Вы находитесь на странице: 1из 32

Ondas

Onda se propagando na superfcie de um lago

No estudo da fsica, onda uma perturbao que se propaga no espao ou em qualquer outro meio, como, por exemplo, na gua. Uma onda transfere energia de um ponto para outro, mas nunca transfere matria entre dois pontos. As ondas podem se classificar de acordo com a direo de propagao de energia, quanto natureza das ondas e quanto direo de propagao. Quanto direo de propagao de energia, as ondas se classificam da seguinte forma:

Unidimensionais: propagam-se em uma nica dimenso; Bidimensionais: propagam-se num plano; Tridimensionais: propagam-se em todas as direes.

Quanto natureza, as ondas se classificam em: Ondas mecnicas: so aquelas que necessitam de um meio material para se propagar como, por

exemplo, onda em uma corda ou mesmo as ondas sonoras; Ondas eletromagnticas: so aquelas que no necessitam de meio material para se propagar, elas podem se propagar tanto no vcuo (ausncia de matria) como tambm em certos tipos de materiais. So exemplos de ondas eletromagnticas: a luz solar, as ondas de rdio, as micro-ondas, raios X, entre muitas outras. Quanto direo de propagao, as ondas se classificam em: Ondas transversais: so aquelas que tm a direo de propagao perpendicular direo de vibrao como, por exemplo, as ondas eletromagnticas. Ondas longitudinais: nessas ondas a direo de propagao se coincide com a direo de vibrao. Nos lquidos e gases a onda se propaga dessa forma. Para descrever uma onda necessria uma srie de grandezas, entre elas temos: velocidade, amplitude, frequncia, perodo e o comprimento de onda.

Classificao das ondas


Uma onda um movimento causado por uma perturbao, e esta se propaga atravs de um meio. Um exemplo de onda tido quando joga-se uma pedra em um lago de guas calmas, onde o impacto causar uma perturbao na gua, fazendo com que ondas circulares se propagem pela superfcie da gua.

Tambm existem ondas que no podemos observar a olho nu, como, por exemplo, ondas de rdio, ondas de televiso, ondas ultra-violeta e microondas. Alm destas, existem alguns tipos de ondas que conhecemos bem, mas que no identificamos normalmente, como a luz e o som. Mas o que elas tm em comum que todas so energias propagadas atravs de um meio, e este meio no acompanha a propagao. Conforme sua natureza as ondas so classificadas em:

Ondas Mecnicas: so ondas que necessitam de um meio material para se propagar, ou seja, sua propagao envolve o transporte de energia cintica e potencial e depende da elasticidade do meio. Por isto no capaz de propagarse no vcuo. Alguns exemplos so os que acontecem em molas e cordas, sons e em superfcies de lquidos. Ondas Eletromagnticas: so ondas geradas por cargas eltricas oscilantes e sua propagao no depende do meio em que se encontram, podendo propagar-se no vcuo e em determinados meios materiais. Alguns exemplos so as ondas de rdio, de radar, os raios x e as microondas.

Todas as ondas eletromagnticas tem em comum a sua velocidade de propagao no vcuo, prxima a 300000km/s, que equivalente a 1080000000km/h. Por que as ondas do mar quebram? Sabendo que as ondas em geral tm como caracterstica fundamental propagar energia sem que haja movimentao no meio, como explica-se o fenmeno de quebra das ondas do mar, causando movimentao de gua, prximo costa? Em guas profundas as ondas do mar no transportam matria, mas ao aproximar-se da costa, h uma brusca diminuio da profundidade onde se encontram, provocando a quebra destas ondas e causando uma movimentao de toda a massa de gua e a formao de correntezas. Aps serem quebradas, as ondas do mar deixam de comportar-se como ondas.

Quanto a direo de propagao as ondas so classificadas como:

Unidimensionais: que se propagam em apenas uma direo, como as ondas em cordas e molas esticadas; Bidimensionais: so aquelas que se propagam por uma superfcie, como as gua em um lago quando se joga uma pedra; Tridimensionais: so capazes de se propagar em todas as dimenses, como a luz e o som.

Quanto direo da vibrao as ondas podem ser classificadas como:

Transversais: so as que so causadas por vibraes perpendiculares propagao da onda, como, por exemplo, em uma corda:

Longitudinais: so ondas causadas por vibraes com mesma direo da propagao, como as ondas sonoras.

