segurana de produtos qumicos FISPQ


xido de Ferro
FISPQ n: 002.144 / 145 Pgina 2 de 6 Ultima Reviso: 20/06/2006

4.

Medidas de primeiros-socorros
Inalao : Remova a vtima do local da contaminao imediatamente para o ar fresco. Se a vtima no estiver respirando, de respirao artificial. Consulte um mdico. : : Lavar o local afetado com gua em abundncia e sabo. Lavar o local afetado com gua em abundncia por no mnimo 15 minutos. Procurar auxlio mdico Tratamento de acordo com as condies clnicas e os sintomas do paciente. No induzir o vmito. Se estiver consciente e alerta, lave a boca com gua. Nunca administre nada via oral a uma pessoa inconsciente. Tratamento sintomtico.

Contato com a pele Contato com os olhos

Ingesto

Notas para o mdico

5.

Medidas de combate a incndio


Meios de Extino : Usar espuma, dixido de carbono (CO2), qumico seco ou aspero de gua. Se utilizar gua, recomenda-se um aspersor nebulizador. Equipamento de Proteo : Utilizar os EPIs adequados.

6.

Medidas de controle para derramamento ou vazamento


Precaues Pessoais O xido de Ferro molhado produz superfcies escorregadias. Remoo de fontes de ignio Preveno da inalao e do contato com a pele, mucosa e olhos Precaues ao meio ambiente : Afastar/desativar as possveis ignio. Utilizar o EPI adequado. O xido de Ferro no apresenta perigo significativo ao meio ambiente. Como medida preventiva, minimizar a contamino e gua de esgoto, solo, lenis freticos, sistemas de drenagem ou grandes volumes de gua. Mtodos para Limpeza Recuperao : Derramamentos pequenos devem ser aspirados quando possvel. No se recomenda varrer a seco. Utilizar um fontes de

: :

Ficha de informaes de segurana de produtos qumicos FISPQ


xido de Ferro
FISPQ n: 002.144 / 145 Pgina 3 de 6 Ultima Reviso: 20/06/2006

aspirador equipado com filtros com alta eficincia de ar particulado. Se necessrio, uma asperso de leve com gua reduzir o p para que se possa varrer a seco. Derramamentos grandes podem ser ajuntados em recipientes com a ajuda de uma p. Ver item 13. Usar equipamentos de proteo individual e proteo respiratria adequados. Ver item 8.

7.

Manuseio e Armazenamento
Manuseio Preveno da exposio do trabalhador : Evitar exposio ao p acima do limite de exposio ocupacional. Evitar contato com a pele e com os olhos. Lavar diariamente a pele exposta. Usar o exaustor local para controlar as exposies e mant-las abaixo do limite de exposio ocupacional. O p fino pode causar curto-circuito e capaz de penetrar no equipamento a menos que o mesmo seja completamente vedado. O pessoal que manuseia este produto deve usar luvas de PVC e mscara para p. Armazenamento: Armazenar em local seco longe de fontes de ignio e de oxidadores fortes. : Armazenar os mesmos na posio horizontal, com empilhamento, sobre pallets, tendo no mximo trs (3) metros de altura e em local coberto e ventilado. : Local mido, sem ventilao, abafado.

Armazenamento Medidas tcnicas apropriadas

Cond. de armazenamento

Evitar

8.

Controle de exposio e proteo individual


Medidas de Ordem Tcnicas: Usar vedaes de processo e/ou ventilao de exausto para manter as concentraes de poeira no ar abaixo do limite de exposio ocupacional.

Equipamento de Proteo Individual: Luvas para proteger as mos das manchas de xido de Ferro. Mscara para p e culos de segurana. Consideraes Gerais de Higiene: Lavar bem as mos e face com sabonete antes de ingerir alimentos slidos ou lquidos.

Ficha de informaes de segurana de produtos qumicos FISPQ


xido de Ferro
FISPQ n: 002.144 / 145 Pgina 4 de 6 Ultima Reviso: 20/06/2006

Medidas de controle de engenharia: Utilizar ventilao /exausto nos locais de trabalho. Equipamento de proteo individual Proteo respiratria Proteo das mos Proteo dos olhos : : : Mscara semi-facial prpria para p. Luvas quimicamente resistentes, tais como borracha, pvc ou neoprene. culos de segurana. Roupa resistente a produtos qumicos, botas de borracha. Lavar olhos e chuveiros de emergncia. O local dever ser fresco e seco, Ter boa ventilao e respeitar as normas bsicas de segurana. No comer ou fumar nos locais de trabalho. Tome banho logo aps a jornada de trabalho.

