Вы находитесь на странице: 1из 11

OPERAES EM PROCESSAMENTO DE ALIMENTOS

TRANSPORTE DE PRODUTOS BOMBAS CENTRFUGAS E ROTATIVAS NO PROCESSO DE ALIMENTOS

http://tecalim.vila.bol.com.br 2010

2010

01 ............................................................. ATEHLAP ED RA ED ROSSERPMOC 01 .......................................................... OSUFARAP ED RA ED ROSSERPMOC SEROSSERPMOC RA ED SABMOB 9 ...............................................................

8 .................................................................................. LADIOCILEH ABMOB 7 ............................................................................. AMGARFAID ED ABMOB 7 .............................................................. SOSUF UO OSUFARAP ED ABMOB 6 ................................................................................... OLUBL ED ABMOB 6 ......................................................................... MEGANERGNE ED ABMOB 5 ................................................................................. ATEHLAP ED ABMOB 4 ................................................................................... OTSIP ED ABMOB OVITISOP OTNEMACOLSED ED SABMOB 4 .......................................................

3 ..................................................................................

AGUFRTNEC ABMOB OUDORTNI

3 .............................................................................................

CONTEDO
-2-

-3-

TRANSPORTE DE PRODUTOS BOMBAS CENTRFUGAS E ROTATIVAS NO PROCESSAMENTO DE ALIMENTOS

INTRODUO
O problema da elevao ou transporte de um local para outro de lquidos e slidos so preocupaes desde os primeiros tempos da civilizao. O problema era resolvido atravs de rodas (como no moinho); de rosrio; de noras (rodas onde se prendiam vrios baldes). Com o tempo estes mecanismos foram sendo aperfeioados at se chegar as bombas para as mais variadas funes. O transporte de produtos atravs de bombeamento em processos industriais uma operao unitria constantemente necessria nas diversas fases do processamento. As necessidades de transportar de um nvel a outro mais elevado ou mesmo alimentar um equipamento ou tanques de mistura que se encontram sob presso mais elevada que o ambiente, normalmente realizado por bombas. As bombas so, portanto, mquinas geratrizes cuja finalidade realizar o transporte ou deslocamento de um produto (lquido, pastoso ou slido) por escoamento, sendo classificadas em funo de suas caractersticas fsicas e de seus princpios de trabalho. A maioria das bombas so normalmente classificadas em; bombas de deslocamento positivo, e bombas centrfugas. As bombas de deslocamento positivo, transporta uma quantidade definida de produto em cada golpe ou volta; as bombas centrfugas ao contrrio, transporta um volume que depende da presso de descarga.

PRINCIPAIS MODELOS E UTILIZAO DE BOMBAS


So vrios os modelos de bombas empregados para a transferncia de produtos. As principais utilizadas nas indstrias de alimentos e sucos so:

BOMBA CENTRFUGA
As bombas centrfugas so amplamente usadas nas indstrias de processamento de alimentos e sucos em virtude da simplicidade de modelo, do pequeno custo inicial, da manuteno barata e da flexibilidade de aplicao. Na sua forma mais simples, a bomba centrfuga consiste em uma carcaa fechada, que se comunica com os tubos de aspirao e sada e seu interior, constitudo por um rotor dotado de palheta (figura-1). O produto entre na bomba nas vizinhanas do eixo do rotor propulsor e lanado para a periferia pela ao centrfuga. Na bombas centrfugas, o rotor pode ser aberto ou fechado. A bomba com rotor fechado so mais utilizada para produtos lquidos (sucos, vinagre, leos, shoyu); as de rotor aberto j pode ser utilizada no bombeamento de produtos lquidos com slidos em suspenso, e pastas de produtos no muito denso tais como: xaropes de acar, salmouras, molhos, etc.).