Componentes de uma onda

Uma onda formada por alguns componentes bsicos que so:

Sendo A a amplitude da onda. denominado comprimento da onda, e expresso pela letra grega lambida (), a distncia entre duas cristas ou dois vales consecutivos. Chamamos perodo da onda (T) o tempo decorrido at que duas cristas ou dois vales consecutivos passem por um ponto e freqncia da onda (f) o nmero de cristas ou vales consecutivos que passam por um mesmo ponto, em uma determinada unidade de tempo. Portanto, o perodo e a freqncia so relacionados por:

A unidade internacionalmente utilizada para a freqncia Hertz (Hz) sendo que 1Hz equivale passagem de uma crista ou de um vale em 1 segundo. Para o estudo de ondas bidimensionais e tridimensionais so necessrios os conceitos de:

frente de onda: a fronteira da regio ainda no atingida pela onda com a regio j atingida; raio de onda: possvel definir como o raio de onda a linha que parte da fonte e perpendicular s frentes de onda, indicando a direo e o sentido de propagao.

Velocidade de propagao das ondas


Como no transportam matria em seu movimento, previsvel que as ondas se desloquem com velocidade contnua, logo estas devem ter um deslocamento que valide a expresso:

Que comum aos movimentos uniformes, mas conhecendo a estrutura de uma onda:

Podemos fazer que S= e que t=T Assim:

Sendo esta a equao fundamental da Ondulatria, j que valida para todos os tipos de onda. comum utilizar-se frequncias na ordem de kHz (1quilohertz = 1000Hz) e de MHz (1megahertz = 1000000Hz)

Exemplo: (1) Qual a frequncia de ondas, se a velocidade desta onde de 195m/s, e o seu comprimento de onda de 1cm? 1cm=0,01m

Reflexo de ondas
o fenmeno que ocorre quando uma onda incide sobre um obstculo e retorna ao meio de propagao, mantendo as caractersticas da onda incidente. Independente do tipo de onda, o mdulo da sua velocidade permanece inalterado aps a reflexo, j que ela continua propagando-se no mesmo meio.

Reflexo em ondas unidimensionais

Esta anlise deve ser dividida oscilaes com extremidade fixa e com extremidade livre:

Com extremidade fixa:


Quando um pulso (meia-onda) gerado, faz cada ponto da corda subir e depois voltar a posio original, no entanto, ao atingir uma extremidade fixa, como uma parede, a fora aplicada nela, pelo princpio da ao e reao, reage sobre a corda, causando um movimento na direo da aplicao do pulso, com um sentido inverso, gerando um pulso refletido. Assim como mostra a figura abaixo:

Para este caso costuma-se dizer que h inverso de fase j que o pulso refletido executa o movimento contrrio ao do pulso incidente.

Com extremidade livre:


Considerando uma corda presa por um anel a uma haste idealizada, portanto sem atrito. Ao atingir o anel, o movimento continuado, embora no haja deslocamento no sentido do pulso, apenas no sentido perpendicular a este. Ento o pulso refletido em direo da aplicao, mas com sentido inverso. Como mostra a figura:

Para estes casos no h inverso de fase, j que o pulso refletido executa o mesmo movimento do pulso incidente, apenas com sentido contrrio. possvel obter-se a extremidade livre, amarrando-se a corda a um barbante muito leve, flexvel e inextensvel.

Reflexo de ondas bidimensionais


Quando uma frente de onda, propagando-se em superfcie lquida, incide sobre um obstculo, cada ponto da frente reflete-se, ento possvel represent-las por seus raios de onda. A reflexo dos raios de onda regida por duas leis da reflexo, que so apresentadas como:

1 Lei da Reflexo: O raio incidente, o raio refletido e a reta perpendicular superfcie refletora no ponto de incidncia esto contidos sempre no mesmo plano; 2 Lei da Reflexo: Os ngulos formados entre o raio incidente e a reta perpendicular e entre o raio refletido e a reta perpendicular tm sempre a mesma medida.