Proteo para pele e corpo : Precaues especiais Medidas de higiene : :

9.

Propriedades fsico-qumicas
Estado fsico Cor Odor pH : : : : P Amarelo, vermelho ou preto Inodoro 3,5

Temperaturas especficas ou faixas de temperaturas nas quais ocorrem mudanas de estado fsico. Ponto de fuso Ponto de Fulgor Volatilidade Massa Especfica Densidade Solubilidade em gua : 900C : 1100 C : 15% : Aprox. 3,5 % : 0,20 - 1,00 g/cm3 : Insolvel

10. Estabilidade e Reatividade


Estabilidade: Estvel sob condies ambientais normais. O xido de Ferro Amarelo se decompe a temperatura de 180o C, ficando vermelho e os xidos de Ferro Vermelho e Preto se decompe 900o C. Condies a Evitar: Reatividade: Impedir a exposio em altas temperaturas > 180C e a chamas.

Pode reagir exotermicamente com forte oxidao.

Ficha de informaes de segurana de produtos qumicos FISPQ


xido de Ferro
FISPQ n: 002.144 / 145 Pgina 5 de 6 Ultima Reviso: 20/06/2006

11. Informaes toxicolgicas


Informaes de acordo com as diferentes vias de exposio

Toxicidade:

Estudos de alimentao em ratos mostram que estes pigmentos possuem extremamente baixa toxicidade. O LD50 oral maior que 10.000 mg/kg.

Efeitos Locais: Em contato com a pele e olhos pode causar irritao por abraso mecnica. A inalao da poeira pode causar irritao mecnica ao trato respiratrio. Informao Adicional: Pigmentos de xido de Ferro podem conter Slica. Exposio de longa durao e contnuas Slica cristalina causa silicose e pode conduzir a danos cardiopulmonares.

12. Informaes Ecolgicas


Efeitos ambientais, comportamentos e impactos do produto Impacto Ambiental : Pigmentos de xido de Ferro, como grupo, so materiais inertes e no se apresentam como perigo ecologia. Testes de toxicidade aqutica (peixe LC50) no indicam efeitos at 1 g/litro. Com relao a depsitos de lixo, estes pigmentos so insolveis em gua, e no entanto, as quantidades residuais de metais pesados presentes no so prontamente disponveis como resultado de lixiviao. Considerando que estes pigmentos so geralmente encapsulados Em polmero insolvel, no comrcio, as possveis caractersticas de lixiviao so bastante reduzidas.

13. Consideraes sobre tratamento e disposio


Produto: Pode ser queimado em usinas apropriadas de incinerao ou descartado em um aterro apropriado de acordo com os regulamentos emitidos pelas devidas autoridades federais, estaduais e locais. UE: Cdigo de dejeto (UE): ver cdigo de dejeto especfico do setor. Ver o Catlogo de dejetos europeu (Diretiva do Conselho 75/422/EEC). EUA: No considerado um dejeto perigoso sob a RCRA, 40 CFR 261 dos EUA.

Ficha de informaes de segurana de produtos qumicos FISPQ


xido de Ferro
FISPQ n: 002.144 / 145 Pgina 6 de 6 Ultima Reviso: 20/06/2006

Canad:

No considerado um dejeto perigoso sob os regulamentos provinciais.

Disposio das Embalagens:

Devolver os recipientes reutilizveis para o fabricante. Sacos de papel podem ser incinerados, reciclados ou descartados em um aterro apropriado de acordo com as leis nacionais e locais.

14. Informaes sobre transporte


Regulamentaes nacionais e internacionais Produto no enquadrado na portaria em vigor sobre o transporte de produtos perigosos.

15. Regulamentaes
Este produto no se enquadra na portaria # 204 do Ministrio do Estado dos transportes porque no atende s exigncias para classificao do mesmo como produto perigoso.

16. Outras Informaes


As informaes contidas nesta Ficha de Informao de Segurana de Produtos Qumicos correspondem a dados coletados em diversas referncias de conceituada credibilidade, e refletem nosso melhor conhecimento para manuseio deste produto sobre condies normais, entretanto a Metalloys & Chemicals Comercial Ltda. No fornece garantias a respeito das informaes aqui apresentadas, portanto as mesmas devem ser utilizadas como referencial sujeito a questionamentos, no se responsabilizando por qualquer dano que eventualmente venha a ocorrer pelo uso dessas informaes.

Вам также может понравиться