-4-

Figura-1: Bomba Centrfuga e Tipos de Rotores

As bombas centrfugas tambm podem ser do tipo auto-escorvante, que se caracteriza por sua capacidade em succionar produtos lquidos com grande quantidade de ar envolvido. Isto possvel neste tipo de bomba pois possui o seu rotor aberto, com um canal lateral ao longo de todo o permetro do rotor. Com a rotao da bomba, o produto que esta na carcaa forado a entrar nesse canal, criando um anal de selagem e fazendo o produto entrar em suas lminas, criando o efeito suco para a transferncia do produto. Este tipo de bomba bastante utilizado para: ovo lquido, cremes, molhos, glicerina, e tambm em sistemas CIP.

BOMBAS DE DESLOCAMENTO POSITIVO


So divididas em bombas rotativas e bombas recprocas. As caractersticas das bombas de deslocamento positivo que para cada rotao (rotativa) ou pulsao (recproca), uma quantidade de produto deslocado independentemente da altura monomtrica total. As bombas de deslocamento positivo so indicadas em casos onde se requer vazo constante independente de variao da carga sobre a bomba e tambm onde o volume deve ser medido com preciso. A descarga proporcional velocidade do propulsor da bomba. So em geral empregadas para lquidos de grande viscosidade como: maionese, molho de mostarda, ketchup, extrato de tomate, etc. Os principais modelos mais utilizados so: BOMBA DE PISTO Neste tipo de bomba, o eixo motor possui dois exntricos C defasado de 1800 que movimentam cada qual, um tambor contendo um mbolo A que se desloca num pino rotativo P articulado (figura-2). Ao girar o tambor, o mbolo oscila ora

-5-

subindo, ora baixando, funcionando desta forma como uma vlvula de controle do produto que esteja sendo transportado, da boca de aspirao at a boca de recalque da bomba.

Figura-2: Bomba de Pisto e seu funcionamento

BOMBA DE PALHETA As bombas de palheta produzem uma ao de bombeamento fazendo com que as palhetas acompanhem o contorno de um anel ou carcaa. O mecanismo de bombeamento de uma bomba de palheta consiste de: rotor, palhetas, anel e uma placa de orifcio com aberturas de entrada e sada. O rotor de uma bomba de palheta suporta as palhetas e ligado a um eixo que conectado a um acionador principal. medida que o rotor girado, as palhetas so expulsas por inrcia e acompanham o contorno do cilindro (o anel no gira). Quando as palhetas fazem contato com o anel, formada uma vedao positiva entre o topo da palheta e o anel. A figura-3 mostra um esquema deste tipo de bomba.

Figura-3: Esquema de funcionamento de Bomba de Palheta

-6-

BOMBA DE ENGRENAGEM As bombas de engrenagem, destina a bombeamento de produtos lquidos e viscosos, mas que no contenha partculas slidas em suspenso (pode ser utilizadas para mostarda, molhos de tomate, ketchup, etc. Uma das vantagem desse tipo de bomba que conserva-se a textura (viscosidade) do produto final (figura-4).

ENTRADA DE PRODUTO

ENGRENAGEM EIXO

ENTRADA

SADA SADA DO PRODUTO

Figura-4: Esquema da Bomba de Engrenagem Quando as engrenagens giram, o produto penetra no espao entre cada dois dentes que se encontram ao lado da aspirao e aprisionado e conduzido at a boca de recalque da bomba. Na aspirao cria-se um vcuo na entrada pelos dentes da engrenagem que deixam de estar em contato. O produto vem do reservatrio e transportado pelo alojamento na cmara formada entre os dentes e as placas laterais forado para fora com presso na medida que os dentes das engrenagens volta a estar em contato.

BOMBA DE LBULO As bombas de lbulo tem dois rotores, cada qual com dois ou trs e at quatro lbulo. Esse tipo de bomda se caracterstica pela suavidade com que transporta os produtos. Este bombeamento realizado mediante os dois rotores que giram sem e no se tocam entre si e so movimentados por um conjunto de engrenagem que ficam em um compartimento independente. O movimento giratrio dos lbulos ou rotores, cria sucessivas cmaras que produzem a aspirao e a movimentao do produto sem que haja quebra das partculas do mesmo. Este tipo de bomba usada para bombear qualquer tipo de produto de variada viscosidade tais como: molho de tomate, ketchup, polpas de frutas, mostarda, maionese, xaropes concentrados, sorvetes, manteiga, yogurtes, gelias, etc., (figura-5). A bomba de lbulo tem a vantagem de poder funcionar em duplo sentido, facilitando a sua instalao e flexibilidade de operao.