Assim:

Como afirma a 2 Lei, os ngulos tm valor igual, portanto:

Ento pode-se imaginar que a reflexo das ondas acontea como se fosse refletida em um espelho posto perpendicularmente ao ponto de incidncia. Considere a reflexo de ondas circulares:

Refrao de ondas
o fenmeno que ocorre quando uma onda passa de um meio para outro de caractersticas distintas, tendo sua direo desviada. Independente de cada onda, sua frequncia no alterada na refrao, no entanto, a velocidade e o comprimento de onda podem se modificar. Atravs da refrao possveis explicar inmeros efeitos, como o arco-ris, a cor do cu no pr-do-sol e a construo de aparelhos astronmicos. A refrao de ondas obedece duas leis que so:

1 Lei da Refrao: O raio incidente, a reta perpendicular fronteira no ponto de incidncia e o raio refratado esto contidos no mesmo plano. Lei de Snell: Esta lei relaciona os ngulos, as velocidades e os comprimentos de onda de incidncia de refrao, sendo matematicamente expressa por:

Aplicando a lei:

Conforme indicado na figura:

Como exemplos da refrao, podem ser usadas ondas propagando-se na superfcie de um lquido e passando por duas regies distintas. possvel verificar experimentalmente que a velocidade de propagao nas superfcies de lquidos pode ser alterada modificando-se a profundidade deste local. As ondas diminuem o mdulo de velocidade ao se diminuir a profundidade.

Superposio de ondas
A superposio, tambm chamada interferncia em alguns casos, o fenmeno que ocorre quando duas ou mais ondas se encontram, gerando uma onda resultante igual soma algbrica das perturbaes de cada onda. Imagine uma corda esticada na posio horizontal, ao serem produzidos pulsos de mesma largura, mas de diferentes amplitudes, nas pontas da corda, poder acontecer uma superposio de duas formas: Situao 1: os pulsos so dados em fase.

No momento em que os pulsos se encontram, suas elongaes em cada ponto da corda se somam algebricamente, sendo sua amplitude (elongao mxima) a soma das duas amplitudes:

Numericamente:

Aps este encontro, cada um segue na sua direo inicial, com suas caractersticas iniciais conservadas.

Este tipo de superposio chamado interferncia construtiva, j que a superposio faz com que a amplitude seja momentaneamente aumentada em mdulo.

Situao 2: os pulsos so dados em oposio de fase.

Novamente, ao se encontrarem as ondas, suas amplitudes sero somadas, mas podemos observar que o sentido da onda de amplitude negativo em relao ao eixo vertical, portanto <0. Logo, o pulso resultante ter amplitude igual a diferena entre as duas amplitudes:

Numericamente:

Sendo que o sinal negativo est ligado amplitude e elongao da onda no sentido negativo. Aps o encontro, cada um segue na sua direo inicial, com suas caractersticas iniciais conservadas.

Este tipo de superposio chamado interferncia destrutiva, j que a superposio faz com que a amplitude seja momentaneamente reduzida em mdulo.

Superposio de ondas peridicas

A superposio de duas ondas peridicas ocorre de maneira anloga superposio de pulsos. Causando uma onda resultante, com pontos de elongao equivalentes soma algbrica dos pontos das ondas sobrepostas.

A figura acima mostra a sobreposio de duas ondas com perodos iguais e amplitudes diferentes (I e II), que, ao serem sobrepostas, resultam em uma onda com amplitude equivalente s suas ondas (III). Este um exemplo de interferncia construtiva.

J este outro exemplo, mostra uma interferncia destrutiva de duas ondas com mesma frequncia e mesma amplitude, mas em oposio de fase (I e II) que ao serem sobrepostas resultam em uma onda com amplitude nula (III). Os principais exemplos de ondas sobrepostas so os fenmenos ondulatrios de batimento e ondas estacionrias.

Batimento: Ocorre quando duas ondas peridicas de frequncia diferente e mesma amplitude so sobrepostas, resultando em uma onda com variadas amplitudes dependentes do soma de amplitudes em cada crista resultante. Ondas estacionrias: o fenmeno que ocorre quando so sobrepostas duas ondas com mesma frequncia, velocidade e comprimento de onda, na mesma direo, mas em sentidos opostos.

Superposio de ondas bidimensionais

Imagine duas ondas bidimensionais circulares, geradas respectivamente por uma fonte F1 e F2, com, amplitudes e frequncias iguais, e em concordncia de fase.

