Вы находитесь на странице: 1из 2

Conceitue Estado a partir dos textos estudados na unidade, levando em considerao a discusso sociolgico-poltica da necessidade ou imposio de uma sociedade

para realizao dos objetivos comuns desses mesmos indivduos. Alm disso, diga se o Estado uma imposio ou uma necessidade e se o Estado est acima da sociedade ou o inverso. Atualmente, o que se percebe que sociedade e Estado esto estritamente ligados. Porm, fica difcil discernir em que momento comeou essa ligao. No livro Elementos de Teoria Geral do Estado de Dallari citado que o surgimento do Estado se d pelo produto de uma sociedade quando ela alcana um determinado grau de desenvolvimento. Hoje, percebese que o Estado representa o principal meio pelo qual a sociedade governada. O Estado pode ser dito como uma instituio que detm um conjunto de poderes cuja finalidade administrar uma sociedade poltica em determinado territrio, sendo que possui uma soberania com relao a outros Estados e ela por estes reconhecida. Observa-se que com o Estado surge uma relao entre governantes e governados. Na concepo de Weber, quem fornece legitimidade ao poder de dominao do Estado no (so) o(s) governante(s), mas sim os governados. Todavia, o que realmente se percebe que o Estado utiliza-se de vrios aparelhos ideolgicos para manter essa legitimidade e conservar seu poder. Entre eles pode-se citar: o direito, a igreja, a famlia, entre vrias outras instituies. Das vrias teses contratualistas nada se pode afirmar de verdico, pois so embasados em suposies hipotticas, raciocnios dedutivos e precipitados. Como o homem sendo mau pode querer a criao de um Estado e a limitao de seus direitos? Como o homem sendo bom pode ser corrompido pela sociedade formada por homens bons? Com essas limitaes das vertentes da teoria contratualista tem mais fundamento acreditar que o Estado teve origem com a finalidade de assegurar a propriedade privada das classes dominantes e uma forma de manter sua dominao. Analisando o contexto histrico-poltico e as situaes apresentadas durante a formao das sociedades, percebe-se que o Estado nasce como algo imposto e no como algo natural. Essa imposio busca beneficiar as classes dominantes, que na concepo de Marx procura manter sua propriedade e explorar a outra classe. notrio que o Estado sempre foi ocupado pela classe dominante da poca, impedindo assim, que o povo tomasse o poder.

Apesar dos vrios pontos negativos com relao histria do Estado, fica evidente que ele pode ser considerado ao mesmo tempo como uma imposio e como uma necessidade. Imposio porque procura meios para se manter, independente da vontade humana, ou seja, a sociedade no pode simplesmente dizer que no aceita mais ser regida por um Estado e ele simplesmente desaparecer, j que ele cria aparatos legais e ideolgicos que garantem a sua permanncia independente da vontade dos indivduos. E, ao mesmo tempo, o Estado necessrio porque garante alguns direitos fundamentais aos cidados que dificilmente seriam garantidos, caso no houvesse uma instituio que os pudessem se fazer cumprir. Entretanto, deve-se observar que o poder do Estado deve ser controlado para que se possa garantir esses direitos fundamentais e para que os governantes no pratiquem a malversao. Nesse ponto, no se pode negar que a teoria contratualista apresenta boas ideias para limitar o poder do Estado como a de Montesquieu (separao dos poderes) e a de Rousseau (soberania popular ou da maioria), agora no se pode considerar as ideias contraturalistas de Hobbes, que se apia no poder absoluto do Estado, pois isso cria um governo tirano que limita ou at mesmo extingue os direitos dos indivduos. necessrio saber, ainda, se o Estado est acima da sociedade ou a sociedade acima do Estado. Analisando o contexto poltico-social, pode-se afirmar que o segundo raciocnio o vlido, isso porque a funo do Estado (pelo menos o Estado moderno) garantir direitos fundamentais ao indivduo, alm disso, a sociedade, segundo alguns autores anarquistas, poderia tranquilamente viver sem a necessidade do Estado. Portanto depois de tudo o que foi debatido e apresentado, intui-se que o Estado uma realidade que dificilmente poder ser derrubada, talvez nem seja necessrio, mas preciso que ocorram algumas mudanas a fim de torn-lo mais representativo dos interesses e direitos individuais o transforndo numa instituio mais social.

Вам также может понравиться