-7-

Figura-5: Bomba de Lbulo e o processo de funcionamento

BOMBA DE PARAFUSO OU FUSOS Numa carcaa so dispostos 2 ou mais fusos sem fim. O fuso central, com rosca direita, accionado por meio de um eixo e transmite o movimento de rotao aos dois fusos externos, com rosca esquerda (figura-6). Desta maneira, formam-se cmaras fechadas entre fusos externos, a carcaa e o fuso central, cujo volume no se altera, mas desloca-se continuamente com a rotao dos fusos da conexo de suco (azul), at ao lado da presso (vermelho). Assim se obtm um fluxo constante continuo, e sem pulsaes do fluido.
SADA ENTRADA

ROTOR PARAFUSO OU FUSO

Figura-6: Bomba de Parafuso ou Fusos

BOMBA DE DIAFRAGMA As bombas de diafragma pneumtica (necessita de ar comprimido para o seu funcionamento), funcionam pela ao de um diafragma que so membranas de borracha resistente e de grande flexibilidade (figura-7). Este tipo de bomba oferece a vantagem de no haver contato com o produto que est sendo bombeado e o sistema de acionamento, o que elimina o risco de vazamento e incorporao de ar no produto. A desvantagem que a sua capacidade manomtrica limitada no atingindo grande altura na elevao do produto. Mesma assim bastante utilizada no transporte de produtos com viscosidade no

OTUDORP OD ADAS

OTUDORP OD ADARTNE OLUBL

-8-

muito elevada como: maionese, xaropes de acar, molhos de tomate, cremes, polpas de frutas.

A e B so os Diafragma

Figura-7: Esquema de Bomba de Diafragma

BOMBA HELICOIDAL Bombas Helicoidais, constam de um estator de borracha cuja parte interna tem a forma de um parafuso de duas entradas (hlice dupla) com passo elevado e grande profundidade de rosca. O rotor um parafuso simples (helicides), cujo o passo metade do passo da rosca do estator. O rotor gira em torno de seu eixo principal e com este, forosamente em torno do eixo do estator, realizando-se um movimento exntrico deslizante com ao mecnica. Deste modo, os espaos que se formam entre a parte interna do estator e o rotor deslocam-se axialmente e de forma contnua com o movimento do rotor, da boca de aspirao para a de recalque, sem que haja modificaes em sua forma nem em seu volume (figura-8).

Figura-8: Bomba Helicoidal e o Esquema de Funcionamento

-9-

Este tipo de bomba pode ser empregada no bombeamento de qualquer tipo de produto, inclusive aqueles de alta viscosidade tais como: extrato de tomate, polpas concentradas de sucos, frutas inteiras como ameixa, pssego, ketchup, cremes, massa de po, gelias, etc. Uma caracterstica neste tipo de bomba, que a ela no pode funcionar a seco, isto , sem produto pois, como o estator de borracha haver um superaquecimento do mesmo devido ao atrito ocorrendo a queima do mesmo prejudicando a eficincia da bomba.