Considere a esquematizao da interferncia causada como:

Na figura a onda da esquerda tem cristas representadas por linhas contnuas pretas e vales por linhas tracejadas vermelhas e a onda da direita tem cristas representadas por linhas contnuas verdes e vales por linhas tracejadas azuis. Os crculos preenchidos representam pontos de interferncia construtiva, ou seja, onde a amplitude das ondas somada. Os crculos em branco representam pontos de interferncia destrutiva, ou seja, onde a amplitude subtrada.

Ressonncia
o fenmeno que acontece quando um sistema fsico recebe energia por meio de excitaes de freqncia igual a uma de suas freqncias naturais de vibrao. Assim, o sistema fsico passa a vibrar com amplitudes cada vez maiores. Cada sistema fsico capaz de vibrar possui uma ou mais frequncias naturais, isto , que so caractersticas do sistema, mais precisamente da maneira como este construdo. Como por exemplo, um pndulo ao ser afastado do ponto de equilbrio, cordas de um violo ou uma ponte para a passagem de pedestres sobre uma rodovia movimentada. Todos estes sistemas possuem sua frequncia natural, que lhes caracterstica. Quando ocorrem excitaes peridicas sobre o sistema, como quando o vento sopra com freqncia constante sobre uma ponte durante uma tempestade, acontece um fenmeno de superposio de ondas que alteram a energia do sistema, modificando sua amplitude. Conforme estudamos anteriormente, se a freqncia natural de oscilao do sistema e as excitaes constantes sobre ele estiverem sob a mesma frequncia, a energia do sistema ser aumentada, fazendo com que vibre com amplitudes cada vez maiores. Um caso muito famoso deste fenmeno foi o rompimento da ponte Tacoma Narrows, nos Estados Unidos, em 7 de novembro de 1940. Em um determinado momento o vento comeou soprar com freqncia igual natural de oscilao da ponte, fazendo com que esta comeasse a aumentar a amplitude de suas vibraes at que sua estrutura no pudesse mais suportar, fazendo com que sua estrutura rompesse. O caso da ponte Tacoma Narrows pode ser considerado uma falha humana, j que o vento que soprava no dia 7 de Novembro de 1940 tinha uma frequncia caracterstica da regio onde a ponte foi construda, logo os engenheiros responsveis por sua construo falharam na anlise das caractersticas naturais da regio. Por isto, atualmente feita uma anlise profunda de todas as possveis caractersticas que possam requerer uma alterao em uma construo civil. Imagine que esta uma ponte construda no estilo pnsil, e que sua frequncia de oscilao natural dada por:

Ao ser excitada periodicamente, por um vento de freqncia:

A amplitude de oscilao da ponte passar a ser dada pela superposio das duas ondas:

Se a ponte no tiver uma resistncia que suporte a amplitude do movimento, esta sofrer danos podendo at ser destruda como a ponte Tacoma Narrows

Princpo de Huygens
Christian Huygens (1629-1695), no final do sculo XVII, props um mtodo de representao de frentes de onda, onde cada ponto de uma frente de onda se comporta como uma nova fonte de ondas elementares, que se propagam para alm da regio j atingida pela onda original e com a mesma freqncia que ela. Sendo esta idia conhecida como Princpio de Huygens.

Para um considerado instante, cada ponto da frente de onda comporta-se como fonte das ondas elementares de Huygens. A partir deste princpio, possvel concluir que, em um meio homogneo e com as mesmas caractersticas fsicas em toda sua extenso, a frente de onda se desloca mantendo sua forma, desde que no haja obstculos. Desta forma:

Difrao de ondas
Partindo do Princpio de Huygens, podemos explicar um outro fenmeno ondulatrio, a difrao. O fenmeno chamado difrao o encurvamento sofrido pelos raios de onda quando esta encontra obstculos propagao. Imagine a situao em que uma onda se propaga em um meio, at onde encontra uma fenda posta em uma barreira.

Este fenmeno prova que a generalizao de que os raios de onda so retilneos errada, j que a parte que atinge a barreira refletida, enquanto os raios que atingem a fenda passam por ela, mas nem todas continuam retas. Se esta propagao acontecesse em linha reta, os raios continuariam retos, e a propagao depois da fenda seria uma faixa delimitada pela largura da fenda. No entanto, h um desvio nas bordas. Este desvio proporcional ao tamanho da fenda. Para o caso onde esta largura muito inferior ao comprimento de onda, as ondas difratadas sero aproximadamente circulares, independente da forma geomtrica das ondas incidentes.

