Вы находитесь на странице: 1из 17

1

ORAMENTO DE PRODUO

ORAMENTO DE PRODUO
O oramento de produo uma estimativa da quantidade de bens que devem ser fabricados durante o exerccio oramentrio.

ORAMENTO DE PRODUO
A partir do oramento de venda e do nvel de estoque desejado pela empresa, estima-se a quantidade e o valor financeiro da produo de produtos em determinado perodo.

ORAMENTO DE PRODUO
Estima: 1. Custo com matria-prima e materiais auxiliares, 2. Custo da mo-de-obra direta, 3. Despesas gerais de fabricao, de acordo com requisitos de insumos estabelecido.

OBJETIVOS
Estabelecimento dos nveis de estoques;

Dar suporte informacional ao oramento de compras e, conseqentemente, ao fluxo de caixa projetado da empresa;
Dar suporte informacional aos saldos projetados de estoques no balano patrimonial projetado;

OBJETIVOS
Dar suporte informacional dos custos dos produtos vendidos na DRE projetada; Estabelecer a quantidade e o momento de produzir os produtos da empresa com base no oramento de vendas e no nvel desejado de estoques; Possibilitar a reduo de custos de maneira racional, sem riscos de ocasionar problemas no processo produtivo.

PLANOS DE PRODUO
1. PRODUO CONSTANTE: a produo tem um nvel constante durante todo o exerccio e os excessos ou faltas de produo em relao demanda seriam atendidos pelos estoques.

PLANOS DE PRODUO
2. PRODUO AO NVEL DE VENDAS: os estoques so mantidos ao mnimo e a produo mensal varia em funo das vendas.

10

PLANOS DE PRODUO
3. PRODUO POR CICLO: fabricao contnua da quantidade total anual de determinado produto, durante certo perodo de tempo.

11

PLANOS DE PRODUO
OPES DE FABRICAO Constante VANTAGENS A estabilidade de produo deve resultar em baixa rotatividade da mo de obra, o que proporcionar um moral mais elevado do pessoal, bem como um aperfeioamento das habilidades individuais e uma reduo dos gastos com recrutamento, seleo e treinamento. Risco menor de absolescncia fsica ou tcnica dos produtos e gastos mais baixos para estocagem (espao fsico, seguros, funcionrios, etc.) DESVANTAGENS Risco de absolescncia fsica ou tcnica dos produtos e gastos mais altos para estocagem (espao fsico, seguros, funcionrios etc...)

Nvel de vendas

Ciclos

Minimizao dos gastos com substituio de equipamentos e do tempo perdido com o ajustamento das mquinas para a fabricao de outros produtos.

A alta rotatividade da mo de obra aumenta os gastos com recrutamento, seleo e treinamento. Haver perda de vendas se a demanda aumentar de forma repentina, pois no haver estoque de produtos para atend-la. Risco maior de obsolescncia fsica ou tcnica dos produtos e gastos mais altos para estocagem (espao fsico, seguros, funcionrios, etc.)

12

CONDICIONANTES DA ELABORAO DO ORAMENTO DE PRODUO:


Volume a ser produzido a partir do oramento de vendas; Objetivos e metas de produo; Oramento de novos investimentos (longo prazo); Poltica de estoques; Capacidade de produo; Adequao das instalaes; Disponibilidade de matria-prima; Polticas de pessoal; Disponibilidade de mo-de-obra; Escala de produo/perodo.

13

1. MATRIA-PRIMA Diretas: partes integrantes do produto. Indiretas: utilizadas no processo de fabricao. Deve ser estimada por critrio de perodos: hora/dia/semana/ms. Necessidade x Estoque x Estabilidade de alimentao.

14

2. MO-DE-OBRA DIRETA Salrios e encargos; Diretos + indiretos ou s Diretos; Mensurar: horas de trabalho x custo x produto; Estimar custo da MO; Apresentar subsdios ao RH; Informar oramento de caixa; Fornecer controle por centros de custo; Projetar a necessidade de pessoal; Leis trabalhistas x Sindicatos.

15

3. DESPESAS GERAIS OU INDIRETAS:


Custos fixos X Custos variveis;

Mo-de-obra indireta; Materiais indiretos; Seguros; Aluguel; Servios de terceiros; Depreciao; Manuteno; Energia, gua, materiais de escritrio. Etc

16

APURAO DO CUSTO DE PRODUO:

17

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:
SANTOS, Jose Luiz dos.; et al. Fundamentos do oramento empresarial. So Paulo: Atlas, 2008.
SANVICENTE, Antnio Z. e SANTOS, Celso. Oramento na administrao de empresas. So Paulo: Atlas, 1994. ZDANOWICZ, Jos Eduardo. Oramento Operacional: uma abordagem prtica. Porto Alegre: DC Luzatto, 1983.

Вам также может понравиться