BOMBAS DE AR - COMPRESSORES
No processo industrial, h produtos que so transportados por tubulaes impelidos por ar comprimido atravs de compressores de ar. O compressor basicamente um equipamento eletro -mecnico, capaz de captar o ar que est no meio ambiente e armazena lo sob alta presso num reservatrio prprio do mesmo, ou seja, eles so utilizados para proporcionar a elevao da presso do ar. O Transporte Pneumtico se refere ao movimento de slidos suspensos em (ou forado por) um fluxo de gs atravs de tubos horizontais e/ou verticais. um dos mtodos mais populares para deslocar slidos na indstria qumica, em curtas distncias. Os transportadores pneumticos podem ser usados para partculas que variam de ps finos (acima de 100m) at gros de cerca de 1 cm, com densidades aparentes de 15 a 3200 kg/m3. O princpio bsico a fluidizao do slido com um fluido que geralmente o ar ou um gs inerte. O Transporte Pneumtico de slidos constitui uma aplicao recorrente em processos industriais, sobretudo devido a sua grande flexibilidade, facilidade de automao, controle, segurana e baixos custos de instalao e manuteno. O espectro de materiais que podem ser transportados bastante grande, incluindo ps, partculas e gros. O espectro de materiais que podem ser transportados bastante grande, incluindo ps, partculas e gros. A figura-9, mostra um fluxograma de transporte de acar cristal no processo de produo para preparado que pode ser para mistura para bolos, refresco em p, achocolatados.

Figura-9: Fluxograma de Transporte de Acar por Bombas de Ar (compressor)

- 10 -

So vrios os modelos de compressores dependendo do tipo de produto a ser transportado: Compressores de palheta e de parafuso so os mais empregados para o transporte pneumtico de produto.

COMPRESSOR DE AR DE PARAFUSO Os compressores de ar de parafuso so utilizados para fornecer ar sob alta presso para vrias aplicaes diferentes. Nesse projeto, dois rotores encadeados giram em direes opostas dentro de um encapsulamento. No lado de suco do compressor, o ar puxado para dentro da abertura de suco do encapsulamento e para dentro da cavidade entre a parede do encapsulamento e os dois rotores. Conforme os rotores giram em direes opostas, a cavidade aumenta de tamanho e se move para frente, puxando mais ar, at que cavidade tenha passado pela abertura de suco no encapsulamento. Nesse ponto, a cavidade comea a diminuir de tamanho medida que se move para frente no compressor. Conforme a cavidade atinge o lado de descarga do compressor, o ar comprimido descarregado atravs da abertura de descarga no encapsulamento. A funo dos rolamentos em um compressor de parafuso proporcionar um posicionamento radial e axial preciso dos rotores e apoiar a carga sobre os rotores (figura-10).

PARAFUSO DUPLO

PARAFUSO SIMPLES

Figura-10: Compressor de Ar de Parafuso

COMPRESSOR DE PALHETA O compressor de palhetas possui um rotor ou tambor central que gira excentricamente em relao carcaa, conforme mostra a figura-11 abaixo. Esse tambor possui rasgos radiais que se prolongam por todo o seu comprimento e nos quais so inseridas palhetas retangulares, conforme mostrado no detalhe da figuras abaixo. Quando o tambor gira, as palhetas deslocam-se radialmente sob a ao da fora centrfuga e se mantm em contato com a carcaa. 0 gs penetra pela abertura de suco e ocupa os espaos definidos entre as palhetas. Novamente observando a figura acima, podemos notar que, devido excentricidade do rotor e s posies das aberturas de suco e descarga, os espaos constitudos entre as palhetas vo se reduzindo de modo a provocar a

- 11 -

compresso progressiva do gs. A variao do volume contido entre duas palhetas vizinhas, desde o fim da admisso at o incio da descarga, define, em funo da natureza do gs e das trocas trmicas, uma relao de compresso interna fixa para a mquina. Assim, a presso do gs no momento em que aberta a comunicao com a descarga poder ser diferente da presso reinante nessa regio. 0 equilbrio , no entanto, quase instantaneamente atingido e o gs descarregado.

ROTOR

Figura-11: Compressor de Palheta

O fluxograma da figura-12 mostra um descarregamento de acar lquido pelo processo pneumtico. Um compressor opera descarregando do caminho e outro compressor opera enviando produto a linha de processamento.
1-compressor 2-filtro 3-aerao 4-vlvula 5-compressor

Figura-12: Fluxograma de descarregamento pneumtico de produto


http://tecalim.vila.bol.com.br 2010

Вам также может понравиться