Experincia de Young
Por volta do sculo XVII, apesar de vrios fsicos j defenderem a teoria ondulatria da luz, que afirmava que a luz era incidida por ondas, a teoria corpuscular de Newton, que descrevia a luz como um partcula, era muito bem aceita na comunidade cientfica. Em 1801, o fsico e mdico ingls, Thomas Young foi o primeiro a demonstrar, com slidos resultados experimentais, o fenmeno de interferncia luminosa, que tem por consequncia a aceitao da teoria ondulatria. Embora, hoje em dia, a teoria aceita a dualidade onda-partcula, enunciada pelo fsico francs Louis-Victor de Broglie, baseado nas concluses sobre as caractersticas dos ftons, de Albert Einstein. Na experincia realizada por Young, so utilizados trs anteparos, sendo o primeiro composto por um orifcio, onde ocorre difrao da luz incidida, o segundo, com dois orifcios, postos lado a lado, causando novas difraes. No ltimo, so projetadas as manchas causadas pela interferncia das ondas resultantes da segunda difrao. Ao substituir-se estes orifcios por fendas muito estreitas, as manchas tornam-se franjas, facilitando a visualizao de regies mais bem iluminadas (mximos) e regies mal iluminadas (mnimos).

Figura youg
Observa-se que o mximo de maior intensidade acontece no centro, e que aps este mximo, existem regies de menor intensidade de luz, e outras de mnimos, intercalando-se.

Som e sua propagao


O som definido como a propagao de uma frente de compresso mecnica ou onda longitudinal, se propagando tridimensionalmente pelo espao e apenas em meios materiais, como o ar ou a gua. Para que esta propagao ocorra, necessrio que aconteam compresses e rarefaes em propagao do meio. Estas ondas se propagam de forma longitudinal. Quando passa, a onda sonora no arrasta as partculas de ar, por exemplo, apenas faz com que estas vibrem em torno de sua posio de equilbrio. Como as ondas sonoras devem ser peridicas, vlida a relao da velocidade de propagao:

A audio humana considerada normal consegue captar freqncias de onda sonoras que variam entre aproximadamente 20Hz e 20000Hz. So denominadas ondas de infrasom, as ondas que tem freqncia menor que 20Hz, e ultra-som as que possuem freqncia acima de 20000Hz. De maneira que:

A velocidade do som na gua aproximadamente igual a 1450m/s e no ar, 20C 343m/s. A propagao do som em meios gasosos depende fortemente da temperatura do gs, possvel inclusive demonstrar experimentalmente que a velocidade do som em gases dada por:

Onde: k=constante que depende da natureza do gs; T=temperatura absoluta do gs (em kelvin).

Como exemplo podemos tomar a velocidade de propagao do som no ar temperatura de 15 (288K), que tem valor 340m/s.

Exemplo: Sabendo que 15C o som se propaga 340m/s, qual ser sua velocidade de propagao 100C? Lembrando que: 15 = 288K 100 = 373K

Intensidade sonora
A intensidade do som a qualidade que nos permite caracterizar se um som forte ou fraco e depende da energia que a onda sonora transfere. A intensidade sonora (I) definida fisicamente como a potncia sonora recebida por unidade de rea de uma superfcie, ou seja:

Mas como a potncia pode ser definida pela relao de energia por unidade de tempo:

Ento, tambm podemos expressar a intensidade por:

As unidades mais usadas para a intensidade so J/m e W/m. chamada mnima intensidade fsica, ou limiar de audibilidade, o menor valor da intensidade sonora ainda audvel:

chamada mxima intensidade fsica, ou limiar de dor, o maior valor da intensidade sonora suportvel pelo ouvido:

Conforme um observador se afasta de uma fonte sonora, a intensidade sonora ou nvel sonoro ()diminui logaritmicamente, sendo representado pela equao:

A unidade utilizada para o nvel sonoro o Bel (B), mas como esta unidade grande comparada com a maioria dos valores de nvel sonoro utilizados no cotidiano, seu mltiplo usual o decibel (dB), de maneira que 1B=10dB.

Tubos sonoros
Assim como as cordas ou molas, a ar ou gs contido dentro de um tubo pode vibrar com freqncias sonoras, este o princpio que constitui instrumentos musicais como a flauta, corneta, clarinete, etc. que so construdos basicamente por tubos sonoros. Nestes instrumentos, uma coluna de ar posta a vibrar ao soprar-se uma das extremidades do tubo, chamada embocadura, que possui os dispositivos vibrantes apropriados. Os tubos so classificados como abertos e fechados, sendo os tubos abertos aqueles que tm as duas extremidades abertas (sendo uma delas prxima embocadura) e os tubos fechados que so os que tm uma extremidade aberta (prxima embocadura) e outra fechada. As vibraes das colunas gasosas podem ser estudadas como ondas estacionrias resultantes da interferncia do som enviado na embocadura com o som refletido na outra extremidade do tubo. Em uma extremidade aberta o som reflete-se em fase, formando um ventre (interferncia construtiva) e em uma extremidade fechada ocorre reflexo com inverso de fase, formando-se um n de deslocamento (interferncia destrutiva).

Tubos abertos

Considerando um tubo sonoro de comprimento , cujas ondas se propagam a uma velocidade v. Assim as possveis configuraes de ondas estacionrias so:

As maneiras de vibrar podem, partindo destes exemplos, ser generalizadas como:

E a freqncia dos harmnicos ser dada por:

Como n no tem restries, no tubo aberto, obtm-se freqncias naturais de todos os harmnicos.

Efeito Doppler
Este efeito descrito como uma caracterstica observada em ondas emitidas ou refletidas por fontes em movimento relativo ao observador. O efeito foi descrito teoricamente pela primeira vez em 1842 por Johann Christian Andreas Doppler, recebendo o nome Efeito Doppler em sua homenagem. Para ondas sonoras, o efeito Doppler constitui o fenmeno pelo qual um observador percebe freqncias diferentes das emitidas por uma fonte e acontece devido velocidade relativa entre o a onda sonora e o movimento relativo entre o observador e/ou a fonte. Considerando:

Podemos determinar uma frmula geral para calcular a freqncia percebida pelo observador, ou seja, a freqncia aparente.

Supondo que o observador esteja em repouso e a fonte se movimente:

Para o caso onde a fonte se aproxima do observador, h um encurtamento do comprimento da onda, relacionado velocidade relativa, e a freqncia real ser menor que a observada, ou seja:

Mas, como a fonte se movimenta, sua velocidade tambm deve ser considerada, de modo que: Substituindo no clculo da frequncia observada:

Ou seja:

Para o caso onde a fonte se afasta do observador, h um alongamento aparente do comprimento de onda, nesta situao a deduo do clculo da frequncia observada ser anloga ao caso anterior.

No entanto:

Ento:

Podemos escrever uma frmula geral para os casos onde a fonte se desloque e o observador fique parado, se utilizarmos:

Sendo o sinal negativo utilizado no caso onde a fonte se aproxima e positivo no caso em que a fonte se afasta.

Supondo que a fonte esteja em repouso e o observador se movimente:

No caso em que o observador se aproxima da fonte, em um mesmo intervalo de tempo ele encontrar mais frentes de onda do que se estivesse parado. Assim a frequncia observada dever ser maior que a frequncia emitida pela fonte. Neste caso, o comprimento de onda no alterado, mas a velocidade de propagao ligeiramente aumentada.

Mas:

e Quando estes dois valores so substitudos no clculo da frequncia observada temos:

Ento:

No caso em que o observador se afasta da fonte, em um mesmo intervalo de tempo ele encontrar menor nmero de frentes de onda do que se estivesse parado. Assim a frequncia observada dever ser menor que a frequncia emitida pela fonte. A deduo do clculo da frequncia observada ser anloga ao caso anterior, no entanto a velocidade de propagao ligeiramente reduzida.

Mas:

e Quando estes dois valores so substitudos no clculo da frequncia observada temos:

Ento:

Podemos escrever uma frmula geral para os casos onde o observador se desloque e a fonte fique parada, se utilizarmos:

Sendo o sinal negativo utilizado no caso onde a fonte se aproxima e positivo no caso em que a fonte se afasta. Conhecendo estas quatro possibilidades de alterao na frequncia de onda observada podemos escrever uma frmula geral para o efeito Doppler se combinarmos todos os resultados, sendo ela:

Sendo utilizados os sinais convenientes para cada caso.

Вам также может понравиться